Atenção ao peso!

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Mensagempor Teresa » quarta fev 14, 2007 2:25 pm

Ainda voltando ao dito problema dos pesos,que sirva de exemplo para todos é que se por agora não tem havido grandes problemas,poderá em Futuro causar graves situações,senão vejamos,se a AC tiver problemas de pesos se necessitarmos de a vender quem é que a vai comprar??

Cumprimentos
Teresa Malheiro




_____________________________________

Moncayo-Halcon [/u]
Avatar do Utilizador
Teresa
 
Mensagens: 923
Registado: segunda fev 05, 2007 3:13 pm
Localização: Albergaria-a-Velha

Mensagempor rcruz » quarta fev 14, 2007 8:09 pm

Olá a todos. Boa noite.

Parece-me que estamos aqui a falar de algo que foi roubado, achado ou que não se sabe quem é o responsável.

A companheira Anabela está com um problema, necessita de ajuda mas, perdoem-me a franqueza, as ajudas não estão a ser muito objectivas.

A autocaravana da Anabela não foi certamente roubada. Não é uma "kamikase" de importação selvagem nem tão pouco foi feita no seu quintal.

Então vamos ver como é que se pode dar a volta a esta situação!

Se a autocaravana tem documentos é porque a mesma foi sujeita a um processo de homologação por parte da Direcção Geral de Viação. Se a autocaravana tem a indicação de sete lugares é porque foi a marca construtora que assim a homologou e a DGV concordou. Logo as questões de segurança não devem ser para aqui chamadas. A segurança depende em muito de quem faz utilização dela. Já vi companheiros com grandes "aviões", leia-se AC's e que se calhar nem deviam andar de carrinho de mão no seu quntal quanto mais na estrada. Mas adiante.

Logo se existe agora probemas com o peso, penso que deve a companheira Anabela dirigir-se por escrito em carta registada com aviso de recepção à marca construtora e/ou representante em Portugal para que proceda junto da DGV à alteração na ficha de homologação do peso máximo em rolagem de 2800 Kg para o limite máximo de 3500 Kg, nem que para isso tenha de alterar a repartição de pesos por eixo e por roda e tenha a Anabela que comprar pneus de modo a que os indices fiquem correctos com os pesos apontados mas, esta solução sempre é mais barata do que ter a AC parada na garagem sem poder andar.

Outra solução será a de a Anabela instalar dois cintos de segurança na traseira da AC uma vez que estas AC's são de "salão" na traseira e não dispõem de cintos de segurança, solicitar á DGV uma inspecção para a redução de número de passageiros e promover a lateração do número de passageiros de sete para cinco ganhando assim pelo menos cento e cinquenta quilos ou mais, o que penso já ser util.

Para a ajudar a resolver esta situação deverá dirigir-se a uma delegação da DGV e informar-se dos detalhes necessários para tudo isto. Para a apoiar no contacto com a marca ou representante solicite o apoio da DECO e do Instituto Português de Consumo. Pode ainda solicitar apoio através dos CIAC da sua Câmara Municipal, se o houver.

Se existe um problema porque razão terá de ser o consumidor final que pagou a aquisição, pagou as transferências, pagou os impostos a sair, ainda por cima prejudicado com tudo isto?

Quanto ao facto dos comentários pouco abonatórios para com a SKY julgo de todo de má gosto. Nem todos podem dispor de uma fortuna para adquirir uma AC nova ou usada da forma que gostaria. A aquisição de um produto destes muitas das vezes mexe com o orçamento familiar e o limite até onde o mesmo pode ser levado. Se a SKY é uma boa ou má AC não sei. Tenho uma igual e estou muito satisfeito com ela. Prefiro ter a que tenho, de 2000, com 18000 quilometros e andar descansado que não devo nada sobre ela do que ter uma máquina que deixa toda a gente a olhar para ela sabe Deus em que condições e com que sacrificios. A aquisição de uma AC por parte de uma familia é um assunto resolvido no seu interior e que é como se diz que "quem está no convento é que sabe o que lá vai dentro"

Parabéns Anabela pela sua AC espero que tenha sido um sapato á medida do seu pé tal como a minha foi. Espero acima de tudo que a tenha ajudado a resolver a situação que lhe foi criada ficando a aguardar noticias.

