Novo IA para Autocaravanas

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Novo IA para Autocaravanas

Mensagempor las2855 » sábado jul 28, 2007 1:23 am

Boa noite,

Ao que parece as ACs vão sofrer, ou já sofrem, de um agravamento de preço considerável em virtude do IA ser agora aplicado a este tipo de veículo.
A titulo de exemplo uma AC que custava 42000€ agora fica-se por uns modestos 50000€ aprox. :evil:
Este mesmo modelo na frança fica-se pelos 37000€. :evil:
Se elas já eram baratas agora são uma borla!
Que pensarão os representantes disto?
Cordialmente,
las2855
las2855

Registado: quinta jan 18, 2007 10:59 pm

Mensagempor Mario » sábado jul 28, 2007 9:00 am

O assunto aqui levantado pelo companheiro las2855 sobre o novo imposto é pertinente,de modo algum sou um perito na matéria mas pelo que me parece a extorsão funciona assim:
As autocaravanas pagam 10% da incidência sobre a tabela B (cilindrada).

Escalão Cilindrada (cm3) Taxa por cm3 Parcela a abater
Até 1250cm3 3,83€ 2.473,16€
Mais de 1250cm3 9,06€ 9.010,66€
Se o meu raciocínio estiver correcto uma AC com 2800cm3
paga 9.06x2800=25368€-9010€=16358€x10%=1635€x21%de iva=1978€

Portanto meus caros o estado arranjou a maneira de em média nos sacar dois mil euros isto até 2009 porque depois vamos aguardar as próximas noticias.
Quanto aos importadores que eu tenha conhecimento estão caladinhos.
Os fabricantes de ACS no país são um ou dois não têm qualquer peso negocial junto do poder aliás do mesmo mal sofre em geral todo o universo automóvel portanto "para agora levas estas e logo levas mais" :cry: :cry:

Atenção companheiros que não tenho a certeza se os cálculos estarão correctos,mas não devem andar longe :arrow:
Aquele Abraço

Mário
Mario

Registado: quinta mai 24, 2007 4:19 pm

Mensagempor las2855 » sábado jul 28, 2007 9:55 am

De facto não sou entendido nas taxas.
Baseio este meu comentário nas tabelas de preços das marcas de 2006 para agora.
Penso até que o Mário está a ser muito moderado.
Estou a falar na ordem dos 8.000€ de subida. :?
Espero sinceramente estar enganado e que esteja a ver mal.
Penso que é um assunto a confirmar melhor.

E a taxa de circulação será outra surpresa, certo? :?

Comprei a minha AC nova em finais de 2006 o que representa um investimento consderável da minha parte. Hoje, com estes preços não tinha hipóteses, só poderia comprar usado. :evil:

O saque não pára!
Cordialmente,
las2855
las2855

Mensagempor Pluma Vermelhinho » sábado jul 28, 2007 6:13 pm

Poderão todos os companheiros (e até compreendo) chamar-me um sem-fim de nomes pelo que vou dizer mas... porque não ha-de uma AC pagar os impostos como os outros veiculos?! Como se não basta-se e quer gostem quer não, uma caravana ou AC é um veiculo puramente de luxo.

Podemos gostar muito, dizer que é uma maneira de estar saudavel, uma quantidade de qualidades infindável, para justificar a compra dos nossos equipamentos. Mas os mesmos estão longe, muito longe, de serem necessários á sobrevivencia e conforto de qualquer ser humano... .

As motas, se não estou em erro, pagam imposto de luxo. Eu discordo de tal imposto, pois um BMW ou Mercedes também deveria de pagar tal imposto! Como tal, não concordaria também que uma AC paga-se tal imposto.

No entanto, o IA (agora não me lembro do novo nome), o IVA, o IM... porque, por alguma razão em especifico, haveremos de ser beneficiados em relação a quem quer comprar um automóvel ligeiro?!?!

Contra mim (e todos aqui) falo, como é óbvio mas em tudo na vida não pode ser só para o lado que nos agrada, há que conseguir ser imparcial na análise de todos os assuntos que se nos apresentam... .

