125cc com carta B

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

125cc com carta B

Mensagempor las2855 » sábado Oct 10, 2009 1:48 am

Boa noite,

Para os companheiros que ainda não saibam...
Desde 14 de Agosto deste ano é permitido por lei um condutor com carta categoria B com mais de 25 anos conduzir uma mota até 125cc e max. de 11Kw de potência.
Esta lei foi no passado posta em prática noutros países da UE como a espanha, frança, itália entre outros.
Novidade importante para quem queira ter uma opção de transporte na sua AC com um pouco mais de potência e possibilidade de circular em autoestradas.

Boas voltas
Cordialmente,
las2855
las2855

Registado: quinta jan 18, 2007 10:59 pm

Mensagempor RUYMORAIS » domingo Oct 11, 2009 9:43 pm

a vantagem e que se encontram boas scooters 125cc com pesos bem baixos porque sao iguais a muitas 50cc so diferindo a potencia do motor e podendo ser transportadas nas ACs
alem de que as 125cc teem homologaçao para 2 passageiros ao contrario de algumas 50cc
RUYMORAIS

Registado: segunda mar 10, 2008 10:12 pm

Mensagempor Henrique Fernandes » domingo nov 01, 2009 12:06 am

Caros companheiros:

A propósito da possibilidade recente de podermos utilizar nas nossas AC scooters de 125 cc com a simples carta de ligeiros, estão em condições de recomendar algum modelo ou marca em particular?
É que de facto interessa uma scooter o mais leve possível, com dimensões "elegantes", e que mesmo assim disponha de uma boa prestação em estrada.
Agradeço àqueles que tenham alguma experiência na utilização deste tipo de scooters de 125 cc que se pronunciem.

Henrique Fernandes
Henrique Fernandes

Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Mensagempor time_out » domingo nov 01, 2009 2:19 pm

Henrique Fernandes Escreveu:...de recomendar algum modelo ou marca em particular?
É que de facto interessa uma scooter o mais leve possível, com dimensões "elegantes", e que mesmo assim disponha de uma boa prestação em estrada.
... Henrique Fernandes

Boa tarde
Depois de usar uma 50 cc assim que saiu a lei troquei-a por uma 100 cc.
A Honda Lead é a menos pesada de todas, apesar de não ser 125 cc ( as mais antigas são 100 cc e as novas 110 cc) possui caracteristicas semelhantes, prestações interessantes e tem a vantagem de pesar substancialmente menos!
Pelo meu lado estou contente com a escolha!
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
time_out

Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm

Mensagempor las2855 » domingo nov 15, 2009 1:44 pm

Boas,

Estou igualmente a considerar compar uma para levar na minha AC. No meu caso particular tem de ser bem compacta (baixa e estreita) para levar na mala/garagem.
Estou a pensar na Yamaha Vity 125cc, Sym Fiddle 125cc ou Daelim Desbi 125cc.
O peso é também importante quando é subida e descida da AC.
A minha principal preocupação serão os possíveis cheiros a gasolinha dentro da AC.... :?
Cordialmente,
las2855
las2855

Mensagempor Henrique Fernandes » terça nov 17, 2009 10:32 pm

Actualmente tenho uma Peugeaut de 50 cc. Nunca tive problemas com o cheiro a gasolina no habitáculo da AC, embora às vezes se note muito ligeiramente na própria garagem. O segredo é ter bem fechado o tampão do depósito de combustível e ter as tubagens da scooter (condutas de combustível) em bom estado.
Além disso não se deve guardar a scooter na garagem da AC logo após a sua utilização, quando ainda está quente.
Penso que o verdadeiro problema dos autocaravanistas c/ garagem será mesmo o da relação entre o peso da scooter de 125 cc e a respectiva eficácia/potência em estrada.
Seria óptimo que alguém profissional desta área elaborasse uma "grelha" de características técnicas, dimensões e peso de scooters vocacionadas e recomendadas especificamente para ACs...
Por exemplo, penso que o pormenor de ter ou não mudanças automáticas seria importante para a escolha de uma destas máquinas.
A verdade é que com a dificuldade cada vez maior em circularmos em muitas cidades europeias, ter uma boa scooter pode fazer a diferença entre umas férias assim-assim ou umas férias para recordar...
Henrique Fernandes

Mensagempor O Françiou » sexta nov 20, 2009 6:36 pm

Boa tarde

Attencao o peso total

Imagem
Cordialmente

O Françiou, era o meu tio chamava-me assim

Registado: segunda jul 16, 2007 7:18 pm

Mensagempor las2855 » sábado nov 21, 2009 12:33 am

Boas,

O porta moto tem a desvantagem do seu peso adicional não negligenciável e, no meu caso, tendo uma AC de tracção frontal só piora aquilo que já por si é uma limitação.

