Circular nas rotundas.

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Circular nas rotundas.

Mensagempor Aleluia » segunda dez 13, 2010 7:11 pm

Há cerca de uns meses atrás, houvi o resto de uma noticia no telejornal de um dos canais, em que nas rotundas se passava a circular por dentro em vez de ser pela direita.
Ao longo deste tempo todo, tenho andado nesta dúvida, mas continuando a circular pela direita nas rotundas.
Hoje vi um carro da PSP com os respectivos policias, numa rotunda á entrada de Faro, vindo de Olhão. Foi mesmo a jeito. Parei a minha carrinha, dirigindo-me aos policias. Disse-lhes que andáva com uma dúvida, á já algum tempo, pois tinha houvido na televisão, o resto de uma noticia, em que se passáva a circular por dentro nas rotundas com 2 faixas.
Sirriram e a primeira coisa que me disseram, foi: Até nós.
Mas depois lá me disseram, que é melhor seguir o Codigo da Estrada,pois não houve alteração ao mesmo e, circular pela direita.
Tambem me confirmáram, ter conhecimento, da noticia posta em questão, mas o melhor é circular pela direita, pois temos sempre prioridade, sobre os outros veicúlos.
Resumindo, fiquei esclarecido e, circular pela direita.
Saudações a todos.
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Aleluia

Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm

Mensagempor joaquim » segunda dez 13, 2010 7:36 pm

Olá!
Pelo que sei é mesmo lei circular por dentro da rotunda se pretender sair a partir da 2ª saída a contar daquela de onde entrou, ou seja se entrar na rotunda e sair na 1ª saída circulará por fora, se sair na 2ª, 3ª, ou 4ª circulará por dentro. Pessoalmente acho uma parvoíce causadora de acidentes mas...
De qualquer modo decerto aparecerá alguém aqui com mais conhecimentos que irá esclarecer o pessoal.
cumptos!
joaquim

Registado: quarta ago 12, 2009 3:24 pm

Mensagempor RuckFules » segunda dez 13, 2010 8:11 pm

Boa noite companheiros.
Esta parece de facto uma dúvida que assola muita gente.
Como tenho um amigo que é examinador de condução, é sempre uma boa fonte de informação. Por acaso há dias também lhe coloquei essa questão e a resposta é esta:

Imagem

Esclarecimento da Ex-DGV:

Tendo em conta as disposições aplicáveis do Código da Estrada, na redacção que lhe foi conferida pelo Decreto-Lei nº 44/2005, de 23 de Fevereiro, constantes dos artºs 13º, nº 1; 14º, nºs 1 a 3; 15º, nº 1; 16º, nº 1; 21º; 25º; 31º, nº 1, c) e 43º e as definições referidas no artº 1º do mesmo Código, na circulação em rotundas os condutores devem adoptar o seguinte comportamento:

1- O condutor que pretende tomar a primeira saída da rotunda deve:

* Ocupar, dentro da rotunda, a via da direita, sinalizando antecipadamente quando pretende sair.

2 - Se pretender tomar qualquer das outras saídas deve:

* Ocupar, dentro da rotunda, a via de trânsito mais adequada em função da saída que vai utilizar (2ª saída = 2ª via; 3ª saída= 3ª via);

* Aproximar-se progressivamente da via da direita;

* Fazer sinal para a direita depois de passar a saída imediatamente anterior à que pretende uitilizar;

* Mudar para a via de trânsito da direita antes da saída, sinalizando antecipadamente quando for sair.