Também não concordo, de todo, com os impostos em vigor no noso país. Discordo totalmente do IVA altissimo que temos e dos impostos automóveis que são aplicados, principalmente para as condições que temos nas estradas e as portagens que pagamos nas AEs.

Discordo e mete-me nojo a imensa hipocrisia que é a questão ambientalista, porque quanto mais o meu automóvel consumir de gasolina, melhor para o Estado. Se os governos tive-sem mesmo ideias ecológicas, há muito teriam proibido veiculos a gasolina, havendo já na industria automóvel alternativas viáveis. Mas estamos num mundo em que o dinheiro vale mais que qualquer moral colectiva e pessoal.

E aqui fica a minha opinião, que estou quase certo que não será aprovada nem louvada por ninguem... mas pensem nisto :wink:
Boas viagens e fiquem bem.
WWW.WOOPHY.COM - Member » Jorge Ribas
Pluma Vermelhinho

Registado: quarta nov 15, 2006 9:02 pm

Mensagempor las2855 » sábado jul 28, 2007 7:07 pm

Boas,

Compreendo perfeitamente a sua posição, se é um luxo então que seja igual para todos, justiça seja feita.
Mas sempre custa pagar ainda mais...
O engraçado é que pagamos bem mais caro que a maior parte dos países europeus. Deve ser porque temos um nível de rendimentos fantástico. :twisted:
Como disse anteriormente, o mesmo modelo custa 37.000€ em frança e aqui agora 50.000€.

Sempre que mexem nos impostos é sempre para arrecadar mais uns 'tostõesitos'. Neste campo nunca há justiça.

Desculpem tanta 'acidez' nos meus comentários mas sempre que penso nos impostos que pagamos e no que temos em troca fico doente...
Cordialmente,
las2855
las2855

Mensagempor Mario » domingo jul 29, 2007 9:26 pm

Ao nosso companheiro Pluma o melhor dos cumprimentos,com todo o respeito pela tua opinião sobre o IA nas ACS parece que a mesma assenta em pressuposto errado pois se o motivo é o luxo isso permite á partida uma série de equívocos a começar por quem (supostamente )nos governa que não teria o mínimo pejo em aludir a esse facto para justificar o injustificável.
Todos nós conhecemos o apetite voraz dos nossos governos para sacarem o máximo possível mas tudo isto esbarra na seguinte verdade não temos "lobis"de pressão pela ausência de industria produtora desse tipo de artigos,até posso dar um exemplo que é conhecido de todos,a Autoeuropa
pressionou o governo pelo facto dos monovolumes serem taxados em AE com classe dois e conforme sabem tudo se resolveu sinal que quando á força
suficiente para pressionar as coisa vão avante. O imposto automóvel para o estado é uma espécie de galinha dos ovos de oiro o Pluma advoga,que se mate a galinha para lhos retirar todos de uma vez,claro que ao matar a galinha acabam-se os ovos,isto para dizer que se o IA for aplicado por inteiro ás ACS o seu custo é incomportável o mercado desapareceria seguramente e com ele uns milhares de postos de trabalho que não é coisa que abunde neste país. Ninguém gosta de pagar impostos,isso é um dado adquirido,mas não sejamos mais papistas que o Papa
:!:
Aquele Abraço

Mário
Mario

Mensagempor Pluma Vermelhinho » domingo jul 29, 2007 10:46 pm

Caro companheiro Mário, embora eu compreenda e respeite o seu ponto de vista, julgo que talvez algo da minha opinião anteriormente expressada não tenha sido bem entendida.

Quanto á questão do imposto de luxo, não concordo minimamente á sua possivel aplicação nas AC e caravanas. Seria de uma injustiça abominável para com quem compra um veiculo deste género e que supostamente, por estar a comprar algo de que não realmente necessite, esteja a ser conotado de "esbanjador de dinheiro". Teria de se fazer uma revisão politica e moral imensa para aplicar um imposto deste género com justiça e igualdade social... algo que os nossos politicos estão muito longe de saber o que é... .

