Semana de férias azarada

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Semana de férias azarada

Mensagempor cookie » segunda jan 11, 2010 4:25 pm

Ora bem, o nosso objectivo era passar a semanita de férias (religiosamente guardada para esta época por causa de compromissos profissionais e por causa da neve) em Andorra mas, acabámos por mudar de ideias uma vez que já conhecíamos essa paragem. Decidimos então ir para Cerler, no vale de Benasque.

Como saímos do Norte, e porque o Marão está em obras, fomos pela A7 e na 1ª noite dormimos em Vitoria-Gasteiz. A cidade tem uma área de serviço para AC´s gratuita, com excelentes acessos. É possível abastecer de água (mas atenção porque as torneiras em Espanha são diferentes das nossas) e despejar a cassete e as águas sujas. No dia seguinte seguimos para Cerler fiadíssimos no GPS. Ou melhor, o meu marido fiadíssimo do GPS, eu, contrastando o trajecto proposto pelo GPS com o mapa apercebo-me que há uma série de estradas de montanha que preferia evitar. Após insistência da minha parte para revermos o trajecto, desisto do meu papel de co-pilota pois o GPS ganha e eu amuo
:?

Pois ora bem… o GPS manda-nos para uma estrada que… NÃO EXISTE!!! E agora?? Lá falamos com um automobilista que tb estava passado com o seu GPS e aconselhou-nos voltar atrás e seguir determinada direcção, passando por um “puerto de montaña” cheiinho de neve… xiii penso eu… sarilhos!!!!

A estrada apesar de em boas condições era chata mas devagar lá se fez. Para chegar a Benasque há que passar por um desfiladeiro ao estilo dos Picos da Europa. Talvez não tão claustrofóbico mas ainda assim estreito, principalmente por causa das pedras saídas nas laterais e dos camiões TIR (sim, é verdade, camiões TIR) que por ali circulam (ainda apanhámos uns sustos porque não contávamos com os camiões naquelas paragens).

Chegámos a Cerler às 16h de domingo e pensámos nós “Finalmente!!! Vamos lá ligar o gás e dar uma voltinha por aí”. Era bom era… o maridão vai a ligar o gás e… tcharam… a peça parte-se. Ãh?!?!? A peça parte-se?!?!? Mas como é que se parte? E agora?? O maridão lá telefona ao nosso fornecedor do gás e a resposta foi algo do género: Essas peças são mto frágeis e partem facilmente. Prenda-a com um arame que é perfeitamente seguro.

Vamos lá ver… perfeitamente seguro para quem? Para mim não é de certeza que vou estar a cozinhar e a dormir com uma fuga de gás constante!!! Mas o maridão tinha a esperança de conseguir prender aquilo como deve ser, sem fugas. Lá fomos nós mendigar por um pedaço de arame. Ninguém tinha até que nos dirigimos ao pessoal da estação. Foram muito prestáveis e arranjaram-nos arame e umas braçadeiras (daquelas coisas plásticas que se usam para prender, p.ex., as árvores). Ok, vamos lá tentar prender isso. Qual quê?… não havia maneira e quando a peça se aguentava, a fuga de gás era inevitável. Lá descemos até Benasque, entretanto completamente caótica porque os esquiadores já tinham regressado aos seus alojamentos. Foi muito, mas muito difícil encontrar ajuda. Tentámos a bomba de gasolina e nada feito. Tentámos os Bombeiros mas estavam fechados. Telefonei para um contacto que havia na porta e acabei por falar com os bombeiros de Castejón de Sos que me disseram que a nossa situação não era uma emergência, por isso não podiam ir até Benasque mas que se nós descêssemos até Castejon, que nos tentariam ajudar. Ok, tentámos resolver o problema por Benasque. Entretanto fiquei com febre e estavam perto de -11ºC. Na bomba falaram-nos de um talho na zona pedonal que vendia gás, para tentar lá. Ok, vamos tentar. Eu fico na AC (mal estacionada) enquanto que o maridão vai ao talho. Mas afinal o talho só vende botijas e nada mais. Na mercearia é que vendem peças para colocar na botija. Ok, vai-se à mercearia que afinal está fechada. Volta-se ao talho onde é dado ao meu marido o tlf do senhor da mercearia. Entretanto eu estou na AC com febre, mal estacionada, o trânsito caótico e eu a ter que fazer manobras para os carros poderem passar, parar e sei lá mais o quê. O maridão não domina completamente o espanhol então vem ter comigo para eu falar com o senhor da mercearia. Falo com o senhor que diz que vai à loja para nos atender. Lá vai outra vez o maridão a correr. Compra a peça mas… ooopsss, o encaixe é diferente pois as nossas botijas são Esso e aquilo era para Repsol (um aparte: essas porcarias deviam ser únicas, iguais para todos, normalizadas tal como acontece com os CD´s, DVD´s etc.). Ok, nada de pânico, a resolução está para breve, só falta comprar uma botija Repsol. Toca a vir à AC buscar uma botija Esso para trocar por uma Repsol (que custou uns meros 9€). Ok, depois de o maridão suar, a correr com a botija para trás e para a frente, foi a vez de tentarmos ligar tudo.

