GPS-QUE EQUIPAMENTO ESCOLHER?

Área dedicada a Computadores, PDA, GPS, Cartografia e Rádio

Mensagempor Luis Costa » terça jan 31, 2006 10:27 pm

Olá , viva !
Então tu tens um cunhado ( Paulo ) aí tão perto que é um "must" no assunto e andas aqui a pedir informaçoes? .... Claro que estou a brincar.
Um abraço
Luis Costa
Luis Costa
Santarem
Luis Costa
 
Mensagens: 12
Registado: domingo nov 20, 2005 9:15 pm
Localização: Sanatarem

Mensagempor Paulo » terça jan 31, 2006 11:06 pm

Enganas-te Luís Costa,

Do que ele fala, apenas conheço o T T NAVIGATOR 5, e esse sim é que é um "must" :D :D .

Dentro dos Sw de navegação, os mais populares pela sua qualidade e pelos "extras" compatíveis (POIs...etc) que se conseguem criar ou partilhar, são o Navigon ou o Tom Tom.
Pode ser consultado no CampingCar Portugal www.campingcarportugal.com , um artigo muito completo sobre o Navigon (Secção de "Técnicas e Bricolage".

Um abraço,
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Mensagempor Duarte » terça jan 31, 2006 11:11 pm

Olá Aleluia


A minha opinião sobre o assunto.

Compra o ipaq 2790 e um gps bluethoot com sirf III

Depois o software usas 2+1 isto se quiseres no minimo 2

no minimo o Navigon e TT5 e o +1 se quiseres o Destinator PN

para conseguires isso fala com o Paulo que depois ele redireciona-te para mim que depois falamos sobre o Software de navegação para eu te dar umas dicas, o Paulo tem o meu numero de telemóvel
um abraço, e

Saudações Rolantes

Duarte
Guru do GPS
iGO Primo
Rapido 9086
Avatar do Utilizador
Duarte
Guru do GPS
 
Mensagens: 910
Registado: quarta nov 09, 2005 1:43 pm
Localização: São Bartolomeu de Messines - Algarve

Mensagempor 311 » quarta mai 10, 2006 8:19 pm

Companheiros: na última passeata que dei, andei (mais uma vêz) aos papeis com os mapas, decidi na altura que era desta vêz que me ía converter á navegação por GPS.
Ora, o problema começou quando comecei a informar-me e eis que surgem nesta velha mente coisas completamente desconhecidas , indecifráveis bichos de sete cabeças.
Todavia atrevo-me ainda a questionar os companheiros que pelo que tenho lido aqui percebem da coisa, sobre qual GPS devo comprar, considerando que de tudo o que li me parecem importantes questões como o preço das actualizações, a navegação por coordenadas préviamente introduzidas, a possibilidade de ligação a antena exterior,etc.

Mais uma vêz muito grato ficarei por informações sobre esta questão


Cumprimentos

Pedro Martins
311
 
Mensagens: 8
Registado: quinta mar 02, 2006 9:00 pm

Mensagempor Duarte » quarta mai 10, 2006 9:16 pm

Boa Noite
Companheiro para lhe elucidar sobre o assunto o que eu acho é que se o companheiro se se conseguir entender com um pda para mim é a melhor hipotese conjuntamente com o receptor gps bluetoth.
Vantagens deste sistema são muitas mas preferia lhe explicar em privado, pois aqui não é o local de lhe explicar vários truques. :twisted:

Se não se entender com Pda então sugiro uma máquina dedicada tipo Tom Tom Go, mas com a desvantagem de cada vez que fazer uma actualização aos mapas podem sair vários € dos seu bolso.

Se optar pelo Pda então não hesite em me contactar, tem o meu mail nos colaboradores dos CampingCar Portugal, que terei todo o prazer em o ajudar.
cumprimentos
Duarte
Guru do GPS
iGO Primo
Rapido 9086
Avatar do Utilizador
Duarte
Guru do GPS
 
Mensagens: 910
Registado: quarta nov 09, 2005 1:43 pm
Localização: São Bartolomeu de Messines - Algarve

Mensagempor Luis Almeida » quarta mai 10, 2006 9:57 pm

Boa noite.

Companheiro Pedro, apesar de perceber perfeitamente o seu problema e concordar (parcialmente) com o que o companheiro Duarte escreveu no post anterior, arrisco a aconselhá-lo a optar por um qualquer sistema dedicado, sobretudo se não utiliza nem pensa vir a tirar partido de um equipamento como um PDA.

