Ajuda Compra de Autocaravana em França

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Ajuda Compra de Autocaravana em França

Mensagempor Cristovão » sábado Oct 13, 2018 10:50 pm

Boa noite companheirtos
Vendi a Minha Rimor e comprei uma Burstner Aviano em França.
Apesar de já ter uma ideia do que trazer em termos de documentação para efectuar o processo de legalização, por gentileza, alguém que já tenha feito este processo em França sabe dizer se as diferenças para a Alemanha são muitas?
Existe Custos alem de seguro e transporte que eu não esteja a contabilizar?
Já sei que em França não é com matriculas de transito, mas basta trazer uma factura e declaração de venda ou tenho de em França proceder a mudança de nome?
Comprei num Stand conhecido em França e creio que terei a ajuda necessária, mas a barreira linguística continua a ser um problema dado que ninguém, quer ou sabe falar inglês.
Já no próximo dia 17 deste mês (Outubro) estarei a caminho para a ir buscar, por isso até lá todos os vossos comentários são bem vindos.
Um abraço
Imagem
Avatar do Utilizador
Cristovão
 
Mensagens: 143
Registado: terça dez 07, 2010 9:38 pm
Localização: Povoa Sta Iria

Re: Ajuda Compra de Autocaravana em França

Mensagempor Cristovão » segunda Oct 15, 2018 12:06 pm

Dada a ausência de comentários parece que aparentemente sou o primeiro a embarcar nesta aventura :roll:
Eu depois conto como foi...
Imagem
Avatar do Utilizador
Cristovão
 
Mensagens: 143
Registado: terça dez 07, 2010 9:38 pm
Localização: Povoa Sta Iria

Re: Ajuda Compra de Autocaravana em França

Mensagempor angelomlj » segunda Oct 15, 2018 7:06 pm

Boa noite.
Infelizmente não o posso ajudar porque não sei, mas pondero vender a minha e ir buscar uma a França ou Alemanha, o problema é mesmo a língua….
Você vai trazer a autocaravana a andar?
Cumprimentos
angelomlj
 
Mensagens: 27
Registado: segunda jul 14, 2014 10:11 pm
Localização: V. N. da Barquinha

Re: Ajuda Compra de Autocaravana em França

Mensagempor Cristovão » segunda Oct 15, 2018 7:21 pm

Sim vai vir a andar
A partida estou parcialmente descansado com a documentação dado que comprei num Stand de ACs e creio que sabem o que têm de fazer. Digo eu.
Pelo que sei os documentos a trazer são os da AC, o COC e a fatura de compra.
Imagem
Avatar do Utilizador
Cristovão
 
Mensagens: 143
Registado: terça dez 07, 2010 9:38 pm
Localização: Povoa Sta Iria

Re: Ajuda Compra de Autocaravana em França

Mensagempor angelomlj » segunda Oct 15, 2018 8:39 pm

Boa sorte para a compra e para viagem.
angelomlj
 
Mensagens: 27
Registado: segunda jul 14, 2014 10:11 pm
Localização: V. N. da Barquinha

Re: Ajuda Compra de Autocaravana em França

Mensagempor fluis » quinta Oct 18, 2018 2:54 pm

Boa tarde,

Boa sorte, e depois por favor report como correu.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: Ajuda Compra de Autocaravana em França

Mensagempor Luismbmp » quinta Oct 18, 2018 7:27 pm

Boa noite,
espero que ainda venha a tempo.

O COC nem todos os concessionarios tem disponiveis, pois lá uma vez por acaso é que fazem exportação.
O COC terá que ser pedido á marca ou então pode pedir um certificado online que tem os seus custos, sempre acima dos 100€. Poderá ter a sorte de o concessionario onde vai comprar em frança já o ter. Se posteriormente tiver que pedir á marca, mensione o nº de chassis e modelo da autocaravana. Normalmente os alemães são impecaveis, enviam por email sem custo algum. A mim pedi á CARADO na alemanha, e enviaram-me por email sem custo algum.

