Autovivenda ou perfilada?

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Autovivenda ou perfilada?

Mensagempor DC1203 » terça jun 13, 2017 10:45 am

Bom dia a todos,
Tal como disse na minha apresentação eu e a minha companheira queremos comprar uma autocaravana, vivemos em França e como tal tencionamos comprar aqui!
Para já a Autocaravana sera para ser utilizada apenas por nos os dois, para ja nao temos filhos.
Talvez daqui a algum tempo venhamos a ter portanto convem que a autocaravana dê para 3/4 pessoas, 2adultos+1ou 2 crianças...
O plafond disponivel
Nao é é muito,queriamos comprar alguma coisa entre 15/20.000€, 20 mil é o maximo a menos que apareça uma excelente oportunidade que justifique mais 1000 ou 2000€ mas queriamos ficar nos no maximo pelos 20.000€
Entao as condições sao, 4 pessoas ate 20.000€ e se possivel a partir de 2007
Estamos a ponderar entre autovivenda ducato ou uma perfilada ducato tambem ou transit ja que sao as que mais aparecem!
A nossa divida é qual sera o mais indicado para nos? Autovivenda ou perfilada?
Qual a que conseguiremos vender melhor futuramente?

Obrigado
Editado pela última vez por DC1203 em sábado jun 16, 2018 7:13 pm, num total de 1 vez.
DC1203
 
Mensagens: 25
Registado: segunda jun 12, 2017 5:47 pm

Re: Autovivenda ou perfilada?

Mensagempor fluis » terça jun 13, 2017 2:11 pm

Boa tarde,

Pois isso tem muito a ver com aquilo a que damos mais importância. A autovivenda, dá mais maneabilidade, mais estável, em suma mais estradista, e também passa mais discreta onde estaciona, Quando parado começa precisamente a sua maior desvantagem: a vivência a bordo. a altura e largura é normalmente mais reduzida que numa de outro tipo, sendo o WC também onde se nota mais desvantagem. Mas cá está, isto tudo tem a ver com aquilo a que damos mais importância. Por outro uma perfilada para dar para a lotação de 4 pessoas, já teria de ser mais recente (para ter cama basculante) e aí os 20.000 € ficariam curtos. Como alternativa tem ainda os capucines e as integrais.

Leia também este dossier sempre dá para tirar mais umas dicas:

http://www.campingcarportugal.com/ABCautocaravanismo
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: Autovivenda ou perfilada?

Mensagempor DC1203 » terça jun 13, 2017 3:39 pm

Fluis,
Antes de mais obrigado pela resposta, quanto a autocaravana estamos bastante inclinados para as autovivendas que tem a DUCATO como base, do genero da Adria Twin ou algo do genero!
Ca por França de vez enquando la aparece uma ou outra a volta dos 20.000€, sinceramente gosto do aspecto mais despercebido, maior facilidade de condução e possibilidade de estacionar mais facilmente tambem...
Quanto a questao de espaço inicialmente seremos apenas dois e nos estamos habituados a viver em espaços pequenos, vamos a portugal um mês no verao e apenas ocupamos a mala do carro que é pequena (bmw serie 3 coupe)...
A duvida é entre perfilada e auto-vivenda, as capucine acho que nao se justifica para duas pessoas e as integrais ate 20.000€ ja tem muitos anos!
Quanto as autovivendas tenho duvidas:
Sera que consigo vender tao bem como uma perfilada?
as portas nao deixam entrar muito frio, mais que numa perfilada?
Como funciona o ar condicionado e aquecimento? Funciona a gasoleo? Eletricidade, gaz?
Enfim ha uma serie de duvidas que temos, penso serem normais para que nunca teve nenhuma autocaravana!
Estou a tentar obter o maximo de informação no forum de forma a nao colocar questoes repetidas, o ideal era o testemunho de quem ja teve uma autovivenda e uma perfilada, mas nao sera facil porque acho que existem poucas autovivendas em portugaL
DC1203
 
Mensagens: 25
Registado: segunda jun 12, 2017 5:47 pm

Re: Autovivenda ou perfilada?

