inspecção automovel.

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Mensagempor Fernando Dias Silva » quarta mar 10, 2010 10:26 pm

ana araujo Escreveu:Boa noite
Aminha AC tem que ir até ao fim deste mês á inspecção, mas como estamos á espera de um vidro novo do parabrisas, derivado ao vidro estar rachado, mas que não impede em nada o funcionamento da mesma, mas já me disseram que deve ser chumbada. a minha duvida é se podemos circular com ela até o vidro chegar.
Ana


Boas

Pode desde que não haja perigo para os ocupantes.
Bons passeios.
Fernando Dias Silva
Ovar - Portugal
Pão de Ló de Ovar......único no mundo.
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Fernando Dias Silva
 
Mensagens: 579
Registado: quinta mar 06, 2008 8:25 pm
Localização: Ovar - Portugal

Mensagempor caminheiro » quarta mar 10, 2010 10:52 pm

INSPECÇÃO - PEQUENA NUANCE CROMÁTICA

Olá companheiros,

O ano passado fui à primeira inspecção e o inspector disse-me que deveria alterar o livrete porque a cor referida nele é amarela e ele acha que a autocaravana é cinzenta. A todas as pessoas que peço para identificar a cor, tendo que optar entre amarelo e cinzento, todas optam por amarelo. A realidade é que a autocaravana é dourada, tanto que comercialmente é designada por "Hymer B514 Gold" e o amarelo é a cor que mais se aproxima do dourado. Serei obrigado a alterar o livrete para cinzento só porque esse inspector vê o que mais ninguém vê ? Poderei ser chumbado na 2ª inspecção, que vai ocorrer dentro de 2 meses, por não ter feito nada ?
O seu parecer será bem vindo.

Caminheiro
Avatar do Utilizador
caminheiro
 
Mensagens: 142
Registado: sábado dez 15, 2007 7:22 pm
Localização: Trafaria

Mensagempor Fernando Dias Silva » quarta mar 10, 2010 10:56 pm

Boas

Será que o inspector não é daltónico?

Cumprimentos
Fernando Dias Silva
Ovar - Portugal
Pão de Ló de Ovar......único no mundo.
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Fernando Dias Silva
 
Mensagens: 579
Registado: quinta mar 06, 2008 8:25 pm
Localização: Ovar - Portugal

Mensagempor oscarsousa » quarta mar 10, 2010 11:04 pm

Boas Companheiro

No documento único ou no livrete diz cor e outra ou seja pode ser aquela cor ou outra. Veja agora os carros tem mais de uma cor, só tem uma referida no livrete.
Nota: esta é a minha opinião

Bons Passeios de AC
BONS PASSEIOS DE AC

______________________________
BRURSTNER A535
_______________________________

AC = SEM MARCAÇÕES SEM HORÁRIOS
Avatar do Utilizador
oscarsousa
 
Mensagens: 135
Registado: quarta ago 05, 2009 10:27 pm
Localização: Vila Verde > Braga

Inspectores Daltónicos!!!

Mensagempor josegon_calves » quinta mar 11, 2010 8:25 am

Bom dia Companheiro Caminheiro,

Na minha opinião, e no seguimento do que atrás já foi descrito, se essa "anomalia" está registada no "Certificado de Inspecção", terá "chumbo" pela certa!!! Teria um ano, até nova Inspecção, para reparar a "anomalia".

É apenas a minha interpretação!!!

Como neste País cada um tem a sua e todas são válidas......!

Se fosse eu, protestava por escrito, contra a "deficiência visual" desse Inspector, se a "anomalia" está descrita no "Certificado", claro!

Munia-me também, junto do concessionário, de uma Declaração onde pudesse atestar da relação entre "gold" e o amarelo.

Mas estou a falar apenas no pressuposto de....

Se esse pressuposto não existir......

Espero estar enganado, para seu bem!

Um abraço e até sempre,

José Gonçalves
(Guimarães)
Avatar do Utilizador
josegon_calves
 
Mensagens: 563
Registado: quarta Oct 01, 2008 4:22 pm
Localização: Guimarães

Mensagempor jgomes » quinta mar 11, 2010 9:08 am

Bom dia companheiros
Atenção que a cor no livrete é cor base de origem, a outra é se quiser colocar algo mais, mas nunca alterar a cor de origem. Se tal acontecer terá que pedir renovação de livrete com a respectiva alteração de cor.
A cor constante nos livretes são sempre os nomes das cores bases, nunca as derivadas, penso que abriram excepção para o cinzento, visto estar-se a tornar uma cor muito corrente. Gold no livrete terá que constar amarelo.
Um abraço
JGomes
jgomes
 
Mensagens: 263
Registado: terça mai 22, 2007 10:37 am
Localização: Jou - Murça

Mensagempor Fernando Dias Silva » quinta mar 11, 2010 10:45 am

Boas

De facto o que deveria fazer (pelo menos tentar) é o que já foi dito, obter uma declaração da marca da autocaravana em como ela tem como côr base o amarelo, pois é a côr mais aproximada do dourado. Agora de dourado para cinzento é uma diferença enorme. No entanto esse inspector se não tiver problemas de visão, deveria ver a dita côr em pleno dia e ao sol, porque o dourado com a escuridão tem a tendência a esbater, mas nunca fica cinzento.

Se é a autocaravana que tem no avatar, é dourada e logo pela aproximação o amarelo (há muitos tons de amarelo).

Estou a ver que se realmente fôr um problema de visão do inspector, não deveria exercer esta profissão. Oxalá não seja e somente se enganou.

Já agora se fôr possível podia colocar uma foto da sua AC aqui para realmente verificar-mos a côr, para ajudar claro.