Na realidade tudo parecia ser demasiado fácil para ser verdade. Conclusão: a mangueira (lira??) era demasiado estreita para aquela peça. GGRRRRRRRR!!!!! Toca a ir à bomba de gasolina pedir umas ferramentas emprestadas mas… não tinham. Toca a desesperar um pouco mais e voltar a ligar aos bombeiros que nos disseram que tinham lá ferramentas e que se o problema fosse só esse, que nos safavam. Ok, lá vamos até Castejón de Sos. No caminho parámos em mais duas bombas de gasolina mas não foi possível alargar a mangueira. Lá paramos em frente aos bombeiros e estava fechado. Ligámos outra vez e o bombeiro lá veio ter connosco. Foi incansável e até andou de maçarico mas nada feito. Com o calor, a mangueira cedia e partia pois era rígida. Sugestão do bombeiro: ir até Graus e na Casa Gregorio de certeza que nos resolveriam o problema. Se não conseguissem, numa povoação perto de Graus havia um posto grande da Repsol que vendia esse tipo de materiais.

Com febre não estava disposta a dormir na AC sem aquecimento e como em Castejón os alojamentos estavam cheios, lá fomos para Graus. Arranjamos onde dormir e fomos jantar às 22h (tínhamos almoçado às 13h e não comemos mais nada no entretanto). No dia seguinte, já sem febre, às 9h30 estávamos na Casa Gregorio. Yupiii!!! Lá nos resolveram o problema!!! Tinham mangueiras e a tal peça que se havia partido era uma “saída livre” e não o que o meu maridão havia comprado na tarde anterior (redutor). Sem stress, guarda-se e pode ser que faça jeito mais tarde. (Bolas, até devíamos era ter comprado outra mangueira e outra saída livre, não fosse aquilo voltar a acontecer).

Seguimos aliviados para Cerler mas… começou a chover e lá andámos nós a esquiar a chover, o que eu ODEIO. No entretanto andámos à procura de sítio para jantar e para o cotillón. Era bom era… Cerler tem 4 restaurantes para milhares de pessoas e por isso não havia vagas. No dia 30 decidimos dormir no parque de campismo Aneto (gostámos muito) pq já precisávamos de carregar a bateria, despejar a cassete e abastecer de água. Nesse parque há uma promoção para AC: entrada às 20h e saída até às 10h são 15€ incluindo as pessoas. Nós éramos 2 e achamos acessível. Nesse fim de tarde fomos à procura de um sítio para jantar em Benasque. Encontrámos uma vaga para 2 pessoas no hotel de 4* (too much) e depois de muito procurar, lá encontramos um restaurante. Ok, reservamos e demos entrada no parque de campismo.

