Perfilada ou capucino?

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Perfilada ou capucino?

Mensagempor piplocas » domingo mar 03, 2013 4:57 pm

Boa tarde. Há uns anos adquirimos uma AC capucino, no entanto 1 ano depois tivemos que a vender pois a família cresceu e necessitavamos de comprar um carro maior.
Este ano estamos a pensar em adquirir uma nova AC (usada) mas estamos com um dilema, perfilada ou capucino? Gostamos mais das perfiladas pois segundo o que li os consumos são mais baixos e pela experiência que tivemos com a 1ª AC, dormir numa capucino no habitáculo por cima do condutor era um pouco claustrofóbico. No entanto fazem parte do agregado familiar 2 adultos e uma criança de 4 anos e não sei se seria boa ideia a compra de uma perfilada em detrimento de uma capucino. Como tal vimos solicitar as v/ enriquecedoras opiniões. Cumprimentos.
piplocas
 
Mensagens: 27
Registado: sábado nov 01, 2008 9:55 am
Localização: Faro - Portugal

Re: Perfilada ou capucino?

Mensagempor time_out » domingo mar 03, 2013 6:59 pm

Boa tarde

As perfiladas são efectivamente mais "confortáveis" ao olhar e o seu comportamento em estrada melhor que as capucino. No entanto há que certificar-se da configuração que pretende pois há perfiladas em que a cama tambem desce do tecto ficando o espaço disponivel por cima da cama parecido com o que existe nas capucinos. Outro ponto a ver é o numero de lugares disponiveis não sõ para circular (ver indicação no documento unico ou livrete) como para dormir.

O ideal seria de poder usar uma antes de verdadeiramente se decidir!

Cumprimentos
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Re: Perfilada ou capucino?

Mensagempor Aleluia » domingo mar 03, 2013 8:54 pm

Boa noite, vizinho poplocas.
Em seguimento da explicação do time_out, ainda temos as AC com 2 beliches, de preferência laterais que são mais compridos do que os traseiros. Agora, depende se pretendes vir a ter mais algum filho ou não.
As AC capucino, mais recentes, já não são tão baixas como as antigas. Algumas até tem uma altura bastante simpática.
Saudações,
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Avatar do Utilizador
Aleluia
 
Mensagens: 1132
Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm
Localização: Faro - ALGARVE

Re: Perfilada ou capucino?

Mensagempor piplocas » domingo mar 03, 2013 10:05 pm

Boa noite. Depreendo então que o que me aconselham a escolher é uma capucino em vez de uma perfilada, certo? Já agora aproveito para saber o que acham sobre o mínimo aceitavél para a motorização de uma AC. O que se pretende é que a AC responda bem no caso de subidas e que não "morra". Será um motor de 2.3 (no mínimo) aceitável? Não será pouco refletindo-se depois num maior consumo e num desgaste do motor? Cumprimentos.
piplocas
 
Mensagens: 27
Registado: sábado nov 01, 2008 9:55 am
Localização: Faro - Portugal

Re: Perfilada ou capucino?

Mensagempor Aleluia » domingo mar 03, 2013 10:27 pm

Piplocas, eu pessoalmente prefiro as perfiladas, pois dá uma muito melhor condução e o consumo nem se fala. Alias, passei de uma capucino para uma perfilada.
Agora a minha duvida, é haverem perfiladas com beliches. Isso sim, penso que seria o ideal.
Em relação á motorização, estes últimos motores de 2.1 de 110hp, são muito viáveis, pelo menos o meu que é Ford é. Se o carro for de capucino, talvez o ideal, seja o de 2.3, para uma condução mais á vontade.
Saudações,
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Avatar do Utilizador
Aleluia
 
Mensagens: 1132
Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm
Localização: Faro - ALGARVE

Re: Perfilada ou capucino?

Mensagempor time_out » domingo mar 03, 2013 11:43 pm

piplocas Escreveu:Boa noite. Depreendo então que o que me aconselham a escolher é uma capucino em vez de uma perfilada, certo? Já agora aproveito para saber o que acham sobre o mínimo aceitavél para a motorização de uma AC. O que se pretende é que a AC responda bem no caso de subidas e que não "morra". Será um motor de 2.3 (no mínimo) aceitável? Não será pouco refletindo-se depois num maior consumo e num desgaste do motor? Cumprimentos.


Boa noite

Não necessáriamente pois como diz o Aleluia há vários tipos de perfiladas e em termos de condução é mais practica. Depende do que pretende para o futuro. Volto a dizer que a melhor é olhar para algumas perfiladas e imaginar a vida diária dentro delas. Se puder experimentar ainda será melhor.


Cumprimentos
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Re: Perfilada ou capucino?

Mensagempor ahlagos » domingo mar 03, 2013 11:56 pm

Boa noite,
Repare que muitas marcas de autocaravanas já não produzem capucines. Por alguma razão será....
RAPIDO 700 FF - Fiat Ducato 3.0-160Ch
Avatar do Utilizador
ahlagos
 
Mensagens: 209
Registado: sexta dez 03, 2010 9:26 pm
Localização: Lagos, Algarve

Re: Perfilada ou capucino?

Mensagempor João Morgado » segunda mar 04, 2013 1:29 am

Companheiro piplocas

A condução de uma perfilada não tem nada a ver com uma capucine principalmente quando se conduz contra o vento e em matéria de consumo faz alguma diferença.
Quanto à motorização eu iria para um 2.5.

Saudações
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
Avatar do Utilizador
João Morgado
 
Mensagens: 4713
Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Re: Perfilada ou capucino?

