|
||
|
|
|
Calita Escreveu:A questão da atenuação da inibição de conduçaõ,segundo julgo é feita de forma automática após consulta do RIC,não sendo necessário pedir,esta é a informação que tenho,será assim?
carlos36 Escreveu:
domingo nov 03, 2013 9:35 pm
foi o descalabro primeiro disseram que não tinha carta para a dita viatura ai tive de puxar da nova legislação onde diz que posso conduzir viaturas ate 4250kg mas como o agente ficou ofendido pela lição resolveu multar me em 300 euros e apreensão da carta por 2 meses pq segundo ele a viatura e pesada e as multas para o s pesados são mais elevadas .
segunda nov 04, 2013 10:55 pm
Obrigado pela vossa ajuda
mas acontece que estou desesperado porque sou motorista de autocarros e a carta e o meu ganha pao ficar sem a carta implica ficar sem trabalho e as respetivas consequências.
Oliventino Escreveu:Boa noite.
Eu penso que a carta D (pesado de passageiros, mais de 9 lugares) sobrepõe a C (pesado de mercadorias) .
A autocaravana, ligeira ou pesada, não pode transportar mercadorias, só passageiros com bagagem, e bagagem são todos os utensílios de uso pessoal...
Oliventino Escreveu:Sim, companheiro Luis Sousa nº 6, a carta C até aos 9, e a D , mais de 9 lugares, as duas pesados. Os ligeiros não podem ter mais que 9.
Para tirar a D era necessário ter 2 anos de prática de C.
A carta D , jusfifica-se não por ser pesado, mas por transportar muita gente, o acidente terá mais danos em pessoas, por isso é preciso exigir mais requisitos de capacidade e instrução, começando pelos testes psicotecnicos, na condução mais suave, no relacionamento com os passageiros, (que deixam de ser sacas de batatas).
luis.sousa.6 Escreveu:Mas a categoria C permite a condução de viaturas pesadas com lotação até 9 lugares (contando com o condutor).......![]()
Categoria M(índice 1): veículos destinados ao transporte de passageiros com oito lugares sentados no máximo, além do lugar do condutor;
5.1 - Autocaravanas: um veículo da categoria M(índice 1) para fins especiais construído de modo a incluir um espaço residencial que contém pelo menos os seguintes equipamentos:
danibeja Escreveu:Como podem ver no anexo, é sempre M1 mas ligeiro ou pesado, logo sendo pesado, como M1 se destina a passageiros é a Categoria D que é necessária e não a C, mas posso estar enganado, ou me terem enganado.
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 84 visitantes