Condução Defensiva em Autocaravana

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Condução Defensiva em Autocaravana

Mensagempor alexandrechora » terça nov 23, 2010 10:19 am

Caros Companheiros

Este topico convida a todos os membros deste forum a darem o seu contributo através da sua experiência em estrada, sim porque todos conduzimos, todos já nos deparamos com situações e condições de condução que nos exigiram, inteligência, capacidade de análise e decisão, frieza e acima de tudo bom senso.

Neste post todos somos experts, mas nenhum infalivel, pelo que quero aprender com a troca de experiências de todos e todos têm uma palavra a dizer. Sempre que possivel sejam sintéticos e objectivos.

Descrevam resumidamente as medidas defensivas utilizadas na condução sob as diversas situações metereologicas, de transito e de via. O que se pretende não é o que diz o código, porque isso todos sabemos ou melhor deveriamos saber, o que gostaria de ver postado neste tópico é a vossa experiência traduzida em palavras e em situações reais.

Ao participarmos todos, estamos a sensibilizar, a prevenir e a educar, sejam participativos, neste caso apenas pretendo receber informação, desculpem lá o meu "egoísmo".

Vou dar o mote inicial, que vou precisar: condução em situação de montanha com neve e vento...,

Bons posts, Cumps a todos Alexandre
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora

Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am

Mensagempor las2855 » terça nov 23, 2010 2:15 pm

Boas,

Em AC é necessário especial cuidado com os travões nas descidas acentuadas e prolongadas de montanha.
Não deixar embalar, usar sempre travão motor e nunca travar por longos periodos seguidos. Deixar arrefecer os calços de tempo em tempo.
Por várias vezes até cheraram mal, os calços :shock: .
Todo o cuidado é pouco...
Cordialmente,
las2855
las2855

Registado: quinta jan 18, 2007 10:59 pm

Mensagempor las2855 » terça nov 23, 2010 2:21 pm

Sem querer simplificar demasiado, mas a verdade é mesmo simples.
O excesso de velociade é a GRANDE causa de acidentes. Mesmo sem ser nossa a culpa.
Saber avaliar e adequar bem a velocidade à cirunstância é dos factores mais importantes na prevenção de um acidente. Em qualquer tipo de veículo. :wink:
Cordialmente,
las2855
las2855

Condução em Montanha/Neve

Mensagempor josegon_calves » terça nov 23, 2010 2:33 pm

Boa tarde Companheiros e Companheiras,

Pela experiência comprovada, evito frequentar locais onde a neve e o vento muito forte se conjuguem em simultâneo.

Dada o volume de uma autocaravana, com piso escorregadio e vento forte, nada a detém imóvel a não ser outro volume fixo ao pavimento.

Estar atento à meteorologia é fundamental por forma a evitar esse tipo de ambientes, mesmo com correntes e capas de neve!

Em descidas prolongadas, vale mais uma breve paragem de 5 minutos, até para relaxar, a forçar os travões que se vitrificam com relativa facilidade.

Manter uma distância mínima de gabarito igual à nossa autocaravana entre a nossa viatura e a seguinte permite-nos travagens muito mais suaves e com possibilidade de imobilizá-la em tempo útil. Quanto maior essa distância, menor o esforço de travagem, maior segurança, maior conforto, menos gastos em calços e discos.

Esperemos mais ensinamentos.

Um abraço
Até sempre,
José Gonçalves
(Guimarães)

http://ohotelrolante.blogspot.com

"Não sou da altura que me vêem, mas sim da altura que os meus olhos podem ver!"
by: Fernando Pessoa
josegon_calves

Registado: quarta Oct 01, 2008 4:22 pm

Mensagempor caraujo » terça nov 23, 2010 4:52 pm

Ora boa tarde companheiros,

E manobrar em espaço reduzidos???

Eu sigo uma máxima, "se parece que não cabe, não tento"...
Não vale o risco. Tenho visto alguns colegas a acabarem por ficar "entalados" em alguma varanda e isso é muito perigoso e fácil de acontecer, nosso tipo de viaturas.

