Nauticampo 2011

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Mensagempor Ana Boialvo » sexta fev 04, 2011 11:46 pm

Tambem nós estivemos hoje na Nauticampo e tal como o companheiro Joel diz, está muito fraco.

Saudações autocaravanistas.

Ana Boialvo
Ana Boialvo

Registado: terça jun 16, 2009 3:12 pm

Falta de Estratégia e Péssima Visão Empresarial

Mensagempor alexandrechora » sexta fev 04, 2011 11:57 pm

Boas Companheiros

Gostava que as minhas próximas palavras, estivessem direccionadas para um tom de elogio e não um para tom de critica, que é o que vai acontecer...

A Nauticampo tem vindo em declinio notorio desde 2004 / 2005, mas este ano, bem este ano considero simplesmente ridiculo, em termos de quantidade e qualidade, e isto a todos os niveis....

De quem é culpa, bem eu talvez faça uma ideia, e vocês também. E por isso apenas digo que é Falta de Estratégia e Péssima Visão Empresarial por parte de organização. Praticam preços exorbitantes para os stands e expositores, um pequeno espaço pode chegar aos milhares de euros. Ora isto afasta todos os interessados, desde os representantes de marcas, passando pelas empresas da fileira e claro o visitante.

Portanto os preços especulativos praticados pela organização inviabiliza á maioria das empresas, que poderiam estar presentes.

O atendimento de quem está a mostrar as autocaravanas puramente, sabe menos do que a minha copiloto. Sorrisos bonitos e pouco mais, não bastam para cativar clientes que sabem o que querem.

O mesmo verifica-se na secção de nautica..... que decadência, o foi e o que é....antes uma era feira internacional, hoje nem sequer é da área da grande Lisboa....

Mas nem tudo são más noticias, O painel solar monocristalino de 80w com montagem e regulador simples 600euros, já baixaram mas ainda continua muito inflacionado, mais 200euros do que o preço justo...

As autocaravanas novas apesar de não terem praticamente extras nenhuns, considero que os valores baixaram significativamente, na versão base... e esta é apenas a boa noticia.

Percorri os largos corredores (estratégia para não mostrar os espaços vazios), fiz perguntas, soube preços e fartei-me de rir....

Por favor, para o proximo ano, vou tentar lembrar-me para utilizar o meu tempo de forma mais recriativa.... menos decadente.... já basta o dia a dia, antes vinha de lá a sonhar que era possivel, hoje venho de lá a falar como Velho do Restelo.

Que venham melhores dias e mais inteligência... porque assim não vale apena, apesar de me terem oferecido as entradas, senão ainda estava o chorar os eurozitos da entrada...

Cumps a todos
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora

Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am

Mensagempor Aleluia » sábado fev 05, 2011 12:35 am

Pois é, companheiro alexandrechora, enquanto os nossos empresários nã mudarem de mentalidade, parece dificil alterar as coisas. Querem ganha-lo todo de uma só vez e, depois o tiro sai pele culatra.
Não conseguem compreender que se cobrassem valores mais baixos, haveria muitos mais expositores e, ainda conseguiam tirar mais rendimento e, nesse caso ganhavamos todos, a organização e o proprio publico, que tinha muitas mais opções de escolha.
Mas enfim, é a mentalidade que temos.
Cumprimentos.
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Aleluia

Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm

Mensagempor nelsontiago » sábado fev 05, 2011 12:49 am

Estava eu a planear uma visita à Nauticampo, para me inteirar melhor...

Será que nem pra mim(principiante) valerá apena gastar os 5eur do bilhete?

Já nem conto os 150km, pois sempre vou passear ao V.Gama
nelsontiago

Registado: segunda jan 03, 2011 3:20 pm

Mensagempor Aleluia » sábado fev 05, 2011 1:09 am

Companheiro, nelsontiago. Eu vou arrancar daqui a pouco para Lisboa.
Penso que vale sempre a pena, pois mesmo que haja poucas novidades, sempre nos deparamos com alguma coisa intertessante.
Boa viagem.
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Aleluia

Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm

Mensagempor alexandrechora » sábado fev 05, 2011 1:23 am

Boas a todos,

É importante identificar que a minha critica vai no sentido do que falta lá na FIL e não no que lá está, porque os que lá estão (pouquissimos), só eles saberão dizer concretamente o esforço financeiro que estão a efectuar, para estarem presentes.

