Locais para pernoitar e gastos

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Locais para pernoitar e gastos

Mensagempor forunista » terça ago 18, 2015 2:28 pm

Olá a todos,

Fiz a minha apresentação há pouco e foi-me aconselhado colocar aqui as questões.

Ando a ver os gastos que uma AC terá(preço de compra, IUC, Seguro, Revisões, IPO, Combustível, Portagens, Estações de Serviço/Pernoitar) porque apesar de achar que fico livre de reservas de hoteis, voos e carro, também tenho de ver que gasto mais tempo a ir para aquele destino de AC do que de avião. E tempo são dias de férias que não me dão. Estamos no extremo da Europa, pelo que, é-nos menos favorável em relação ao centro da Europa.

Tenho dúvidas acerca de várias questões no que toca a pernoitar e apreciava muito a vossa ajuda com a experiência de têm.
1) Pelo que tenho lido aqui no forum, a questão da pernoita é tudo menos simples. Há a questão da lei, é igual nos vários países europeus ?
2) Quando é só para pernoitar, qual a média de preço dos locais ? Há locais gratuitos ?
3) Quando precisam de uma estação de serviço para reabastecer e fazer os despejos, qual o preço ? Há em muitos locais ?

Obrigado.
forunista
 
Mensagens: 14
Registado: terça ago 18, 2015 10:34 am

Re: Locais para pernoitar e gastos

Mensagempor MigSou » quarta ago 19, 2015 10:44 am

Bom dia Companheiro,

Eu espero ajudá-lo e não o contrário pois as perguntas que coloca são pertinentes e eu mesmo antes de comprar a AC também tentei encontrar resposta a essas perguntas.

Em primeiro lugar, ao comparar viajar na Europa de carro ou de avião tem que levar em conta (pelo menos na minha opinião) que acabo sempre por ver mais coisas em menos tempo ao ir de AC do que de carro. Isto acontece por vários motivos, seja porque não ando à procura de hotel, seja porque se fizer uma reserva não fico "preso" aquela zona.

Mas vamos às suas perguntas:
1) Pelo que tenho lido aqui no forum, a questão da pernoita é tudo menos simples. Há a questão da lei, é igual nos vários países europeus ?
É verdade que à primeira vista parece complicado, mas (pelo menos para mim) é simples:
1 - ler e seguir as regras de ouro (a maioria são regras de bom senso)
2 - por regra estaciono onde me apetece (desde que cumprindo a lei geral para veículos)
3 - pernoito apenas em áreas de serviço e (esporadicamente) fora delas se houver outras ACs no local ou depois de confirmar com a PSP ou GNR locais
(pernoitar ou simplesmente estacionar é muito diferente)

Isto quer dizer que posso passar o dia na praia e depois ir dormir a uma AS perto daí.
Claro que normalmente escolho praias perto de ASs, para isso, uso a BD de áreas de serviço aqui do fórum ou o Camping Car Info.
(mesmo de AC faço sempre algum planeamento)

A lei é mais ou menos igual na maioria dos países europeus, com excepção de Portugal onde é proibido pernoitar a 500 metros da costa e na Croácia onde é proibido pernoitar fora ASs ou de parques de campismo. No entanto, antes de ir para qualquer país europeu deve tentar informar-se sobre regras próprias nesses países.
Outros companheiros poderão saber de mais excepções.


2) Quando é só para pernoitar, qual a média de preço dos locais ? Há locais gratuitos ?
Isso depende do País e da zona do País.
Em Portugal a maioria das ASs são gratuitas com excepção das privadas que são todas pagas. Regra geral, (as ASs privadas) andam à volta dos 5 euros por noite. Existem algumas Ass municipais que também são pagas, pois as Câmaras já se aperceberam que são uma boa fonte de receita.
Em Espanha o cenário é parecido com o Português.
Em França as ASs são quase todas pagas. Algumas, em especial nas regiões mais interiores e com pouco turismo, são gratuitas.

3) Quando precisam de uma estação de serviço para reabastecer e fazer os despejos, qual o preço ? Há em muitos locais ?
Tipicamente em Portugal e Espanha, o reabastecimento e despejo são gratuitos ou então estão incluidas no preço da pernoita (no caso de ASs pagas).
Em França nunca encontrei uma AS em que o reabastecimento fosse gratuito mas também nunca me pediram mais do que 2€ pelo mesmo. As AS baratas ou gratuitas, cobram pelo reabastecimento, as ASs mais caras, regra geral não cobram. Exemplo: AS no Puy du Fou, cobra 5€ por noite, o reabastecimento são 2€. Disney: 30€ por noite, o reabastecimento é gratuito.
Em algumas zonas, existem muitas ASs, outras nem por isso, mas a tendência é melhorar pois as autarquias apercebem-se da fonte de receita.
O melhor é ir ver a BD de ASs aqui do fórum e o site Camping Car Info e ver pelos seus olhos!