Um abraço,
Carlos Araújo
Andrade Rigel 740
caraujo

Registado: sábado jul 24, 2010 4:21 pm

Mensagempor joaquim » terça nov 23, 2010 5:20 pm

Olá! Tambem concordo com essa máxima embora ás vezes não a siga e dai já ter apanhado uns sustos e uns quantos risquinhos...Para quem tem capucines então é uma desgraça, passou a cabine que é mais estreita mas o resto...
cumtos!
joaquim

Registado: quarta ago 12, 2009 3:24 pm

Mensagempor las2855 » terça nov 23, 2010 7:17 pm

Se os espelhos passam, o resto passa. Em largura claro.
Também evito espaços demasiado apertados pois o risco não compensa.
Cordialmente,
las2855
las2855

Mensagempor las2855 » terça nov 23, 2010 7:24 pm

Como a minha AC é tracção à frente requer avaliar bem as subidas acentuadas e estacionamentos em mau piso pois derrapa com grande facilidade.
Em camping com mau piso deixo as rodas de tracção próximas na saída em piso mais duro pois é mesmo fácil atolar.
Caraqueterística que se agrava com peso adicional na trazeira.
Cordialmente,
las2855
las2855

Re: Condução Defensiva em Autocaravana

Mensagempor bushman » terça nov 23, 2010 7:45 pm

alexandrechora Escreveu:Vou dar o mote inicial, que vou precisar: condução em situação de montanha com neve e vento...,

Boa noite,

A conjuntura de neve com vento é terrivel para a Ac.
O que aconselho é:

- Como um colega mencionou verificar as previsões e evitar as piores condições.
- Se a subida é para uma estânçia, evitar as horas de maior fluxo de transito.
- Ter e levar correntes de neve.(inclusive 1 par de reserva).
- Treinar a montagem das correntes ainda em casa :D Falo por experiençia própria.
- Com neve e temperaturas negativas, nunca accionar o travão de mão, este fica agarrado.
- Levar uma pá em caso de nevão.

Estes são alguns dos principios que uso.

Boas subidas e descidas :P
bushman

Registado: sábado jul 26, 2008 9:37 pm

Mensagempor Aleluia » terça nov 23, 2010 8:45 pm

Boas!
Alexandre, um bom topico, este da condução defensiva em Autocaravana.
Ora vamos lá ver umas dicas, sobre a condução em geral, para um veiculo com as nossas dimenções.
A dica do las2855, sobre o estacionamento em campings com mau piso, é importantíssima.
-- Por as rodas de tracção, o máis perto da saída, por causa do piso, em regra sempre mais duro.
Máis:
-- No cruzamento com veiculos pesados, encosto o máis possivel á direita, por causa do vácuo provocádo pesado pesado.
-- Manter um espaço grande do veiculo da frente, para a travagem ser suave e não termos toda a mobilia da AC em cima de nós.
-- Nas descidas acentuadas, com qualquer tipo de tempo, usar sempre a caixa de velocidades em vez dos travões.
-- Ter muito cuidado na saida das auto-estradas, na via de acesso á outra via, pois em regra as vias de acesso são curvas muito apertádas e, até parece que a meio ainda se torna máis apertáda. Depois temos o balanço do carro que se desloca para o lado contrário ao da curva, o que dificulta a mesma.
Já agora um truque para poupar as escovas limpa vidros:
-- Sempre que o carro estiver parádo, por qualquer coisa (rolhas de garrafas) para levantar os braços das escovas de maneira que as borrachas não estejam em contacto com o vidro do pára-brisas. Isto para evitar que as mesmas colem ao vidro.
Saudações autocaravanistas.
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Aleluia

Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm

Mensagempor danibeja » terça nov 23, 2010 9:06 pm

las2855 Escreveu:Como a minha AC é tracção à frente requer avaliar bem as subidas acentuadas e estacionamentos em mau piso pois derrapa com grande facilidade.

Boa Noite, para mim a tracção é o que o condutor deve ter mais noção, consoante o tipo de piso por onde passa.

Um veiculo com tracção ás rodas da frente, a subir tem muitas dificuldades, pois com muita facilidade perde o atrito, apesar de ter o peso do motor à frente, os nossos veículos (ACs) tem muito peso no eixo de trás, logo juntamente com a inclinação, vai dificultar a tracção à frente.

Já um veiculo tracção ás rodas de trás, tem mais facilidade a subir pois tem o centro gravitacional mais próximo da tracção, mas quando desce perde um pouco em relação aos tracção ás rodas da frente, que a descer seguram o automóvel melhor com o motor.

Quando se conduz na na neve, alem da prudência, deve-se, sempre que aja trilhos efectuados por outros veículos, utiliza-los também, pois quanto mais contacto directo com a estrada melhor (passear em cima da neve não é a melhor opção), e ao contrário do companheiro Bushman eu escolheria as horas de maior transito, pois existem trilhos, os veículos em movimento não deixam criar gelo no asfalto com tanta facilidade e caso tenha problemas, com mais facilidade sou auxiliado...