Espero que tenham as dúvidas esclarecidas.
Cumprimentos
Carlos Marinho e Alice Nunes
De regresso ao autocaravanismo!!
LMC Liberty 6700
Autocabana
RuckFules

Registado: sábado ago 07, 2010 9:12 pm

Mensagempor Aleluia » segunda dez 13, 2010 8:56 pm

Ora Joaquim e Carlos, tudo bem.
Agora suponhamos que á um condutor que circula na faxa da direita e que não vira na 1ª via da direita, mas que quer tomar a segunda via, a mesma que nós e essa via só tem uma faixa de rodagem!!
Para entrar na segunda via, em caso de acidente, o condutor que vinha pela direita tem prioridade.
Carlos, não sei se o Codigo de Estrada faz referência á proibição de circular na faixa exterior da rotunda?
Segundo os policias á pouco me disseram, ao circular pela direita, estamos sempre salvaguargados.
Não á duvidas, que as rotudas são uma dor de cabeça. Temos um bom exemplo. A rotunda do Marquês de Pombal em Lisboa.
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Imagem
Aleluia

circular nas rotundas

Mensagempor ahlagos » segunda dez 13, 2010 9:26 pm

De facto a tendência normal dos condutores é circularem pela direita. Por uma questão de ignorância, mas sobretudo por "ser mais fácil sair", quando bem entenderem. Mas que está mal, está! O esquema apresentado pelo Ruck fules está correctíssimo! Há relativamente pouco tempo (atendendo ao que tenho de carta de ligeiros), tirei a carta E, para poder rebocar a caravana. Tanto o instrutor como o examinador foram claros: rotundas fazem-se por dentro e pisca, só para a direita quando se quer sair!. Mas defacto, conduz-se muito mal em Portugal e já tenho visto carros da polícia e, pasme-se, carros de instrução, a fazerem as rotundas tipo "carrossel da feira", sempre por fora!
Mas também ninguem aprende a conduzir durante a instrução. Aprende-se sim a ...."tirar a carta".
ahlagos

Registado: sexta dez 03, 2010 9:26 pm

rotundas

Mensagempor danibeja » segunda dez 13, 2010 11:57 pm

Boa noite,

Este é o tema mais complicado em termos de Código da Estrada, mas na minha opinião por culpa das seguradoras com relações em termos jurídicos muito deficientes...

Ora vou explanar o meu ponto de vista, com alusões ao Código da Estrada:

Existe uma Contra-Ordenação para quem não circula na via mais conveniente ao seu destino, (para mim) se alguém cometeu uma infracção é "culpado"...

Condução, em rotunda, não utilizando a via de trânsito mais conveniente ao seu destino.
Infracção: n.º 3 artigo 14.º
Punição: n.º 4 artigo 14.º
Coima: 60 € a 300 €
1.54.014.03.01 LEVE

Outra infracção dos condutores que circulam por fora é a não utilização dos piscas, pois se vai mudar de direcção deve manter o pisca da esquerda ligado até ao momento que pretende sair (se vai por fora tem que sair na primeira à direita consoante os artigo anterior).

Não sinalização da manobra de mudança de direcção durante a sua realização.
Infracção: n.º 2 artigo 21.º
Punição: n.º 3 artigo 21.º
Coima: 60 € a 300 €
1.54.021.02.01 LEVE

Para agravar os pontos anteriores temos o Artigo 35º nº1, que levado à letra diz que: mudando de direcção por forma que da sua realização crie embaraço para o transito; ou seja, se o condutor se mantém dentro da rotunda está a mudar de direcção, se está a criar embaraço... são 120€ e é CO grave...

Realização de manobra de mudança de direcção (ou de ultrapassagem ou de via de trânsito, ou de inversão do sentido de marcha ou de marcha-atrás), em local em que (ou por forma a que) da sua realização resulte perigo (ou embaraço) para o trânsito.
Infracção: n.º 1 artigo 35.º
Punição: n.º 2 artigo 35.º
Coima: 120 € a 600 €
2.54.035.01.01 GRAVE
Sanção acessória: - art.º 145.º n.º 1 f)
Condutor: Inibição de Conduzir 1/12 meses (147.º n.º 2)
Pessoa Col./Pessoa sing. não habilitada: apreensão do veículo 1/12 meses (147.º n.º 3)

Mas o que as companhias de seguros alegam é que o Código da Estrada no seu Artigo 14º nº2 na letra da lei diz "devem", o que na minha modesta opinião não poderia estar outra coisa, pois se por intensidade de Transito eu não conseguir tomar o caminho mais indicado ao meu destino não devo ser autuado ( e vice versa), mas atenção aos piscas e ao criar embaraço que não tem nenhum devem...

