BOICOTEMOS AS SCUT

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

BOICOTEMOS AS SCUT

Mensagempor jorge santos » terça dez 06, 2011 11:08 pm

As declarações abaixo são de única e exclusiva responsabilidade do signatário.
Por tal facto, Administradores e Moderadores do Fórum do CampingCarPortugal.com tendo como base principios democráticos estão isentos de falta e não se lhes pode assacar culpas pela publicação.

Companheiros,
Apélo principalmente aos companheiros autocaravanistas, mas também aos automobilistas, camionistas, clubes onde se filiam e organizações de defesa da classe, no boicote às vias rodoviárias SCUT.

Desde o Senhor Presidente da Républica, Ministros, Assembleia da Republica, Secretários, Subsecretários de Estado e Directores, que nos aconselham austeridade, economias, incentivos, inovação, união e procura de novas oportunidades.
Entretanto, os supra citados a quem lhes pagamos os vencimentos mensais e benesses várias, tendo como obrigação primeira, clarividência e atenção a efeitos perniciosos, publicam o Decreto-Lei 111/2011 de 28/11, que afecta largas regiões do nosso País, sem cuidarem de encontrar meios alternativos, para que a punição seja menos severa.
Teria sido fácil demais uma vinheta paga e obtida na cobrança do Titulo Unico de Circulação, permitindo acesso às novas portajadas Scut ? (Irónica sigla - sem custos para o utilizador). Face à estreita malha da ratoeira em que cairão frequentes e ocasionais utilizadores, talvez, preferissimos aquela modalidade, sem dúvida, financeiramente favorável à moribunda, mas sempre sugadora, Estradas de Portugal, S.A.
Toda a lei, que respeita o uso das SCUT, lida por um cidadão comum, assemelha-se a um documento feito à pressa onde os pareceres das Altas Individualidades envolvidas na sua produção, teve como meta final a compulsória recolha de verbas, e brada aos céus como exercicio de esbulho público.
Lanços, sub-lanços, nós e conjuntos viários associados, etc. Não tarda, pagará até à entrada da porta de casa !
Atiram-nos com a compatibilidade de dispostos do Parlamento Europeu.
Então as vias rápidas espanholas, situam-se noutro planeta ?
As motorways inglêsas e as autobahans alemãs, encontram-se numa galáxia distante ?
Os meios de pagamento, identificadores, isenções, deduções, os periodos, custos administrativos e coimas demonstram bem o desprêzo pelas populações, suas autarquias e benfeitorias como Áreas de Serviço, Parques de Campismo e Estacionamentos, que estas empreenderam para cativar forasteiros nacionais e estrangeiros e aumentar a chamada turistica. Isto, particularmente importante, no caso do autocaravanismo itinerante.
O reflexo da operação, vai ser uma pesada organização para cobrar as portagens. Talvez não, se a intenção foi absorver neste contrôlo, os actuais 600 mil desempregados !
Vamos cooperar com a organização SCUT e, para que ela tenha um déficit assinalável, estou a solicitar a todos os que o puderem fazer, evitar as vias pagáveis optando por trajectos alternativos.
Troika ou não troica, o nosso Governo descurou e não procurou, outra maneira de agir, que não, o ganho imediato.
Seguindo os conselhos das Altas Individualidades do País, vamos poupar, seremos mais contidos e tentar diferentes alternativas.
Ao fim de um ano se não utilizarmos as vias Scut, não auferindo os lucros esperados os concessionários terão de desmantelar o novo "edificio" Scut.
Aqui impõe-se perguntar ? Afinal não fomos nós que financiámos em larga medida a maior parte das infra-estruturas INIR-IP. (Traduzo como - não ir ). Se acabarem com as SCUT por falta de clientes, certamente não farão das rodovias faixas de semeadura de forragens para animais - não é ? Talvez até a BRISA vendo os nossos esforços de cooperação, venha a reduzir as exorbitantes tarifas de auto estradas, terceiro mundista.
O nosso dever é ajudar as populações afectadas, em que mais de 20.000 assinaturas já demonstraram ao Governo o seu desacôrdo.
Não pense que as Scut pagáveis não vão interferir com a sua bolsa, porque não as usará. Fará bem, ajudando a causa. Mas quando fôr para os seus locais preferidos, Sines, Porto Côvo, Vila Nova de Milfontes, olhe à volta. Entre Melides e Santiago direcção Sines e diga-me se não é um belo piso de auto-estrada ou Scut em embrião...
Apélo a si, onde quer que resida em Portugal, informe publicamente neste Fórum rotas alternativas, aos percursos pagos nas SCUT.
Encaminhem esta mensagem no todo ou sumário, aos familiares, amigos, conhecidos, autarquias, jornais e radios regionais.
Sacrifiquemo-nos também um pouco pelos outros para atingir um resultado justo para todos.
Termino com um comentário do Director do Jornal de Negócios, Senhor Pedro Santos Guerreiro em Mundos e Fundos, na revista Sábado, de 30/11/2011, assim :
PORTAGENS PISCANTES
Andar nas Scut que vão passar a ser portajadas daqui a semana e meia é uma experiência estranha. Sobretudo à noite.
Passando debaixo dos pórticos, apanha-se com um flash que fotografa o automóvel. Para mais, há pórticos de poucos em poucos quilómetros. Parece uma tortura: é um paga-paga-paga-paga do início até ao fim da estrada, como se fosse um taximetro de um diabrete sádico que se ri às gargalhadas desse tal "utilizador-pagador".

