DL 138/2012 de 5 de Julho - limite de peso de 4250Kg

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Re: DL 138/2012 de 5 de Julho - limite de peso de 4250Kg

Mensagempor João Morgado » domingo jul 08, 2012 3:35 pm

psalreta Escreveu:Para quem quiser consultar o diploma na integra:
http://dre.pt/pdf1sdip/2012/07/12900/0342603475.pdf

Companheiro Henrique, o companheiro psalreta colocou na 1ª página deste tópico o comentário que acima transcrevi.
Basta abrir o link e ir por aí abaixo até à página 3438 onde se encontra o nº 2 do artº 21º .
Está lá tudo.

Saudações
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
João Morgado

Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Mensagempor Henrique Fernandes » domingo jul 08, 2012 8:07 pm

Companheiro João Morgado:
Muito agradecido pela ajuda.
Agora vamos ter que perceber muito bem os prós e os contras de, se e quando possível, virmos a "transformar" (melhor dito, homologar...) as nossas ACs de 3500 para 4250 kg...
Imagino, pelo que aqui já foi dito, que nos casos aplicáveis há-de haver burocracia até fartar.
E, como bem chamou a atenção o Calexandre, o Estado há-de aproveitar para nos meter a mão no bolso, disso ninguém duvide.
O problema só não se vai colocar nos mesmos termos para quem puder comprar de novo, logo na gama dos 4250 kg, porque aí já sabe à partida com tudo o que conta. E nesse caso, dos 4250 kg, cheira-me a um veículo que há-de pagar impostos e ser regido mais pela lei dos "pesados" do que pela lei dos "ligeiros".
A ver se me engano...
Henrique Fernandes

Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Mensagempor nelson » terça jul 10, 2012 8:13 pm

Boa tarde
Claro que isto são boas noticias ,eu continuo com o mesmo pensamento do Luis A.
O que muda são as autorizações nas cartas de condução.
As autocaravanas nem todas tem peso bruto de 3500kg ,atenção a isso ,outras têm até 3500kg ,muitas novas no mercado já vêm com 3500 kg ou 5300kg no caso querer homologar para pesado ,que é o caso da minha autocaravana ,neste caso podia requerer a homologação para os 4250kg.
Imagem

Uploaded with ImageShack.us
penso ser assim :?

um abraço
katamarano light 140cv
nelson

Registado: sexta dez 01, 2006 1:45 pm

Mensagempor luis.sousa.6 » quinta jul 12, 2012 12:19 pm

Há que ter também em atenção que em muitas vilas e cidades, especialmente em França, é proibido o trânsito a veículos com mais de 3500kg de peso bruto....
luis.sousa.6

Registado: quarta jul 13, 2011 10:53 pm

Mensagempor Henrique Fernandes » quinta jul 12, 2012 3:11 pm

Penso que esse vai ser um dos preços a pagar para quem decidir, podendo, homologar para 4250 kg.
Outro poderá ser, talvez, passarmos de classe 2 para classe 3 na portagem das autoestradas, matéria sobre a qual se poderão no entanto pronunciar com maior propriedade os companheiros que sejam profissionais com a carta de pesados.
Outro ainda, poderá residir num aumento do imposto de circulação automóvel aplicável.
E, para terminar, as seguradoras também são capazes de não ficarem paradas.
Por isso vamos ter que pensar bem antes de decidir, até porque os próprios custos da "homologação" não hão-de deixar de se fazer sentir na hora da verdade.
Henrique Fernandes

Mensagempor Aleluia » quinta jul 12, 2012 4:06 pm

Eu para mim só vejo uma vantagem na alteração do peso dos nossos carros. É puder-mos carrega-los com mais "tralha" e ficarmos mais a vontade em relação á fiscalização nas balanças. E na maior parte das vezes, de "tralha", desnecessária.
Porque de resto, é só desvantagens. Principalmente, do que o nosso estado mais gosta; paga, paga, paga,...
Saudações,
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Aleluia

Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm

Mensagempor caraujo » quinta jul 12, 2012 5:09 pm

Boas,

Nas vantagens, podemos colocar no prato da balança o facto de podermos viajar sem o constante receio de sermos apanhados numa operação de stop e nos colocarem a viatura em cima da balança...se acrescentarmos o facto de isso nos poder acontecer, pelo menos a mim, no estrangeiro...já podem imaginar trapalhada que isto dá...multa e pior que tudo, viatura apreendida até os pesos estarem em ordem.

Pelo que se ouve dizer, em França as autoridades ja reconheceram esta fonte de receita e pelos vistos, já aconteceu a colegas nossos que quando estavam para entrar na fronteira da Suíça, colocaram a sua viatura em cima da báscula...não fosse a AC ter peso a mais e estragar algum tipo de alcatrão "protegido".

Não sei, temos que dar algum tempo, para que as respostas comecem a surgir.

Abraço,
Carlos Araújo
Andrade Rigel 740
caraujo

Registado: sábado jul 24, 2010 4:21 pm

Mensagempor fluis » quinta jul 12, 2012 5:29 pm

Boa tarde,

Nelson, não quero ser desmancha-prazeres, mas do que estou a interpretar da chapa que colocaste, diria que a tua AC não pode ser homologada para 4.250 kg. O primeiro valor, 3.500 kg, refere-se ao peso bruto, o 2º valor (5300 kg) refere-se ao Peso Total com Reboque, ou seja os 3.500 kg + o reboque (1800 kg para estes.). Os 1.750 kg refere-se à capacidade mecânica do eixo da frente, os 2.250 kg à do eixo traseiro, o que dá um total de 4.000 kg, sobram portanto 500 kg em relação aos 3.500 kg, os quais são destinados a haver uma folga em termos de distribuição de peso frente/trás.

