Dados sobre áreas de AC em França

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Federação Nacional de Autocaravanismo

Mensagempor Paulo MB » sexta fev 11, 2011 11:02 pm

Caros Autocaravanistas,
Este debate está interessante pela seriedade que os seus protagonistas estão a colocar no tema.
Percebi que há quem esteja preocupado com o fato do CPA estar ligado à FCMP pelos estatutos. Poderá este cenário ser alterado durante o mandato da actual direção, pois no seu programa de ação está dito que os estatutos deverão ser alterados para retirar essa ligação. Mas também é dito nesse programa de ação que o CPA não deverá sair da FCMP. E faz bem, pois daí já resultou que na revista da federação fosse publicado um texto da autoria do presidente do CPA onde está bem clara a diferença de acampar e estacionar/pernoitar.
O caminho faz-se caminhando e estou certo que o movimento autocaravanista saberá trilhar o seu. Em unidade, digo eu.
Um abraço,
Paulo Moz Barbosa
Porto
(viajo numa Hymer CL 622 C)
Paulo MB

Registado: segunda mar 08, 2010 10:43 pm

Mensagempor alexandrechora » sábado fev 12, 2011 12:42 am

Caro companheiro Paulo

Com o devido respeito, que tenho e em especial ás pessoas mais velhas e vividas que o seu caso, ainda assim permita-me o meu comentário; esta falta de ambição por parte do CPA, contentando-se com verdadeiras migalhas de protagonismo concedidas pelo FCMP, quando na realidade poderia ter outro protagonismo muito mais representativo, uma vez que é a maior entidade de AC. Eu até posso perceber a estratégia, soft, lowprofile, consensual, enfim á boa forma Portuguesa, muito moderada e comedida.

Agora diga-me com toda a frontalidade e doa a quem doer, é ou não é inteiramente o velho ditado Português "dar uma no cravo outra na ferradura" .... ?

Se argumentar pela necessidade de entendimento entre as entidades, deixe-me dizer-lhe que só existe entendimento acordo e justo, quando ambas as partes (FCMP e CPA) estão em posições com forças e ponderações identicas, mas olhe que isto não acontece, e por isso o CPA ou melhor nós ACs contentamo-nos com milhagalhas, só porque "conseguimos que fosse publicado um texto que diferencia Pernoitar de Acampar, Ò estimado companheiro Paulo isto é tapar o sol com a peneira, tenha paciência....

O CPA, ou melhor todos juntos podemos e devemos fazer melhor que isto, apenas falta a coragem, determinação e organização para o fazer.... e ai sim teriamos uma posição de igual para igual, com resultados visiveis para ambos os lados e não apenas sempre para o mesmo lado...

atentamente Alexandre
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora

Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am

Mensagempor zejorge » sábado fev 12, 2011 5:32 pm

Olá boa tarde

Tenho que estar de acordo com o que escreve o nosso companheiro Paulo quando diz que o "debate está interessante pela seriedade que o seus protagonistas estão a colocar no tema".....

Sou autocaravanista há cerca de 6 anos, mas antes, fui campista (desportivo) durante muitos anos, participando em acampamentos desportivos e comungando de um espírito extremamente sadio, que nos unia a todos, e que nos levava a procurar esses "encontros" pois a amizade e o verdadeiro desfrutar da natureza eram aí alcançados. Curiosamente foi nesse movimento que comecei a utilizar a palavra "companheiro" como forma de contacto, e que hoje foi também totalmente adoptada pelos autocaravanistas.
Toda esta prosa, apenas para dizer que não considero a palavra "campista" como depreciativa, como em algumas situações parece querer acontecer, querendo-se por vezes com isso criar escalões hierárquicos no que diz respeito à forma e ao conteúdo que cada um utiliza para preencher os seus momentos de ócio.
Discute-se agora como há já muito tempo (pelo menos 6 anos), se o autocaravanismo deve ou não estar ligado a uma estrutura que teve as suas raízes no movimento campista, mas que até agora ainda não se adaptou à realidade, ou se deverá criar uma estrutura própria. Á primeira vista a segunda hipótese será a mais bem acolhida, no entanto essa realidade obrigará a uma profunda remodelação na forma de estar, não só dos autocaravanistas, assim como dos Clubes legal e juridicamente existentes, .
Deixemo-nos de ONGAS, CAB e outros, que sendo tudo do mesmo, apenas servem para pessoalmente procurarem colher dividendos surgindo como os grandes defensores do Movimento Autocaravanista.
Por incrível que pareça, até já a nível dos poucos Clubes existentes, se verifica uma ânsia na busca desse protagonismo, procurando vincar com ênfase a inauguração das AS, esquecendo-se que as AS não são de sua propriedade, mas sim um bem colectivo.
Quantas vezes se terão sentado a uma mesma mesa, os Clubes existentes, para discutirem com verdade e transparência os problemas do Autocaravanismo ?????? - Responda quem souber.......
Pois bem, e é com este excelente cenário que se pretende rapidamente criar uma Federação de Autocaravanismo ?