Saudações Autocaravanistas
Jorge Santos - Cascais
Júlio Jorge dos Santos Pereira
email: j.j.s.pereira37@gmail.com
jorge santos

Registado: domingo nov 27, 2005 3:49 pm

Re: BOICOTEMOS AS SCUT

Mensagempor nomukaiki » terça dez 06, 2011 11:48 pm

Interessante como 1 ano após as scuts no norte de Portugal estarem a prejudicar a população local só agora com a colocação de scuts que afectam a população da capital existe uma divulgação mediática sobre o problema.

O boicote às portagens e scuts nem é necessário pedir pois toda a gente já o anda a evitar naturalmente.
O problema principal nem está no conceito do utilizador/pagador, mas sim no estado pagador dos não utilizadores. Ou seja, os contratos que o governo anterior celebrou com as empresas onde assegura o pagamento do valor estimado de utilizadores caso esse número não seja atingido. Por isso é que em muito pouco tempo de estarem activos os pórticos nas scuts do norte o governo começou logo a perder dinheiro em vez de ter algum lucro com o sistema.
Sem contar com os milhares de turistas da galiza, visitantes e consumidores, e os milhares de utilizadores do aeroporto do Porto que simplesmente deixaram de vir, não pelo custo da scut mas sim porque não têm conhecimento de como podem pagar e nem têm forma de o fazer. Tal como só agora a exposição mediática acontece devido a atingir directamente as verdadeiras pessoas influentes de Portugal, certamente que este problema será rapidamente resolvido quando deixarem de vir turistas rodoviários à pérola do Algarve.
O roubo que acontece nas scuts é um reflexo de tudo o que está e esteve mal tantos anos e fez Portugal ser sempre a cauda da Europa.
João
nomukaiki

Registado: sexta Oct 21, 2011 1:10 am

Mensagempor Aleluia » quarta dez 07, 2011 1:42 am

Penso que a historia das scuts, vai ser um tiro no pé do governo.
Creio que milhares de automobilistas irão começar a circular nas nacionais, como já está a acontecer, fazendo com que os valores que o estado previa de receita, passem a ser irrisórios, comparando aos valores previstos.
Comigo, scuts vai ser dificil.
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Aleluia

Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm

Mensagempor luis.sousa.6 » quarta dez 07, 2011 11:44 am

para quem fizer a A25, se vier do lado de Aveiro, pode saír na saída da Penoita, a seguir à de Vouzela, percorre assim o trajecto do anterior IP5, que neste local não foi destruído ela A25, até depois de Viseu, aí terá (se não quiser andar de carrocel nas curvinhas da N16) de apanhar a A25 novamente. Para um veículo classe 2 ainda dará para poupar uns 3 ou 4 euros nestes poucos km, enfim , uma roubalheira à boa maneira de Varas e companhias.
luis.sousa.6

Registado: quarta jul 13, 2011 10:53 pm

Mensagempor luis.sousa.6 » quarta dez 07, 2011 11:49 am

É curioso ver os fundamentos que levaram à construção do antigo IP5, em 1985 a N16 já não servia para o trânsito circulante, curioso verificar que, quase 20 anos depois, hoje esta estrada volte a ser considerada funcional e utilizável por aqueles a quem a Troika (diga-se os nossos DESgovernantes) não deixa um cêntimo para desperdiçar em portagens pagas ao peso do Ouro nos mercados internacionais. Em vez de evoluír estamos a regredir a olhos vistos.