Art14º nº2 CE - Dentro das localidades, os condutores devem utilizar a via de trânsito mais conveniente ao seu destino, só lhes sendo permitida a mudança para outra, depois de tomadas as devidas precauções, a fim de mudar de direcção, ultrapassar, parar ou estacionar.
Art14º nº3 CE - Ao trânsito em rotundas, situadas dentro e fora das localidades, é também aplicável o disposto no número anterior, salvo no que se refere à paragem e estacionamento.

Resumindo:
Deus nos livre de ter um acidente dentro de uma rotunda!!!!!!
É que as seguradoras é que tem sempre a faca e o queijo na mão, e é que decidem a seu belo prazer, e muitas vezes erradamente, apenas baseadas nas suas jurisprudências internas... Daí estarmos sempre a ser induzidos em erro para circular por fora...

Admito que a culpa também é dos Agentes de Fiscalização Rodoviária que não autuam ninguém que comete infracções dentro das rotundas, mas este é um mal, como muitos outros, que já está enraizado na nossa Cultura e Sociedade.

Companheiro Aleluia, até os meus colegas de profissão (da minha esquadra) do piquete acidentes dizem o mesmo que os de Faro, é que o Código da Estrada é o mesmo, mas a interpretação é que não, e com a agravante de 90% dos acidentes nas rotundas o culpado ser o condutor que cumpre o Código da Estrada, ora aqui está o grande contra-senso ou uma grande falta de formação dentro das seguradoras...

Para mim nas rotundas toda a prudência é pouca, mas se fizerem sempre piscas para manter e para sair da rotunda, tem menores probabilidades de ter acidentes, espero que tenha sido útil...

Grande abraço,

Danibeja
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor las2855 » terça dez 14, 2010 12:40 am

E para ajudar ao desespero sempre que há eleições autárquicas lá nascem mais umas tantas rotundas algumas bem atabalhoadas e deveras traiçoeiras.
Cordialmente,
las2855
las2855

Registado: quinta jan 18, 2007 10:59 pm

Mensagempor Aleluia » terça dez 14, 2010 1:02 am

Boa noite, companheiro Danibeja.
No meio disto tudo, dizes uma grande verdade.
(Deus nos livre de ter um acidente dentro de uma rotunda!!!)
Pois na verdade, é extremamente dificil numa cidade, com o movimento caótico, os condutores entrarem numa rotunda com duas faixas e os que vão na faixa da direita sairem todos na primeira saida e os que vão na faixa da esquerda derivarem para a segunda.
Danibeja,obrigada pelo esclarecimento bem documentado, aliás, como é habito nas tuas intervenções.
Saudações.
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Imagem
Aleluia

Mensagempor Fernando Dias Silva » terça dez 14, 2010 9:24 am

Boas

Tudo isto é muito lindo, mas se a faixa do meio estiver ocupada por alguém que entrou ao mesmo tempo que nós na rotunda do nosso lado esquerdo? E se logo atrás desse veículo vêem outros e outros sem acabar?

Já sei. Pára-se a AC. Puxa-se da mesa, cadeiras e abre-se o tolde, convidam-se os outros condutores para um copo e discute-se quem vai passar primeiro.

eheheh

Meus senhores, nada mais certo do que ao chegar a uma rotunda, rápidamente verificar qual a situação de trânsito nela e quais os nossos propósitos à sua utilização, para assim optar qual é o melhor método a utilizar.
Cada rotunda num determinado momento é um caso aparte.

Não é por acaso que no código se diz que dentro de uma rotunda o condutor deve utilizar a faixa mais adequada conforme a vai utilizar.

