Amigos, tenho vontade de visitar alguns países da Europa depois que me aposentar. Pretendo alugar uma autocaravana e viajar com minha esposa. Por isso gostaria de saber se existe alguma regulamentação para dirigir nos países europeus além da Permissão Internacional para Dirigir.
Tem alguma carteira especial para dirigir autocaravanas ou a mesma carteira serve para veículos menores?
Explico minha dúvida: aqui no Brasil, depois do novo Código Brasileiro de Trânsito, foram cometidas algumas atrocidades contra os proprietários de trailers (caravanas) e motorcasas (autocaravanas)
Para os motoristas que rebocam caravanas passou a ser exigida carteira de motorista profissional (carteira E) que dirigem caminhões articulados de mais de 30 toneladas de carga. Isso foi devido a uma tradução errada do código americano, onde caravana( travel trailer) foi erroneamente traduzido como reboque de carga (trailer). Com isto o mercado de campismo caiu de modo vertiginoso, fechando a maioria das fábricas, desempregando muita gente.
Para nós, proprietários de autocaravanas(motorcasas) é exigido carteira de motorista profissional de ônibus. Existe um projeto de lei desde 2002 que corrige essa distorção mas o Congresso Nacional não tem agenda para votar ( o código de trânsito foi modificado em 1997).
Depois disso muitos parques de campismo foram fechados e mais desemprego. Mesmo os turistas do Mercosul não podem mais visitar o Brasil com suas caravanas pois não é exigida a tal carteira profissional nos outros países.
Devo acrescentar que não existem áreas de serviço no Brasil como na Europa. O descarte de águas e dejetos tem que ser feito em postos de combustíveis que aceitam ônibus interestaduais.