Au revoir :wink:
Cordialmente,
las2855
las2855

Mensagempor Henrique Fernandes » sábado nov 21, 2009 12:26 pm

Felizmente n/ tenho esse problema, tenho uma boa garagem com duas portas de acesso.
O problema é mesmo encontrar uma scooter 125 simultaneamente leve e potente...
Henrique Fernandes

Mensagempor Henrique Fernandes » domingo jan 24, 2010 4:58 pm

Então companheiros, não há ninguém, mesmo ninguém, que tenha alguma experiência com motos de 125 cc (ou alguém na família que as utilize) e que nos ajude a seleccionar os modelos com uma melhor relação potência/peso para transporte nem ACs??
É que a melhor época para viagens está a aproximar-se...
Henrique Fernandes

Motos

Mensagempor psalreta » domingo jan 24, 2010 8:01 pm

Boas. Companheiro Henrique Fernandes, vou tentar ajudá-lo na sua escolha, assim prefira uma scooter 125 a 4 tempos, mais fiáveis e também evita o caracteristico cheiro a mistura 2 tempos, e se tiver espaço suficiente na AC prefira as de roda mais alta, mais estáveis. Dependendo do dinheiro que quiser gastar, tem várias opções novas ou usadas. Posso deixar-lhe alguns exemplos de novas: (tirei os dados de uma revista, são apenas indicativos)
-Honda SH125i 127kg; 13,5cv; 3300€
-Honda PS125i 126kg; 13,5cv; 3200€
-MBK Flame 125 114kg; 11cv; 2620€
-Piaggio Fly 125 112kg; 11cv; 2028€
-Vespa Lx125 110kg; 10,3cv; 3000€
-Yamaha Majesty 125 135kg; 12cv; 2925€
...
Existem também no mercado outras marcas coreanas que têm preços muito abaixo, como é o caso da Kymco Agility 125, 105kg; 12,5cv; 1690€. No entanto no mercado de usados tem boas opções, tipo a Yamaha Maxter 125, Gilera Runner 125, etc... Qualquer dúvida que possa ajudar disponha.
Paulo J. Salreta
Amadora
psalreta

Registado: domingo jul 27, 2008 11:15 pm

Mensagempor Henrique Fernandes » domingo jan 24, 2010 8:06 pm

Companheiro Salreta:
Os meus agradecimentos pelas informações prestadas, vão permitir-me uma abordagem ordenada a cada uma das possibilidades.
Mais tarde lhe darei conta da minha opção, se ela se vier a concretizar (sempre o problema do $$$...).
Boas rotações
Henrique Fernandes

seguros para reb. de motas

Mensagempor fnunes » domingo jan 24, 2010 10:48 pm

Boas Noites!

Estando alguns companheiros na febre da aquisição de aceleras, gostaria de saber p.f que tipo(s) de seguro(s) terei de accionar para rebocar a minha 125cm3 num pequeno atrelado cujo peso total não ultrapassa os 300kg?
E relativamente ao seguro da autocaravana, será necessário acrescentar, que tem serviço de reboque? Aumentará muito o "prémio anual"?
Notar que o peq. atrelado não tem registo, nem matricula própria, assim obriga a levar a da autocaravana, certo?
Apesar de a garagem ser de medidas normais, houve alguma, reformulação em transportá-la separada:
-O seu peso tem consequências no p.bruto total
-Todas as vezes que pretendo andar, tenho de tirar os retrovisores e colocá-los novamente, pois estes não entram nas portas.

Boas aceleradelas em segurança
FNunes
ADRIA-680 SPL
fnunes

Registado: quarta nov 23, 2005 2:40 pm

Motos

Mensagempor psalreta » segunda jan 25, 2010 3:37 pm

Atenção que a carta de ligeiros não habilita a condução de todas as motos de 125cc, existe uma limitação na potência que no max. poderá ser de 11kw.
Paulo J. Salreta
Amadora
psalreta

Registado: domingo jul 27, 2008 11:15 pm

Mensagempor Henrique Fernandes » segunda jan 25, 2010 11:09 pm

Caro fnunes:
Eu tenho um atrelado desses, com peso bruto até 300 kg, que utilizo sobretudo para transporte de lenha.
Reboco-o com uma monovolume Ford Galaxy, e a matrícula é a mesma para os dois.
Depois do seu post fui verificar e constatei que tenho em meu poder dois documentos da seguradora, um para a Galaxy (categoria/código do veículo: A), outro para o atrelado (categoria/código do veículo: F), ambos com o mesmo número de apólice (e de matrícula, claro), e exactamente com a mesma data de emissão e prazos de validade, aparentemente iguaizinhos em tudo.
Paguei 342,25 euros pela última anualidade (que terminará em Março), para os dois itens, Ford Galaxy e Atrelado em conjunto.
Percebi agora que o preço vem por junto e que não sou capaz de descriminar que porção cabe a cada um dos veículos (as seguradoras lá sabem o que fazem...), mas tenho a ideia que segurar o atrelado representou na altura uma despesa adicional pouco relevante face ao valor total. Além disso o preço que refiro terá também a ver com o âmbito das coberturas, que será um pouco ambicioso.
Claro que a somar ao seguro da AC e do atrelado o companheiro terá de considerar também o seguro da "acelera", acautelando situações de transporte, que se distinguem do uso da "acelera" em circulação (se a "acelera" se desprender do atrelado e causar danos, o seguro normal contra terceiros poderá ser activado?).
Sabe como as seguradoras se agarram a estes pormenores na hora de pagar...
Espero ter ajudado.
Boas rotações.
Henrique Fernandes

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 90 visitantes