" A praga circulante"

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

" A praga circulante"

Mensagempor Mcas » domingo ago 15, 2010 11:13 am

" A praga circulante" é o título da crónica de hoje, no jornal "Público", de Miguel Esteves Cardoso.
Ainda não tive tempo de reproduzi-la aqui.
Pelo conteúdo, pela ignorância manifestada, pelo "ódio" que destila, merece uma resposta colectiva.
Pela minha parte vai tê-la, sem "ódio" nem vinganças, assim que consiga o email. Ou então mando para o jornal...
Editado pela última vez por Mcas em domingo ago 15, 2010 5:07 pm, num total de 1 vez.
"Não importa onde te leva a viagem mas sim o que ela faz de ti." Gonçalo Cadilhe
---------------------------------------------------------
http://viajantelusitano.wordpress.com
Mcas

Registado: quarta jan 11, 2006 10:03 pm

Mensagempor RMartins » domingo ago 15, 2010 12:43 pm

Pena que estou em Espanha e não tenho a oportunidade de a ler.

Se alguém tiver hipótese de a reproduzir na integra aqui no nosso fórum, agradecia.

Melhores cumprimentos,
RMartins
RMartins

Registado: domingo ago 08, 2010 2:02 am

Mensagempor Mcas » domingo ago 15, 2010 11:14 pm

Transcrevo a crónica de MEC,

---------------------------------
A PRAGA CIRCULANTE
Miguel Esteves Cardoso, in Público 15/08/10

"O ódio é uma das delícias da velhice. Quando se é novo, parece-se com uma paixão. Com a idade, torna-se numa certeza e a raiva cresce como se tivesse razão.
Odeio as autocaravanas. Odeio tanto os condutores como os cônjuges. Poderia continuar com este Padre Nosso, com todas as sílabas sagradas, pelos séculos que passei atrás delas, atravancado.
Anteontem, ao chegar a Sintra por um caminho que eu supunha secreto, mas que os internautas franceses tornaram roteiro obrigatório (são sempre franceses, estes diabos), levei uma hora atrás destes escargots, com as casas às costas, porque não cabem duas caravanas nestas ruelas. São casas andantes a bloquear as estradas. Os habitantes são forretas que, se calhar, trazem toda a comida de casa e, não gastando dinheiro em hotéis, atafulham os acessos de Agosto sem deixarem cá mais do que uns eurinhos em gasolina.
São perigos na estrada, tapando a vista e fazendo manobras perigosas. Não há paixão mais perigosa do que a somítica, que é a sovina e nada tem a ver com a semítica, ao contrário do que pensam muitos ignorantes confortáveis com o que ignoram saber.
Quem entrasse em Portugal -ou em qualquer país do mundo- com uma casa às costas, deveria pagar um imposto de obstrução de trânsito, mais pesado do que a licença de camionagem. São prédios ambulantes que nos cegam e apertam. Vomitam dióxido de carbono, obstipam-nos as vias e não deixam cá dinheiro nenhum.
Não haja dó em taxá-los."
"Não importa onde te leva a viagem mas sim o que ela faz de ti." Gonçalo Cadilhe
---------------------------------------------------------
http://viajantelusitano.wordpress.com
Mcas

Registado: quarta jan 11, 2006 10:03 pm

o cerco da trilogia

Mensagempor decarvalho » segunda ago 16, 2010 5:00 am

Carissimos e atentos membros deste forum

A campanha de acção psicológica concertada esta quase completa e já esta apoiada em tres suportes neste ano de 2010:

- o programa da TVI com os tais proprietarios de autocaravanas travestidos de campistas e caravanistas selvagens,
- o artigo do Expresso, para atingir os decisores nacionais e locais
-o artigo do Público para a demagogia popular conservadora

Tudo isto no (pico) do verão.
Verão certamente que não é coincidência.

Boas voltas e reviravoltas...e que ninguem se preocupe com a institucionalizaçao (séria) do Movimento (Associativo) do Autocaravanismo...nem com press kits...nem com planos de comunicação social...
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
decarvalho

Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Mensagempor edurana » segunda ago 16, 2010 8:01 am

Companheiros.
Estou dividido, não sei se me revolto com a cronica desta pessoa ou não. Recordo-me do programa "as noites da má lingua" e aí acalmo-me um pouco, porque o caracter dele está lá. Se for preciso uma resposta colectiva, estou disponivel para a assinar.
Um abraço,
edurana