Boa sorte para a tomada de decisão e boas viagens (de carro, avião ou AC!)

Já agora um pequeno aparte, mesmo com a AC, não deixei de andar de avião e hotel! Claro que agora o faço muito menos vezes (por vezes passa mais de um ano), mas o que interessa é viajar! Boas viagens!
MigSou
 
Mensagens: 46
Registado: quarta jun 19, 2013 3:11 pm
Localização: Lisboa

Re: Locais para pernoitar e gastos

Mensagempor forunista » quarta ago 19, 2015 12:46 pm

MigSou, obrigado pela atenciosa resposta :)

MigSou Escreveu:Em primeiro lugar, ao comparar viajar na Europa de carro ou de avião tem que levar em conta (pelo menos na minha opinião) que acabo sempre por ver mais coisas em menos tempo ao ir de AC do que de carro. Isto acontece por vários motivos, seja porque não ando à procura de hotel, seja porque se fizer uma reserva não fico "preso" aquela zona.


Bom, as reservas faço sempre pela net, quanto a estar restrito à zona do hotel, se quero visitar um país, reservo em vários locais. Fiz assim quando visitei vários países, não só na Europa. Agora, é indiscutível que se for para uma região e que veja que merecia mais tempo lá, não posso ficar lá mais tempo porque tenho outra reserva feita noutro local. É mais vantajoso a AC se quisermos ficar mais tempo num sitio, isso é. Também é menos vantajoso se nos depararmos com ruas estreitas onde é melhor não arriscar ir com uma AC. Enfim, acho que entre vantagens e desvantagens, ganham as vantagens e para além disso, gosto do conceito do autocaravanismo.

MigSou Escreveu:3 - pernoito apenas em áreas de serviço e (esporadicamente) fora delas se houver outras ACs no local ou depois de confirmar com a PSP ou GNR locais
(pernoitar ou simplesmente estacionar é muito diferente)


Aqui é que não estou a par deste tema. Já vi escrito por um companheiro(e com lógica, não sei se dentro da lei) que há alguma confusão quanto ao estacionamento/pernoita. Se uma pessoa pode dormir dentro do carro, porque é que não pode dormir dentro de uma AC, naquele local ? Desde que não monte o "estaminé".

Quanto às outras questões, fiquei esclarecido e já dei uma vista de olhos pelas AS.
forunista
 
Mensagens: 14
Registado: terça ago 18, 2015 10:34 am

Re: Locais para pernoitar e gastos

Mensagempor rmiguel » quarta ago 19, 2015 1:11 pm

Boas

Tu podes sempre dormir dentro da AC, não podes é acampar.
Apenas há sítios tipo parque natural da costa vicentina que não permitem pernoitar/estacionar entre as 0:00 e as 8:00 a x metros da linha de água.
Não sei se é bem assim, mas é mais ou menos isto. Isto apenas acontece para evitar os abusos, lixos, acampamentos, etc que os hippies lá fazem, e eu assisto a isso todos as vezes que lá vou... No entanto dentro do parque natural há sítios que podes pernoitar á vontade.
De resto e para não teres duvidas instala uma aplicação no telemovel(android), se tiveres iphone não sei se existe, chamada park4night e desde que tenhas internet já chega para te safares em qualquer parte do mundo, principalmente Europa e países vizinhos.

Abraço
rmiguel
 
Mensagens: 75
Registado: quinta jul 09, 2015 9:18 am
Localização: Algarve

Re: Locais para pernoitar e gastos

Mensagempor fluis » quarta ago 19, 2015 4:33 pm

Boa tarde,

Este assunto já foi algumas vezes por aqui abordado.
Havendo um espaço dedicado às autocaravanas numa determinada localidade (estou a falar de estacionamento reservado/áreas de serviço e não parque de campismo) é recomendável usar. Em povoações que se esteja a visitar e que não sejam de maior pressão turística, também não se coloca normalmente qualquer problema em usar um parque de estacionamento para estacionamento/pernoita, as maiores dificuldades surgem normalmente na época alta em locais de maior afluência turística em que por vezes o espaço de estacionamento é escasso.
AS A.S. publicas são normalmente gratuitas fora dos locais mais turísticos, andarão entre os 5/10 nos locais de maior afluência, já as A.S. privadas andarão na casa dos 10/15 €, tudo dependente dos locais, da procura que têm e das condições, não constituindo normalmente esse o maior gasto, aliás a opção pelo Turismo em autocaravana raramente é por questão económica, mas, antes sim, pelo tipo de viagens que se faz.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: Locais para pernoitar e gastos

Mensagempor erebrus » quinta ago 20, 2015 7:21 am

forunista Escreveu:Olá a todos,

Fiz a minha apresentação há pouco e foi-me aconselhado colocar aqui as questões.

