25.000 km 10meses 40paises

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

25.000 km 10meses 40paises

Mensagempor miguellx » domingo mai 15, 2016 3:38 pm

Boa tarde, o meu nome é Miguel e este é o primeiro post que faço aqui no fórum. Depois de muitos meses de poupança e sobretudo de muito trabalho encontro me a poucos meses de comprar a minha primeira Autocaravana e partir numa viagem de 25000km que vai durar cerca de 10 meses e passar por 40 países da Europa. Como devem calcular as duvidas são muitas, mas ao vasculhar aqui no fórum já consegui responder a algumas, pelo que gostaria que com este post conseguir responder as restantes que ainda tenho.
O meu orçamento é bastante simples, 10000 euros para a Autocaravana e 10000 para a viagem. Por esta ordem de preços as Autocaravana que poderei comprar são basicamente 3. Fiat ducado 1.9td ou 2.5td, Ford transit, e Fiat talento 1.9d. Esta é a minha primeira questão.. encontro me dividido em comprar uma caravana mais barata, com um motor mais pequeno, mas que me vai deixar margem para fazer uma revisão geral de mecânica e da celula habitacional (Fiat talento 1,9d) ou uma um pouco mais cara mas com um motor maior. O meu interesse é apenas ter uma Autocaravana que me leve onde eu quero, com uma mecânica fiável e que não gaste uma exorbitância de gasóleo. Sendo isto, estou inclinado para a Fiat talento 1.9d, eu sei que vai demorar mais, mas isso é irrelevante para mim, agora pergunto, será que a nível de motor, é fiável? se tiver 150000km e tiver levado uma revisão geral na mecânica.
Outra duvida que tenho é, ao usar uma Autocaravana durante quase um ano, que elementos devo ter especial atenção na celula habitacional?

muito obrigado desde já, os melhores cumprimentos.
miguellx
 
Mensagens: 4
Registado: sábado mai 07, 2016 4:23 pm

Re: 25.000 km 10meses 40paises

Mensagempor Rodadossaurus » segunda mai 16, 2016 6:22 pm

Qualquer uma dessas mecânicas é fiável SE tiver tido uma manutenção decente até à data.
O 2.5 permitirá subidas mais relaxas ((ou menos desesperantes), o consumo vai advir de muitos factores (pé, formato da AC, tamanho do motor).

Primeiro olharia para a questão estutural - chassis - que num veículo com bastantes anos pode estar comprometido, especialmente se veio de países com gelo (Alemanha, p.e.)
Depois para a mecânica, e aída provavelmente levar um mecânico - há tanto sítio para aldrabar...
E Por fim, mas não com menos atenção, para a célula... oa mínimo sinal de infiltração, fuja!!!
Testar TODOS os equipamentos. MESMO TODOS!!!! Incluindo os de gás. Um pequeno problema num acendedor podem ser 200€, facilmente...
MUITO cuidado com o frigorífico, se calhar o item mais caro.
Imprescindível levar alguém que conheça da poda, que tenha experiência.
Eu não o fiz e agora ando a pagar a ignorância.

De lado deixaria 500€ a 1000€ para as primeiras questões mecânicas, e outro tanto para as primeiras questões com a célula...

Antes de me pôr a fazer uma viagm longa, faria 2 pequenas: 1 de fim-de-semana para me aperceber do que me falta, outroa de 4 ou 5 dias para perceber o que não percebi na primeira vez.