Registado: terça abr 21, 2009 8:32 am

Mensagempor nelson » segunda ago 16, 2010 8:14 am

Bom dia

Eu penso que até ganhei um certo odio a esta pessoa ,penso que fala sem nada perceber do assunto.
Andamos certamente mais rapidos que os camiões , eu tento comprir as regras de transito !!! E ele será que o faz?
"Os habitantes são forretas que, se calhar, trazem toda a comida de casa"
Nós todos sabemos que estamos limitados a 2 a 3 dias o nossos frigorificos não são grandes!! trazem a comida de casa ,onde cá e mais barato!!!
"São perigos na estrada, tapando a vista e fazendo manobras perigosas" penso que em todas as palavras ditas por este senhor nada tem haver com as autocaravanas.
Eu pessoalmente só aceito quando me falam mal dos autocaravanistas quando eles não são cumpridores das boas regras e de citadania ,aquilo que todos os forum e clubes têm vindo a criar e apostar.

um abraço

Nelson
katamarano light 140cv
nelson

Registado: sexta dez 01, 2006 1:45 pm

Mensagempor psilvadel » segunda ago 16, 2010 9:45 am

Caros Companheiros,

Estou em choque...
...mas pensando bem, se calhar nem devia estar!!!

Como pode um senhor (com letras minúscula – muito pequenina mesmo), que supostamente até seria bem formado, ser tão ofensivo para com um grupo de cidadãos que de todo ele não conhece, praticantes de uma actividade (AC) que ainda menos ele sabe o que é, certamente este “tipo” será o mesmo que, tal como outros não consegue circular na mesma via que os ciclo turistas por este o obrigarem a desviar do seu trajecto 50cm para o lado e abrandar um pouco.

É mesmo lamentável… e vou parar de escrever para não começar adjectivar o senhor (está a ser muito dificil de conter).

Volto a manifestar a minha total disponibilidade para inverter este “ataque concertado” de que estamos a ser alvo.

Saudações AC´s
Pedro Silva
McLouis Lagan 263

http://www.janelaitinerante.com
psilvadel

Registado: terça mai 04, 2010 11:21 am

Mensagempor adelsilva » segunda ago 16, 2010 11:25 am

Caros
Companheiros

Vozes de .............. não chegam a lado nenhum

Ainda bem que olham para nós , somos muito importantes
Adelino Silva
Fiat Fendt 290
adelsilva

Registado: segunda abr 28, 2008 10:35 pm

Mensagempor alfacinha » segunda ago 16, 2010 1:34 pm

Bom dia, Companheiros,
É de lamentar os comentários do MEC. Menino mimado, jornalísta satírico, com grande tendência para a "má-língua" e que, agora em idade adulta, se virou para o alcoolismo e uso de cocaina. Escreveu um livro intitulado " O Amor é Fodido". Segundo consta, a único coisa que despertou leve curiosidade foi o título.
Portanto, os comentários do Mec são reacções de uma criança talvez bêbado ou pedrada. Eu também o detesto.
Adelino Alfacinha.
alfacinha

Registado: segunda jan 07, 2008 3:11 pm

PRAGA ESTACIONANTE

Mensagempor decarvalho » segunda ago 16, 2010 2:16 pm

Ora vivam.................

convem não enterrarmos a cabeça na areia.
Antes da publicaçao da praga circulante ja tinha sido publicada a PRAGA ESTACIONANTE como aqui, em outro topico deste forum ja tinha alertado, na Revista do Expresso...ver abaixo
http://www.mediafire.com/?o6dobsogco8lp5n
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
decarvalho

Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Mensagempor Paulo » segunda ago 16, 2010 3:55 pm

Estou de acordo com o companheiro Decarvalho, quando ele se refere a acções conjuntas, sempre com o mesmo objectivo: denegrir a imagem e o potencial do TURISMO Itinerante em Autocaravana.

Praticamente não se vê sair nada nos media que o elogie ou promova uma mensagem positiva.

É claro que determinados comportamentos e posturas, de alguns utilizadores de ACs são "gasolina" para a fogueira dos argumentos destes artigos. Devido à explosão da utilização das ACs, a qual não é acompanhada de estratégias de acolhimento, de regras nem de locais dedicados ao ESTACIONAMENTO (não campismo, pois esses locais existem qb) assiste-se agora a um transbordar de situações que convém aos jornalistas destacar e que apagam por completo as vantagens deste tipo de turismo, tal como nós nos orgulhamos de o praticar e viver, com toda a responsabilidade.