Ando a ver os gastos que uma AC terá(preço de compra, IUC, Seguro, Revisões, IPO, Combustível, Portagens, Estações de Serviço/Pernoitar) porque apesar de achar que fico livre de reservas de hoteis, voos e carro, também tenho de ver que gasto mais tempo a ir para aquele destino de AC do que de avião. E tempo são dias de férias que não me dão. Estamos no extremo da Europa, pelo que, é-nos menos favorável em relação ao centro da Europa.

Tenho dúvidas acerca de várias questões no que toca a pernoitar e apreciava muito a vossa ajuda com a experiência de têm.
1) Pelo que tenho lido aqui no forum, a questão da pernoita é tudo menos simples. Há a questão da lei, é igual nos vários países europeus ?
2) Quando é só para pernoitar, qual a média de preço dos locais ? Há locais gratuitos ?
3) Quando precisam de uma estação de serviço para reabastecer e fazer os despejos, qual o preço ? Há em muitos locais ?

Obrigado.

A complexidade varia imenso de país para país. Na Noruega por exemplo é legal (e seguro) acampar durante um máximo de dois dias em qualquer lugar desde que a X (não me lembro bem, mas 100 metros ou assim). Nos países do sul, regra geral não é legal acampar, e muitas vezes isto é assumido pelas autoridades ser o mesmo que estacionar. A aplicação dessas leis é extremamente variável, mas costuma ser mais frequente em sítios concorridos em época alta. Na Dinamarca serão sempre confundidos com Polacos e os locais frequentemente chamarão a polícia. França e a Alemanha têm uma infraestrutura muito extensa. Enfim, varia imenso.
Eu uso o campercontact.com em viagem. Têm muitas opções para a maioria dos países europeus, muitas de borla. Em 30 000km e uns 15-20 países nos últimos 2 anos, foi raro pagar por pernoita. Só mesmo quando às vezes nos apetece ir para um parque, ou por conforto ou porque em alguns países não é fácil encontrar bons sítios para vazar e encher tanques (e.g. Grécia). Outro aspecto é a segurança. Na Noruega podemos acampar num sítio qualquer e não ter qualquer receio. Alguns países da Europa de Leste não inspiram tanta confiança.
De notar que tenho uma auto-vivenda discreta e que quando pernoito em qualquer sítio tento ser discreto e não incomodar ninguém.

De qualquer forma, tome atenção que no que toca a viajar, há que fazer um compromisso entre tempo e dinheiro. Quem viaja numa autocarava durante dois meses, fá-lo a um custo muito baixo. Quem viaja a mesma distancia em 2 semanas, fá-lo a um custo muito mais alto, porque o preço do combustível, portagens e ferrys são fixos, mas neste caso divididos por menos tempo. Também faz diferença o número de pessoas com quem viaja. Se viaja só com mais uma pessoa, o custo por pessoa por dia será maior do que se viaja com a familia toda.
Do que me disse, quer viajar pela Europa e tempo é limitado. Nesse caso, considerando ainda que o consumo duma autocaravana costuma ser bem mais que 8.5l/100km, pode não ser a forma de viajar mais barata. Porém, a flexibilidade, sensação de liberdade e possibilidade de realmente conhecer um país são incomparáveis.
erebrus
 
Mensagens: 124
Registado: sexta abr 20, 2012 9:04 am
Localização: Faro, Portugal

Re: Locais para pernoitar e gastos

Mensagempor forunista » quinta ago 20, 2015 8:52 am

Sobre os últimos comentários,

Fiquei surpreso com a afirmação do companheiro fluis, quando diz que o autocaravanismo raramente é por uma questão económica. No meu caso, queria juntar o util(gostar deste tipo de turismo) ao facto de ser mais económico. Para isso, alimentei uma tabela comparando uma viagem de AC com avião. Apresento-a abaixo.
https://docs.google.com/spreadsheets/d/ ... sp=sharing

Nesta tabela estou a considerar fazer 6000 kms numas férias de 17 dias para poder comparar com uma viagem de avião de 12 dias. Isto porque, um voo demora horas e de AC demora dias. Logo, considerei 5 dias para ir e voltar. Se fosse numa tirada...porque numa AC, há a vantagem de poder parar onde se quiser e visitar o que se quiser sem ter de fazer tudo de seguida. Considerei estes 17 dias como aproximação para poder comparar com os dias que costumo viajar de avião(cerca de 12 dias).