Mas, se por acaso tiver problemas na inspecção o que tem a fazer é mudar a côr no documento, o que eu acho um pouco improvável, visto que a AC teve de ser homologada e deveria estar conforme.
Fernando Dias Silva
Ovar - Portugal
Pão de Ló de Ovar......único no mundo.
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Fernando Dias Silva
 
Mensagens: 579
Registado: quinta mar 06, 2008 8:25 pm
Localização: Ovar - Portugal

Mensagempor caminheiro » quinta mar 11, 2010 12:07 pm

Bom dia
Acho que não vou fazer nada e vou bater o pé. Junto uma foto de uma dourada (igual à minha) e que está registada como amarela e uma foto de uma cinzenta da mesma marca. Há uma notória diferença.
Caminheiro

Imagem

Imagem
Avatar do Utilizador
caminheiro
 
Mensagens: 142
Registado: sábado dez 15, 2007 7:22 pm
Localização: Trafaria

Daltónico

Mensagempor josegon_calves » quinta mar 11, 2010 1:12 pm

Companheiro Caminheiro,

Brincando um pouco com um assunto sério, afinal o Inspector, até que foi simpático, é que a sua AC é Castanha!!!

Vai lá, vai!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Um abraço,

José Gonçalves
(Guimarães)
Avatar do Utilizador
josegon_calves
 
Mensagens: 563
Registado: quarta Oct 01, 2008 4:22 pm
Localização: Guimarães

Mensagempor edurana » quinta mar 11, 2010 5:23 pm

Companheiros:
Tentando ajudar, digo que esta autocaravana é a cor que o representante Oficial da marca comunicou aos serviços do IMTT na legalização deste modelo em Portugal. Por isso eu sou da opinião que o companheiro deveria-se aconselhar com o representante, pois até com as autoridades de transito pode vir a ter problemas. A codificação das cores por parte do IMTT não é uniforme, ele baseia-se no que for apresentado pelo representante da marca, com a devida aprovação dos tecnicos claro.
Este é um pequeno contributo.
Um abraço,
Avatar do Utilizador
edurana
 
Mensagens: 164
Registado: terça abr 21, 2009 8:32 am
Localização: Pinhal de Frades-Seixal

Quantas vezes já foi com a

Mensagempor jgomes » quinta mar 11, 2010 5:31 pm

Boa tarde

Atenção que o inspector não é nem tem autoridade para se sobrepor ao IMTT.

Já pensou, antes de fazer alguma coisa, dirigir-se a um outro centro de inspecções?»

Se lhe puserem o mesmo problema, então há algo que está errado.

Quantas vezes já foi com a Ac à inspecção?

Um abraço e oxalá que resolva o seu problema sem muitas complicações.

JGomes
jgomes
 
Mensagens: 263
Registado: terça mai 22, 2007 10:37 am
Localização: Jou - Murça

Mensagempor Fernando Dias Silva » quinta mar 11, 2010 6:42 pm

Boas

Sabe o que poderá fazer?
Vive perto de si ou conhece algum companheiro que tenha uma autocaravana igual à sua mas de côr cinzenta, e que esteja disposto a ir consigo até ao Centro de Inspecções?
Verifique qual a côr que está no livrete desse companheiro. Assim tinha um objecto de comparação.

Mas acho estranho, então o representante que lhe vendeu a autocaravana o que diz a esse respeito?

Noutra autocaravana igual à sua (portuguesa) na côr, o que dirá o livrete?

Cumprimentos
Fernando Dias Silva
Ovar - Portugal
Pão de Ló de Ovar......único no mundo.
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Fernando Dias Silva
 
Mensagens: 579
Registado: quinta mar 06, 2008 8:25 pm
Localização: Ovar - Portugal

Mensagempor Luis Agostinho » quinta mar 11, 2010 11:24 pm

Boa noite,

Pode não servir de nada...mas cá vai.

Tendo trocado de carro recentemente, foi-me entregue um documento que deve acompanhar sempre o carro até receber os documentos originais, documento esse que dá pelo nome de DAV (Declaração Aduaneira de Veiculos) onde, entre muitas coisas é referido a côr do veiculo.

Recordo-me que na altura em que adquiri a AC, foi-me entregue o mesmo documento em que constava a identificação da dita, além da côr, cilindrada, impostos pagos etc. Penso que já foi para o lixo, porque achei que era inútil visto os documentos que hoje possuo terem sido emanados (acho!) desse 1º documento que é emitido pela a alfândega.

Se ainda mantém esse documento, que na altura penso que nem todos os concessionários entregavam (por esquecimento), poderá provar a côr com que a AC "entrou" em Portugal.

Tirando isto...não sei mais nada.
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Mensagempor caminheiro » sexta abr 23, 2010 9:06 pm

Boa noite companheiros,
Sentindo-me na obrigação de vos informar quanto ao desfecho do possível chumbo na inspeção periódica, devido à côr da autocaravana referida no livrete, eis as boas novas:
- O inspector que me calhou desta vez não é daltónico e tudo OK. Passou. Novamente pronto para rolar.
Caminheiro
Avatar do Utilizador
caminheiro
 
Mensagens: 142
Registado: sábado dez 15, 2007 7:22 pm
Localização: Trafaria

Mensagempor oscarsousa » sábado abr 24, 2010 1:04 am

Boas compalheiros

Claro que tinha de estar ok, a cor não é problema de segurança.


BONS PASSEIOS DE AC
BONS PASSEIOS DE AC

______________________________
BRURSTNER A535
_______________________________

AC = SEM MARCAÇÕES SEM HORÁRIOS
Avatar do Utilizador
oscarsousa
 
Mensagens: 135
Registado: quarta ago 05, 2009 10:27 pm
Localização: Vila Verde > Braga

AnteriorPróximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 52 visitantes