Desculpem mas hoje estou em dia não...

Obrigado
rcruz
 
Mensagens: 11
Registado: domingo set 24, 2006 6:21 pm

Mensagempor Carlos Lopez » quarta fev 14, 2007 9:19 pm

Boa noite a todos

Eu já tive uma SKY. Penso que por isso posso falar um pouco.

Já falaram aqui a qualidade de construção e eu infelizmente só posso confirmar que é verdade.

A fixação da caravana ao chassis FIAT era de arrepiar. Não oferecia segurança nenhuma.

Da marca FIAT não tenho nada a dizer, antes pelo contrário.

Do fabricante e do revendedor da autocaravana quero a maior distância possível. Nunca mexeram uma palha para resolverem OS problemas. Telefonaram-me uma vez e foi porque a Empresa Financeira Credibom, passe a publicidade, os ameaçou não financiarem mais nenhum negócio se não resolvessem o problema dos documentos. Isto um ano depois da compra. Durante este espaço de tempo tive a autocaravana parada e nada me valeu, nem DECO, nem advogado, nada.
Ao fim de um ano de ter comprado a autocaravana recebi os documentos do carro.

Hoje tenho outra autocaravana. Consegui o que penso ter sido um bom negócio na troca.

Quero acreditar que nem todas as SKY são más. Tenho que acreditar nas pessoas que tem autocaravanas SKY e dizem que estão satisfeitas. Se calhar eu é que tive azar.

No caso da Anabela Barroso eu não vejo como vai resolver a situação. Não espere que as Construções Pluma a ajude.
Antes de tomar qualquer decisão penso deverá contactar a DGV, indicando todos os elementos da viatura e perguntar pela homologação. Penso que assim fica com a certeza de como foi licenciada para circular. Depois é actuar pela certeza.

Eu penso que o melhor é trocá-la e já.

Cumprimentos
Carlos Lopez
Carlos Lopez
 
Mensagens: 80
Registado: quarta mai 31, 2006 7:23 pm
Localização: Faro

Mensagempor Luis Agostinho » quarta fev 14, 2007 11:59 pm

Boa noite,

A compra da Anabela, nunca foi o móbil daquilo que eu afirmei. A razão daquilo que eu escrevi, foi exactamente para as pessoas que vêm a seguir á Anabela, não caiam no mesmo erro. Para isso servem os portais, e clubes, como diz, e bem, o Eman. Embora deva dizer que, enquanto fui sócio do CPA, lancei a ideia para se criar uma espécie de "gabinete técnico" para ajudar os principiantes na aquisição como na manutenção das AC,s. Ideia que eu penso, caiu em saco roto!
Em relação ao que o Rcruz, diz sobre a segurança depender de quem vai lá dentro ou de quem a utiliza, lamento discordar, porque qualquer viatura posta a circular por um fabricante, TEM de estar munida de orgãos de segurança activa e passiva!! Neste caso, se permite o transporte de 7 passageiros, e tendo o salão na traseira impossiblitanto de montar cinco sistemas de retenção na traseira, então a DGV é culpada porque faz a homologação de uma viatura sem ter em conta a segurança passiva, limitando-se a seguir o que o Construtor lhe diz, que pelo vistos, a segurança de quem vai lá dentro também pouco o preocupa. Mais uma vez, aviso que o alvo não é a compra da Anabela!!!
Peço desculpa pelo o que eu vou dizer, mas ás vezes, este manto de silêncio que alguns, teimam em não levantar com medo de melindrar, não sei se será um verdadeiro companheirismo?
Em relação á alteração da ficha de homologação, duvido que o consiga fazer, já que sendo consumidora final, não lhe é permitido alterar a estrutura principal de uma viatura, correndo o risco de invadir os direitos de autor assim como perder todos os direiros de reclamação em litigios judiciais. Aliás, se assim não fosse o que não faltaria, para os sucateiros fazerem carros á medida do pé!!
Peço-lhe desculpa Anabela se fui directo ao assunto, mas como, consumidor final como é o seu caso prefiro que me digam uma triste verdade que uma alegre mentira. Se o espirito autocaravanista que possui é verdadeiro então não é uma SKY ou uma Rimor ou seja que marca fôr, que a vai esmorecer.
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Mensagempor jbmendes » quinta fev 15, 2007 12:14 pm

