Saudações cordiais!
...A pintora Fabienne Verdier viveu vários anos na China a aprender a pintura artística chinesa e a caligrafia. O seu mestre era muito exigente o que provucou nela uma profunda depressão. Até que, um dia, ela desabafou com ele e disse: «Já não aguento mais, já não sei a quantas ando, já não sei nada». O mestre respodeu-lhe: «Muito bem.» Ela acrescentou: «Já não sei quem sou.» Ele respondeu-lhe: «ainda melhor». Ela insistiu: «Depois de todos estes anos de prática, dei-me conta que continuo tão ignorante diante do universo.» O seu mestre ficou contente com esta última constatação e disse: «HÁ PESSOAS PARA QUEM A VIDA INTEIRA NÃO É SUFICIENTE PARA COMPREENDER A SUA IGNORÂNCIA...»
Bom, ao ler este pequeno texto não pude deixar de pensar naqueles muitos colegas que insistem em viver na ignorância no que respeita às boas práticas do autocaravanismo.
Ainda no passado fim de semana assisti em Peniche a algo que julguei não ser possível acontecer nos dias de hoje, que foi o seguinte: Vi em plena luz do dia uma autocaravana estacionada com parte do rodado em cima do passeio em contra mão junto a um Wc públicos, com várias pessoas a passar e a olharem com uma expressão de curiosidade ou estranhesa, isso não sei, para o indivíduo com a "cassete" na mão e já despejada.
Pergunto, será isto uma autêntica manifestação de ignorância? Será isto uma manifestação de puro desinteresse pelas regras elementares de civismo, que deve fazer parte do nosso senso comum? Será que isto está associado aquela expressão popular que diz: Quem vier atrás que feche a porta...?
Seja como for reprovo em absoluto esta atitude, seja ela qual for. Reprovo a falta de respeito pelas boas práticas do autocaravanismo enquanto "forma de vida" por parte de todos quantos teimam e denegrir a imagem de uma "classe" que se quer de bem e cumpridora das suas obrigações cívicas.
Cordialmente, sou,
L.DaSilva
Alenquer