É claro que a bandeira dos "não gastos" complementa bem a estratégia da "má lingua", pois é sabido como o argumento é falso. Seria ainda mais de feição se pudessem argumentar que as autocaravnas se movem com o vento ou que os depósitos atestados no estrangeiro permitem a viagem e as férias por cá, sem se dar esses mais de 60% ao Estado...já agora...
Paulo
Moderador

Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm

Mensagempor pressler » segunda ago 16, 2010 6:03 pm

Boa tarde companheiros,

Creio que a falta de materia para escreverem dá-lhs para divagarem... é mais facil criticar do que aprender algo.
Também não tiro alguma da razão ao que é escrito e criticado quanto á porcaria que se vê fazer em todo o lado, quer com autocaravanas, caravanas, tendas, etc.
Agora a grande realidade acima disto tudo é que esta senhora e senhor têm 2 tostões no bolso e tiveram alguma fama, estam abituados ao tempo da vida "BOA" que era exclusiva só para alguns. Continuam a pensar que as praias e estradas deveriam estar vazias, porque só eles têm direito a usá-las. Creio que é um tipo de pequena burguesia com manias de reis e rainhas.
Claro que para eles luxo é ficar em hoteis e ir a restaurantes.
Interessante seria metê-los dentro de uma AC e levá-los a dar uma volta, explicar-lhes o quanto pagamos pelas prestações do veiculo, portagens e em compras nas localidades. Quem sabe passar-lhe o volante para as mãos de modo a experimentarem a sensação de conduzir um veiculo com um motor potente como os nossos FIAT.
A minha realidade é não ir a restaurantes, sair com o frigo meio cheio e voltar com ele até não poder mais. Compro produtos de pequenos agricultores, pão do bom,fruta, peixe fresco. Coisas que este senhorecos nunca experimentam não senhor!!! :wink:
Roller Team
Granduca Garage P
pressler

Registado: quinta dez 13, 2007 11:50 pm

PRAGA CIRCULANTE

Mensagempor José Conceição » segunda ago 16, 2010 7:35 pm

Quanto ao " senhor " MEC apenas me oferece referir que na verdade essa pessoa sempre manifestou atitudes burguesas e demonstrou ter alguns problemas, vicios, entre eles a saber a MÁ LINGUA.
Partilho da opinião de um companheiro que refere " VOZES DE ....... NÃO CHEGAM AO CÉU.
Permito-me sugerir que numa proxima actividade, concentracção, etc, possa ser endossado convite(s) a um jornalista (verdadeiro), principalmente do jornal onde foi publicada esta aberração de notícia.
Também estou disponivel para participar no movimento para mostrar a essa pessoa quanto esta errada .
José Conceição

Registado: terça mar 04, 2008 9:07 pm

Mensagempor joaquim » segunda ago 16, 2010 8:35 pm

Para mim esse sr. não merece crédito algum...é um pseudo burguês, intelectual da treta e, se o virarem de pernas para o ar não deita um cêntimo...É certo que a porcaria existe e é feita por muitos autocampistas mas, há que saber separar as águas e encaminhá-las no leito certo...mas, para fazer isso de uma forma correcta é preciso ter muita bagagem intelectual e formação moral... enfim, "o cão ladra e a autocaravana passa...
cumptos!
joaquim

Registado: quarta ago 12, 2009 3:24 pm

Mensagempor alfacinha » segunda ago 16, 2010 9:13 pm

Boa noite, Companheiros.
Na minha opinião, o artigo da Clara Ferreira Alves publicado na revista do Expresso não tem nada a ver com o artigo do MEC. Enquanto este odeia todos os autocaravanistas ( devido sobretudo à sua grande ignorância em relação ao autocaravanismo ), a CFA começa por defender a Costa Vicentina, que apelida de " um dos últimos paraísos na terra ", da enorme agressividade dos operadores turísticos, para depois falar dos "turistas de caravana e tenda ... de pé descalço ... com estendal de roupa, tachos e panelas ...". Ora, neste caso, eu penso que ela tem razão. Nós todos sabemos o que se passa nesta região, sobretudo no Verão.
O receio que eu tenho é que a CFA pense que todos os autocaravanistas sejam uma " espécie de selvagens que semeia à sua volta o lixo e a desordem e não gasta um tostão na aldeia ou no país que os acolhe."
Somos nós, autocaravanistas, que devemos lutar contre a enorme ignorância que grassa por aí.
Talvez realizando um encontro anual , a nível nacional, com o intuito de mostrar às televisões e jornais que as autocaravanas e os verdadeiros autocaravanistas podem estar um fim de semana, num determinado local ,sem quaisquer problemas, respeitando a natureza, não conspurcando o meio ambiente e, já agora, gastando alguns euros no comércio da região.
Adelino Alfacinha
alfacinha

Registado: segunda jan 07, 2008 3:11 pm

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 33 visitantes