Permitam-me, que duvide que assim se consigam atingir tais objectivos

Cumpts

Zejorge
zejorge

Registado: segunda jun 11, 2007 9:06 pm

Mensagempor Henrique Fernandes » sábado fev 12, 2011 7:37 pm

Caro Zejorge:
No que concerne ao CGA, clube ainda na primeira infância, mas legal e juridicamente existente, assumo sem qualquer pudor que o nosso principal objectivo do momento é a criação de AS no distrito da Guarda. Pode ser presunção minha, mas julgo que este desígnio vai ao encontro das expectativas da maior parte dos autocaravanistas de outras regiões do país, ou não vai?
Essas AS serão criadas com a colaboração das autarquias e serão por isso AS exclusivamente municipais. O CGA, cuja sede provisória funciona até em minha casa, não quer ser "proprietário" de coisa nenhuma, e muito menos de AS, que para desgraça de todos custam bastante a manter e a gerir!
Quanto ao "protagonismo", fico sem perceber muito bem o que quer dizer. Se o "protagonismo" serve para informar os companheiros que estamos a trabalhar (com municípios, com outros clubes, e com companheiros autocaravanistas que nem sequer pertencem a qualquer clube), exclusivamente por amor à camisola, então pode ter a certeza de que vai ter de "aturar" esse "protagonismo" sempre que ler este fórum! Usarei abundante e intencionalmente esse "protagonismo" para dar esperança, para chamar ao combate, para unir e para demonstrar que o trabalho persistente e a organização entre nós pode dar frutos PARA TODOS OS AUTOCARAVANISTAS, INDEPENDENTEMENTE DA FORMA COMO CADA UM DELES OLHA PARA ESTE FENÓMENO E PARA OS SEUS ACTORES. Isso, naturalmente, também o inclui a si...
Se se refere a outro tipo de "protagonismo", possivelmente no sentido perjorativo, escusa de pensar em mim. Só para que conste, estive em parte do colóquio da Nauticampo e não me fiz notar, não intervim, ninguém deu pela minha presença naquele local. Fui para ouvir, para aprender e para tirar conclusões. E sabe porque agi assim? Porque há circunstâncias da vida em que aqueles que se calam dizem mais coisas do que aqueles que estão sempre a falar...
Claro que outros, ao invés do companheiro, até me poderão acusar, como dirigente de um clube, exactamentre disso: de não ter intervindo e participado! Eis como é impossível agradar-se a toda a gente. Claro que se conhecer por aí alguns companheiros que queiram vir para a Guarda gastar o seu gasóleo, o seu telefone, o seu tempo, o seu dinheiro em escrituras, participar em deslocações e reuniões com autarcas e técnicos camarários, colaborar na elaboração e acompanhamento dos projectos de instalação das AS, etc, etc, eu cedo-lhes de bom grado o "protagonismo" que consegue fazer-me sentir, com a ajuda do companheiro, na péle daqueles que são sempre presos por ter cão e por não ter.
Relativamente às "reuniões com outros clubes", informo-o que têm ocorrido por diversas vezes (incluindo contactos pessoais com alguns membros da direcção do CPA), bem como com companheiros a título individual, mas que não têm sido publicitadas para não vir depois alguém acusar-nos injustamente de andarmos à procura de "protagonismo". Quem lá tem estado sabe que ocorreram e, por enquanto, isso para nós tem bastado. Mas se o companheiro o desejar, comprometo-me a envolvê-lo em futuras reuniões e contactos entre clubes e personalidades, com muito gosto.
Fui também bem claro quando reconheci que, para já, não existem condições para a criação e sustentabilidade de uma Federação Autocaravanista, pelo menos com os poucos pequenos clubes existentes. Mas assim que o número de pequenos clubes e sócios representados alcance um valor mínimo, ou que ocorra uma mudança estatutária suficiente ao nível de clubes maiores, as coisas podem mudar. Só não consigo é perceber como será, nessa altura, possível evitar que alguém, seja lá quem for, desempenhe o famigerado e repulsivo papel de "protagonista" dessa verdadeira revolução no universo autocaravanista...
Henrique Fernandes

Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Mensagempor Helder » sábado fev 12, 2011 8:41 pm

Concordo plenamente com o Henrique Fernandes, alguém tem que vestir a camisola para todos usufruírem. O grande problema é lutar contra aqueles que não concordam com nada e que são sempre da oposição.
Relativamente a uma Federação de Autocaravanismo, não tenho a menor dúvida que deve existir, o mundo das autocaravanas vai crescendo de dia para dia e quando surgir uma Federação tardia, a guerra vai instalar-se.
Falando dos Clubes e Associações, é claro que sem esses organismos não faz sentido uma Federação, mas também não é necessário existirem um x números de Clubes para tal.
Penso que é de grande interesse e quanto antes, juntarem todos os interessados “Clubes, Associações” estudarem uma estratégia para definir uma linha de orientação para todos.
Cada Clube anda a puxar para si os louros de mais uma AS, concordo que os louros sejam direccionados para a entidade que trabalhou para isso, mas também acho que seria de louvar o convite e a presença dos outros Clubes nas inaugurações, colocando as bandeiras e assim sim dar a entender que estamos todos de mãos dadas e não de costas viradas.
Outra coisa muito importante, não existem clubes grandes ou pequenos, existem sim uns grupos de pessoas que se dedicam de corpo e alma para um bem comum, o Autocaravanismo.
E se na Praça Sony apenas estiveram umas 30 AC a resposta é simples, foi apenas uma. Mas para isso vou deixar aqui a pergunta.
Quem organizou o encontro?
Alguém me sabe dizer?
Helder

Registado: terça jan 29, 2008 3:36 pm

zejorge

Mensagempor decarvalho » sábado fev 12, 2011 8:57 pm

à atenção da moderaçao do forum e dos verdadeiros companheiros do Forum, e mais leitores interessados no tema do Autocaravanismo

Escreveu no forum o sr. zejorge:

Deixemo-nos de ONGAS, CAB e outros, que sendo tudo do mesmo, apenas servem para pessoalmente procurarem colher dividendos surgindo como os grandes defensores do Movimento Autocaravanista.

Pena que fique no forum esta insultuosa e deselegante provocaçao gratuita, que só se fundamenta em despeito e acrimonia pessoal. Serve de contraponto negativo à excelencia e qualidade das intervenções que aqui são maioritarias.Como é evidente não vou responder no mesmo tom pois a educação não o permite,sem prejuizo de se dever ponderar se tais afirmações constituem indicios de crime de injurias, difamação e ofensas ao bom nome das instituições visadas.

Mas para quem chega de novo ao forum esclarece-se objectivamente:

