Que marca mais fiavel escolher para Autovivenda (AV)

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Que marca mais fiavel escolher para Autovivenda (AV)

Mensagempor OutLaw » sexta abr 03, 2009 4:46 pm

Viva,
Após leitura intensiva de todo o forúm no qual demorei 4 dias, cheguei a conclusão do que realmente quero.
Sou um jovem acabado de ser Pai, acabado quer dizer já passaram 5 meses, e pretendo iniciar uma nova vida. Dai pretender passar uns fins de semana fora por ai descobrir o que não conheço, e certamente nas férias descobrir ainda mais.
Pois bem, dentro das escolhas possíveis andei a ver o que realmente era o melhor para mim.
Vamos por partes:

Caravana: Opção mais barata , mas prende-me muito, não me dá a liberdade que quero, e também não tenho carro para ir para sitios onde desejo, é baixo.

Autocaravana: Gosto,adoro mas mesmo em segunda mão para começar para já está um pouco fora da carteira.....

Autovivenda: Ora ai está, após varias pesquisas e conversas privadas com alguns users do forúm e não só, achei que esta seria uma boa opção para mim.
Já sei quanto custa tratar de toda a papelada para estar legal, e também já sei que irei ter um trabalho arduo para por aquilo como quero.
Agora precisava da vossa ajuda, como sabem no nosso mercado os furgoes que dão para fazer uma AV que de para andar em pe la dentro será a Citroen Jumper, Peugeot Boxer, Fiat Ducato, Iveco e acho que mais nenhuma....dento destas marcas qual será a mais fiavel que de menos problemas "debaixo do capo"???

E para finalizar aproveito este topico para nao abrir outro, onde poderei comprar o equipamento? falo de: janelas,respiradores etc..

Obrigado :D
OutLaw

Registado: terça mar 31, 2009 12:56 am

O meu testemunho...

Mensagempor Mcas » sexta abr 03, 2009 8:59 pm

Como tenho uma AV, acho que posso dar uma opinião.
Ora bem...acho que de motores não há grandes escolhas em termos de AV já montadas de fábrica. A escolha é entre Ford Transit, poucas, Renault Master, algumas e a grande maioria em Fiat Ducato nas suas diferentes motorizações. Residualmente podem ser encontradas algumas Mercedes, sobretudo em marcas alemãs, bem como as Iveco, raras. Refira-se que é um segmento em ascensão, com um crescimento regular na Europa e que tem levado algumas marcas que tradicionalmente não ofereciam este produto, a fazê-lo.
Se falamos em termos de montagens por pequenos construtores, há os que propõem máquinas e modelos já prontos ( e refiro-me a estrangeiros) ou aceitam, o que é mais nacional, viaturas dos clientes fazendo apenas a montagem. Quanto a preços, o que me foi dado saber é também dependem do nível de equipamentos, modelo, materiais, etc.
Quanto à auto-construção tenho visto de tudo: desde mau-gosto e artesania básica até ao acabamento perfeito e requintado (refiro-me ao comp. de Leiria, creio, que em tempos postou aqui uma fotos da sua obra e mereceu rasgados elogios).
Na auto-construção de AVs, pelo que eu li, há uma regra de ouro: mais vale estreito e comprido que curto e largo, mais vale alto que baixo... Assim, a escolha é ainda determinada pelo orçamento que houver disponível. Quanto a modelos é ter em conta que Peugeot, Citroën e Fiat têm o mesmo motor e "chassis".
AVs novas custam, preço médio, 42000€...Orçamentos para montagens simples/médias andam pelos 8/12000 euros, preços que eu constatei em 2005/6.
Ainda na auto-construção é minha convicção que é preciso ser bom em várias áreas: chaparia (para os rasgos, a pintura, etc.) electricidade e carpintaria por motivos óbvios e, ainda, a srª da casa ser boa em costura, pois há muito que fazer...
Depois há que comprar os materiais, a maior parte dele a adquirir nas lojas da especialidade ou mandar vir de fora...
Valerá a pena? Haverá tempo, habilidade, espaço próprio e paciência para isto tudo?
Responda que puder...e souber. Eu, como não reunia todas as condições, resolvi esperar um pouco e, depois de ver algumas AVs e de saber como são feitas, decidi comprar já feito. Melhor, seria alguém que tivesse feito alguma e que relatasse um pouco da sua experiência...
Boas escolhas.
"Não importa onde te leva a viagem mas sim o que ela faz de ti." Gonçalo Cadilhe
---------------------------------------------------------
http://viajantelusitano.wordpress.com
Mcas