No dia 31 não subimos a Cerler pois queríamos garantir estacionamento em Benasque, perto do restaurante. À noite eram 6 AC´s e outros tantos furgos, apesar do sinal de proibição de estacionamento de AC´s. Nunca ninguém nos incomodou. Nessa noite nevou bastante na estação e no dia 01 saímos cedo para conseguir estacionar em Cerler sem grandes problemas.

Neve espetacular, mas muito muito frio apesar do sol. No dia seguinte, dia de partida, estávamos nós mto partidinhos, a preparar o pequeno-almoço quando nos batem atrás. Um fulano com a família, estacionou à bruta e o travão dele foi a nossa AC. Depois de bater queria sair do carro a correr mas como estava tão apertado nas laterais, teve que sair pela porta traseira. Isto tudo com a família a ver (ele devia fazer aquilo todos os dias pois tinha o carro todo amassado). Houve uma pequena discussão, ele a tentar argumentar que nos bateu pq estávamos mal estacionados (nota: estávamos a ocupar um pouco do lugar de trás para deixar livre a via de circulação) e que a culpa era nossa. Lá lhe disse que chamava a Guardia Civil e esperei que acabasse de se equipar para lhe tirar a matricula já que a frente estava de tal maneira encostada à AC que não tinha hipótese de a ver. Foi então que ele decidiu tirar foto da nossa matrícula para fazer queixa. Só lhe disse, chame que até me faz um favor. Tb fotografei o carro dele encostado à nossa AC. O curioso foi que quando os filhos dele e a mulher saíram, foi dizendo que não havia sequer batido… enfim… um verdadeiro idiota, irresponsável e mentiroso. Essa para nós foi a cereja em cima do bolo.

Lá chegámos a AC à frente para ver se havia estragos mas estava tudo ok. Apenas uns arranhões mto pequenos foi então que decidimos não fazer nada e ignorar aquele me*ª?=#&as. Nesse dia não esquiamos pois a viagem era grande e o nosso objectivo era dormir em Léon, onde tb há uma área para AC´s. Desta vez optamos por usar o mapa como referência e só depois introduzir o itinerário no GPS. A volta foi maior mas a estrada muitíssimo melhor. Estávamos a chegar a Léon quando decidimos subir a Pajares e, se as condições permitissem, aproveitar a neve no dia seguinte e regressar novamente à estrada da parte da tarde para chegar a casa pelas 22h.

Ouvimos as previsões meteo na rádio e não havia avisos para aquela zona mas a verdade é que chegados à estação de esqui , a noite foi horrível. Estava um vento incrível e a AC abanava por todos os lados. Estacionamos numa zona plana e o mais resguardada possível mas a verdade é que o vento era demasiado. No dia seguinte a estação estava fechada por causa dos ventos fortes pelo que seguimos viagem. Na A7, antes de Famnalicão a AC tem problemas: a 5ª velocidade perde potência, a 4ª tb e a 3ª tb. Encostamos, desligamos o motor e ligamos os 4 piscas. Voltamos a ligar a AC mas sai fumo branco do escape. Desligamos a AC e telefonamos para a assistência em viagem. Era domingo e o reboque e o táxi demoram +- 1h a chegar. Como a AC foi comprada há 3 meses e o motor tem 1 ano de garantia, foi para a garagem com a qual o stand trabalha. Não foi fácil lá chegar pq, havendo um caminho menos mau, o GPS levou-nos por caminhos incríveis!!! O maridão lá consegue falar com o mecânico e percebe que é para deixar a AC no terreno em frente à oficina. Quando lá chegámos o reboque vai para o terreno mas… fica atolado e a AC tb!!!! AAHHH!!! O que é que é isto?!?!??! Um lameiro?!?!??! E agora??? Ao tentar sair o reboque rebenta com a suspensão hidráulica de um lado e fica mesmo atolado. A AC claro que tb… ai mas que filme é este?!?!??! Já chega de azares!!!

Uma vizinha da oficina vai-nos dando madeira (da lareira) para tentar calçar as rodas do reboque mas não havia maneira. Entretanto tb havia chegado um senhor visivelmente inebriado, que mora nas redondezas, a dar os seus “bitaites”. Uma cena surreal.