http://pt.wikipedia.org/wiki/IP5
luis.sousa.6

Registado: quarta jul 13, 2011 10:53 pm

Mensagempor jorge santos » quarta dez 07, 2011 4:15 pm

Companheiro João - Braga

Obrigado pela sua análise. É bom termos sempre presente os problemas que afligem os outros.
O meu caso por exemplo, já não vou para os seus sitios talvez há mais de 3 anos e sinceramente lhe digo, soube do pagamento das Scut em algumas estradas do Norte, através da comunicação social e o assunto como que esqueceu. Como eu talvez muitos não estiveram a aprofundar o caso.
Infelizmente agora, a implementação das Scut pagas nos quatro cantos do país, vai tornar-se um quebra cabeças, indo cercear a nossa vontade de viajar. Contrário ao que muita gente pensa, possuír uma autocaravana não é sinal de riqueza. Pelo menos eu não sou !
Ainda há dias, amigos convidaram-se para a despedida da última Lua cheia na Tôrre- Serra da Estrêla. Feitas as contas, combustível, portagens, algumas refeições, cafés etc., e a coisa ficou minimamente por 400,00 euros até aos 500. Como é que vamos retribuír o carinho das populações, o bem receber das Câmaras amigas e distantes, quando não podemos superar os gastos que as viagens acarretam.
Esperar por melhores dias, será, se é que será, em que voltemos a poder ir até Braga e Bragança.
Não há que fazer distinção entre zonas influentes. Para todos nós é forçoso pensarmos que a Capital não pode ser mais influente, que qualquer lugarejo no Norte ou Sul de Portugal. Somos demasiado pequenos para querelas regionais. Bastam-nos as simpatias clubisticas do Benfica, Porto e Sporting ( diabos ganharam ao meu clube, 2 pastéis a zero ) para não sermos tão coesos como deviamos. Odiaria ver no meu país, sentimentos, catalães, flamengos, irlandeses do norte e sul, por exemplo.
Somos todos portugueses integrais de onde quer que êles venham.
Agradeço-lhe que encontre por aí umas rodovias gratis e no-las comunique.
Talvez, levemos os Admins e Moderadores do Fórum a fazerem rotas práticas, grátis, que servirão de guia para todos, com mais detalhes que os mapas que possuímos.
Cumprimentos
Jorge Santos-Cascais
jorge santos

Mensagempor Paulo MB » quarta dez 07, 2011 4:32 pm

Boa tarde,

Já circulo há um ano com a AC pelas SCUT cá do norte e nada pago. Bastou inscrever-me no local certo como morador no Porto (pode ser nos CTT ou na Via Verde). Como até à data é de borla passar até 10 vezes num pórtico por mês, só se andasse a passear todo o ano é que era taxado.
Claro que se for para o Sul ou interior lá terei de pagar. Mas há muitos anos que pago para ir à capital e nunca vi ou ouvi reclamações por ter de pagar portagens...

Um abraço,
Paulo Moz Barbosa
Porto
(viajo numa Hymer CL 622 C)
Paulo MB

Registado: segunda mar 08, 2010 10:43 pm

Mensagempor jorge santos » quarta dez 07, 2011 5:04 pm

Aléluia, Aléluia,

Desde que o tiro não seja no meu pé, tudo bem !

Mas, tens de convir que a N 125 não é uma estrada fácil, para substituir a Via do Infante.
Como ouvi ontem na Tv, um táxista a queixar-se de que nem tem recibo da corrida para apresentar, quando eu fôr aí abaixo tens de me providenciar um recibo das portagens (pode ser em papel selado, com armas da Republica) para que possa apresentar em Bruxelas, e contar para desconto na divida portuguesa junto do BCE.

Okay, já sei que me encafuas na N 125 - essa sei eu ! Alternativas, melhores ou piores nessa terra dos Algarbes. De ti não quero só o estado do piso, quero saber se as bermas estão limpas !

Cumprimentos
Jorge Santos-Cascais
jorge santos

Mensagempor jorge santos » quarta dez 07, 2011 5:15 pm

Olá Paulo Moz Barbosa,

Isso é que tem sido sorte ! Andar nas Scut de graça há mais de 1 ano ! Passe o segrêdo ao companheiro João em Braga !

Então como vai resolver a situação a partir de amanhã, 8/12/11, ao encarar com a A-24 e A-25 mais perto de si ?

Publique aqui as suas alternativas, com a maior súmula de detalhes que possa. Ficamos todos muito gratos.

Até nos vermos.

