GPS-QUE EQUIPAMENTO ESCOLHER?

Área dedicada a Computadores, PDA, GPS, Cartografia e Rádio

Mensagempor RDUARTE » segunda set 18, 2006 10:49 pm

Boa Noite

De a dois anos a está parte tenho usado o PC, para viajar mas fui concluindo que não se torna facil usar o mesmo como GPS, isto devido as suas dimençoes como tal ando a procura da solução ideal a bom preço.
Como não sou especialista nem nada que se pareça, proucuro, GPS, com Mapas da Europa incluidos ao melhor preço
Agradeço a vossa colaboração.

Boa Viagem
RDUARTE
 
Mensagens: 45
Registado: quarta mar 08, 2006 3:20 pm
Localização: cascais

Mensagempor João » terça set 19, 2006 8:55 pm

Tenho um PDA MIO P350 com antena GPS integrada com o qual estou bastante satisfeito. Custou-me cerca de 270 euros que acho barato. Com mais algum para o cartão SD faz-se a festa com pouco. Software e mapas acho que haverá sempre alguém que desenrasque.
João
AV Citroen Jumper
João
 
Mensagens: 181
Registado: sexta nov 11, 2005 10:58 pm
Localização: Braga

Mensagempor Paulo » quarta set 20, 2006 9:31 pm

João,

Um problema que vejo nos equipamentos com antena integrada é a tradicional falta que têm de hipótese de ligação de antena exterior. Esta situação tem especial relevo se o GPS não for da geração SIRF III.

Tudo isto implica que programas de navegação como o TOM TOM raramente funcionem em plenas condições (levam "horas" à espera de um sinal GPS válido). Em contrapartida, o Navigon não deve apresentar problemas, pois é menos exigente em termos de sinal (estas afirmações que faço podem ser polémicas para os entendidos em sinais de rádio frequência e confusas para quem não está à vontade com estas matérias).

Gostaria do teu comentário a esta questão, especilamente baseada na tua experiência, pois pode ser um bom input para quem está neste momento a planear a compra.

Abraço,
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Mensagempor RDUARTE » quarta set 20, 2006 9:55 pm

Boa Noite

Olá companheiros eu retirei de um post anterior do Duarte, a informação sobre o Globalsat BT338,BT359, e fui a procura e realmente os preços são muito em conta só que estés equipamentos não trazem mapas se adquirir os mapas a parte ficam mais caros do que os GPS, já com mapas, ou conseguirei esses mapas com muita facilidade :D :D :D

Boa Viagem
RDUARTE
 
Mensagens: 45
Registado: quarta mar 08, 2006 3:20 pm
Localização: cascais

Mensagempor Paulo » quarta set 20, 2006 10:06 pm

RDUARTE,

Os GPS Globalsat BT338 ou BT359, são apenas receptores GPS que "encaixam" numa ranhura que os PDA têm do tipo compact flash. Assim nada têm a ver com software ou mapas - apenas recebem o sinal GPS dos satélites, passam-no ao PDA que por sua vez terá que ter instalado um sistemas de navegação com mapas (TOM TOM, Navigon...ou equivalente).

Não sei se te estou a transmitir convenientemente a ideia, no entanto se tiveres dúvidas insiste que tentamos esclarecer.

Estas coisas em "directo e a cores" explicavam-se mais facilamente, no entanto, através de posts vamos tentando fazer o melhor possível.

Até já!
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Mensagempor RDUARTE » quarta set 20, 2006 10:40 pm

Olá Paulo

Já entendi, o funcionamento obrigado, eu já exprimentei uma vez o Quest, e gostei, mas este ronda os 600€, ando a tentar descubrir algo semelhante em conta, mas existe tanta coiza :shock: :shock: :shock:

Boa Viagem
RDUARTE
 
Mensagens: 45
Registado: quarta mar 08, 2006 3:20 pm
Localização: cascais

Mensagempor Paulo » quarta set 20, 2006 11:00 pm

Em termos de software de navegação, aconselho vivamente o TomTom ou o Navigon.

O Tom Tom tem a vantagem de ter muitos ficheiros com pontos de interesse (vulgo POI) na net, disponibilizados por portais autocaravanistas. Estes ficheiro são muito importantes para quem viaja principalmente por França, Itália e Espanha. São ficheiros que se adicionam ao directório que contém o mapa do país e sobre esse dito mapa aparecerão o icones que representam AS, campings, pontos turísticos...etc...etc.

Isto para nós é 5* e evita levarmos uma montanha de papelada e de darmos 50 voltas em busca de uma AS, por exemplo.!

O Navigon por vezes também é útil, pois tem POI próprios do software que também ajudam muito e os mapas complementam-se (do Navigon com os do TomTom).

Já agora, devrá sepre haver preferência por mapas do tipo "Plus" no TomTom, pois são muito mais completos que os standard.

Aproveito também para lembrar que no Portal temos na secção de "Técnicas e Bricolage", uma artigo muito completo do companheiro Duarte, que se chama "Descobrindo o Navigon".

Abraço,
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Mensagempor João » quinta set 21, 2006 6:55 pm

Olá Paulo

O meu PDA tem uma entrada para antena externa mas acho que não é necessário. No exterior capta bem os satélites (a quantidade é que varia ainda não percebi bem com que factores). De qualquer modo tem o chip SIRF3 e um processador de 420 MHz e é bastante rápido a recalcular. è verdade que quando o ligo a primeira vez demora um pouco a captar mas depois, sem problemas.Dentro de casa não há hipótese.

Tenho ainda pouca experiência mas do que já vi o que mais gosto é do TomTom. Já experimentei o IGO que tem mapas mais actuais mas comum funcionamento não tão intuitivo e com a voz num Português muito "enviesado".

Vamos ver se funciona nos canais de Aveiro para não nos perdermos no passeio!
João
AV Citroen Jumper
João
 
Mensagens: 181
Registado: sexta nov 11, 2005 10:58 pm
Localização: Braga

Anterior

Voltar para Tecnologia

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 17 visitantes