ONGA- Observatório Não Governamental para o auatocaravanismo, criado em 2008 no I seminbario Nacional de Autocaravanismo apoiado pela CM de Cascais, pelo Turismo de Portugal e pelo ACP, e promovido pelo MIDAP- Movimento Independente para Desenvolvimento do Autocaravanismo em Portugal. Particiaparam nos trabalhos entre outros, altos directores da CMC, do Turismo de Portugal e um deputado, representante da Subcomissao Parlamentar da AR de Turismo que apresentou publicamente o 1º projecto de lei sobre Autocaravanismo. Após a sua instalação, este Observatório, iniciou as suas reuniões trimestrais ainda em 2009 quando as realizou, por três vezes, respectivamente nos I,II e III trimestres, com a participação do ACP, da Prevenção Rodoviaria Portuguesa-PRP, do MIDAP, do CAB, da FCMP e da AECAMP. Entre as deliberações tomadas cito apenas 3:
a) intervenção na consulta publica da nova Resolução do Conselho de Ministros sobre o SACV,
b) Intervenção realativamente a ANSR sobre a carencia de sinalizaçao turistica relativa as autocaravanas,
c) Apoio e ulterior susbcrição pelo ACP ePRP da paltaforma da Filsofia, Doutrina e Ética do Autocaravanismo, também assinada pelo CPA, FCMP, Forum Campingcarportugal, CAB, MIDAP, etc.

CAB - Circulo de Autocaravanistas da blogo-esfera, criado em Novembro de 2008, apos um processo muito participado de bloguistas que subscrevem web sites e blogs dedicados a temas do autocaravanismo. Pertenceu a primeira direcção coordenadora o actual Presidente da Direccção do CPA, e agora a data de hoje este Circulo reune "apenas" 27 (vinte e sete) web sites ou blogues relacionados com o tema do autocaravanismo como todos podem verificar em www.cab-circulo.blogspot.com. O CAB, cuja coordenação é hoje assegurada por um verdadeiro e genuino companheiro autocaravanista (João Firmino) organizaou ja varios encontros dos seus associados, nos quais sempre integrou aspectos culturais, para além de discussão de temas proprios do autocaravanismo. Também o CAB partivipou na I Mesa Redonda Franco-Iberica de Autocaravanismo, é membro do ONGA, da plataforma atras referida do Movimento Autocaravanista, e ainda, em colaboração com o MIDAP realizou um seminario em 2010, por ocasião da inauguraçao do parque de estacionamento , pernoita e estação se serviço para autocaravanas mo Alambre, na Serra da Arrábida, com o apoio do ACM/YMCA de Setúbal.
Imagem

Todos estes elementos e muitos outros podem ser lidos nos relatos editados pela Autocaravanismo Newsletter, que susbcrevo, em www.camping-caravanismo-e-autocaravanismo.blogspot.com

Assim, por ora e neste local, nada mais há a acrescentar.
Boas voltas e reviravoltas , principalmente de neurónios...

Decarvalho,
simplesmente.
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
decarvalho

Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Mensagempor zejorge » domingo fev 13, 2011 12:26 am

Boa noite Srº Nandim de Carvalho

Considera o Senhor, uma provocação e falta de educação, o que eu escrevi relativamente ao ONGA e ao CAB.
Só tenho que respeitar, educadamente, essa sua opinião, mas que em nada me demove desta minha opinião.
Acho aliás curiosos, o curriculum, que se apressou a transcrever, de cada uma destas "entidades", mas esquecendo-se de esclarecer que a sua representatividade está resumida a uma figura, o Srº Dr. Nandim de Carvalho, o que significa dizer que juridicamente não existem.
O que o movimento autocaravanista precisa é de pessoas que humildemente sirvam essa causa, mas não se sirvam dela.
Aquilo que se passou no dia do autocaravanismo, em que a convite da mesa (???), e sem sequer estar previsto, o Senhor tenha usado da palavra, é o comprovativo da existência de movimentos, que eventualmente poderão não servir de forma desinteressada o movimento autocaravanista, mas sim alguns interesses corporativos.
Será que são esses os "sabichões" a que o Vitor Andrade se referiu ?

Cumpts

Zejorge
zejorge

Registado: segunda jun 11, 2007 9:06 pm

Tranquilidade e objectividade...!!!!

Mensagempor alexandrechora » domingo fev 13, 2011 1:30 am

Boas Companheiros

Solicito que efectivamente e encarecidamente, que se debatam ideias, posições e conjunturas, mas por favor, tenham calma e não personifiquem causas e argumentos...

Todos nós já ouvimos falar, naquela vã e velha estratégia "dividir para reinar", a preponderação nas palavras, embora objectivas, são um verdadeiro acto de inteligência....