Cumprimentos
Fernando Dias Silva
Ovar - Portugal
Pão de Ló de Ovar......único no mundo.
Imagem
Imagem
Fernando Dias Silva

Registado: quinta mar 06, 2008 8:25 pm

Mensagempor jgomes » terça dez 14, 2010 9:32 am

Bom dia.
Não é por acaso, que uns metros antes da entrada nas rotundas, existe um placard que informa quantas saídas a mesma tem.
Será por isso!?
Boas viagens
JGomes
jgomes

Registado: terça mai 22, 2007 10:37 am

Mensagempor joaquim » terça dez 14, 2010 7:12 pm

Fiquei sem saber o mais importante para mim...Estou a circular por dentro com o pisca esq. ligado, vou sair na 3ª saída, ligo o pisca dto. mas, na faixa de fora e em paralelo circula uma outra viatura, quem tem prioridade...? Fui claro...?
cumptos!
joaquim

Registado: quarta ago 12, 2009 3:24 pm

Mensagempor RuckFules » terça dez 14, 2010 7:52 pm

joaquim Escreveu:Fiquei sem saber o mais importante para mim...Estou a circular por dentro com o pisca esq. ligado, vou sair na 3ª saída, ligo o pisca dto. mas, na faixa de fora e em paralelo circula uma outra viatura, quem tem prioridade...? Fui claro...?
cumptos!

Antes de mais, permitam-me os companheiros, fazer uma pequena correcção.
É claro que todos entendemos o que pretendem dizer com "faixa de rodagem", mas para uma melhor interpretação da legislação, deveremos esforçar-nos por chamar os nomes correctos. E o nome correcto é "via de trânsito".

Era bom que o bom senso dos condutores superasse as falhas do próprio código da estrada, mas infelizmente estamos muito longe dessa realidade.

Quanto à dúvida do companheiro Joaquim, e fazendo uma leitura do código da estrada, se vai mudar de via de trânsito, é o companheiro Joaquim que deve ceder a prioridade, mesmo que o condutor que segue do leu lado direito esteja em transgressão ao circular numa via não adequada ao seu destino.
Editado pela última vez por RuckFules em terça dez 14, 2010 7:52 pm, num total de 1 vez.
LMC Liberty 6700
Autocabana
RuckFules

Mensagempor Aleluia » terça dez 14, 2010 7:52 pm

Joaquim, compartilho da mesma dúvida!!
Saudações.
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Imagem
Aleluia

Mensagempor RuckFules » terça dez 14, 2010 7:59 pm

Fernando Dias Silva Escreveu:Boas

Tudo isto é muito lindo, mas se a faixa do meio estiver ocupada por alguém que entrou ao mesmo tempo que nós na rotunda do nosso lado esquerdo? E se logo atrás desse veículo vêem outros e outros sem acabar?

[...]

Quando isso me acontece, em rotundas com mais intensidade de trânsito, e eu não consigo mudar de via, impera o bom senso de manter o "pisca" esquerdo dando a entender aos outros automobilistas a minha intenção de permanecer a circular na rotunda. Apenas mudo para pisca à direita após a saída anterior à que vou sair. Se não consigo mudar para uma via à esquerda, não vou parar o trânsito até o conseguir.

Mas acrescentando um pouco mais a este tópico, o mais caricato é que as mesmas pessoas que percorrem uma rotunda pela via mais à direita, são as mesmas que numa estrada com 3 ou mais vias de trânsito, circulam na do meio (ou pior, no caso onde existem 4 vias, seguem na 2ª via mais à esquerda). Infelizmente, casos de autuações nessas condições conheço muito poucas. É mais fácil colocar um radar a tirar fotografias, ou multar carros mal estacionados.
LMC Liberty 6700
Autocabana
RuckFules

Mensagempor Fernando Dias Silva » terça dez 14, 2010 8:47 pm

Boas

Para esclarecer vejam este vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=JfuGoKrUWlA
Fernando Dias Silva
Ovar - Portugal