O mecânico chega (o homem estava no centro do Porto) e por sorte tb tem serviço de reboques e o seu reboque acabou por rebocar o outro reboque e a própria AC.

Entretanto tínhamos já vindo para casa no táxi para vir buscar o nosso carro e descarregar a AC. Íamos batendo por 2 vezes e eu só queria era o meu carrinho!!!

Lá descarregamos a AC e viemos embora. Chegados a casa, o maridão vê que não tem o telemóvel de serviço. Bora lá a voltar para a AC (a esta hora já eram umas tantas da matina). Nessa altura o GPS mandou-o por caminhos ainda mais incríveis e caso o sinal falhasse, o maridão ficava perdido no meio de bouças…

Conclusão: umas férias demasiado atribuladas e parece que um problema grave no motor sem qualquer aviso prévio – talvez problemas em alguns dos cilindros do motor mas quando soubermos ao certo qual o problema, colocamos aqui o veredicto.

Agora, precisamos de umas férias para descansar destas férias…
:roll:
cookie

Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm

UFA!

Mensagempor decarvalho » segunda jan 11, 2010 5:51 pm

Ola ccokie....

UFA.................. que historia!
a minha solidariedade com as des(a)venturas em que se meteram...
e deixo so uma pergunta!? qual a marca desse GPS fantasioso e programado por almas penadas?

ciao
Decarvalho
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
decarvalho

Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Mensagempor majv » segunda jan 11, 2010 6:29 pm

Companheira Cookie,
com tanto azar ao "amor" (do auto-caravanismo, é claro) já penso em tentar ter sorte ao jogo?
Esta semana são 58 milhões no euro.....
Mas que dias atribulados.
Melhor sorte (o que não será dificil) numa próxima saida.
Boas voltas
Manuel Vitorino
Marinhais - Salvaterra de Magos
http://stamps-bikes-and-camping-car.blogspot.com/
majv

Registado: quarta abr 09, 2008 7:34 pm

Mensagempor cookie » segunda jan 11, 2010 8:33 pm

o GPS é o Tomtom 7 para PDA.

eheheh
é muito frequente o GPS mandar-nos por estradas que não existem (ainda) ou que nunca existiram inclusive mandar-nos pelo precipício abaixo... até já gozamos com isso do género:

daqui a 200 metros saia para o precipício e, caso sobreviva, continue pelo rio por mais 500 metros. Depois vire à esquerda e retome a estrada...

:lol: :lol:
cookie

Mensagempor Papa Léguas » segunda jan 11, 2010 8:34 pm

Boa Noite.

Nunca tive problemas com o meu GPS e por isso seria da máxima importância saber a marca e modelo do seu GPS.

Quanto ao resto... estão vivos!

Um abraço solidário.

Papa Léguas
Parar. Parar não paro.
Se a coerência custa caro,
Eu pago o preço.

(Citação livre de Sidónio Muralha)
http://papa-leguas-portugal.blogspot.pt/
papaleguaspt@gmail.com
Papa Léguas

Registado: sexta abr 25, 2008 7:00 pm

Mensagempor Duarte » segunda jan 11, 2010 9:21 pm

Acho que deve estar a precisar de actualizar os mapas.
Para PDA com o navegador 7450 ou para o 7910 já pode utilizar os mapas versão 840.2561 esse já são expectaveis de serem mais ou menos fiáveis.
Com 16 anos que levo a mexer em mexer em Gps nunca me aconteceu uma dessas.
Espero que na próxima viagem que realizem tudo seja pelo melhor.
saudações
Duarte
Guru do GPS
iGO Primo
Rapido 9086
Duarte
Guru do GPS

Registado: quarta nov 09, 2005 1:43 pm

Mensagempor nelson » segunda jan 11, 2010 9:24 pm

Boa noite cookie

Grandes ferias!!!
Afinal os meus azares não são tão maus assim. :lol:
haja alguem para me dar moral :D :D :D

espero que as proximas ferias que tudo vos corra pelo melhor !!
já agora não foi a vossa primeira viagem em ac ?

