por Henrique Fernandes » segunda jan 25, 2010 11:09 pm
Caro fnunes:
Eu tenho um atrelado desses, com peso bruto até 300 kg, que utilizo sobretudo para transporte de lenha.
Reboco-o com uma monovolume Ford Galaxy, e a matrícula é a mesma para os dois.
Depois do seu post fui verificar e constatei que tenho em meu poder dois documentos da seguradora, um para a Galaxy (categoria/código do veículo: A), outro para o atrelado (categoria/código do veículo: F), ambos com o mesmo número de apólice (e de matrícula, claro), e exactamente com a mesma data de emissão e prazos de validade, aparentemente iguaizinhos em tudo.
Paguei 342,25 euros pela última anualidade (que terminará em Março), para os dois itens, Ford Galaxy e Atrelado em conjunto.
Percebi agora que o preço vem por junto e que não sou capaz de descriminar que porção cabe a cada um dos veículos (as seguradoras lá sabem o que fazem...), mas tenho a ideia que segurar o atrelado representou na altura uma despesa adicional pouco relevante face ao valor total. Além disso o preço que refiro terá também a ver com o âmbito das coberturas, que será um pouco ambicioso.
Claro que a somar ao seguro da AC e do atrelado o companheiro terá de considerar também o seguro da "acelera", acautelando situações de transporte, que se distinguem do uso da "acelera" em circulação (se a "acelera" se desprender do atrelado e causar danos, o seguro normal contra terceiros poderá ser activado?).
Sabe como as seguradoras se agarram a estes pormenores na hora de pagar...
Espero ter ajudado.
Boas rotações.