Mensagempor fnunes » terça jun 13, 2017 10:09 pm

Boa noite DC1203

Creio que o FLuis já equacionou algumas diferenças entre os dois tipos de viaturas.
Eu tive uma autovivenda da Eurocampo II, UMA fIAT DUCATO 2800 Cm3 e agora tenho uma Adria perfilada com 7.30 m de comp e 3.000 cm3 de cilindrada.
relativamente a autovivenda torna-se mais prática para duas a 3 pessoas. O espaço é confinado ás dimensões do furgon fiat ducato.
A Insonirização não é tão eficaz como na autocaravana, porque uma é feita com paredes de chapa e a ultima em painéis de formica e polyuretano/esferovite e camadas finas de madeira nalguns casos, estas propriedades são para o som e para a temperatura. Os tanques de águas potáveis e cinzentas são de menor capacidade que nas ACs.
o aquecimento que eu tinha na autovivenda era alimentado a gasóleo, optimo para quem vive ou visita países com temperaturas abaixo de zero,se bem que o gás propano também é eficaz para essas temperaturas.
A circulação interna dos utentes não nada comoda, quando á a necessidade de se cruzarem, e não preciso de serem "gordos"-
Relativamente aos pesos brutos das Autovivendas, e a carga que suportam, tais como motos/bicicletas, canoas, kayaks,com suportes/grades amoviveis ou fixos, bem como o peso das 3/4 pessoas e bagagens rondam aproximadamente os 3500kgs mais 100 menos 100kgs de viaturas ligeiras.
Nas autocaravanas estes equipamentos que enunciei, não são possíveis de transportar, não devido ao peso como estas não tem muitas vezes estrutura resistente na zona da rectaguarda para suportarem pesos, recorrendo muitas vezes a pequenos atrelados.
Eu apostei em trocar a minha Autovivenda pela autocaravana perfilada, mas já estou arrependido por várias razões:
1) os consumos da AC é maior que na Autovivenda.a
2 troquei por a AC, porque tinha mais camas para os filhos, afinal viajaram connosco 2 vezes em 3 anos e por fim casaram nunca mais, apenas é utilizada para almocar-mos quando nos encontramos muma praia distante da morada.Por isso é um asneira uma viatura maior a pensar neles.
A manobra de viragem da AC deve ser muito cautelosa porque a distancia do eixo ao extremo da rectaguarda á muito grande, e por vezes corremos o risco de arrasar uma parede, esquina, viatura estacionada, etc..., devido ao seu raio de viaragem, por isso muito cuidado e não descorar a trajectoria da rectaguarda.
3)A operação de ultrapassar, necessita de mais espaço que uma simples autovivenda
4) a garagem e espaço de estacionamento, bem como a altura, será muito maior que no caso de uma autovivenda.
5) Nas bermas das valetas , ou cruzamento com outras estradas não niveladas com a faixa de rodagem corre o risco , que a traseira toque/roce o chão na zona sob as garagens, provocando estragos, devido á distancia que vai do eixo das rodas á rectaguarda da viatura.
6)Ao circular em algumas ruas de aldeias, com larguras mínimas e apenas de 1 sentido, as Autovivendas estão em vantagem porque estas apresentam um perfil lateral inclinado em relação ao piso , isto é a largura do tecto é menor que a largura ao nível do piso de carga, enquanto que as laterais das autocaravanas são perpendiculares ao piso de carga, isto é formam um angulo recto. Por isso é que muitas ACs tem as marcas de encontros indesejáveis com obstáculos, como por exemplo varandas, peitoris etc.., acima da avisão do condutor.
7) Em caso de acidente, apenas danos materiais, em qualquer parte, será possível o arranjo de painéis de chapa e a sua pintura, coisa que não acontece tão facilmente com os painéis das autocaravanas compostos de fibra/aluminio e polyuretano, entre outros.
8) NO caso de reboque por avaria das ACs, as companhias de seguros), nem sempre se apercebem das E dimensões destas e enviam reboques normais como de viaturas ligeiras se tratasse, causando alguns problemas de logística a ambos-
Espero ter enumerado algumas diferenças que lhe possam ser uteis, para a sua escolha num futuro muito próximo.
Boa escolha
Saudações autocaravanistas
FNunes
Editado pela última vez por fnunes em quinta jun 15, 2017 6:53 pm, num total de 2 vezes.
ADRIA-680 SPL
Avatar do Utilizador
fnunes
 
Mensagens: 105
Registado: quarta nov 23, 2005 2:40 pm
Localização: Quinta da várzea-Camarate

Re: Autovivenda ou perfilada?