A marca Portuguesa a que o Luis A748-2 se referia em baixo, com peso superior ao legalmente permitido são as ANDRADE. Uma óptima construção sem dúvida, uma gama media-alta, a exigir que se puxe pelos galões para a sua aquisição, mas... agora com um problema de PESO, que já pôs muita gente a pensar, e até a vender antes que seja tarde de mais. Em relação a outra marca Nacional a SKY, tem vindo efectivamente a melhorar a qualidade da sua construção, que actualmente já é razoavel, mas... os modelos mais antigos, são refugo de outros ACs que desesperados com os problemas de isolamento e impermeabilização, as foram despachando para outros menos informados. Meus amigos, é a lei da selva, salve-se quem puder. Ainda não foi aqui referido, a utilidade da garrafa de gás PLUMA e da sua utilização nas ACs. Pesa bastante menos que a de ferro, e com a quantidade de estações de serviço da Galp no nosso País, poder-se-á transportar apenas 1 garrafa ao invés de Duas.
Há também a tendencia, para se atulhar os compartimentos Exteriores e Interiores da AC com todo o tipo de tralha, quanto maior mais... .

Cumprimentos
Avatar do Utilizador
jbmendes
 
Mensagens: 131
Registado: domingo nov 13, 2005 9:47 pm
Localização: Norte de Portugal

Mensagempor Pluma Vermelhinho » quinta fev 15, 2007 8:46 pm

Boas noites. Acho que a discussão virou um pouco do tema original, no entanto e devido á questão ter sido "puxada" para os comentários, aqui deixo o meu.

Sou proprietário de uma Pluma Weekend, modelo pequeno e de fácil construção. Já penso em trocar por outro modelo, não pela qualidade de construção mas sim pela filosofia de construção, esqueci-me que o avançado, para ser desmontado em tempo muito humido ou mesmo chuvoso, fica muito sujo, obrigando depois a uma morosa e aturada limpeza posterior. Quanto a qualidade de frabicação, realmente não será uma Burstner ou Elnag, falhando nalguns (muito pequenos) detalhes, não entendento eu que valha a pena, no meu caso, gastar mais dinheiro para a aquisição de algo melhor acabado.

Por curiusidade, fica aqui a nota que pretendo trocar por uma Pluma Cockpit, modelo logo acima da minha. É fabricada pelas Construções Grou, assim como as novas Weekend também o são. De notar que realmente a qualidade de acabamentos melhorou um bom bocado, tendo eu confirmado isso mesmo na Nauticampo... .

Um abraço.
Boas viagens e fiquem bem.
WWW.WOOPHY.COM - Member » Jorge Ribas
Pluma Vermelhinho
 
Mensagens: 972
Registado: quarta nov 15, 2006 9:02 pm
Localização: Loures

gaz e peso...

Mensagempor decarvalho » quinta fev 15, 2007 9:13 pm

carissimos
melhor que a pluma da GALP...salvo que nao tem menina de entregas tao bonita...é a light da BP...(verde e branca) mais pequena uns cm, mais leve ainda, ...e transparente...dá para ver sem problemas o nível do gás..e tem a vantagem de ser facil a sua compra e substiruição no estrangeiro enquanto a GALP...so vai ate Espanha.