Atenção aos tipos e tamanhos de depósitos de águas (brancas, cinzentas e pretas)

Atenção à parte eléctrica!!
Rodadossaurus
 
Mensagens: 143
Registado: quinta fev 18, 2016 6:14 pm
Localização: Grande Lisboa

Re: 25.000 km 10meses 40paises

Mensagempor Lealbino » terça mai 17, 2016 1:52 pm

Boas companheiro e bem-vindo :wink: ;)

A minha anterior AC era uma Fiat Talento 1.9TD com cerca de 140kkm (marcados, desconheço se reais) e rolava sem problemas em plano a 80/90/100, a subir era mais complicado mas mesmo assim fazia, e supostamente teria 82cv que me pareceram um pouco “cansados” talvez devido ao histórico anterior que desconhecia a fundo. Quando a comprei teve uma boa revisão e tinha correia distribuição mudada, mas mesmo assim em algumas viagens tive surpresas devido a algumas tubagens estarem velhas (passei a andar com material extra que pudesse solucionar, até trocar toda a tubagem antiga). Tive-a durante cerca de 2 anos, e penso que sempre consideraria o motor fiável desde que eu tivesse feito uma revisão ainda mais a fundo.

No meu caso eu não tinha períodos muito longos para viajar (tinha de estar sempre olhar para o regresso), portanto acho que com tempo e se forem no máximo 2/3 pessoas vai levar com calma onde quiser. Mas atenção que não há nada como pré-testar como já sugeriram, aparte da teoria muito assenta no estado em que está o motor e os restantes componentes. Pelo que pesquisei na altura o Turbo fazia diferença em relação à versão 1.9D, mas não há nada como conduzir e experimentar primeiro. 8)

A verificar aquando da compra:
Que não tem nada partido e que tudo funciona, por exemplo uma janela/chão wc/peça só um bocadinho partida pode originar quebra completa quando depois a usar mais vezes, e depois quer encontrá-la quer o preço podem revelar-se complicados...Se tiver algo partido procure saber se existe substituto e quanto custa, ANTES de comrpar a autocaravana.
Parte mecânica - com alguém experiente (embraiagem, motor, etc)
Frigorifico a funcionar – No meu caso nunca funcionou em pleno, mais valia ter verificado melhor aquando da compra.
Aquecimento - Nunca usei mas convém testar se na viagem for passar por locais frios
Locais de possível infiltração (dentro de móveis, cappuccino, etc)
Estado da suspensão (a minha Talento abanava um bocado de traseira devido à suspensão estar quase nas ultimas)

Para viajar no meu modelo o que levava sempre a bordo na altura era:
Tubos extra de água
Bomba de água extra 12V, porque de vez em quando “morria”
Adaptadores para ligação vários tipos de bocal de água e eletricidade
Cópia de uma das chaves da porta a esconder cá fora, imagine fechar-se a porta com chaves lá dentro…
Garrafão de 5 ou 10 litros de água, tanto serviu para finalizar banhos, como para confecionar comida, usar no wc, e mesmo quando perdi a água toda no circuito de refrigeração...se não fosse o garrafão lá tinha de ligar ao reboque...


Se tiver interesse em parte do diário de bordo da minha anterior Talento aqui fica:
viewtopic.php?f=17&t=6633&p=66108&hilit=camp#p66108


Abraço
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Re: 25.000 km 10meses 40paises

Mensagempor erebrus » domingo mai 22, 2016 7:47 pm

Boas Miguel,
Bem-vindo.
É bom ver malta com atitude por aqui! Prepara-te para aprender muito! Eu converti a minha carrinha há cerca de 3 anos e já me rendeu uns 40 000km por 16 países em múltiplas viagens.
A nível dos veículos o que posso dizer é com base na minha experiência é com uma renault de 88 (60cv) e a minha actual transit 2.4td de 2001 (90cv). Tive a renault durante 5 meses e só fiz pequenas viagens. Ainda hoje, passados 4 anos, ao atravessar algumas montanhas (como as carpatia na roménia) muitas vezes penso "isto com a renault seria um pesadelo". Porém, a vida é feita de compromissos e conseguir uma auto-caravana (ou neste caso auto-vivenda) com tudo o que precisava, com uma carrinha boa (que me faz consumos de 8L fora da AE) a um preço aceitável leva muito esforço e tempo.
Outra coisa que posso dizer das transit é que não só são fiaveis (embora varie de modelo para modelo), mas também carrinhas que em qualquer sítio do mundo se arranjam com facilidade.

