Duvida com Frigorifico, o calor do verão e o gaz :)

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Duvida com Frigorifico, o calor do verão e o gaz :)

Mensagempor Luismbmp » quinta jul 04, 2013 9:56 pm

Boas companheiros, como sabem ainda sou novato nestas andanças, preciso que me ajudem.

Então é assim, com tanto calor que se faz sentir, os nossos frigorificos ligados com gaz, tenho receio que as tampas respiradoras de plastico derretam com o escape do frigorifico.
Aos veteranos do autocaravanismo, sou todo ouvidos :)

Outra coisa, voces deixam a AC com o gaz ligado no frigorifico em pleno calor ao sol, e vão por ex. á praia, não teem medo.
Eu gostava de chegar da praia e ter uma fresquinha pra beber :), se deixar o gaz desligado, quando chegar tenho tudo estragado dentro do frigorifico não é?



Gostava que me ajudassem neste sentido, que me encorajassem para não recear com o calor e gaz ligado :)



Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Duvida com Frigorifico, o calor do verão e o gaz :)

Mensagempor Gomes de Sousa » sexta jul 05, 2013 8:51 am

Caro companheiro:

Não tenha medo de deixar o frigorífico ligado a gás, as grelhas não derretem. Se assim fosse, já não tínhamos autocaravanas a circular. Pode ficar descansado. Quando parqueados na via pública, o frigorífico terá, obviamente, de ficar ligado a gás. Pode ir descansado para a praia e saborear uma bela "loirinha" quando chegar à autocaravana. É assim que eu faço. Vou deixar-lhe um conselho, para o verão, claro. Eu faço assim: Ao estacionar,sempre que possível, deixo o lado do frigorífico virado para o lado contrário do sol. Se não for possível, faço com que o sol da, parte da tarde, esteja do lado contrário do frigorífico. No fundo devemos proteger, sempre que possível, o frigorífico do calor. Espero ter ajudado, mas há quem saiba mais do que eu e tenha melhores experiências.

Cumprimentos
Gomes de Sousa
Gomes de Sousa
 
Mensagens: 86
Registado: sexta fev 11, 2011 11:35 pm
Localização: Dume - Braga

Re: Duvida com Frigorifico, o calor do verão e o gaz :)

Mensagempor João Morgado » sexta jul 05, 2013 9:34 am

Companheiro, o companheiro Gomes de Sousa tem toda a razão. Evite sempre deixar as grelhas viradas para o sol, mas se de todo não conseguir o que acontece é o frigorífico refrescar menos e entrar em esforço, mas nada mais do que isso.
Atenção só a um pormenor: quando o Gomes de Sousa diz
Gomes de Sousa Escreveu:Pode ir descansado para a praia e saborear uma bela "loirinha" quando chegar à autocaravana.

ele refere-se mesmo a uma cerveja. :lol: :lol: Como é novato nestas andanças não fosse pensar outras coisas. :oops: :oops: :lol:
Saudações
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
Avatar do Utilizador
João Morgado
 
Mensagens: 4713
Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Re: Duvida com Frigorifico, o calor do verão e o gaz :)

Mensagempor Luismbmp » sexta jul 05, 2013 4:00 pm

Boas, agradeço a vossa ajuda.
Aqui a morena ca de casa ia-se aos arames :D :D

No entanto, adquiri este equipamento com termostato e tudo, assim ja fico um pouco mais descansado :)

Imagem

Imagem


Já agora ao instalar, instala-se na grelha de cima ou na de baixo?

abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Duvida com Frigorifico, o calor do verão e o gaz :)

Mensagempor bornes » sexta jul 05, 2013 4:52 pm

Luis,
não tens 1 painel solar e um inversor?
Porque não compras um frigorifico a 220 e além de ter muito mais espaço, fica-te muito mais barato. E mais seguro.
Tirei o meu a gas, vendi aquela porcaria, agora um com as mesmas medidas, tem o dobro de espaço e está 24h ligado a 220.
E mais, um a 220 fica por 150€ e o que tens aí é uma fortuna.