Mensagempor DC1203 » quarta jun 14, 2017 10:40 am

Antes de mais obrigado pela resposta!
Ajudou bastante, todos esses pormenores que descreveu nos nao sabiamos, sao coisas que so se sabe quando se possui!
A Nossa vontade é comprar uma autovivenda, ja estavamos inclinados para a autovivenda e tudo o que disse veio ajudar na escolha, o unico senao é que até aos 20.000€ as autovivendas que aparecem sao poucas, andam mais por volta dos 24/25.000 salvo algumas oportunidades que vao aparecendo!
Com isso a perfilada nao esta completamente fora de questao, depende do melhor negocio...
Ja agora algumas questoes nas autovivendas o aquecimento funciona sempre a gasoleo?
O ar condicionado é o do furgao ou tem um exclusivo para a parte de tras ? Funciona a gasóleo tambem?
De resto quais os cuidados que se devem ter quando for ver uma autovivenda? Sao os mesmos que uma autocaravana ou devo ter atenção a algo em especial?
Qual a altura melhor para comprar uma autocaravana? No verão ou no inverno?
Obrigado
Editado pela última vez por DC1203 em quarta jun 14, 2017 4:09 pm, num total de 1 vez.
DC1203
 
Mensagens: 25
Registado: segunda jun 12, 2017 5:47 pm

Re: Autovivenda ou perfilada?

Mensagempor Lealbino » quarta jun 14, 2017 11:01 am

Excelente informação fnunes, acompanho o fórum e de facto tinha ideia de numa próxima aquisição listar os pontos a considerar na minha compra, além dos que me tinha lembrado identificou muitos outros importantes fatores :D


Obrigado pelo contributo, informação muito útil!!!
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Re: Autovivenda ou perfilada?

Mensagempor fnunes » quinta jun 15, 2017 8:09 pm

Boa tarde companheiro DC120:
Relativamente ás ACs perfiladas, são as que se aproximam mais ás autovivendas, no que diz respeito ás dimensões exteriores.
Note que há ACS perfiladas e integrais com dimensões idênticas ás medidas dos furgons Fiat e de tamanho maior,
Como sabe as Autovivendas são no mercado de maior montante(€) que as capuccino e de valor monetário idêntico ás autovivendas tipo perfiladas e mais caras as integrais.
O aquecimento de aguas e do meio ambiente na célula são normalmente efectuadas por uma caldeira (truma) em que o combustível utilizado é o gás butano, mas ultimamente por razoes, tais como, o ponto de congelação do gás propano é abaixo de zero e por apresentar menores impurezas, os novos modelos vêm normalmente com este tipo de gás ou mesmo a GPL, em botijas e depósitos, devidamente qualificados e testados os equipamentos em prol da segurança dos utilizadores/consumidores.
Casos há em que o combustível utilizado, poderá ser substituido por gasóleo,( o deposito é o mesmo da viatura com um dispositivo de corte na alimentação quando o nível do fluido cai abaixo do indicado); por electricidade (220v c.a., corrente continua) e ainda quem aposte em fazer recircular a água de refrigeração do radiador (motor) através de dissipador de calor (serpentinas e ventiladores) para aquecimento ambiental e meio ambiente-
Arrefecer a célula (espaço atrás da cabine) é mais difícil porque o ar condicionado que está instalado no painel central na parte da frente da cabine não é eficaz para a zona em questão, mas ajuda se não houver espaço e dinheiro para a instalação de uma unidade de frio na célula.
Normalmente utiliza-se uma unidade de refrigeração a 12vd.c.montado no tecto é alimentado automaticamente por agua vinda do dep. de agua da AC e gasta aprox. 2 litros por hora com abaixamento da temperatura de 5º a 10ºC no interior aprox. devido á humidade emitida pelo equipamento.
As unidades de frio que conhecemos a 220v ca, são proibitivas, devido a espaço, peso e a razão principal da não utilização é sem dúvida a alimentação de electricidade a bordo , por não haver baterias e painéis solares que aguentem tanta potência electrica, a não ser que tenhamos um atrelado com todo este material para este fim.

Quando se tem um brinquedo em que a maior parte dos autocaravanista apostou as suas economias para as desfrutar com a família ou individualmente bons momentos de alegria e lazer ao ar livre, não descoram a sua manutenção e ainda a proteção, contra as exposições excessivas ao sol, chuva, frio e salinidade, e também a segurança do bens, que muitas vezes, ou se tem uma garagem ou um parque para a guardar dos "amigos do alheio".


o Autocaravanismo não tem épocas, nem fronteiras ou se gosta ou se detesta, por isso o melhor é ir, quando se tem condições: de saúde, monetárias e tempo.
o frio e calor depende de cada um, as reações/sensacões divergem de organismo para organismo. Para uns um copo meio de água, está meio cheio para outros está meio vazio, todos diferentes todos iguais...

