Turim e Piemonte

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Turim e Piemonte

Mensagempor Mcas » domingo abr 06, 2008 11:01 pm

Vivam!

Tendo ido passar a Páscoa a Turim com familiares (5 dias), e como sei que este Verão alguns de nós passarão pela Itália do Norte, aproveitei para ter os olhos bem abertos a tudo o que era possibilidade de estacionamento e pernoita. A conclusão é que é relativamente fácil circular na cidade com AC, excepto no "coração da cidade" onde a circulação é muito condicionada das 8 às 20h.
Para quem quiser visitar o centro da cidade -onde há um sem número de coisas a ver: O Museu Egípcio (dos melhores); o Museu do Cinema (imperdível) e a Mole; o Burgo Medieval, o Duomo, o Castelo, etc, etc- o melhor ponto de estacionamento é o Jardim Real (Giardino Reale, Viale Primo Maggio, N 45º 04' 25,29'' e E 7º 41' 20,85'', coordenadas GoogleEarth). A norte do Jardim , na Piazza della Republica ou Porta Palazzo há um mercado permanente, tipo feira, onde se pode comprar de tudo desde víveres a roupa. Imperdível. Neste Jardim também se pode pernoitar à vontade segundo me disseram uns italianos. O local é seguro e comprovei-o pelo número de ACs e autocarros de turismo (franceses) ali estacionados.
Turim tem uma "area atrezzatta", que significa ter toda as comodidades de mudanças de águas, (carico/scarico), etc. mas fica do lado de lá do rio na Via Tommaso Agudio. Passei por lá, estava cheia de ACs (160 disse o jornal daquele dia). Não recolhi as coordenadas, mas vê-se bem. Fica junto a um desvio para Superga, que é um local a não perder pois fica no alto de uma colina e tem uma igreja imponente e magnífica. Dali tem-se a melhor vista sobre Turim/Alpes, sobretudo de manhã já que a luz é pelas costas do observador. A não perder. Também ali havia ACs que tinham pernoitado. O local é célebre por outro motivo: nas costas da Igreja há um monumento evocativo da queda, naquele lugar e devido a nevoeiro baixo, do avião que transportava a equipa do Turim que tinha ido a Lisboa jogar com o Benfica a convite deste. Ainda hoje dizem que a melhor equipa/selecção de Itália de sempre, morreu ali.
Turim fazia parte do ducado de Sabóia ( ainda há sangue Sabóia na "realeza" portuguesa de hoje) e, como eram muito ricos ao tempo do nosso D. João V (Mafra), construíram um enorme palácio à semelhança de Versalhes, a que chamaram a Venaria Reale. É também um sítio imperdível. Estacionamento e pernoita fácil já que ao lado há um imenso parque de estacionamento. Nesse dia contei ali 38 ACs. As coordenadas Google Earth são N 45º 08' 02,47'' e E 7º 37' 24,88''.
Sobre áreas de serviço - aree atrezzatta- ou áreas de descanso/pernoita -aree di sosta-o melhor site é: http://www.piemondo.it/archivi/areedisosta-torino.htm onde é posivel encontra muita informação sobre a região do Piemonte.
Não coloco fotos porque no GoogleEarth há muitas sobre estes sítios aqui referenciados.
Boas viagens e não deixem de visitar esta belíssima cidade...
"Não importa onde te leva a viagem mas sim o que ela faz de ti." Gonçalo Cadilhe
---------------------------------------------------------
http://viajantelusitano.wordpress.com
Mcas

Registado: quarta jan 11, 2006 10:03 pm

Mensagempor Mario » segunda abr 07, 2008 7:26 am

Olá Mcas e companheiros.

Obrigado pelas indicações que partilhas connosco,certamente elementos importantes para quem sente reservas em relação ao ambiente italiano.
Aquele Abraço

Mário
Mario

Registado: quinta mai 24, 2007 4:19 pm

Turim e Piemonte

Mensagempor João Morgado » quarta jan 06, 2010 11:59 pm

Olá Compaheiro Mcas!
Apesar da distância temporal em que escreveu, só hoje li este assunto e como também por motivos familiares (tenho lá uma filha e agora duas netas) vou todos os anos, desde 2001, passar a Páscoa a Turim além de no verão também passar por lá uns dias, venho acrescentar ao que já disse, que conheço pelo menos mais duas áreas de ACs e que são: No Parco Ruffini (N 45º 03' 24,61'' E 7º 37' 53,14'') junto ao Corso Trapani e a outra junto ao Estádio Olimpico no Corso Monte Lungo (N 45º 02' 55,02'' E 7º 39' 21,37''). No meu blog que pode ver no meu perfil, tenho várias fotos. Quem sabe ainda algum dia nos encontramos lá?
Um abraço
João Morgado

Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Mensagempor Paulo » quinta jan 07, 2010 12:24 pm

Bom dia,

Estas informações fornecidas pelo nossos amigos Mcas e João Morgado são importantíssimas, para os que pretendem seguir a mesma rota.

Não deixem de nos enviar também os vossos relatos, pois poderemos publicá-los na secção de Relatos de Viagens deste portal.

Por um lado conseguem assim registar a vossa viagem, para mais tarde consultar, e por outro, estão a dar uma enorme ajuda a outros autocaravanistas que irão passar pelos mesmos locais.

Não custa muito, pois apenas é necessário escreverem, com maior ou menor pormenor, o vosso trajecto, locais visitados, de paragem/pernoita, bem como as respectivas coordenadas, caso tenham GPS.

Só com o contributo de todos poderemos aumentar este património, que é de todos nós, autocaravanistas.

Abraço,
Paulo
Moderador

Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm

Mensagempor João Morgado » quinta jan 07, 2010 10:57 pm

Boa Noite companheiro Paulo!
Quanto ao envio de relatos, tenho um blog sobre as minhas viagens pela Europa desde 1990, que está indicado no meu perfil. Não sei se é possível transcreverem para "Relatos de Viagens". Se fôr e quiserem, estão à vontade para o fazerem e escolherem as que acharem mais interessantes.
Um abraço
João Morgado

Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Mensagempor Paulo » sexta jan 08, 2010 9:34 pm

Muito obrigado, João!!

Vamos ver a melhor forma de o fazer e entraremos em contacto.

Abraço,
Paulo
Moderador

Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 30 visitantes