Supertramp Escreveu:Obrigado, o que precisamos neste momento é mesmo de opiniões de pessoas com mais experiência no assunto.
Em relação ao sueste asiático, se virmos que não temos condições para o fazer, deixaremos para outra altura. Tenho quem me ajude na construção e quero participar ativamente nela exatamente pela razão referida, até porque sou praticamente um zero à esquerda nesses assuntos. Se optar ( coisa que não me agradaria tanto ) por fazer a remodelação numa empresa especializada, tem alguma a sugerir e o custo associado aproximadamente? Quanto aos motores e à possibilidade de se viajar para o continente asiático, o que ter em conta? Estamos prontos para ter muito trabalho, estabelecemos um prazo de 2 anos para ter tudo pronto, já a ter em conta a quantidade de trabalho que temos tido ultimamente e a quantidade de tempo e atenção que requer um projeto destes.
O furgão, em relação ao peso sem nada dentro ainda, até onde é aconselhável comprar? Tinha lido que as ducato seriam muito boas, por causa do tamanho e do peso. Quanto à remodelação em si, algum sítio por onde nos poderemos guiar? O que usar, por exemplo, para o isolamento térmico? Que será muito importante, visto ser pelo menos um ano a viajar.
Para ires ao sueste asiatico por terra só dá por China, o que não é possível a menos que tenhas toneladas de dinheiro (têm regras lixadas no que toca à importação de veículos). Mas podes fazer a rota por Irão até bangladesh e apanhar um ferry até Malásia, ou vais pela russia e apanhas um ferry lá (tipo para singapura). A primeira opção é muito mais em conta, mas tens que passar por Irão e Paquistão.
Transformações contratadas andam por 12-18k. Uma hipotese a considerar é contratar só a primeira parte, ou seja, isolamento térmico e forrar as paredes. É a parte mais lixada. Dá muito trabalho mesmo e visto que a carrinha não é feita de linhas rectas, às vezes torna-se difícil. Esta é a opção que eu pondero para a próxima vez, mas tens que planear tudo muito bem antes (e.g. tubos, cabos, etc).
Teoricamente, fora Marrocos, Tunisia, Egipto, Turquia e mais uns quantos, quererás ter um motor só Euro 3, ou então...tens que estar preparado para fazer algumas alterações - filtros e assim acho eu. O combustível em países de 3o mundo é muito mais sujo e os novos motores são mais sensíveis a isso. Alguns motores podem até não estar preparado para altas altitudes e simplesmente desligam electrónicamente. Motores antigos vão continuar a funcionar, ainda que com muita mais fumarada.
Convém mesmo conseguires uma carrinha com peso bruto máximo de 3.5T. A minha tem PB 3.5T e tara por volta de 1.9T. A minha transformação é relativamente leve e a carrinha fica pelos 2.5-2.6T. Convém deixares folga, principalmente se vais exigir muito da carrinha. As Sprinter são muito boas, mas a tara anda pelas 2.2T.
As Ducato/Boxer/Jumper são muito apreciadas para transformações. Os motores são muito eficientes e são carrinhas particularmente espaçosas, nomeadamente em termos de largura, o que permite muita flexibilidade a nível de layout interior. São carrinhas de tracção à frente, o que significa que há mais espaço para depósitos debaixo da carrinha, uma maior altura interior, e uma maior segurança de condução em más condições. As desvantagens são que os motores são mais sensíveis, não igualmente fáceis de arranjar em qq sítio do mundo, os chassis não são tão resistentes (embora hajam uns alterados para AC) comparados com as marcas que referi, têm menos altura entre o chão e a carrinha e a tracção em súbidas (se gostas de ir para sítios mais fora da estrada) é pior. Na minha opinião, se uma pessoa quer uma carrinha só para a Europa, sem grandes aventuras off-road, estas carrinhas são as melhores. Mas se pensas em mais aventuras, eu pessoalmente prefiro as carrinhas que referi.
No meu caso a minha ford transit é tracção atrás. No início foi algo que me incomodou, mas depois de ver com que facilidade faço qualquer subida em terreno arenoso (e.g. perto de praias) mudei de opinião.
Algo que sugiro também é que antes dessa aventura façam umas quantas viagens pequenas, primeiro uns fins-de-semana, depois um par de viagens de 1 ou 2 semanas. Aliás, façam isso cedo, porque não só vos ajuda a habituar ao que é estar na estrada, mas também vos vai dar ideias sobre como melhorar a transformação. A minha transformação base tem 3 anos, mas ainda hoje vou fazendo melhorias e é incrível a diferença que pequenos detalhes podem fazer.