A melhor altura/época para se comprar uma autovivenda/autocaravana, é o momento em que concretizamos o negócio,e nos sentimos felizes por realizar um sonho por pouco dinheiro e um produto com qualidade para desfrutarmos num futuro muito próximo, sem problemas e complexos-

Saudações autocaravanistas
FNunes
ADRIA-680 SPL
Avatar do Utilizador
fnunes
 
Mensagens: 105
Registado: quarta nov 23, 2005 2:40 pm
Localização: Quinta da várzea-Camarate

Re: Autovivenda ou perfilada?

Mensagempor las2855 » quinta jun 15, 2017 11:42 pm

Caro companheiro dc1203,

Tive uma AC capucine enquanto tive 3 filhos pequenos. Na época foi uma boa escolha.
Entretanto os pequenos já não o são e não querem vir connosco, como seria de esperar...
Assim optei agora por uma autovivenda pelas vantagens já aqui descritas.
Ser compacta, fácil de arrumar em casa junto ao carro, consumos, comportamento/performance e discrição na rua.
Perante estas vantagens não me importei de sacrificar algum espaço interior e número de dormidas que pode ser de até 4.
Em termos de equipamento tem e faz exactamente o mesmo que a anterior capucine.
Curiosamente algumas das especificações até são superiores como os 2 depósitos de água de 150l...

Boa compra!
Cordialmente,
las2855
Avatar do Utilizador
las2855
 
Mensagens: 226
Registado: quinta jan 18, 2007 10:59 pm

Re: Autovivenda ou perfilada?

Mensagempor DC1203 » sexta jun 16, 2017 11:56 am

Obrigado pelas ajudas,
Tal como j atinha dito a questao de espaço nao me preocupa assim muito, actualmente somos so dois, quando os filhos chegarem até haver a necessidade de uma AC maior passam se uns 10 anos e ja esta na altura de trocar, nessa altura escolho uma mais adequada as necessidades nessa altura!

Por agora vou-me focar entre as autovivendas e perfiladas, vai depender do melhor negocio que apareça!
Em relação as autovivendas tenho receio de como o isolmento é pior se nao vai ser complicado em relação à climatizaçao, no inverno aqui onde vivo (perto da Suíça) as temperaturas costumam baixar de 0 muitas vezes, -10 é normal por estes lados, já no verão 35 graus ou mais também não é de estranhar. Como tal quero ter a certeza que compro uma autocaravana capaz de me proporcionar conforto quer no inverno que no verão, estamos habituados a ter ac em casa e caso a autocaravana nao seja capaz de nos proporcionar o mesmo conforto acredito que acabamos por nos fartar rápido da "casa com rodas"
Atendendo ás nossas necessidades e com 20.000€ aconselham alguma marca, modelo em particular?
Obrigado
DC1203
 
Mensagens: 25
Registado: segunda jun 12, 2017 5:47 pm

Re: Autovivenda ou perfilada?

Mensagempor Salazar » sexta jun 16, 2017 7:56 pm

Eu procurava uma possl.
Já fazem furgões há uns anos, por isso há de 2007/2008 a bom preço. A qualidade de construção é do melhor que se faz em furgões. São equipadas com combi por isso no inverno não se preocupe com os -10. No verão é que não há milagres. Ou um AC de célula (atenção que funcionam a 220) ou um climatizador.
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: Autovivenda ou perfilada?

Mensagempor DC1203 » sexta jun 16, 2017 8:19 pm

Salazar Escreveu:Eu procurava uma possl.
Já fazem furgões há uns anos, por isso há de 2007/2008 a bom preço. A qualidade de construção é do melhor que se faz em furgões. São equipadas com combi por isso no inverno não se preocupe com os -10. No verão é que não há milagres. Ou um AC de célula (atenção que funcionam a 220) ou um climatizador.

E em relação à adria furgao? Nomeadamente adria twin? É que sao as que mais vao aparecendo por ca nos usados!

Quanto a climatizaçao a ideia é ser completamente autonomo quer de verao quer de inverno, para estar "obrigado" a recorrer a campings continuamos a alugar bungalows para as ferias como temos feito ate agora!
Por isso 220v ta fora de questão ... nao ha nenhum sistema sem ser a 220v que funcione bem para arrefecer a autocaravana?
É que eue o calor nao funcionamos nada bem mesmo, dormir com calor é para esquecer. Simplesmente não consigo!
DC1203
 
Mensagens: 25
Registado: segunda jun 12, 2017 5:47 pm

Re: Autovivenda ou perfilada?