Cumprimentos
Jorge Santos-Cascais
jorge santos

Mensagempor nomukaiki » quarta dez 07, 2011 5:27 pm

O João é de Braga, logo não tem a sua residência perto de nenhuma ex-scut, logo quando vai ao Porto, a Viana do Castelo, a Aveiro, a Esposende, a Caminha, ao IKEA, ao Aeroporto, etc, tem de pagar ou usar as estradas nacionais ou municipais.

Aproveito para responder ao companheiro Jorge Santos que muitos acham que Portugal é pequeno para se ter uma regionalização, mas é suficiente grande para haver uma diferença de classes tão significativa desde o litoral ao interior e desde a capital ao resto do país.
João
nomukaiki

Registado: sexta Oct 21, 2011 1:10 am

Mensagempor Aleluia » quarta dez 07, 2011 5:46 pm

Companheiro Jorge, a N125 é uma estrada perigosa e com movimento. :evil: Mas está a ser toda restruturada, com algumas asneiras á mistura, mas tenho esperanças :?: que vá ficar melhor para a circulação :!:
Saudações,
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Aleluia

Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm

Mensagempor jorge santos » quarta dez 07, 2011 6:21 pm

Ah, carago !, companheiro João - Braga,

Directo ao assunto, como nós dizemos, Homem do Norte !

Como tem de passar as "passas do Algarve", quando se desloca ao Porto, Viana, Aveiro, faça-nos um favor. Tome umas notas das estradas que utiliza ou utilizou, estado e pontos dificeis. Vai servir para outros companheiros não longe de si, que não se manifestam, mas existem, e para alguns outros que seguindo até Aveiro, vão saber como se desembaraçar, por exemplo, até Braga.

Nós tinhamos a ruralidade do interior, e ninguém se interessou por dar as condições que o litoral começava a apresentar. População envelhecida a trabalhar as parcelitas de terra e os jóvens ansiosos por um nível de vida diferente dos pais. Resultado - litoral ou emigração.

Estou numa ambiguidade relativamente à regionalização. Depende dos homens que comandam os destinos das regiões.
Temos Caldas da Rainha que é um sucesso de boa gerência camarária, temos Albergaria a Velha ou Nova, não estou certo, que apresenta custos baixos e dizem que os estacionamentos, são todos grátis. Quantas outras instituíçoes há que só querem mais dinheiro.

Cumprimentos
Jorge Santos-Cascais
jorge santos

Mensagempor jorge santos » quarta dez 07, 2011 7:15 pm

Boa Tarde Companheiro Luís.Sousa6 - Viseu

Não sei se o companheiro recebeu a minha resposta às suas duas missivas.
Parece que houve aqui um "bicho do computador" que comeu a minha resposta. De qualquer modo vou tentar reproduzi-la outra vez.

Agradecia-lhe os esclarecimentos relativos à alternativa à A-25 até Viseu e o aviso das curvinhas que se encontravam por perto.
Fazia notar a interpretação profunda feita pelo companheiro João, de Braga, da historia da concessão das autoestradas, e pagamento pelos governos, se metas de utilização não fossem atingidas. Enfim, se os termos que foram negociados, não sofrerem correcções, teremos de pagar até dizer chega...

Creio que também lhe pedia que" postásse "aqui, alternativas às Scut que soubesse, próximas da sua área de residência, a inserir numa rota geral, mais minuciosa que os mapas que temos, para beneficio de todos nós.

As minhas desculpas, pelo "apagão" involuntário.

Cumprimentos
Jorge Santos - Cascais
jorge santos

Mensagempor nelson » quarta dez 07, 2011 7:42 pm

Boa noite

Também não irei usar as scuts , mas não quer dizer com isto que iremos poupar .
preço das scuts pode consultar aqui:
http://www.estradas.pt/portagenstrocos
Por vezes em alguns troços fica ela por ela devido que por vezes a alternativa e mais longa no percurso .

um abraço

Nelson
katamarano light 140cv
nelson

Registado: sexta dez 01, 2006 1:45 pm

Mensagempor RMGM » quarta dez 07, 2011 9:01 pm

Boa noite a todos.

Eu em relação a pagar portagem com a minha AC só a ponte Vasco da Gama ou a 25 de Abril quando venho do sul e me sai mais caro ir a Vila Franca de Xira

Em Agosto fiz 2400 Km pelo centro e norte do nosso Portugal e nem uma portagem só estradas Nac. e municipais.

Quando saio de AC nunca chego tarde ao destino.
RMGM Rogério Miranda
RMGM

Registado: sexta set 30, 2011 9:50 pm

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 41 visitantes