Registado: quarta jan 11, 2006 10:03 pm

Mensagempor Mcas » sexta abr 03, 2009 9:02 pm

Outlaw: siga o link aqui do forum:

http://www.campingcarportugal.com/forum ... utovivenda

nas mensagens do companheiro falcão azul
"Não importa onde te leva a viagem mas sim o que ela faz de ti." Gonçalo Cadilhe
Mcas

Mensagempor OutLaw » sábado abr 04, 2009 1:16 am

MCAS
Obrigado pela resposta, por lapso esqueci-me de referir a marca Ford, pois no mercado a que estou de olho é neste modelo:

Imagem

Novas nem pensar, até porque o valor delas já compraria uma AV boa em segunda mão. A razão da escolha por uma AV já referi anteriormente, agora se compensa? Bom, eu sou um tipo optimista e das coisas que já fiz com as minhas mãos ainda funcionam/trabalham/estão em bom estado embora sei perfeitamente que não irá ficar de ORIGEM, pois o gozo está ai é fazermos com as próprias mãos. Agora tempo, eu penso que isto não seja para fazer de um dia para o outro, mas sim para ir fazendo, até porque naquilo que já vi acho que a minha maior dificuldade será mesmo forrar ela por dentro e por as janelas que ainda nao percebi bem como aquilo se segura. De resto penso que sou capaz de fazer algo parecido mas com menos profissionalismo ali que o nosso amigo falcão azul.
Já agora gostaria que o Sr. MCAS colocasse umas fotos da sua AV pois quem sabe se não se tiram algumas ideias dai, isto se é que não tem problema em expor fotos do interior.
Muito obrigado e continuem as opinões.
OutLaw

Registado: terça mar 31, 2009 12:56 am

Mensagempor Mcas » sábado abr 04, 2009 11:16 pm

Viva!

A minha AV é uma "Trigano Eurocamp2". Com isto basta ir ao Google, seleccionar "Imagens" em vez de "Web", digitar o modelo e...já está!!
(Por dentro, na minha, está tudo de origem como nos catálogos que verá, excepto a adição de um plasma sobre o banco da mesa -dinete).
Boas...
Mcas

Re: Que marca mais fiavel escolher para Autovivenda (AV)

Mensagempor siroco » domingo abr 05, 2009 11:54 am

OutLaw Escreveu:Agora precisava da vossa ajuda, como sabem no nosso mercado os furgoes que dão para fazer uma AV que de para andar em pe la dentro será a Citroen Jumper, Peugeot Boxer, Fiat Ducato, Iveco e acho que mais nenhuma....dento destas marcas qual será a mais fiavel que de menos problemas "debaixo do capo"???

Faltam aí duas que são precisamente as mais fiáveis "debaixo do capot", Volkswagen Transporter ou Krafter e Mercedes Vito ou Sprinter. Eu sei que isto é uma heresia num forum onde 90% dos participantes tem soluções baseadas no Ducato...

Isto para cumprir o critério de "andar em pé lá dentro" à risca, porque se um tecto elevável for opção tens a Volkswagen Califórnia (de que eu sou um feliz proprietério e que está no meu avatar) ou a Mercedes Marco Polo.

Tecto alto permanente existem bastantes, por ex. Mercedes James Cook, Volkswagen Sven Edin, Citroen Concorde, Ford Nugget. A revista francesa "Camping-Car Magazine" edita um especial furgões todos os anos com uma análise bastante exaustiva de modelos disponíveis.

Se o castelhano não for problema, este forum é dedicado aos furgões: Portal y foro de usuarios de furgonetas camper.
siroco

Registado: terça abr 15, 2008 9:25 am

Mensagempor António » segunda abr 06, 2009 6:13 pm

Também como opcção de escolha A Renaul Master ou Opel Movano com o motor 2.8 dci ( é Motor Iveco) o modelo T35 compra relativamente barata (entre os 4.000 a 6.000€) de 1999 a 2002. e sem problemas alguns de mecanica (tenho duas , uma com 460.000Km uma embriagem) (outra com 320.000Km e nada de nada) apenas estragam mais frequentemente os rolamentos das rodas (pode ser por causa das cargas) e gasta 10,5 L bem carregada e a mais de 115 / 120 Km/h.
E é muito longa e de chapéu alto.

Um Abraço
Um Abraço
António
António

Registado: segunda jul 09, 2007 4:19 pm

Mensagempor Mcas » quarta abr 08, 2009 11:43 pm

Um bom site para começar, se não houver problemas com o francês é o:
http://www.campingcar-amateur.com ,onde podem ser encontradas ajudas apara a auto-construção.

Força!
Mcas

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 19 visitantes