Assim, BP light 4- Galp Pluma 0

PS Obvio que nada tenho a ver com a BP...isto não é publicidade, é mesmo verdade..
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
Avatar do Utilizador
decarvalho
 
Mensagens: 1010
Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Mensagempor FERNANDO LAGRIFA » terça fev 20, 2007 11:43 pm

EU TAMBEM LEVO UMA BP light,SÃO MAIS LEVES E PRINCIPALMENTE SÃO TRANSPARENTES.
FERNANDO LAGRIFA
 
Mensagens: 27
Registado: terça fev 20, 2007 11:02 pm
Localização: AGUAS SANTAS- MAIA

Mensagempor time_out » sexta jun 29, 2007 8:32 am

Bom dia

Trago este tema para a frente uma vez que está na altura de partir para viagens longas e onde há a tendência de colocar sempre mais uma coisa.

Relembrem-se que há limite de peso máximo e que podem haver inspecções de controle.
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Mensagempor Mario » sexta jun 29, 2007 9:18 am

Pois ainda bem que o companheiro time_out foca este assunto andei a tratar da minha menina para a esfrega das férias e claro tambem estava na altura da inspecção que conforme sabem pode-se antecipar dois meses è uma Moncayo 7M com deposito da água cheio e bicicleta (uma)e aquela tralha toda... passou por 19 kilos
3.481 foi á tanja fui logo avisado que da próxima o melhor é levar os depositos vazios :!:
Aquele Abraço

Mário
Mario
 
Mensagens: 842
Registado: quinta mai 24, 2007 4:19 pm
Localização: Albergaria- a -Velha

Mensagempor nelson » sexta jun 29, 2007 4:22 pm

boa tarde,
pois a minha elnag 58 , parece nao ter problemas pois a peso vazio e de 2650kg ,mais ao menos , pois ainda tenho muito para carregar , sei que com tudo que preciso chega aos 3200kg , com 4 pessoas 2 adultos e duas criancas , penso que para atingir os 3500kg ,teria de levar as 6 pessoas.



boas vagens
katamarano light 140cv
Avatar do Utilizador
nelson
 
Mensagens: 416
Registado: sexta dez 01, 2006 1:45 pm
Localização: vermoil

Mensagempor Davide » terça jul 03, 2007 2:00 pm

Caros companheiros,

Fala-se aqui e bem das questões do peso das AC's, alguém sabe onde posso pesar a minha no Algarve?
Davide
Davide
 
Mensagens: 79
Registado: segunda jan 22, 2007 10:44 pm
Localização: Olhão

Mensagempor Carlos Lopez » terça jul 03, 2007 10:11 pm

Boa noite

Já fui ao Cais Novo em Faro e numa empresa que fornece areias e facilitaram a utilização da báscula.

Já foi há algum tempo.

Cumprimentos
Carlos Lopez
Carlos Lopez
 
Mensagens: 80
Registado: quarta mai 31, 2006 7:23 pm
Localização: Faro

Mensagempor Teresa » terça jul 24, 2007 4:01 pm

Ainda relacionada com o excesso de peso,nunca será demais pesarem as vossas AC,só desta forma teremos a consciência do que realmente deveremos transportar,e desta forma evitarem que as férias fiquem estragadas por uma qualquer brigada de transito que se lembre de pesar a AC(principalmente para quem viaja além fronteiras)
Fiquem bem
Teresa

Imagem

Clube Autocaravanista da Abeceira
Directora Ciclismo
Avatar do Utilizador
Teresa
 
Mensagens: 923
Registado: segunda fev 05, 2007 3:13 pm
Localização: Albergaria-a-Velha

Mensagempor O Françiou » terça jul 24, 2007 6:50 pm

Boa tarde

O peso do AC é um verdadeiro problema.
Mas felizmente em França há poucos controlos, (pour o momento) o que não é o caso na Alemanha e a sobretudo Áustria
Se vai estes em países feitos atenção, controlo garantia
Cordialmente

O Françiou, era o meu tio chamava-me assim
_________________
Bye
Avatar do Utilizador
O Françiou
 
Mensagens: 173
Registado: segunda jul 16, 2007 7:18 pm
Localização: França

AnteriorPróximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 47 visitantes