Outro factor de muita importância são os Pneus, existem pneus indicados para todo o tipo de situações climatéricas, sendo que os que se usam com mais frequência em Portugal, são Pneus mistos moderados, que por norma são 60% a 70% preparados para piso seco e o restante para piso molhado, logo se conduzirmos na neve com estes pneus, é muito aconselhável as correntes, porque por muita experiência que tenha o condutor, os pneus escorregam de certeza, e com muita facilidade.

Para condições meteorológicas de chuva, neve e alguma lama, os pneus devem ser da medida/largura mais baixa averbada no certificado de matricula/livrete (pneus de bicicleta :) ), pois desta forma evita-se "aqua planing" e cria-se atrito na neve , e de altura maior possível, para alem do conforto, tornar o veiculo mais alto; para condições meteorológicas de piso seco é o oposto.

E depois existem muitos factores, como a distancia de segurança, colocar as mudanças de forma a que trave com o motor (o motor tem que cantar forte, mas nada de grandes exageros), não deixar a viatura a patinar, e se acontecer virar o volante todo para um lado, e depois todo para o outro, por vezes resulta...

:) :) :) E espero que só aconteça aos outros :) :) :) , mas se os outros precisarem da minha ajuda, estou sempre pronto a dar uma /duas mãozinha ...

Grande abraço,

Danibeja
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor Mario » terça nov 23, 2010 9:30 pm

Olá...

Não tenho experiência de condução sob essas condições.no entanto este linK contem informação válida,com direitos de autor, um simples contributo a adicionar aos demais.

http://www.michelin.pt/pt/auto/auto_con ... dt_nge.jsp
Aquele Abraço

Mário
Mario

Registado: quinta mai 24, 2007 4:19 pm

Mensagempor jgomes » quarta nov 24, 2010 9:38 am

Bom dia

Falaram em descidas acentuadas, nos cuidados a ter, mas, muito importante e a termos em conta, a descida deve ser feita com o auxílio do motor, engrenado na mudança que teria se fosse a subir. Experimentem e vão ver a sensação de segurança que dá.

Um abraço, boas subidas, descidas e também estradas planas, porque não.

JGomes
jgomes

Registado: terça mai 22, 2007 10:37 am

Mensagempor Manel » quinta nov 25, 2010 11:01 am

Bom Dia.

Acho muito interessante este tópico. Aqui podemos dar e receber importantes dicas / achegas para as nossas "aventuras".
Todos temos a ganhar partilhando as nossas experiências.

No meu caso ocorre-me referir a minha má experiência em "manobras".

Ali para os lados de Foz Côa meti-me por uma rua estreita e acabei num
"Beco sem saída".

ATENÇÃO: Muitas vezes até se pode passar, mas com um "outro" carro.

Tentei "dar a volta", mas não tinha espaço suficiente, ainda por cima em declive. Acabei por fazer marcha atrás (para aí 200 metros). Lá me safei.

Só que nas (muitas) tentativas de manobra em rampa, estoirei a embraiagem.

Foram mais de 2000 €uros para o galheiro.

A partir daí, se tenho dúvidas:
1º Paro e pergunto aos habitantes locais, "se dá para passar"

2º Se ainda tiver dúvidas, vou eu próprio a pé fazer a avaliação.

Até agora tem-me evitado dissabores.

Vale bem a pena ir um bocado a pé, avaliando e conversando com as pessoas.

Aqui fica o registo da minha "nabice / inexperiência"!

Boas voltas e.....
Sempre, mas mesmo "SEMPRE", não esquecer as condições que temos... estrada, condições climatéricas e.... o gabarito das nossas carrinhas.

Abraço
Eugénio Reis
Manel

Registado: quarta Oct 25, 2006 4:31 pm

Mensagempor Joel Lourenço » sexta nov 26, 2010 2:44 pm

Bem para uma condução em situação de montanha com neve e vento.

- Utilização de correntes
- Moderar a velocidade
- Manter distancias de segurança
- Utilização de travagem com mais regularidade da caixa de velocidades c/ travao
- Em para arranca, ter atenção da maneira que se arranca com o carro.
- Se as condições climatericas piorarem mais vale parar e esperar que melhore.
- Em especial não sou fã da NEVE.
- Desconhecia essa do travão de mao agarrar com temperaturas negativas.

- Em relação a manobrar em espaço reduzidos???
- Se tiverem duvidas mais nao arriscar, sair para ver. as o melhor mesmo e ir por outro caminho, o que não faltam são trajectos para dar ao mesmo lugar.
Ford
Challenger Genesis 43 2009
Joel Lourenço

Registado: segunda jul 13, 2009 3:31 pm

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 44 visitantes