um grande abraço

nelson
katamarano light 140cv
nelson

Registado: sexta dez 01, 2006 1:45 pm

Mensagempor joaquim » segunda jan 11, 2010 9:42 pm

É caso para dizer...vai lá vai...!
Do GPS já sabemos...E a marca e modelo do motor do motor...? :D
cumptos!
joaquim

Registado: quarta ago 12, 2009 3:24 pm

Mensagempor las2855 » segunda jan 11, 2010 11:19 pm

Estradas desenhadas no mapa e não existirem já as vi nas cartas da michelin em papel. Falo do IP3...
Entrei em portugal pelo norte para apanhar essa via e, surpresa, 50km de curvas perigosas!

Cookie, coragem, será compensada no fututo certamente. :wink:

Boas reviravoltas!
Cordialmente,
las2855
las2855

Registado: quinta jan 18, 2007 10:59 pm

Mensagempor cookie » segunda jan 11, 2010 11:28 pm

não correu bem mas podia ter corrido pior, felizmente não!

o motor é Ford, mas ainda não sabemos exactamente o que se passa... é algo com os cilindros mas vamos esperar para ver...

coitadinho do nosso "caracol" :roll:
cookie

Mensagempor LPP » terça jan 12, 2010 1:54 pm

Olá cookie.
A sua história é deveras impressionante para uma viagem só. Como dizia o outro "morrer é pior", mas é deveras fora do vulgar tanto azar junto.
Já me aconteceram algumas peripécias mas ao pé do que lhe aconteceu não é nada de especial. Na realidade tenho por experiência que durante o inverno há mais probabilidades de acontecerem contratempos porque utilizamos "mais coisas". Quanto ao GPS o meu é um Tom Tom nada tenho a dizer contra. Apesar de algumas vezes e em alguns locais perder o contacto satèlite sobretudo em zonas de montanha com muitas arvores pelo caminho.
Quanto á avaria do motor o motor é F O R D (fábrica ordinária reparações diárias) que me desculpem os utilizadores da marca e quantos não são os que só podem dizer bem, mas não tenho nenhuma confiança neles. Digo-lhe isto eu que lidei com peças auto durante quarenta anos.
Luis Patriarca
LPP

Registado: quinta Oct 29, 2009 3:31 pm

Mensagempor cookie » quarta fev 03, 2010 11:16 am

bem, ainda não temos a nossa AC de volta. temos saudades e estamos ansiosos e fartos da espera :roll:
cookie

Mensagempor nuno soares » sexta fev 05, 2010 2:10 pm

Fou mesmo uma semana azarada :twisted: :twisted: da próxima vai correr melhor :D :D Não desanime :lol: :lol:

Já agora pode indicar qual o motor da sua AC?
BOAS VIAGENS

NUNO SOARES

Imagem
(Pilote G690 Aventura 3.0)
nuno soares

Registado: sábado jun 24, 2006 4:49 pm

Mensagempor cookie » sexta fev 05, 2010 2:25 pm

é uma ford, julgo que 2.2 de 115 cv, de 2007.

o problema já está identificado: os injectores danificaram os cilindros. ou seja, é um problema intrínseco ao motor. a única solução é mudar os injectores e os cilindros.

não foi a nossa primeira viagem, porque senão iria ter um impacto mto negativo... mas foi a nossa maior viagem
:?
cookie

Mensagempor nuno soares » sexta fev 05, 2010 4:51 pm

É o mesmo motor da minha :roll: :roll: :roll:
A minha também é de 2007 só que é de 130 cv.

Espero que este tipo de avaria não seja geral nestes motores ... :( :(
Até à data não tenho tido razão de queixa :lol: :lol:
BOAS VIAGENS

NUNO SOARES

Imagem
(Pilote G690 Aventura 3.0)
nuno soares

Registado: sábado jun 24, 2006 4:49 pm

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 52 visitantes