O principal ponto que eu pretendi dar a entender (e talvez não o tenha expressado da maneira mais correcta) é a questão de quem compra uma AC ser beneficiado em relação a quem compre um veiculo motorizado de outra natureza.
Porquê esse beneficio?!
Porque uma AC ficaria com o preço (ainda mais) inflacionado?
Nesse caso terei de protestar pois como grande amante de automóveis, então também quero um benefício para a compra de um automóvel de alta cilindrada sem ter de pagar uma fortuna pelos impostos... .

Por mais que gosta-se de ver os impostos em Portugal descer, sei que eles são necessários ao desenvolvimento do país. No entanto, hoje em dia construir rotundas que são autenticas obras de arte e outras infra-estruturas de "encher o olho" é o que mais lucra na altura de tentar obter mais uns votos. E assim se gastam os nossos impostos quando tanto de importante ainda falta corrigir neste nosso adorável país á beira-mar plantado.

Nesta falta de seriedade e boa conduta por parte de quem nos (des)governa (e que afinal de contas, somos nós que votamos...) saimos todos a perder e das duas uma: ou pagamos todos pelos erros ou não paga nenhum.

Como tal e em jeito de conclusão, continuarei a não aceitar que uma AC seja beneficiada em relação aos restantes veiculos motorizados. Nem prejudicada! Há que haver igualdade para todos, pois todos, cada um na sua cota-parte, é responsável pelo que de bom e mau vai existindo neste país. Por isso, ou se baixaria o IA dos automóveis...ou se subiria para as ACs e restantes veiculos beneficiados (caso os haja).

Todos diferentes...mas todos iguais nos seus deveres.
Boas viagens e fiquem bem.
WWW.WOOPHY.COM - Member » Jorge Ribas
Pluma Vermelhinho

Registado: quarta nov 15, 2006 9:02 pm

Mensagempor vitor » domingo jul 29, 2007 11:21 pm

Há ACaravanas de luxo e outras que não passam de utilitári@s.
Há ACaravanistas ricos e outros que contam os kms que vão fazer para verificar se os euros chegarão para aquela saída.

Há companheiros que fazem da sua ACaravana a "casa" de férias (eu), para outros trata-se de uma extravagância no intervalo dos hotéis de luxo, e há ainda os que, talvez a grande maioria, vêem nisto a única forma de fazer turismo menos caro.

Sendo assim, o que temos que reivindicar é a discriminação positiva: que o IA, a aplicar-se, incida apenas sobre as topo de gama. E, porra, deixem a classe média respirar!
vitor

Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am

Mensagempor Mario » segunda jul 30, 2007 8:44 am

Quero que estas palavras sejam apenas interpretadas no restrito âmbito de uma troca de ideias legitimas com as quais podemos concordar ou não.
Em relação ao ponto de vista do Pluma á primeira vista parece que o seu raciocínio é correcto mas nem sempre a lei é possivel de aplicar pela especificidade da coisa sobre a qual recai. O que está aqui errado desde o ínicio é o anacrónico imposto que recai sobre o material rolante,que de acordo com as amplas liberdades ou desvarios do poder segundo o Pluma deveria ser aplicado de forma cega. O meu pensamento pode sofrer dos devios naturais incontornáveis para um amante de ACS,mas imaginem um camião a pagar IA afinal é um veiculo motorizado,um Autocarro,teriamos certamente todos os produtos consumidos a preços muito mais altos,quem poderia andar de autocarro se ao seu custo inicial engordasse á custa do IA que aplicado de forma séria representaria o quintuplicar do preço do veículo,e depois o preços dos bilhetes para a sua utilização para onde íria :?:
Tudo isto para dizer que mesmo na aplicação de impostos a especificidade da coisa tem que ser levada em linha de conta.
A nossa luta tem que ser em contra poder batermo-nos não pela isenção de IA nas ACS mas por uma forma mais justa de carga fiscal sobre todos os veículos cuja aplicação nos moldes actuais acaba por ser um impedimento ao exercicio da nossa liberdade. Quando o Pluma e muito bem diz que gostaria de ter um automóvel de grande cilindrada não reparou certamente que esse exercicio de liberdade individual lhe foi negado pela excessiva carga fiscal . Cabe-nos a nós não contribuir para o agravamento dessa injustiça :!:
Aquele Abraço

Mário
Mario

Mensagempor fluis » segunda jul 30, 2007 1:34 pm

Boa tarde,

Tenho primeiro que tudo elogiar os companheiros que participaram neste tópico, porque souberam defender bem as suas diferentes posições, clarificando as questões surgidas.