Depois, mesmo que uma autocaravana esteja num stand em frança, não custa nada pagar 10€ e pedir via internet o certificado ''no gage'' que significa saber se o veiculo tem dividas, ou está penhorado, ou se tem duplo proprietario. https://siv.interieur.gouv.fr/map-usg-ui/do/accueil_certificat

Se por acaso o stand tiver la a autocaravana á consignação, o stand não vai passar fatura e sim este papel, que é o mesmo que o contrato verbal de compra e venda em portugal, atenção que tem que estar assinado e com todos os dados do antigo proprietario, igual que na ''carte grise''. O papel é este : https://www.carte-grise.org/docs/cerfa/2017/declaration_cession_vehicule.pdf

'' Sim vai vir a andar
A partida estou parcialmente descansado com a documentação dado que comprei num Stand de ACs e creio que sabem o que têm de fazer. Digo eu.
Pelo que sei os documentos a trazer são os da AC, o COC e a fatura de compra.


Os documentos a trazer da AC são: ''Carte grise'' ou ''certifat de imatriculation'', a fatura ou o ''certificat de cession de voiture'' , o COC, o seguro temporario, que pode tirar aqui : https://www.assurance-voiture-temporaire-provisoire.com/tarif-prix-devis-assurance-temporaire-camping-car.html .

De resto é vir pelas estradas nacionais de frança, para não pagar portagens, que são bastante caras, paga apenas nas portagens dos pirineus, de resto em espanha é sempre pela autopista via de la plata ate carceres, depois ex-100 ate badajoz, entra em portugal e vai sempre pela n4 ate pegoes, pegoes-setubal, entra na A2 e LX :)

Espero ter ajudado.
Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Ajuda Compra de Autocaravana em França

Mensagempor Cristovão » sexta Oct 19, 2018 8:22 pm

Obrigado companheiro pela sua ajuda
No dia 16 as 23:30 cheguei a Lyon e fui direito para o Hotel
Na manhã seguinte o Gerente do Stand já lá estava as 8:00h em ponto para me levar até ao local (+- 90kms de distancia)
Quando cheguei já tinha a AC na entrada e com a documentação pronta, inclusivê uma IPO, depois bastou assinar o documento que referiu de cessão de propriedade e pegar na garrafinha de Chatenay oferecida pelo Gerente (Charles Donisi)
Ontem cheguei já perto das 23:00 e correu tudo muito bem
Como comprei num Stand eles tinham tudo preparado a nível de documentação, com excepção do COC que entre tanto já tinha ligado para a Brustner na Alemanha mas remeteram-me para o representante em portugal a Campilusa.
Falei com o departamento de homologações da Campilusa e as pessoas de lá mostraram ser bastante muito profissionais e rapidamente se prontificaram a pedir-me o COC a Burstner com o custo que referiu.
A viagem correu lindamente e fiquei extremamente bem impressionado com a potência da máquina. Nunca tinha andado numa integral com motor 3.0 de 160cv e garanto que muitos ligeiros não andam tão bem.
Vim quase sempre em auto-estrada com cruise-control sempre ligado a 120 km e com médias entre 10L e 11L nos percursos em nacional baixava para os 9L muito embora mesmo nas nacionais não fosse assim tão devagar.
Claro que a AC vinha vazia, mas ainda assim circulava com 3 passageiros e com o deposito de agua limpa cheio (só reparei quando cheguei)
Em resumo, comprar em França não é complicado e recomendo a compra em Stand pois não se pode pagar em numerário e eles só aceitam transferência bancária e claro que transferir dinheiro para a conta de um particular pode não ser boa ideia.
Imagem
Avatar do Utilizador
Cristovão
 
Mensagens: 143
Registado: terça dez 07, 2010 9:38 pm
Localização: Povoa Sta Iria

Re: Ajuda Compra de Autocaravana em França

Mensagempor Luismbmp » segunda Oct 22, 2018 11:42 am

Boas, ainda bem que correu tudo bem.
Esqueçi-me desse pormenor, eles só aceitam transferencia bancaria, que no caso demora no minimo 2 dias a chegar á conta de destino. Mas para nós é muito mais seguro.

Esse motor é um canhão. Só tem que ter um bocadinho de cuidado é não apertar muito nas subidas com ela. Porque potencia isso não lhe falta, mas a caixa de velocidades, como puxa á frente a meu ver temos que ter algum cuidado, especialmente, mudar a valvulina a tempo e a horas sem alteração da viscosidade recomendada de fabrica e especialmente que o oleo seja 100% sintetico.
Agora esse motor, com corrente de distribuição, é para chegar aos 999999kms e dar ao volta ao conta kilometros. Chamam-lhe o motor mercedes da fiat.
Ja agora, qual foi a aviano que comprou? Tenho 2 amigos que compraram tambem duas avianos de 2008. Uma i675 com cama traseira de casal transversal e com garagem grande e com o mesmo motor que a sua 3.0 de 160cv. O outro comprou uma i684 com cama francesa e cozinha em L, mas com o motor 2.3 de 130cv.
Especialmente gosto mais da de cama francesa, parece-me que o espaço é mais abundante, embora que as duas são praticamente iguais em relação ás medidas exteriores.
Eu gostava de uma aviano i645, é a mais pequenita, mas para mim seria muito bem, a ver vamos :)