Reparei que reuniram muita informação útil na área Índice do Fórum ‹ Autocaravanismo ‹ Sites Úteis :)
Isto dá muito jeito !
forunista
 
Mensagens: 14
Registado: terça ago 18, 2015 10:34 am

Re: Locais para pernoitar e gastos

Mensagempor time_out » quinta ago 20, 2015 2:26 pm

Boa tarde

No seu quadro comparativo esqueceu-se de alguns custos, nomeadamente:

1 - custo do investimento / depreciação
2 - Consumo é maior do que 10 l /100 km
3 - manutenção da AC (não é revisão ao veículo)
4 - consumíveis AC (desinfectante sanita, etc)

Isto para confirmar as palavras do Fluis pois é verdade que ter uma AC raras vezes é por uma questão económica....
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Re: Locais para pernoitar e gastos

Mensagempor forunista » quinta ago 20, 2015 3:28 pm

time_out, obrigado por me lembrar desses aspectos.

Em relação ao custo, estou a considerá-lo: 30 mil euros.
O consumo, varia de AC para AC e o valor que coloquei foi com base no que tenho visto escrito...10 a 12 litros. Em todo o caso, não tenho essa experiência.
Em relação à manutenção, é muito diferente de outro veículo ?
forunista
 
Mensagens: 14
Registado: terça ago 18, 2015 10:34 am

Re: Locais para pernoitar e gastos

Mensagempor time_out » quinta ago 20, 2015 4:23 pm

forunista Escreveu:time_out, obrigado por me lembrar desses aspectos.

Em relação ao custo, estou a considerá-lo: 30 mil euros.
O consumo, varia de AC para AC e o valor que coloquei foi com base no que tenho visto escrito...10 a 12 litros. Em todo o caso, não tenho essa experiência.
Em relação à manutenção, é muito diferente de outro veículo ?


Boa tarde

Está a considerar o custo de aquisição mas não a depreciação ao longo do tempo. Esse valor devia entrar no comparativo.

Quanto à manutenção e por não se tratar de um carro novo irá certamente ter. É como a que existe em casa (só que é mais fragil!)
No seu comparativo deveria ter entrado com o custo do produto para a sanita quimica pois durante a viagem irá usar algum, esqueceu-se do gás que será mais ou menos dependendo do periodo do ano que vai viajar.
O combustivel deverá ser considerada a media mais alta.
Isto tudo para dizer que o autocaravanismo não é a forma mais barata de se viajar..... mas têm-se outras regalias e mordomias que os viajantes de avião ou de carro não encontram.
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Re: Locais para pernoitar e gastos

Mensagempor forunista » quinta ago 20, 2015 4:36 pm

Não estou a perceber o que é a desvalorização da AC tem a ver com estes cálculos.
Eu compro uma AC por 30 mil euros. Ao longo dos anos, vai desvalorizando...e então, o que é que esse assunto está ligado com os gastos ?
Os 30 mil euros eu já estou a considerar como perdidos, logo a desvalorização já foi toda à vida mal acabo de comprar...Se um dia vendê-la...ainda posso ganhar uns trocos.
forunista
 
Mensagens: 14
Registado: terça ago 18, 2015 10:34 am

Re: Locais para pernoitar e gastos

Mensagempor danibeja » quinta ago 20, 2015 6:20 pm

Boa tarde,

Vou meter o bedelho... LOL

Caro Forunista, se pretende utilizar a AC 1 vez por ano ( nas férias ) é o pior investimento da sua vida !!!!!! Por favor não compre, não vai gostar e para fazer férias na AC, não é o mais indicado, é como estar em casa, tem que se fazer a cama, lavar a loiça, arrumar a casa, etc... e ainda pior tem que se conduzir, o que nos proíbe de beber uns copitos ao almoço ou ao jantar.... :lol: :lol: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: , estou a ironizar........

Agora muito a sério, a AC é muito mais que um veiculo para férias, até porque em muitas circunstancias para férias é melhor ir de avião, como já todos explanaram.....