Portanto pelos que lá estão, vale apena ir, para quem não tem grandes expectativas talvez a desilusão não seja tão grande como a minha.
Cada cabeça sua sentença.... decida você....

Será que eles não percebem que cortar e reduzir anos e anos a fio, não leva a nada, não resolve apenas aniquila.... Pelo menos uma vez deveriam mudar de estratégia, estimular, flexibilizar, dinamizar e apostar no médio prazo é sempre a solução, até parece que cumprem ordens dos senhores que que nos aumentam impostos e taxas todos os meses...
Cumps
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora

Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am

Mensagempor majv » sábado fev 05, 2011 10:47 am

Hoje á tarde, também irei até lá.
Não me surpreendem as opiniões que aqui tenho vindo a ler desde o dia da abertura.
Quer queiramos, quer não, vivemos num país chamado Portugal, o qual tem sido sucessivamente atirado para um "estado de saude" tal que, em minha modesta opinião, já nem com FMI's isto algum dia ha-de melhorar.
Depois falam da "crise"...ok, claro que ela existe...
Mas para mim, e o meu bolso que o diga, há outra coisa bem pior...é o "aproveitamento da crise"...sim, essa mesmo, com os patrões a irem-nos aos bolsos de maneiras nunca vistas nem pensadas...
Com trabalhadores a chegarem a Fevereiro-2011, e com milhares e milhares de euros por receber, referentes a 2010...sem subsidios de ferias nem de natal, sem salarios de vários meses em atrazo...enquanto esses "pseudo patrões" continuam a passear-se nas suas brutas bombas e fazendo férias sempre á grande...
É evidente que esse aproveitamento da crise (para mim, repito, bem pior que a dita crise) traz consequências terriveis para todos.
E, nesse "todos", não podiam deixar de ser afectadas também as empresas ligadas ao autocaravanismo.
Aliado a isto, inda há a mentalidade doentia do "deixa lá sacar-lhes mais algum enquanto ainda têm dinheiro"...ou do "querer ganhar tudo duma vez"...
Logo, toca a carregar nos preços dos stands, e como já alguém aqui disse, há que louvar a coragem dos que lá estão, e digo isto sem a fazer a minima ideia de quem sejam, pois não faço a minima ideia de quais são as marcas lá representadas (apenas sei que a Greencampo lá está, pois recebi um mail deles).
Quanto ás entradas, sei que cada caso é um caso, mas, para quem não saiba, de 1 a 10 de Outubro do passado ano, ali decorreu a Exposição mundial de Filatelia - Portugal 2010...dez dias, com entradas GRATUITAS.
Portanto, que ninguém venha dizer, que todas as exposições na FIL têm entradas pagas, porque isso não corresponde á verdade.
E certamente, essa exposição mundial, não era "de 2º plano", pois até vi por lá o Sr. Anibal acompanhado da sua Maria... :wink:
Manuel Vitorino
Marinhais - Salvaterra de Magos
http://stamps-bikes-and-camping-car.blogspot.com/
majv

Registado: quarta abr 09, 2008 7:34 pm

Mensagempor Calita » sábado fev 05, 2011 7:43 pm

Olá a todos
Estive eu tambem ontem no referido evento,e sou mais um que de lá saiu muito desiludido.
Tal como o companheiro Alexandre,não tive que pagar bilhete,se assim tivesse sido ainda estaria a chorar :cry:
Será efetivamente necessário mudar mentalidades e cativar os autocaravanistas e todos os demais interessados neste tipo de eventos,e se um dos problemas for o elevado preço cobrado aos expositores(não sei quanto pode custar) :?: à que semsibilizar a quem de direito,pois assim poderá ter os dias contados.
Calita

