mais uma da PM

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

mais uma da PM

Mensagempor albi » terça abr 10, 2007 10:36 pm

Este fim de semana mais uma série de companheiros foi acordado pelas 7:30 para serem convidados a assinarem um papel (multa) por terem pernoitado na praia do Almograve. Isto é mais um facto triste para o nosso país pois muitos eram estrangeiros e o comentário geral é que não pagam e não vão regressar a Portugal. Será que é isto que as nossas autoridades pretendem?
viverem isoladas do resto da Europa.
Só por situações a sim é que compreendo como Salazar foi o maior dos portugueses, conseguiu que estivéssemos isolados 50anos.

Saudações rolantes
Avatar do Utilizador
albi
 
Mensagens: 390
Registado: quinta jul 06, 2006 10:40 pm
Localização: castelo branco

Mensagempor fluis » quarta abr 11, 2007 10:23 am

Bom dia,

Albi, tens mais detalhes sobre este assunto? Eles estariam correctamente estacionados ou acampados?
Qual foi a infracção que as autoridades alegaram que estavam a cometer?
Se estavam no parque de estacionamento de uma praia, então as autoridades só tem que recorrer ao POC que está definido para a Costa Marítima Sines-Burgau (aliás como penso que para quase todos os troços), em que é proibido a permanência de autocaravanas ou similares nos Parques e Zonas de Estacionamento das praias entre as 00:00 e as 08:00, como podem confirmar aqui neste link:
http://www.inag.pt/inag2004/port/divulg ... 152_98.PDF

Sendo extremamente negativo para a imagem de Portugal, no exterior, o facto de terem sido multados estrangeiros é da maior importância que o nosso comportamento seja exemplar, tal como está definido no “saber viajar em autocaravana”, para que não hajam razões para este tipo de tomadas de posição.

Este mesmo fim de semana, em Porto Côvo, tinhamos a área de serviço bem preenchida, no entanto ainda com espaço, mas com muita gente a acampar como se tornou já um hábito naquele local, e a orla maritima que vai desde S. Torpes a Porto Côvo tinha mais de uma centena de autocaravanas, nacionais e estrangeiras, muitas delas também em verdadeiros acampamentos.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Mensagempor albi » quarta abr 11, 2007 10:35 pm

Boas,
foi de facto por terem pernoitado na linha de costa em área protegida.
Nos sabemos que existem locais proibidos pelos POC, mas os estrangeiros não conhecem e mesmo nós só sabemos de alguns. Não custava muito ás autoridades terem um sinal no local a informar que ao abrigo do POC não se podia pernoitar e resolvia-se muitas situações chatas.
Já que em outros locais colocam placas sem estarem ao abrigo de nenhuma lei.

Saudações
Avatar do Utilizador
albi
 
Mensagens: 390
Registado: quinta jul 06, 2006 10:40 pm
Localização: castelo branco

Mensagempor Luis Agostinho » quarta abr 11, 2007 11:21 pm

Boa noite,

Embora concorde com algumas das afirmações feitas aqui, acerca de certos comportamentos de alguns autocaravanistas, considero um bocado exagerado, cada vez que isso acontece, cair-se quase num acto de contrição ou "mea culpa".Quando há tempos o Paulo nos pedia, para endereçarmos cartas á C.M. de Mafra para expressarmos o nosso descontentamento acerca da proibição, pedia-nos para não o fazermos em termos menos proprios! Mas, por quem é que ele nos toma?! Será que a culpa é só nossa e teremos de carregar com esse fardo toda a nossa vida de autocaravanista?
Para quem viaja no estrangeiro, sabe tão bem, que essas situações também se dão lá fora... e daí? Será que são mais selvagens do que nós?
Para mim, certos comportamentos só podem ser condenáveis se nós tivermos condições para não os fazermos e insistirmos em fazê-los.

Será uma heresia, para alguns, aquilo que eu vou dizer, mas é realmente o facto de nós termos o clima que temos, que convida alguns de nós e estrangeiros a virem comer ou fazer grelhados para fora das AC,s nesses locais fantásticos que a nossa costa é pródiga. Mas no fim de contas isso não é uma vida ao ar livre??

No Artº 41,alínea C: proibem o estacionamento de AC,s e "similares" entre as 0 e 8H , mas porquê este critério? Fora dessas horas pode ser um fartar vilanagem, ou será porque não temos meios de vigilância para controlar todas as actividades ílìcitas feitas através das nossas costas? entre as 0 e 8H? Será mais fácil avistar ao fundo uma praia deserta, do que ver alguns veículos estacionados... e ter de ir LÁ controlar!!
Para mim a pressão ambiental é uma falsa questão, já que a existir, tanto existe á noite como de dia.

Na alínea h: Estacionamento de veiculos FORA dos limites dos parques de estacionamento...
No entanto nesta classe nem sequer limitam no tempo a permanência.
Mas se alguém lá estiver dentro a dormir... passa a ser o quê? um veículo...."armado" em autocaravana?!

Temos, por mais que nos custe, de reconhecer um facto! É que o caravanismo e o autocaravanismo serão sempre vistos como os parentes pobres de turismo. Seremos sempre os pelintras que não têm dinheiro para andar de avião e frequentar bons hotéis. É uma realidade, ainda para mais acentuada, quando se vê AC,s a circular num estado lastimoso!! Mas não podemos passar a ricos só porque entrámos na CEE.
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais


Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 30 visitantes

cron