Quanto a viajar, faz sem dúvida um par de viagens pequenas antes. Não só para te habituares ao veículo (e esticá-lo um pouco,pq a minha renault só deu os primeiros problemas quando quis fazer uma viagem longa com ela), mas também para te habituares ao auto-caravanismo e veres como as coisas funcionam melhor para ti. Há várias referências úteis online a nível de procurar onde ficar. Por exemplo, os sites http://www.campercontact.com/en/ e http://furgovw.org/mapa_furgoperfecto/

10 000€ para essa viagem terão que ser esticados, já que 1/4 a 1/3 será gasto em combustível. Em muitos países (como PT) as portagens são mais caras e se precisares de usar um ferry vai-te sempre custar um bocado. Fora isso, dá uma olhadela a http://vandogtraveller.com . É alguém com uma história semelhante e fez questão de esticar o dinheiro ao máximo.

Se quiseres, dá um olhadela em http://www.roamingonwheels.com/row/ e podes ver algumas das nossas viagens. Sempre dá para tirar ideias. E está à vontade para fazer perguntas.

Sem ofensa para os veteranos, é refrescante ver sangue novo na estrada, porque normalmente só encontramos reformados quando estamos lá fora!
erebrus
 
Mensagens: 124
Registado: sexta abr 20, 2012 9:04 am
Localização: Faro, Portugal

Re: 25.000 km 10meses 40paises

Mensagempor miguellx » sábado mai 28, 2016 4:10 pm

Muito obrigado a todos pela ajuda, por agora vou esperar porque só estou a pensar comprar a AC em setembro/outubro para não a ter parada tantos meses e porque penso que provavelmente vão estar mais baratas nessa altura. Em relação a viagem em si, eu estou a pensar em dormir 80% das vezes fora de parques de campismo, visto que quando se perde o ' medo' do campismo selvagem, essa preocupação fica um pouco fora de questão, no fundo qualquer sitio poderá ser um bom sitio para pernoitar, desde que esteja num sitio seguro e sem incomodar ninguém. A nível dos custos em si, espero economizar em áreas como : combustível (uma AC que não gaste para cima de 10l), dormir fora de parques de campismo, evitar ao máximo portagens. Outra pergunta que gostava de fazer, é a nível do gás, é fácil abastecer a botija pela Europa fora? Devo ter alguma preocupação em especifico?
miguellx
 
Mensagens: 4
Registado: sábado mai 07, 2016 4:23 pm

Re: 25.000 km 10meses 40paises

Mensagempor Duarte » sábado mai 28, 2016 5:01 pm

miguellx Escreveu:Outra pergunta que gostava de fazer, é a nível do gás, é fácil abastecer a botija pela Europa fora? Devo ter alguma preocupação em especifico?


O melhor é arranjares um botija de gpl pois podes carregar pela europa fora sem problemas pois fora isso para ser compativel com todos esses países talvez só a campingáz.

aqui tens uma foto de uma dessas botijas de gpl
Imagem

Existem vários preços no mercado e o mais barato que até agora me pediram foi á volta de 180 euros pela botija sem instalação.

Duarte
Guru do GPS
iGO Primo
Rapido 9086
Avatar do Utilizador
Duarte
Guru do GPS
 
Mensagens: 910
Registado: quarta nov 09, 2005 1:43 pm
Localização: São Bartolomeu de Messines - Algarve

Re: 25.000 km 10meses 40paises

Mensagempor Rodadossaurus » sábado mai 28, 2016 11:05 pm

Começa a ver as ACs com 2 ou 3 meses de antecedência.
Pessoalmente fiz um excel com todas as características que me interessavam e ia apontando TODAS as ACs que estavam de um pouco acima do que podia pagar até ao que podia pagar. Era curioso ver algumas que estavam acima a serem reanunciadas por valores que já podia pagar.
Por outro lado tinha-as organizadas por anos, e assim percebia a variação de preços ao longo dos anos.