Mensagempor piplocas » segunda mar 04, 2013 7:55 am

Como já referi ando numa de pesquisa e encontrei uma oferta de uma perfilada de 2005 com cerca de 90.000kms com um motor 2.4 td 125CV, 7 metros de comprimento e 3850KG peso bruto. Aconselham este motor para este tipo de AC tendo em conta o seu peso e comprimento? Desculpem-me todas estas perguntas, mas como na escola me ensinaram que quando não se sabe pergunta-se a quem sabe, eu sigo essa máxima. Cumprimentos.
piplocas
 
Mensagens: 27
Registado: sábado nov 01, 2008 9:55 am
Localização: Faro - Portugal

Re: Perfilada ou capucino?

Mensagempor luis.sousa.6 » segunda mar 04, 2013 9:43 am

e a sua carta dá para isso (3850kg)???
luis.sousa.6
 
Mensagens: 195
Registado: quarta jul 13, 2011 10:53 pm
Localização: Viseu

Re: Perfilada ou capucino?

Mensagempor piplocas » segunda mar 04, 2013 11:44 am

A minha carta, categoria B, dá para conduzir este tipo de AC, pois o DL 138/2012 de 5 de Julho que aprova o regulamento da habilitação legal para conduzir, assim o permite.

Assim o n.º 2 do artigo 21º do referido diploma tem a seguinte redacção:

(...)
2 — A condução de veículos com massa máxima autorizada
superior a 3500 kg e até 4250 kg pode ser exercida
por titulares de carta de condução da categoria B com mais
de 21 anos e pelo menos 3 anos de habilitação naquela
categoria desde que esses veículos:
a) Se destinem exclusivamente a fins de recreio ou a ser
utilizados para fins sociais prosseguidos por organizações
não comerciais;
b) Não permitam o transporte de mais de nove passageiros,
incluindo o condutor, nem de mercadorias de
qualquer natureza que não as indispensáveis à utilização
que lhes for atribuída.
(...)
piplocas
 
Mensagens: 27
Registado: sábado nov 01, 2008 9:55 am
Localização: Faro - Portugal

Re: Perfilada ou capucino?

Mensagempor time_out » segunda mar 04, 2013 2:29 pm

piplocas Escreveu:Como já referi ando numa de pesquisa e encontrei uma oferta de uma perfilada de 2005 com cerca de 90.000kms com um motor 2.4 td 125CV, 7 metros de comprimento e 3850KG peso bruto. Aconselham este motor para este tipo de AC tendo em conta o seu peso e comprimento? Desculpem-me todas estas perguntas, mas como na escola me ensinaram que quando não se sabe pergunta-se a quem sabe, eu sigo essa máxima. Cumprimentos.


Boa tarde

Em Portugal deverá ser muito dificil encontrar uma usada com essas caracteristicas. Como bem mencionou a legislação que permite a condução de autocaravanas com peso bruto superior a 3500 kg é muito recente e por isso todas as autocaravanas que entraram em Portugal estão limitadas a 3500 kg de peso bruto (excepção de algumas que obrigavam os seus propriatários a terem de ter carta de pesados).

Cumprimentos
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Re: Perfilada ou capucino?

Mensagempor luis.sousa.6 » segunda mar 04, 2013 4:01 pm

piplocas Escreveu:A minha carta, categoria B, dá para conduzir este tipo de AC, pois o DL 138/2012 de 5 de Julho que aprova o regulamento da habilitação legal para conduzir, assim o permite.

Assim o n.º 2 do artigo 21º do referido diploma tem a seguinte redacção:

(...)
2 — A condução de veículos com massa máxima autorizada
superior a 3500 kg e até 4250 kg pode ser exercida
por titulares de carta de condução da categoria B com mais
de 21 anos e pelo menos 3 anos de habilitação naquela
categoria desde que esses veículos:
a) Se destinem exclusivamente a fins de recreio ou a ser
utilizados para fins sociais prosseguidos por organizações
não comerciais;
b) Não permitam o transporte de mais de nove passageiros,
incluindo o condutor, nem de mercadorias de
qualquer natureza que não as indispensáveis à utilização
que lhes for atribuída.
(...)



É verdade, já me tinha esquecido dessa alteração.....as minhas desculpas!
luis.sousa.6
 
Mensagens: 195
Registado: quarta jul 13, 2011 10:53 pm
Localização: Viseu

Re: Perfilada ou capucino?

Mensagempor F.Ramos » segunda mar 04, 2013 4:55 pm

Boa Tarde companheiros/as
Companheiro piplocas, como pode ver pelas várias opiniões, a perfilada ou capucino o companheiro compre à sua medida.
O mesmo motor pode equipar ACs de marcas diferentes e ser de diversas cilindradas, com mais ou menos cavalos.
Os motores modernos a diesel evoluíram muito, gastam menos, muitos cavalos, com menos cilindrada, de qualquer marca (os motores são iguais), Há algumas excepções.
No meu caso a AC (FORD) capucino tem 2.200 CC e 140 CV, gasta entre 9.5 e 10 litros (condução calma, 90-100), a FIAT 3000 só tem mais cerca de 20 CV.

Abraço
Fernando Ramos
F.Ramos
 
Mensagens: 141
Registado: segunda set 05, 2011 5:07 pm
Localização: Zona de Santiago do Cacém

Re: Perfilada ou capucino?

Mensagempor spedy » segunda mar 04, 2013 7:43 pm

A minha é 2.4 140cv mas para fazer esses consumos... upa upa :oops: :oops:
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
Avatar do Utilizador
spedy
 
Mensagens: 1592
Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm
Localização: 22º58'15.4488"S:43°10'53.9364"W

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 41 visitantes