Registado: quinta jan 06, 2011 7:20 pm

Mensagempor Helder » sábado fev 05, 2011 9:02 pm

Estive hoje na FIL e realmente mal empregados 10 € mais 1,80€ de parque. Fui eu de casa para Lisboa gastar gasoleo e portagem para ver o que vi. Em pouco mais de 20 minutos estava despachado.
Apenas esteve no pavilhao que me interessava, mas consegui sair sem ver nada de interessante.
Ainda contactei com 2 ou 3 vendedor e as queixas eram todas iguais, o custo para estarem presentes.
Autocaravanas, bem estavam lá cerca de 10/15, muitas fechadas.
Realmente fico triste quando estamos cheios de espectativas já que no ano passado não houve feira. Já encontrei stands de rua com bem mais para ver.
Uma coisa é certa, o caminho seguramente não é este.
Helder

Registado: terça jan 29, 2008 3:36 pm

Nauticampo

Mensagempor decarvalho » sábado fev 05, 2011 9:27 pm

Ora vivam...

Também fui a Nauticampo, e de borla com bilhetes oferecidos pela Tertúlia 1 café e uma autocaravana do facebook. E por lá se encontravam varios companheiros incluindo os das presenças assiduas deste forum...pelo menos foram vistos entre outros, o Manuel Vitorino,o Joao Firmino, o Filipe Seco, o Carvalho dos Santos, O Vitor (claro...o do Portugal Tradicional), o Diogo Ferereira, o Rui Narciso, o Danibeja, o Capitão Haddock, etc etc etc..

Se valeu a pena? Melhor pouco que nada..e quem arriscou e fez um esforço para estar presente merce da parte dos autocaravanistas uma palavra de apreço e de solidariedade face ao aprofundamento da crise...afinal de contas, sem autocaravanas não ha autocaravanistas!

Aqui fica um link com um curto apontamento!
http://camping-caravanismo-e-autocarava ... mo-na.html

e uma foto!
Imagem
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
decarvalho

Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Nauticampo

Mensagempor Paulo MB » domingo fev 06, 2011 11:31 pm

Uns dizem mal...
Eu deixo o meu testemunho e que cada um faça o seu juízo.
Por pouco dinheiro fiquei estacionado duas noites na Praça Sony e recebi as entradas para o evento. Ainda me foi oferecido um livro da autoria de uma autocaravanista que versa o essencial desta modalidade de turismo.
Assisti ao colóquio que assinalou o Dia do Autocaravanismo e pude visitar todas as AC que lá estavam.
Sobre o colóquio quero assinalar que, embora tenha tocado em temas por demais conhecidos, teve o mérito de permitir que se confrontassem as ideias dos presentes.
Por mim, valeu a pena.
E os meus parabénsaos organizadores.
Aceito que ainda haja quem prefira que nada se faça...
Um abraço,
Paulo Moz Barbosa
Porto
(viajo numa Hymer CL 622 C)
Paulo MB

Registado: segunda mar 08, 2010 10:43 pm

Mensagempor caraujo » segunda fev 07, 2011 11:04 am

Boas Camaradas,

Como aqui se disse já, mais vale pouco que muito e também me ofereceram os bilhtes, uma vez que estive na Praça Sony.

Para mim foi um fim-de-semana muito atribulado e acabei por ter tido muito pouco tempo para os eventos organizados, pois oa meus afazeres familiares (futebol dos miúdos), nos abrigou práticamente a estacionar lá a nossa Andrade e andar sempre fora e vir lá só para dormir.

Relativamente à feira em si, tenho que salientar e elugiar a coragem das empresas presentes, pois efectivamente os preços que estes senhores da FIL cobram, ´são a rondar os mais caros por metro quadrado da Europa...devemos ser um país rico, ou melhor um rico país. VERGONHOSO!