É verdade que nesta questão da carga fiscal as AC ’s estavam beneficiados uma vez que até à entrada do novo imposto, só pagavam Iva tal e qual como qualquer outro veículo chassis-cabina, por outro lado também tinha os seus contras, como o calendário das inspecções, cuja primeira era ao fim de 2 anos

No entanto valia bem a pena as inspecções extra em oposição ao que se vai pagar de imposto, a AC faz a mais em relação aos veículos de passageiro 4 inspecções: 2 anos, 3 anos, 5 anos e 7 anos .

Como se trata de um pequeno mercado, e nomeadamente é um produto que a classe média adquire com algum sacrifício, se a AC’s fossem taxadas como os veículos de passageiros, penso que o mercado que está em crescimento pararia as vendas, e ficaria reduzido a algumas unidades de luxo.

Como o agravamento de preço devido aos imposto, segundo consegui apurar, anda na casa dos valores aqui já referidos entre os 1500 € e os 2000 €, acabará por não ter um grande impacto no volume de vendas.

Restam ainda algumas dúvidas é qual será o valor anual que as novas AC’s irão pagar, em comparação com os 45 € que as antigas pagam em 2007, para se ter uma ideia do esforço adicional total na aquisição das novas AC ’s.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
fluis
Moderador

Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm

IA e novas AC usadas...

Mensagempor decarvalho » segunda jul 30, 2007 3:38 pm

ALo ACs....

e aqui vai mais uma pergunta...mesmo que o perguntar seja por perguntas e não por respostas...

e o que acontece com as importadas usadas, e registadas de pois de 1 de Julho, ficam agravadas tambem nos 1000 a 2000 euros.... e ainda e tambem no imposto de selo anual?

Se assim for, atenção, deixa de ser interessante importar autocaravanas do estrangeiro, usadas, a partir de 1 de Julho?

E sera que as mais antigas com motores Euro II e anteriores não serao ainda mais penalizadas?
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
decarvalho

Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Re: Novo IA para Autocaravanas

Mensagempor Calita » quarta mar 19, 2014 3:04 pm

Boa tarde a todos

Algem me sabe dizer qual o valor do IA praticado atualmente para as autocaravanas importadas,se falarmos numa Ac com cerca de 2800 cc e com mais de 5 anos?

Cumprimentos
Carlos Martins

Imagem
Diretor de Eventos do Clube de Autocaravanismo da Abeceira
Calita

Registado: quinta jan 06, 2011 7:20 pm

Mensagempor cfilipe » quarta mar 19, 2014 3:08 pm

Boa tarde

Poderá ter essa informação no site https://www.e-financas.gov.pt/de/jsp-dgaiec/main.jsp. Na barra vertical do lado esquerdo escolha a opção "Simuladores" e depois "Simulador ISV".
Depois é só colocar os dados e fazer a simulação.

Um abraço
Imagem
Director de Alugueres do Clube Autocaravanista da Abeceira

A namorar uma AC desde 2012.
"A viagem da descoberta consiste não em achar novas paisagens, mas em ver com novos olhos."
cfilipe

Registado: segunda Oct 21, 2013 10:55 am

Mensagempor Calita » quinta mar 20, 2014 8:50 am

Muito obrigado companheiro cfilipe

Cumprimentos
Carlos Martins

Imagem
Diretor de Eventos do Clube de Autocaravanismo da Abeceira
Calita

Registado: quinta jan 06, 2011 7:20 pm

Voltar para Assuntos Gerais