Menos de 10l/100, num veículo com bastantes anos não é fácil... quantos são vocês? às tantas, e por ter consumos mais baixos e ser mais "disfarçada", em vez de uma AC mai valia uma autovivenda... em termos de WC é pior, mas de resto...

A maior parte da Europa usa sistema de saída livre com redutor. O GPL é mais barato, há em toda a europa, mas fora de Portugal é mistura de propano com butano, logo mais "sujo".
Rodadossaurus
 
Mensagens: 143
Registado: quinta fev 18, 2016 6:14 pm
Localização: Grande Lisboa

Re: 25.000 km 10meses 40paises

Mensagempor erebrus » quinta jun 09, 2016 9:58 pm

miguellx Escreveu: Em relação a viagem em si, eu estou a pensar em dormir 80% das vezes fora de parques de campismo, visto que quando se perde o ' medo' do campismo selvagem, essa preocupação fica um pouco fora de questão, no fundo qualquer sitio poderá ser um bom sitio para pernoitar, desde que esteja num sitio seguro e sem incomodar ninguém.


Informa-te bem sobre cada país que visitas porque "qualquer sítio poderá ser um bom sitio para pernoitar" não se aplica de forma tão universal quanto pensas,principalmente se é uma AC (e não uma auto vivenda). Há países como a Eslovénia e a Croácia em que não é permitido e não é perdoado. Há países com a França em que há uma enorme infraestrutura (as chamadas aires) e mesmo fora destas há uma grande tolerância. Há países como a Dinamarca que as pessoas vão estranhar imenso e vão chamar a polícia por pensarem que és Polaco (não estou a gozar, aconteceu-me mais que uma vez). Há países como a Grécia em que é ilegal, mas na realidade, a menos que estejas a incomodar, ninguém te vai chatear. Há países como a Roménia e a Bulgária em que podes não te sentir suficientemente seguro.
Em geral,quanto mais discreto fores e quanto menos tempo ficares no mesmo sítio, mais fácil é. É por esse motivo que a minha AV é completamente "stealth" e ninguém se apercebe que é uma auto-vivenda. Não há nada mais comum pela europa fora do que uma Ford Transit branca. Uma AC vai dar mais nas vistas. Não é nada que não se resolva, mas tens é que ter atenção a cada país que vais para perceberes como funciona lá.

Aconselho-te a considerares o livro da ACSI. Dá-te descontos enormes em parques de campismo fora da época alta e garante-te que terás sempre uma opção (entre 12 e 16 euros por noite) caso não consigas arranjar um sítio fora de parques de campismo.
erebrus
 
Mensagens: 124
Registado: sexta abr 20, 2012 9:04 am
Localização: Faro, Portugal

Re: 25.000 km 10meses 40paises

Mensagempor Salazar » sexta jun 10, 2016 12:34 pm

10000€ para uma AC (e depois tudo o que é necessário para colocar a AC pronta para uma viagem dessas), sinceramente, parece-me um orçamento muito curto.
Com essa verba, eu equacionaria seriamente comprar um furgão (bem mais recente que uma talento) e converter para AV. Um depósito de gpl, um frigorífico de absorção, um combi 4 (ou apenas um boiler, vá), um painel solar e uma bateria agm na casa dos 100Amp novos são um descanso. Para não falar da segurança de uma carroçaria dos anos 2000 (ou mesmo finais de 90) vs uma célula do início de 90...
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: 25.000 km 10meses 40paises

Mensagempor erebrus » sábado jun 11, 2016 10:37 am

Salazar Escreveu:10000€ para uma AC (e depois tudo o que é necessário para colocar a AC pronta para uma viagem dessas), sinceramente, parece-me um orçamento muito curto.
Com essa verba, eu equacionaria seriamente comprar um furgão (bem mais recente que uma talento) e converter para AV. Um depósito de gpl, um frigorífico de absorção, um combi 4 (ou apenas um boiler, vá), um painel solar e uma bateria agm na casa dos 100Amp novos são um descanso. Para não falar da segurança de uma carroçaria dos anos 2000 (ou mesmo finais de 90) vs uma célula do início de 90...