Abraço.
NÃO ACREDITO EM RELIGIÕES, MAS SE EXISTE DEUS, QUE ME DÊ MAIS 200 ANOS DE VIDA...
Avatar do Utilizador
bornes
 
Mensagens: 173
Registado: quinta jul 26, 2012 1:23 pm
Localização: vale de cambra

Re: Duvida com Frigorifico, o calor do verão e o gaz :)

Mensagempor João Morgado » sexta jul 05, 2013 8:49 pm

Luismbmp Escreveu:No entanto, adquiri este equipamento com termostato e tudo, assim ja fico um pouco mais descansado :)

Companheiro fez muito bem em adquirir isso, pois é o indicado para os nossos casos. Sempre que esteja muito calor liga automáticamente. Quanto à sua outra pergunta não lhe sei responder.
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
Avatar do Utilizador
João Morgado
 
Mensagens: 4713
Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Re: Duvida com Frigorifico, o calor do verão e o gaz :)

Mensagempor spedy » sexta jul 05, 2013 10:08 pm

Boa noite,

a montagem é feita na grelha de cima, já que o ar quente sobe, logo terá mais rendimento ao monta las em cima...

Já agora não esquecer que a ideia é retirar do "buraco" e não o contrário por isso convem ver para que lado funcionam :D

Já agora eu uso um combinado deste genero:

Imagem

Imagem


Dá para desenrascar...:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
Avatar do Utilizador
spedy
 
Mensagens: 1592
Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm
Localização: 22º58'15.4488"S:43°10'53.9364"W

Re: Duvida com Frigorifico, o calor do verão e o gaz :)

Mensagempor RMGM » sexta jul 05, 2013 11:00 pm

companheiro Luismbmp dê uma vista de olhos neste tópico


e: Ventoínhas para arrefecimento de frigorífico
RMGM Rogério Miranda
RMGM
 
Mensagens: 397
Registado: sexta set 30, 2011 9:50 pm
Localização: Sintra

Re: Duvida com Frigorifico, o calor do verão e o gaz :)

Mensagempor Luismbmp » sábado jul 06, 2013 1:53 pm

Boas, ageadeço a vossa ajuda.

Mas eu tenho um frigorifico ou tenho um forno??, é que ainda não percebi o que tenho :roll:
Aquilo não refresca nada porra... :x
A gaz, só tenho algum fresco mas pouco é no congelador. Na parte de baixo, tenho instalado um sensor de temperatura, em que posso ver a temperatura do frigorifico no mostrador que fica do lado exterior. Se ligar o frigorifico agora com uns 40 graus de calor, dentro do frigorifico estão 38 graus, passadas 3h depois, a temperatura do frigorifico baixa para os 36 graus :cry:
No verão nunca tinha ligado o frigorifico, e esta porra não dá frio nenhum.
A 12v é para esquecer, posso andar com AV o dia todo a circular, que aquilo não dá frio nenhum.
Onde refresca mais um pouco é a 220v, o congelador ao final de umas horas ligado dá para congelar mesmo, mas na parte de baixo não refresca quase nada. Na parte de baixo do frigorifico tem la uma parte de metal assim ás tiras, que aquilo vai ficando fresco, mas demora imenso.
Uma pessoa vai aprendendo, quando querer sair com a AV, tenho que ligar o frigorifico da noite para o dia, ou tar 2 dias com aquilo sempre ligado a 220v, e assim tenho que informar a toda a gente ( vizinhos e larapios ) que vou de ferias, pois veem lá o cabo ligado na tomada dos 220v :(

Aos companheiros tambem acontece isto, do frigorifico demorar eternidades a refrescar?

É que esta porra é nova em folha, é da marca thetford. No verão de 2012 custava quase 800 brasas, este ano ja custa quase 1000 :shock:
Uma coisa tão cara e é uma bosta das grandes.

Mais vale levar uma geleira grande com uma data de gelo, e frescas lá para dentro que esta bosta.


Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Duvida com Frigorifico, o calor do verão e o gaz :)

Mensagempor barradas » sábado jul 06, 2013 2:49 pm

sera que nao tem fuga de gas? (quando digo gas nao é o da garrafa)
barradas
 
Mensagens: 30
Registado: segunda ago 16, 2010 2:42 pm
Localização: evora

Re: Duvida com Frigorifico, o calor do verão e o gaz :)

Mensagempor Luismbmp » sábado jul 06, 2013 3:03 pm

Boas, fuga não tenho de certeza.

Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Duvida com Frigorifico, o calor do verão e o gaz :)

Mensagempor João Morgado » sábado jul 06, 2013 3:22 pm

Companheiro, quando fôr para arrancar convém mesmo ligar a 220 no dia anterior para ele ganhar o frio. A 12 V penso que apenas mantém a temperatura e a gás deve funcionar normalmente. Portanto quando quiser sair se não o tiver ligado antes e apenas o ligar nos 12 V quando sair, é certo que vai beber tudo quente. Quando o liga a 220 V passada para aí uma hora deve sentir o congelador a ficar frio.
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
Avatar do Utilizador
João Morgado
 
Mensagens: 4713
Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Re: Duvida com Frigorifico, o calor do verão e o gaz :)

Mensagempor Luismbmp » sábado jul 06, 2013 4:10 pm

João Morgado Escreveu:Companheiro, quando fôr para arrancar convém mesmo ligar a 220 no dia anterior para ele ganhar o frio. A 12 V penso que apenas mantém a temperatura e a gás deve funcionar normalmente. Portanto quando quiser sair se não o tiver ligado antes e apenas o ligar nos 12 V quando sair, é certo que vai beber tudo quente. Quando o liga a 220 V passada para aí uma hora deve sentir o congelador a ficar frio.


Boas,
amigo João, eu não percebo nada disto,
liguei o frigorifico a 220v era 13H, são 17H e o frigorifico não baixa dos 33,4graus. O congelador está um pouco de nada fresco, mas em baixo as tiras de metal que tem, só uma tira é que ta um pouco fresco, de resto as paredes do frigo, as parteleiras, tudo está quente.
Desmontei as duas grelhas exteriores, a ver se arreja melhor.
À pouco quando disse que o congelador congela, é á noite, de dia ao calor nunca exprimentei.

Não percebo porque não dá frio, será que estes tipos de frigorificos para AC são todos assim??

Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Duvida com Frigorifico, o calor do verão e o gaz :)

Mensagempor João Morgado » sábado jul 06, 2013 5:36 pm

Luismbmp Escreveu:liguei o frigorifico a 220v era 13H, são 17H e o frigorifico não baixa dos 33,4graus. O congelador está um pouco de nada fresco, mas em baixo as tiras de metal que tem, só uma tira é que ta um pouco fresco, de resto as paredes do frigo, as parteleiras, tudo está quente.

Bem sei que o calor hoje está demais, mas experimente colocar qualquer coisa no congelador, nem que seja água para fazer gelo e veja logo à noite como está. Evite abrir o frigorífico até lá.
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
Avatar do Utilizador
João Morgado
 
Mensagens: 4713
Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Re: Duvida com Frigorifico, o calor do verão e o gaz :)

Mensagempor Gomes de Sousa » sábado jul 06, 2013 6:14 pm

Companheiro:

Eu, quando saio, faço como diz o companheiro João Morgado. Ligo o frigorífico um dia antes. Quando meto alguma coisa no congelador, já meto completamente congelado. Quando fala na grelha metálica, ela nunca fica com gelo. O único sítio onde fica com gelo, é logo à saída do tubo que vem do interior do frigorífico. Muitas vezes, as três primeira lâminas também ficam com gelo, mas depois derretem. E então com estas temperaturas coitadas..! Quando anda ligado a 12 V, o frigorífico só conserva a temperatura, embora perdendo sempre um pouco. Veja se a temperatura está regulada para o máximo ou um pouco mais baixa. Ligue o frigorífico como diz o companheiro João Morgado, ponha um pouco de água no congelador e uma garrafa de água na parte das prateleiras. Não abra o frigorífico com frequência. Cada vez que o abre, ele perde temperatura. Amanhã, por esta hora vá ver. Se a água congelou e a garrafa refrescou, então está tudo bem. Já agora, veja se as borrachas do frigorífico estão a vedar bem quando está fechado. Esta é a minha experiência. Oxalá que tudo esteja bem.

Cumprimentos
Gomes de Sousa
Gomes de Sousa
 
Mensagens: 86
Registado: sexta fev 11, 2011 11:35 pm
Localização: Dume - Braga

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 32 visitantes