É verdade que na altura de actualizar o software a coisa não sai de borla mas para quem não está muito familiarizado com estas "modernices" dos PDAs e dos GPSs penso que é a solução mais simples e estável.

Pessoalmente, faço parte do grupo daqueles que, por razões profissionais, não pode prescindir do uso do PDA pelo que, obviamente, acabei mesmo por optar por adquirir somente o GPS.

Saudações a todos. :wink:
Luis Almeida

Charneca de Caparica
[ Rimor Europeo 87P ]
Avatar do Utilizador
Luis Almeida
 
Mensagens: 563
Registado: quarta Oct 19, 2005 3:46 pm
Localização: Charneca de Caparica

Mensagempor 311 » quinta mai 11, 2006 10:16 pm

Companheiros Luis Almeida
Duarte:

Muito grato vos fico pelas indicações fornecidas, creio estar inclinado para o GPS (TOM TOM) ? no entanto vou aguardar as ao que penso conceituadas dicas sobre PDA do companheiro Duarte.

Cumprimentos

Pedro Martins
311
 
Mensagens: 8
Registado: quinta mar 02, 2006 9:00 pm

Qual GPS ?

Mensagempor 311 » terça mai 16, 2006 7:51 pm

Companheiros Luis Almeida e Duarte:

Li atentamente tudo o que me disseram acerca desta questão,falei também com algumas pessoas entendidas e outras nem tanto e decidi adquirir um TOMTOM GO 710, acerca do qual posso informar que permite a navegação por coordenadas.

Obrigado Duarte pelo preço das actualizações, de facto a coisa não fica própriamente barata!!!

Suponho que irei no próximo fim de semana dar início a uma muito ardua tarefa que é a de me relacionar (bem) com esta maquineta que á bem pouco tempo eu julgava de pura ficção.

Enfim, a ver vamos !

Mais uma vêz os meus agradecimentos e votos de grandes e boas passeatas.

Pedro Martins
311
 
Mensagens: 8
Registado: quinta mar 02, 2006 9:00 pm

Mensagempor Decas » terça mai 16, 2006 8:57 pm

Olá Pedro,

Eu também tenho o Tom Tom 700 e estou bastante satisfeita, é bastante fácil de prpgramar/utilizar. Se houver duvidas podemos trocar opiniões pois 2 a pensar sempre é melhor que 1 :lol:
Decas
 
Mensagens: 140
Registado: segunda dez 05, 2005 7:29 pm

Mensagempor pedro novais » domingo mai 21, 2006 6:53 pm

Olá caros colegas eu adequiri recentemente um pda da HP o 6515 mas ainda ñ vi a máquina a funcionar pois não tenho os mapas.
Soube através de um revendedor que apenas funcina com os mapas ORIGINAIS da Tom Tom, será isto verdade? Pois a ser está bravo o preço dispara para uns cem euros. Será que é mesmo assim?
vocês que já são expret´s na matéria que me dizem?
Viver em liberdade é bom
fordfafe@iol.pt
pedro novais
 
Mensagens: 20
Registado: quinta nov 17, 2005 7:32 pm

Mensagempor pedro novais » domingo mai 21, 2006 6:54 pm

Olá caros colegas eu adequiri recentemente um pda da HP o 6515 mas ainda ñ vi a máquina a funcionar pois não tenho os mapas.
Soube através de um revendedor que apenas funcina com os mapas ORIGINAIS da Tom Tom, será isto verdade? Pois a ser está bravo o preço dispara para uns cem euros. Será que é mesmo assim?
vocês que já são expret´s na matéria que me dizem?
Viver em liberdade é bom
fordfafe@iol.pt
pedro novais
 
Mensagens: 20
Registado: quinta nov 17, 2005 7:32 pm

Mensagempor Garrbel » terça mai 23, 2006 10:02 am

Bom dia
Pedro, claro que para o revendedor só funcionará com prgs originais, assim como para um vendedor de CD's as musicas só se ouvem se forem de um CD original. A lógica deverá ser a mesma! A ser assim as editoras não deveriam estar preocupadas!
AG
Sintra
Avatar do Utilizador
Garrbel
 