No meu caso em particular, tento fazer uma saída por mês ( fim de semana ), apesar de nem sempre ser possível... mas para mim aqui esta o factor diferenciador, uma escapadinha, nem que seja para Oeiras ou Cascais, para o Gerês ou para Vila Real de Santo António, o que interessa é sair, nem que nada esteja planeado, a AC está sempre pronta a sair/ passear.... Nem que seja para houvir os pingos da chuva a cair no tejadilho da AC, ou o mar a bater nas rochas, ou até mesmo o silencio do Alentejo....

Antes de fazer contas alugue uma Autocaravana, experimente e se gostar não faça contas, o prazer não se compra, e pelo contrário se não gostar, fica a ganhar pois não perdeu dinheiro na compra/venda da AC.

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Locais para pernoitar e gastos

Mensagempor Paulo » sexta ago 21, 2015 2:01 pm

A compra de uma AC baseada no comparativo do sai mais barato do que..., na minha perspectiva não será a melhor opção. A compra deste tipo de veículo, os encargos anuais e a deslocação são pesados. Não adianta contornar isto. Tudo isto cresce quando a AC se compra nova.

Por outro lado, uma compra destas para utilizar apenas nas férias é algo que se faz mas que não dá o verdadeiro "uso" ao investimento. É claro que este factor será irrelevante quando se compra pelo gosto.

O viajar em AC tem prazeres muito próprios que, se não forem apreciados, dificilmente trarão ao comprador um prazer prologado no tempo por esta forma de turismo.

É apenas uma opinião muito pessoal.

Abraço,
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Re: Locais para pernoitar e gastos

Mensagempor forunista » sexta ago 21, 2015 2:47 pm

Se não fosse um fórum de autocaravanismo, diria que os companheiros eram apaixonados pelo autocaravanismo, mas não aconselhavam para quem olhasse a despesas :|

Amigos, as contas estão aí e os acertos(que em boa hora corrigiram-me) de que falaram também. Se não contarmos com o valor da aquisição de uma AC, umas férias 1 vez por ano são menos dispendiosas do que umas férias indo de avião. Se passarmos a 2x por ano(haja dias de férias para isso e dinheiro), ainda compensa mais e se forem 2 casais, nem se fala.

Portanto, a grande questão aqui(penso eu) é a de saber em quanto tempo é pago o investimento, que também é fácil de calcular.

Concordo com a sugestão de alugar primeiro uma AC, experimentar um par de dias e ver se realmente se gosta, na prática.
forunista
 
Mensagens: 14
Registado: terça ago 18, 2015 10:34 am

Re: Locais para pernoitar e gastos

Mensagempor Duarte » sexta ago 21, 2015 2:49 pm

Olá Forunista.
O meu caso é um daqueles que o companheiro Paulo apontou, comprei pelo gosto pois não tenho muito tempo (infelizmente) para aproveitar melhor a minha autocaravana mas quando saio nela faço um modo de viagem muito especial e que me permite uma maior proximidade a países, povos e culturas. Conseguir entender realmente como é a vida nos países onde passo, conhecer alguns sítios e lugares ao pormenor e claro fazer uma das minhas paixões a viagem itinerante e acima de tudo dá-me uma grande liberdade para decidir aquilo que quero fazer ou visitar, ou se mesmo que tenha planeado visitar um local, ao chegar lá constatar que não é aquilo que gosto, posso rapidamente ir para outro local sem necessidade de ter uma reserva naquele, ou noutro hotel e vice versa posso na minha viagem itinerante passar num local que não tenha planeado visitar e gostar do que estou a contemplar e mesmo sem reserva de hotel poder ficar nesse sítio que descobri e estou maravilhado com o local(Tantas vezes que isso já me aconteceu).
Quanto a custos já tudo foi explicado nos post's anteriores, mas no meu caso como aproveito pouco claro que tiro menos rentabilidade do investimento mas nada me tira o prazer de fazer tudo aquilo que referi acima.
Também viajo de outras formas de avião, para resorts etc, etc, mas não consigo dessa forma fazer aquilo que referi antes pois em viagens já me aconteceu estar a contemplar uma paisagem ou monumento e 3 minutos depois já o guia me está a dizer que temos de ir embora, isso não é compatível comigo, gosto de ter o meus timings.
Bem estas são razões que me levaram a comprar uma autocaravana não os gastos que iria ter com ela, e espero desta forma ter ajudo um pouco a entender o porquê no meu caso particular de ter uma autocaravana.

Duarte
Guru do GPS
iGO Primo
Rapido 9086
Avatar do Utilizador
Duarte
Guru do GPS
 
Mensagens: 910
Registado: quarta nov 09, 2005 1:43 pm
Localização: São Bartolomeu de Messines - Algarve

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 25 visitantes