Por um lado, eu concordo com o companheiro Salazar. Eu comprei há 4 anos a minha for transit de 2001, por 3100 e paguei 2500 de imposto para a transformação. Depois com 6000 fiz uma transformação que incluiu casa de banho completa (com chuveiro tb), frigorifico (não recomendo de absorção, mas sim um pequeno normal de compressor que se consegue por 100€), dois paneis solares (total 200W), 2 baterias AGM (total 200Ah), inversion 2000W, exaustor. Só não uso GPL, porque a instalação de gás complica as coisas. Em vez disso tenho 2 mini fogões que levam garrafas de gas de 250g. Para água quente tenho um sistema ligado ao motor que aquece a água durante a viagem, mas este foi instalado mais tarde. Tudo isto com as vantagens duma carrinha de 2000 serve-me muito bem.

Contudo...o que poupa em dinheiro, ganha-se em trabalho e stress. Por isso...não é uma escolha viável para qualquer um. Contudo se decidires enveredar por este caminho, contacta-me, porque tenho inúmeras dicas de como podes poupar dinheiro no processo.
erebrus
 
Mensagens: 124
Registado: sexta abr 20, 2012 9:04 am
Localização: Faro, Portugal

Re: 25.000 km 10meses 40paises

Mensagempor tiago fernandes » quarta jul 13, 2016 11:12 pm

Estou a pondera viagem idêntica na Europa de AC, tenho experiência de uma 7 ou 8 viagens na Europa, e Agora tenho Autocaravana e tempo para tal...

Se quiseres contacta-me...

Informo também que a par disto tenho outro projecto de viagem um para África e outro para Ásia...
Avatar do Utilizador
tiago fernandes
 
Mensagens: 40
Registado: quinta nov 12, 2015 3:51 am
Localização: Tábua

Re: 25.000 km 10meses 40paises

Mensagempor tiago fernandes » quarta jul 13, 2016 11:16 pm

miguellx Escreveu:Muito obrigado a todos pela ajuda, por agora vou esperar porque só estou a pensar comprar a AC em setembro/outubro para não a ter parada tantos meses e porque penso que provavelmente vão estar mais baratas nessa altura. Em relação a viagem em si, eu estou a pensar em dormir 80% das vezes fora de parques de campismo, visto que quando se perde o ' medo' do campismo selvagem, essa preocupação fica um pouco fora de questão, no fundo qualquer sitio poderá ser um bom sitio para pernoitar, desde que esteja num sitio seguro e sem incomodar ninguém. A nível dos custos em si, espero economizar em áreas como : combustível (uma AC que não gaste para cima de 10l), dormir fora de parques de campismo, evitar ao máximo portagens. Outra pergunta que gostava de fazer, é a nível do gás, é fácil abastecer a botija pela Europa fora? Devo ter alguma preocupação em especifico?


A minha 1.9 chega aos 6,5litros :D

Na minha uso Galp Pluma a botija tava vazia quando a comprei, já tem quase 50 dias de estrada e ainda funciona tudo que é a gás, mas a ir para a Europa é uma questão a ver ...

Para nunca pensarem que és Polaco existe uma dica importatissima importantissima que eu aprendi em viagem...

LEVA UMA OU MAIS BANDEIRAS PORTUGUESAS BEM VISÍVEIS!!!! ( A tua viagem está logo 25% mais facilitada )

E acredita no que te digo, já fui de Old Mini até a Roménia, Sérvia, ou UK, já fui de Land Rover a Mauritania, ao Senegal, a Guiné, entre muitos outros...
Avatar do Utilizador
tiago fernandes
 
Mensagens: 40
Registado: quinta nov 12, 2015 3:51 am
Localização: Tábua


Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 28 visitantes

cron