Por isso debatam-se ideias.... e somente ideias, todos temos o direito á diferença....

Na minha opinião, claramente a maioria de nós estamos de acordo com:

1- Constituir uma Federação de autocaravanismo.
2- Existe a necessidade de os autocaravanistas se associarem seja a clubes e associações já existentes, sejam a novos movimentos que surgam.
3- As pessoas que se disponibilizam para ajudar a organizar o autocaravanismo em Portugal, terão de ter obrigatóriamente de ter uma filosofia de servir a causa e nãode beneficiar da causa....
4- Definir os instrumentos e meios para constituir uma federação que apenas defenda os interesses dos autocaravanistas, respeitando os interesses não só das maiorias, mas também considerando os interesses da minoria, mas sempre e apenas só autocaravanistas.
5- Nada de Absolutismo e sempre com base da representatividade dos federados.

Volto a afirmar que se for para algo dentro deste contexto base ou similar podem contar comigo, para ajudar a defender o Autocaravanismo, não procurando lugares de decisão ou topo, contento-me apenas e somente poder ajudar, sem procurar qualquer protagonismo, e esta minha intervenção servirá apenas e só, para focalizarmos os objectivos e esquecermos a troca de galhardetes que não nos levam a sitio algum pelo menos, nenhum do que me leva a contribuir com as minhas ideias e intervenções, sejam elas orgamizativas e técnicas....

Fico na expectativa que corrigam, complementem ou contestem o que afirmei, mas por favor sejam objectivos coerentes e dignificantes da pluralidade ideologica.

Respeitosamente Alexandre
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora

Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am

Mensagempor Mcas » domingo fev 13, 2011 2:31 am

Vivam!
A discussão vai boa, o nível mantém-se alto, há polémica quanta baste, há as tradicionais posições: os crentes, os descrentes, os optimistas, os pessimistas, os derrotistas, os fantasistas, os observadores, os participantes, os da bancada, enfim, o costume. Sem ofensas para ninguém e parodiando aquele comentador de televisão, nada de novo no panorama tipicamente português: ai-ai-ai que ninguém faz nada. Quando se faz alguma coisa, ai-ai-ai que só querem protagonismo!!
Por mim, convivo bem com o protagonismo dos outros. Quando fazem o que eu não faço, porque são mais competentes que eu (aqui, competência no sentido de terem o “saber-fazer”), nada a opor. E reparem que aqui no fórum há muita gente competente e protagonista à sua maneira, Cito só as competências de alguns, pedindo perdão pelo esquecimento de outros e outras: mecânica e electricidade, “químicas”, legislação em geral, legislação viária e rodoviária, orientação e GPS…
Vamos à metáfora: um feijãozito deitado à terra, a germinação, o crescimento, a floração, a vagem, o amadurecimento, a colheita…a feijoada!!! Com estas coisas de clubes, federações, construção de áreas de serviço, é igual. Ah! Falta o protagonista!!! O lavrador…sem ele não há nada disto. Desde o primeiro momento ao último, lá está ele! O pior é que quem come a feijoada raramente se lembra dele e, quando diz ele “fui eu quem semeou o feijão”, fica a cozinheira a berrar que lhe tiraram o protagonismo.
Sejamos claros: pensam que se vai a algum lado no reconhecimento do Autocaravanismo como forma de turismo, nos seus direitos e deveres, nas suas particularidades formais, nas suas reivindicações, sem que alguém se ponha à frente e tome a iniciativa? Então não estamos num país onde a iniciativa individual ou colectiva é plural, ou seja, onde várias ideias para o mesmo objectivo são possíveis? Assim haja ideias plurais…
Sejamos outra vez claros: pensam que é possível responder às questões anteriores sem o envolvimento de pessoas individuais e entidades que directamente se relacionam com este processo? E cito algumas e alguns: autarquias, deputados, PRP, DGV, ICN, o “peso” institucional do ACP, as neófitas estruturas autocaravanistas como CAB, ONGA, CPA, CCP e outros. Acho que não
Sejamos ainda mais claros: queremos continuar apenas a discutir “boilers”, bombas de água, baterias, frigoríficos, águas de todas as cores, o gás das garrafas, painéis , GPS, viagens e encontros, etc.? Claro que queremos…e quanto aprendemos! Mas, só? E ver consagrados na chapa da lei, em POOCs e em regulamentos municipais, inequivocamente, os nossos direitos e deveres e tudo que nos diga respeito? Eu quero!
E, como já disse noutro comentário -Nov. 2010- “Do que tenho visto(…) [sobre o que em sido feito pelo reconhecimento do autocaravanismo] as acções têm sido meritórias em todos os campos: sobre a política geral, sobre a política autárquica, sobre o associativismo e até nas acções individuais. Há portanto um campo enorme de actuação e uma vontade de ir um pouco mais longe. O meio como o alcançar, neste caso, é-me pouco importante, uma vez que acredito na boa-fé das pessoas: pode ser por iniciativa individual, por blogues, por associações, por associações não-governamentais, associados a outras entidades, com contactos com “o inimigo” (uma boa maneira de saber o que “ele” pensa), no mundo real ou na blogosfera, o que é preciso é agir. Seria melhor a uma só voz mas, se for a várias vozes e o que caminho vá dar Roma, como diz o rifão…nada contra”.
Bom Domingo, um abraço a todos.
"Não importa onde te leva a viagem mas sim o que ela faz de ti." Gonçalo Cadilhe
---------------------------------------------------------
http://viajantelusitano.wordpress.com
Mcas