Abraço e boas viagens :)
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Ajuda Compra de Autocaravana em França

Mensagempor vlemos » quarta Oct 24, 2018 5:12 pm

Viva malta,
Estava aqui a ler este tópico interessantíssimo, só fiquei na dúvida de o que era o COC... fiquei com a ideia que deve ser o certificado de conformidade ou algo assim do género...

Estou a ponderar iniciar-me também ao autocaravanismo, e penso que será mesmo a opção certa ir a França buscar uma, já que falar francês não é problema para mim.

Infelizmente não é para trazer uma autocaravana para esses valores, mas sim para algo que ronde os 10 000€, depois com a legalização a rondar os 1000€ e o transporte, deverá ficar tudo em à volta dos 12000. Com 12000€ aqui compra-se AC bem mais antigas e com muito mais desgaste, resta-me só ainda esclarecer quanto irei pagar de IUC, se se aplicam as mesmas taxas do que aos ligeiros de passageiros ou se há alguma exclusão para AC tal como há para o ISV no momento da legalização.

Abraço, e bom proveito dessa AC!
vlemos
 
Mensagens: 5
Registado: sexta abr 27, 2012 3:43 pm
Localização: Braga

Re: Ajuda Compra de Autocaravana em França

Mensagempor Salazar » quarta Oct 24, 2018 7:20 pm

vlemos Escreveu:Viva malta,
Estava aqui a ler este tópico interessantíssimo, só fiquei na dúvida de o que era o COC... fiquei com a ideia que deve ser o certificado de conformidade ou algo assim do género...

Estou a ponderar iniciar-me também ao autocaravanismo, e penso que será mesmo a opção certa ir a França buscar uma, já que falar francês não é problema para mim.

Infelizmente não é para trazer uma autocaravana para esses valores, mas sim para algo que ronde os 10 000€, depois com a legalização a rondar os 1000€ e o transporte, deverá ficar tudo em à volta dos 12000. Com 12000€ aqui compra-se AC bem mais antigas e com muito mais desgaste, resta-me só ainda esclarecer quanto irei pagar de IUC, se se aplicam as mesmas taxas do que aos ligeiros de passageiros ou se há alguma exclusão para AC tal como há para o ISV no momento da legalização.

Abraço, e bom proveito dessa AC!


Tem um simulador para cálculo de ISV no site da AT.

Sinceramente não sei que ACs se compram em França por €10000, mas do que vejo em sites de stands e no leboncoin, não diferem em muito do que há por cá.
Especialmente nesta altura em que o mercado está saturado depois da tonteira que tem sido de ir buscar sucatas a França. Se tiver dinheiro na mão e encontrar alguém apertado, pode fazer um bom negócio.
A meu ver, a grande vantagem do mercado francês e alemão é a variedade.
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: Ajuda Compra de Autocaravana em França

Mensagempor vlemos » sexta Oct 26, 2018 5:32 pm

Salazar Escreveu:Tem um simulador para cálculo de ISV no site da AT.

Sinceramente não sei que ACs se compram em França por €10000, mas do que vejo em sites de stands e no leboncoin, não diferem em muito do que há por cá.
Especialmente nesta altura em que o mercado está saturado depois da tonteira que tem sido de ir buscar sucatas a França. Se tiver dinheiro na mão e encontrar alguém apertado, pode fazer um bom negócio.
A meu ver, a grande vantagem do mercado francês e alemão é a variedade.