Mensagens: 201
Registado: terça Oct 25, 2005 9:13 pm
Localização: Mercês/Sintra

Mensagempor juba » quarta mai 24, 2006 9:37 pm

Olá
Adquiri á algum tempo um pda com gps incorporado, que penso ser a melhor opcção, pois não tenho de me preocupar com a bateria da antena, em ter o bluetooth do pda sempre activo.
Comprei um Acer n35, que vinha de origem com o destinator 3, programa muito fraco, depois de algumas buscas pela net encontrei o tomtom navigator 5, com o mapa ibéria 562, muito bom mas algo incompleto nas zonas menos povoadas, novas buscas pela net, e actualizei os mapas para ibéria plus 632, simplesmente expectacular.
Se alguém precisar de algo sobre o tomtom diga

Abraços
Avatar do Utilizador
juba
 
Mensagens: 120
Registado: terça mai 23, 2006 9:59 pm
Localização: Algarve

Mensagempor Duarte » quinta mai 25, 2006 10:46 am

Bom Dia
O acer N35 é uma opção abaixo da média visto ter memória:64 MB RAM, 32 MB ROM Flash, Processador: Samsung S3C2410 a 266 MHz, o que para as aplicações melhores como o Navigon tornam deveras o sistema um pouco lento a nivel de calculo de rotas.

Também para o gps integrado :. Sirf II c/ Xtrac2. 12 canais, apesar de não ser um dinossauro já fica muito abaixo em termos de precisão, bem como a nivel captação de sinal por exemplo em grandes gargantas urbanas em relação aos SiRFStar III com 20 canais. Com este novos GPS até é possivel captar sinal dentro de edificios.

Para mim o conjunto mais interessante do mercado neste momento é o HP iPAQ 2790 com 256 MB de memória total (192 MB de ROM e 64 MB de SDRAM), até 144 MB de memória de armazenamento persistente disponível para o utilizador.
No processador então a diferença e abismal:
Processador Intel® PXA270 de 624 MHz


Em GPS o melhor do mercado neste momento é sem duvida o Globalsat BT338 c om bateria de lítio removível de 1700 mAh, e tem uma autonomia estimada de 17 horas em funcionamento.

A Globalsat vai sair com outro modelo o novo receptor, o BT-359, vem substituir o BT338 e foi apresentado ao mundo na CeBIT de 2006. Na altura falou-se numa bateria de 1700mAh e 11 horas de autonomia.

Sabe-se que é Bluetooth 2.0, que o chipset é o SiRFStar III e que mede 8.2 x 4.1 x 1.3 cm.
20 canais paralelos e a pontaria anda pelos 1-5 metros, com correcção através do WAAS.
Tem modo económico (desliga-se automaticamente se inactivo).

De momento existem muitas aplicações de gps a melhor no meu entender vai ser o navigon 6 que está para sair brevemente, com os novos mapas da navteq, de momento a nivel de Portugal, o Tomtom com o versão 632 já foi ultrapassada pelo I-GO que tem os ultimos mapas daTele-Atlas de janeiro de 2006, mas seguramente neste momento que tem melhores mapas é o Route66 navigate 7 que já está a utiliizar os ultimos mapas de navteq. Até vir o Navigon que de certo vai trazer a ultima palavra em mapas lá mais para o Verão o que vi de melhor neste ultimo mês foi seguramente o Route66 navigate 7.

Saudações Rolantes
Duarte
Editado pela última vez por Duarte em quinta mai 25, 2006 10:07 pm, num total de 2 vezes.
Guru do GPS
iGO Primo
Rapido 9086
Avatar do Utilizador
Duarte
Guru do GPS
 
Mensagens: 910
Registado: quarta nov 09, 2005 1:43 pm
Localização: São Bartolomeu de Messines - Algarve

Mensagempor João » quinta mai 25, 2006 9:27 pm

Olá Duarte
Não sei se estou com sono mas até me piscam os olhos ao ler semelhante prosa. Isto é mesmo verdade ou é o resumo dum qualquer filme de ficção?

Estou a brincar, claro que é útil termos um " Master of Technological Procedures in GPS operations" aqui no fórum.

Um abraço
João
AV Citroen Jumper
João
 
Mensagens: 181
Registado: sexta nov 11, 2005 10:58 pm
Localização: Braga

AnteriorPróximo

Voltar para Tecnologia

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 14 visitantes