Registado: quarta jan 11, 2006 10:03 pm

Mensagempor António Esteves » domingo fev 13, 2011 10:25 am

Caros companheiros.
A discussão está interessante e "vai boa" e até se ficam a saber "umas coisas".
Sou do tempo em que o autocaravanismo se resumia a umas renaults trafics adaptadas que ficavam em qualquer beira da estrada e serviam para passar a noite. Como sabem o autocaravanismo evoluiu em todos os aspectos quer em numero de praticantes quer em condições. As exigências agora são outras. Tem que se dar resposta às necessidades que as autocaravanas pedem e ao número cada vez maior de praticantes.
É aqui precisamente que está a nossa força. Deixamos de ser aquela meia dúzia de "malucos" que se metiam à estrada e passamos a ser uns milhares que incomodam muita gente que está acomodada.
SIM avancemos com clubes, federações e façamos força e finca pé dos nossos direitos, porque também pagamos impostos, parques, portagens,...
Eu estou disponivel para que caso haja vontade, no meio onde vivo (Braga, V.N de Famalicão, Barcelos, ... ) se dê um primeiro passo de contituição de uma célula que exerça pressão (leia-se influência), no sentido que se consigam condições para as autocaravanas. Se isto for espalhado a nível nacional estamos a dar o pontatapé de saída a uma Federação.
Aceito que muitos companheiros nao concordem, mas haja coragem porque temos que ser nós a agir a a trabalhar, ninguém o fará por nós.
Um abraço
António Esteves
António Esteves

Registado: terça abr 20, 2010 8:53 pm

Federação Nacional de Autocaravanismo

Mensagempor Paulo MB » terça fev 15, 2011 12:45 am

Boa noite,
Pessoalmente não tento tapar o sol com a peneira, mas dar o meu contributo para a discussão.
Já todos percebemos que há os mais informados e os mais palavrosos. Todos defendem a sua dama e, curiosamente, até os há a defender a criação de mais estruturas. Uma só é mau, mas o excesso pode matar...
Onde houver organizações já bem definidas com estruturas eleitas democraticamente e com programas de ação bem elaborados, para quê novas entidades?
O meu desafio é que todos os que estão interessados na defesa e promoção do AC, se juntem aos clubes com quem se identifiquem (eu já optei pelo CPA) e participem nas suas reuniões internas onde estes temas são tratados.
E, em conjunto, estou certo que conseguiremos "levar a carta a Garcia".
Um abraço,
Paulo Moz Barbosa
Porto
(viajo numa Hymer CL 622 C)
Paulo MB

Registado: segunda mar 08, 2010 10:43 pm

Anterior

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 48 visitantes