O problema coloca-se de não haver espírito organizativo entre os feirantes, pois na minha opinião já deviam ter dado com "os pés" (desculpem a linguagem) àqueles senhores da Fil e ir expor para outro lado, tipo Santarém, que tem uma condições fantásticas e por certo que é mais barato, continuando a ser perto de Lisboa, se que a localização próximo de Lisboa é factor.
Carlos Araújo
Andrade Rigel 740
caraujo

Registado: sábado jul 24, 2010 4:21 pm

Mensagempor Helder » segunda fev 07, 2011 4:37 pm

Concordo plenamente. O grande problema é que tudo tem que ser realizado na capital. Temos o exemplo da feira da Batalha, a ultima em que fui foi muito fraca, tanto em publico como em expositores.
Vamos lá entender.
Relativamente a feira cada um tem a sua opinião, a minha já foi reportada.
Estive igualmente presente no workshop, apenas consegui apanhar o fim.
Queria deixar uma palavra de ânimo ao Srº Carvalho, esteve muito bem no final, quando disse a uma certa pessoa que cada um tinha a sua opinião, nem mais e é isso que penso, cada um tem e deve ter a sua opinião, agora devemos ser coerente nas nossas palavras e o srº soube ouvir e responder.

O problema coloca-se de não haver espírito organizativo entre os feirantes, pois na minha opinião já deviam ter dado com "os pés" (desculpem a linguagem) àqueles senhores da Fil e ir expor para outro lado, tipo Santarém, que tem uma condições fantásticas e por certo que é mais barato, continuando a ser perto de Lisboa, se que a localização próximo de Lisboa é factor.
Helder

Registado: terça jan 29, 2008 3:36 pm

Mensagempor danibeja » segunda fev 07, 2011 5:52 pm

Helder Escreveu: Estive igualmente presente no workshop, apenas consegui apanhar o fim.
Queria deixar uma palavra de ânimo ao Srº Carvalho, esteve muito bem no final, quando disse a uma certa pessoa que cada um tinha a sua opinião, nem mais e é isso que penso, cada um tem e deve ter a sua opinião, agora devemos ser coerente nas nossas palavras e o srº soube ouvir e responder.

Não fazia intenções de postar algo em relação ao dia do Autocaravanista na Nauticampo, mas não resisto...

Também estive presente, mas só assisti à ultima metade do Colóquio, no entanto, do que presenciei gostei bastante, mas existe sempre excepções, infelizmente o Senhor Presidente da FCMP, numa determinada altura referiu-se a fóruns com tom depreciativo, e fez xeque-mate, afirmou por suas palavras que Autocaravanismo é uma forma de Campismo.

Quando terminou o colóquio foi dada a palavra aos presentes, que muito bem expuseram a sua perspectiva, no fim o Sr. Presidente da FCMP convidou o companheiro DeCarvalho (que chegou após o relatado no parágrafo anterior) a expor as suas ideias, tendo o mesmo feito um discurso dialéctico muito bom, presenteando os presentes com as diferentes formas de utilizar a AC , seja Autocaravanista Campista ou Itinerante.

Já me estava a preparar para me inscrever para discursar (apesar de não ter jeito para tal), mas felizmente não foi necessário, por esse motivo, Obrigado aos companheiros Paulo MB e DeCarvalho, que na minha perspectiva foram quem mais dignificou o Autocaravanismo Itinerante neste Colóquio.

Grande abraço,

Danibeja

PS: Sei que elementos da Direcção dos diversos clubes vão ler este meu comentário, por isso, que o presente sirva para serem mais interventivos na FCMP, quando tem essa obrigação perante os vossos sócios.. Autocaravanistas Itinerantes.
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor cookie » segunda fev 07, 2011 6:11 pm

danibeja Escreveu:infelizmente o Senhor Presidente da FCMP, numa determinada altura referiu-se a fóruns com tom depreciativo, e fez xeque-mate, afirmou por suas palavras que Autocaravanismo é uma forma de Campismo.

se o fez demonstrou abertamente a sua ignorância sobre o assunto pois não é o autocaravanismo que é uma forma de campismo, mas sim o campismo que é uma forma de autocaravanismo.

eu numa autocaravana posso fazer campismo mas sem a ac não posso fazer autocaravanismo.

triste cenário pois cheira-me que esta ignorância não existe por falta de conhecimento, mas por outro(s) motivo(s) que assombra(m) a imparcialidade de uma federação como a FCMP.
cookie

Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm

AnteriorPróximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 51 visitantes