Sim, tenho conhecimento desse simulador para a legalização.
Estava a ver esta https://www.leboncoin.fr/caravaning/151 ... _cA7o4fAfs que fica por 9990€ que com certeza devem ser negociáveis. Aqui no OLX para ver uma AC de 2002 com 45000 km, com alguns extras como e no bom aspeto interior que tem, não consigo encontrar nada abaixo dos 15000€ e eee... Portanto, se conseguir ter aqui uma margem de 3000€ considero que compensa e bem o negócio.
Mas é como diz, há uma variedade enoooorme pela França toda comparando com aqui.
Alguém me pode esclarecer em relação a isso do IUC, quanto se paga de IUC por uma autocaravana legalizada? Em média claro...
saudações.
vlemos
 
Mensagens: 5
Registado: sexta abr 27, 2012 3:43 pm
Localização: Braga

Re: Ajuda Compra de Autocaravana em França

Mensagempor Salazar » sexta Oct 26, 2018 7:32 pm

O IUC, para qualquer AC com PB até 3500kg, são €52.

Há uma coisa nessa AC que não está bem. O motor 2.0 JTD só apareceu nas Ducato X244, a partir de 2002. Nunca equipou as X230. Muito provavelmente será o 1905cc de origem PSA (que é melhor que o 2.0...)

Atenção para isto: "CAMPING-CAR VENDU AVEC TRAVAUX A PRÉVOIR, LISTE SUR DEMANDE"
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: Ajuda Compra de Autocaravana em França

Mensagempor vlemos » segunda Oct 29, 2018 9:41 am

Salazar Escreveu:O IUC, para qualquer AC com PB até 3500kg, são €52.

Há uma coisa nessa AC que não está bem. O motor 2.0 JTD só apareceu nas Ducato X244, a partir de 2002. Nunca equipou as X230. Muito provavelmente será o 1905cc de origem PSA (que é melhor que o 2.0...)

Atenção para isto: "CAMPING-CAR VENDU AVEC TRAVAUX A PRÉVOIR, LISTE SUR DEMANDE"


Obrigado Salazar pela informação, assim já estou mais informado acerca do IUC.
Bom, em relação ao motor, de facto já não sei e é bom que haja quem saiba :)
Mas o que pode ser, é que noutros países por vezes pode haver diferenças, mas sim, de facto preferia um 1.9 PSA. De qualquer modo isto é a título de exemplo do que ando a ver em França, e como se pode arranjar bons negócios, porque isto é uma aventura que tenho de ir vendo bem.
Essa lista de trabalhos a prever, talvez terá a ver com mudanças a manutenção do motor ou algo assim, pq ela está com bom aspeto, mas sim, é cuidado a ter para quem a for comprar.
vlemos
 
Mensagens: 5
Registado: sexta abr 27, 2012 3:43 pm
Localização: Braga

Re: Ajuda Compra de Autocaravana em França

Mensagempor Cristovão » sábado nov 03, 2018 2:27 pm

Pois é a "Francesinha" já é legalmente Portuguesa.
Entrega na segunda feira dos documentos na Legaliza na Hora e na sexta matriculas atribuídas.

No meu caso a minha primeira AC também a fui buscar a Alemanha e mais uma vez sempre a aventura dado que na altura poucos gostavam de explicar como faze-lo, mas correu tudo bem. (Não fosse Portugal um pais de aventureiros).
Agora foi um pouco a repetição disso tirando que já sabia os documentos necessários a trazer, só desconhecia como seria o processo da entrega em França.
Como não muda as matriculas para vir para Portugal (no caso da Alemanha tem matriculas de transito) e com receio que existir alguma formalidade que eu desconhece-se ia um pouco receoso, contudo como optei por comprar num Stand que pertence a um grande grupo em França (Camping Car 71) sempre estive confiante que isso não seria um problema, e de facto foi só assinar a declaração de mudança de proprietário e por-me ao caminho, alem disso transferir uma grande quantidade de € para a conta de um particular não me parecia boa ideia.
A vantagem da compra em França foram varias, por exemplo eu queria este modelo especifico Burstner Aviano I 675 pois pessoalmente no meu caso a cama estando transversal dá mais espaço na área central e permite um WC maior em que sendo o chuveiro separado em muitas ACs fica o espaço um pouco acanhado e neste caso tenho espaço suficiente para tomar banho sem problema de esticar os braços.
Na Alemanha encontrava com valores relativamente mais altos que em França, alem disso, pelo menos no caso desta, a probabilidade de ela ter apanhado sal na estrada era mais reduzido e todos sabemos os estragos que o sal faz no fundo das ACs.
Também os custos de transporte são mais baixos (menos Kms menos €)
Agora é usar e abusar.

Abraço
Imagem
Avatar do Utilizador
Cristovão
 
Mensagens: 143
Registado: terça dez 07, 2010 9:38 pm
Localização: Povoa Sta Iria

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 14 visitantes