Bom dia aos poupadinhos do fórum,
Em relação a consumos, acho que, chegarmos a um valor exacto ideal é um bocado complicado já que nem sempre conseguimos reunir aquelas condições para se obter um valor correcto. Se por um lado o caminho que escolhemos nem sempre é o mais favorável, a pressão dos pneus pode não ser a mais correcta, a velocidade do vento ser alta, a parte mecânica estar afinadissima e essencialmente o tipo de condução que praticamos. Uma das coisas que condiciona exactamente o consumo, principalmente nos motores diesel, é exactamente a juventude do motor, a que leva que no inicio consuma mais e quando começa a atingir uma determinada quilometragem o consumo diminua por estar menos "preso" o motor.
Realmente nunca tive o cuidado de abastecer de gasóleo "special one", até porque acho que estamos a levar gato por lebre, não á saída da refinaria, mas nas estações de serviço. E depois porque neste momento ao preço a que estão estes "special one" o facto de fazermos uma excelente média, o Km acaba por ficar muito mais caro em virtude do preço do combustivel. O ponto de equilibrio seria por poucos euros fazer um maior número de Km. Para mim o mais importante é que seja uma estação de serviço com muito movimento, já que isso significa maior número de transfegas e por consequência menos água no gásóleo.
Pessoalmente e sem saber fazer contas de consumos, consigo sem muito esforço, fazer 800Km com um depósito, mas essencialmente isso não terá muito a ver se a estrada é a subir ou a descer, mas sim com a disposição com que estou no momento em que vou a conduzir.
Nelson está na altura de mudares de AC...

vou pôr a minha á venda no final deste ano por isso prepara-te!!!
Um abraço,