Mensagempor DC1203 » segunda jul 03, 2017 10:35 am

Boa tarde a todos, ainda nao encontramos a nossa nova companheira de aventuras, devido a pouca oferta de autovivendas, estamos a pensar optar por uma perfilada neste caso em concreto apareceu uma Hymer van 522 de 2008 dentro do nosso plafond, que têm a dizer sobre esta autocaravana? Alguem tem uma ?
Obrigado a todos
DC1203
 
Mensagens: 25
Registado: segunda jun 12, 2017 5:47 pm

Re: Autovivenda ou perfilada?

Mensagempor fluis » segunda jul 03, 2017 10:50 am

Bom dia,

Foram vendidas poucas em Portugal, não sei por acaso se algum frequentador do fórum é proprietário de uma.
Do que lhe posso dizer, em relação ao modelo, é que uma perfilada compacta, as dimensões não fazem muita diferença em relação a uma autovivenda, tratando-se de facto de um compromisso entre a autovivenda e a perfilada pura.
Sendo uma Hymer a qualidade da parte habitável estará à partida garantida.
A única dúvida é que uma mecânica Ford de 2008, salvo erro uma 2.2, e tem havido alguns report's de problemas com esse motor. Se fosse um pouco mais antiga o motor 2.0 era mais fiável.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: Autovivenda ou perfilada?

Mensagempor Luismbmp » segunda jul 03, 2017 11:06 am

Boas, Hymer é uma boa marca, a nivel de construção e durabilidade da celula é sem duvida uma excelente escolha, e se está dentro do orçamento melhor ainda.
Agora, é uma AC exclusivamente para 1 casal, porque por exemplo a sala tem espaço o qb, a cozinha é pequenita, mas desenrasca. O frigorifico é dos pequenos, mas também serve. Quantas capucines de 7 lugares trazem frigorificos de 90L. Se viajarem por exemplo 2 casais, podem comer 4 pessoas na mesa, complicado seria para dormir mais 2 pessoas na autocaravana, penso que a mesa da sala não dá para fazer uma cama de casal.
De realçar uma excelente garagem, o WC não tem duche em separado, mas as Hymer's tem a particularidade de se fechar aquilo tudo interiormente e ficar com um duche tal e qual como um wc com duche em separado, penso que o lavatorio é giratório, recolhe para dentro e tem 2 resguardos moveis que fazem de parede para o duche.
É uma boa autocaravana, para mim o unico problema que tem é ser ford transit 2.2 com tracção dianteira, porque quase de certeza que é uma ford, porque a Hymer é quase sempre base ford transit, esses motores tem dado um pouco de problemas nas bombas de injecção, do sistema duratoc, entre os quais problemas tambem de injectores, valvulas EGR e problemas nas correntes de distribuição. Não quer dizer que todos os motores apresentaram todos estes problemas, mas aleatoriamente os tiveram.
Excelente seria esta autocaravana vir equipada em fiat ducato motor 2.3 jtd.
Não quer dizer que esta vá dar problemas, até pode nunca ter problemas, isto é como tudo. Mas que existe um maior numero de problemas nestes motores, lá isso existe, não só em autocaravanas como tambem em furgões.
Por isso antes de fazer negocio, procure saber se a AC é nacional, e com a matricula tentar saber junto da marca Ford, se o veiculo teve alguma ação de serviço relativamente a problemas de injecção ou susbstituição de injectores, porque normalmente motores com problemas, tem sido susbstituido os injectores com apenas 30000kms.


Abraço.
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Autovivenda ou perfilada?

Mensagempor DC1203 » segunda jul 03, 2017 4:43 pm

Obrigado pelas respostas, a autocaravana é de 2007 e nao de 2008, nao sei onde fui buscaro 2008, isto de ver dezenas de autocaravanas por dia baralha tudo :D
Bom quanto à disposição da autocaravana nos gostamos, gostamos tambem de ter a garagem para guardar as bicicletas em vez de as deixar na parte de tras da AC (as nossas bicicletas sao bastante apetecíveis pelos amigos do alheio), as dimensões tambem nos agradam, queremos algo prático e facil de conduzir/estacionar...
Quanto aos problemas que falam abora deixaram me de pe atras, comprar um carro que tem fama de ser pouco fiavel é para andar sempre com medo de quando é que ele vai rebentar...

A AC em questao é esta:
https://www.leboncoin.fr/caravaning/114 ... tm?ca=22_s

Nao sei se é modelo antigo ou novo, so diz que o motor é 125cv mas nao diz se é 2.0 ou 2.2...

Em conversa com um amigo que tem uma caravana ele disse-me para esperar ate ao fim do ano, porque encontro preços mais baixos e mais oferta a seguir à época das férias, isto faz algum sentido?
DC1203
 
Mensagens: 25
Registado: segunda jun 12, 2017 5:47 pm

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 33 visitantes