Por exemplo a minha também é de 3.500 kg, tendo 1.800 kg para o eixo da frente e 2,600 kg para o eixo de trás perfazendo um total de 4.400 kg, não sei se será possível a sua homologação para os 4.250 kg, já que assim só haveria uma folga na distribuição frente/trás de somente 150 kgs.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
fluis
Moderador

Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm

Mensagempor nelson » quinta jul 12, 2012 6:25 pm

Olá Fluis :D
Bem és capaz de ter razão :( :( :oops:
Eu disse aquilo ,pois pareceu-me na altura ,que já havia Autocaravanas que podiam ser homologadas em ligueiro ou pesado.
E pareceu-me ouvir dizer que esta minha também podia ser :? :? :?
Mas por agora vou ficar assim a minha ,pois não tenho ultrapassado o peso limite mesmo com 6 pessoas :P

Mas assim que me lembrar ligarei a tedecar ao SR Victor para me informar ,para não enganar ningem :D :D :D :evil:

um abraço
katamarano light 140cv
nelson

Registado: sexta dez 01, 2006 1:45 pm

Mensagempor Luis Agostinho » quinta jul 12, 2012 8:08 pm

Boa tarde,

Henrique Fernandes Escreveu:Outro poderá ser, talvez, passarmos de classe 2 para classe 3 na portagem das autoestradas, matéria sobre a qual se poderão no entanto pronunciar com maior propriedade os companheiros que sejam profissionais com a carta de pesados.

A classificação das classes nas portagens è feita de duas formas(?) a altura do eixo da frente na vertical até ao capôt da viatura ou pelo numero de eixos...
Se não estou em erro a grande polémica que se passa há muito tempo è que os caravanistas quando tiram a via verde para determinada viatura è classe dois mas em teoria quando passassem na portagem com a caravana seriam classe 3...mas penso que isso também neste momento é pacifico com a Brisa.

Mas se me permitem penso que estamos a fazer um bocado confusão de conceitos...
As autocaravanas que sêjam homologadas com 4250Kg passam a ser consideradas pesadas e sem mexer nas cartas de condução continuamos a poder conduzi-las e nesse caso são ligeiros "especiais" por força dessa alteração...ou definitivamente passam para pesados e a partir daí è essa referência que passam a seguir...?!
É que se porventura passam a ser pesadas nem todos os centros de inspeções fazem a pesados...

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm

Mensagempor Henrique Fernandes » quinta jul 12, 2012 9:10 pm

Dá pelo menos para perceber que se relativamente às cartas de condução tudo parece esclarecido, relativamente aos veículos em si e às consequências diversas que decorrem de uma outra e nóvel realidade legislativa, é capaz de vir a ser um pouco complicado...
Henrique Fernandes

Mensagempor time_out » quinta jul 12, 2012 10:10 pm

A748-2 Escreveu:...A classificação das classes nas portagens è feita de duas formas(?) a altura do eixo da frente na vertical até ao capôt da viatura ou pelo numero de eixos...
Se não estou em erro a grande polémica que se passa há muito tempo è que os caravanistas quando tiram a via verde para determinada viatura è classe dois mas em teoria quando passassem na portagem com a caravana seriam classe 3...mas penso que isso também neste momento é pacifico com a Brisa.

Boa noite
Possuo Via Verde na autocaravana e é classe 2 e sempre paguei como classe 2. Apenas dá erro quendo trago um reboque!!

Abraços
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
time_out

Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm

Mensagempor danibeja » quinta jul 12, 2012 11:09 pm

Boa noite,

No certificado de Matricula terá que estar mencionado ligeiro de Passageiros, tipo autocaravana, e o peso bruto sim em vez dos actuais 3500Kg, passa a estar 4250Kg, ou então poderá estar mencionado nas observações, no caso de veículos alterados, que de origem sairam como 3500Kg...

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor Calita » sexta jul 13, 2012 11:14 am

Bom dia a todos

Tal como o companheiro Danibeja refere,será importante saber se no DUA,a AC continua homologada como sendo ligeiro,pois caso contrário será necessário a carta de pesados:

Cumprimentos
Carlos Martins

Imagem
Diretor de Eventos do Clube de Autocaravanismo da Abeceira
Calita

Registado: quinta jan 06, 2011 7:20 pm

Mensagempor João Morgado » sexta jul 13, 2012 12:07 pm

Bom dia,

Calita Escreveu:... pois caso contrário será necessário a carta de pesados:

Companheiro, isto é o que acontece hoje sem a nova alteração.

Calita Escreveu:Tal como o companheiro Danibeja refere,será importante saber se no DUA,a AC continua homologada como sendo ligeiro

A alteração vem trazer precisamente a possibilidade de com a carta de ligeiros se poder conduzir autocaravanas e só estas, com peso até 4250 Kg.

Saudações
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
João Morgado

Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

AnteriorPróximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 81 visitantes