Legalizar autocaravana

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Legalizar autocaravana

Mensagempor jorgeguerra » domingo fev 23, 2014 7:28 pm

ola.
Tenho uma autocaravana mais antiga mas em bom estado e gostava de legalizar em Portugal.
Alguem me pode informar de quais os documentos que necessito.
A autocaravana é uma peugeot 290l com 2500cc e a celula é adriattik.
jorgeguerra

Registado: domingo mai 13, 2012 5:09 pm

Re: Legalizar autocaravana

Mensagempor Luismbmp » segunda fev 24, 2014 11:40 pm

Boas companheiro,

Se o amigo é emigrante, e vem para portugal de ves, não paga ISV. Se mora em portugal e foi buscar uma AC lá fora dentro dos estados membros da CEE, paga 30% do imposto resultante da categoria B.

Então é assim todo o processo começa no pais de origem, se comprou a um particular não esqueça de trazer o contraro de compra e venda, se comprou num stand, a fatura de compra, se é sua, o BRIEF caso seja da alemanha tem que estar em seu nome.Outra coisa não sei se será preciso trazer o certificado de conformidade europeo, que a propria marca passa, é um papel escrito com as carateristicas da AC e que tem uma capa amarela a dizer, certificado de conformidade escrito em varias linguas, inclusive em portugues, mas este papel só é preciso se for obrigatorio saber o CO2 da sua AC, como é antiga e como em portugal as AC sao derivados da categoria B, penso que o CO2 não sera preciso para a sua AC.
Chegando a portugal a primeira coisa a fazer é se dirigir á alfandega da sua area de residencia, e levar os documentos da AC (BRIEF), fatura de compra ou contrato de compra e venda, pagar o ISV+IVA e receber a DAV com as caracteristicas da AC, a seguir deverá se apresentar no IMT com o documento DAV para pedir a inspecção B para verificar se a AC está conforme perante as leis portuguesas, vão ver o numero do motor e chassi se coincide com os documentos la de fora, os pesos da AC, para determinar a tara em territorio nacional, pneus etc...

Depois terá que voltar novamente ao IMT com um papel da inspecção B para pedir a emissão de matricula e o DU da sua AC.

Quanto a gastos, eu já não me lembro o que se gasta pois desde de 2007 que não importo algum veiculo.

Mas por alto é assim, para uma AC de 2500cc a diesel:
ISV: 2225€
IVA:512€
IMT: +- 150€
Inpecção B: 80€
papelada toda: 15€

Abraço
Luismbmp

Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm

Mensagempor elnuno » quarta fev 26, 2014 10:09 am

Caro Luís,
as contas que fez estão quase certas com excepção de alguns pontos, não paga IVA, precisa de homologar em Portugal (muito difícil uma autocaravana ter o COC-certificado de conformidade europeu),se não tiver o COC para pedir a homologação são 100€, se não tiver homologação necessita da ficha técnica que são mais 123€ e pagará 165€ no IMTT para serem eles a homologar.
Se tiver homologação em Portugal (eu já fui buscar 3 recentemente e nenhuma tinha) pagará apenas 45€ no IMTT.
Cumprimentos.
elnuno

Registado: sábado Oct 12, 2013 4:28 pm

Mensagempor jorgeguerra » segunda mar 03, 2014 9:58 pm

Boa noite.
Desde já obrigado pelas respostas.
Fiquei esclarecido em alguns pontos mas ainda fiquei com algumas duvidas.
No meu caso sou emigrante na holanda e vou voltar a Portugal definitivamente.
A unica coisa que tenho da autocaravana sao os documentos da mesma,sendo impossivel arranjar uma declaraçao de compra e venda pois foi comprada a um particular a cerca de 2 anos,e ja nao tenho os contactos nem moradas.Mesmo assim só com os documentos dela é possivel legalizar??
Desde já agradecia este esclarecimento
obrigado
jorgeguerra

Mensagempor Luismbmp » segunda mar 03, 2014 11:44 pm

jorgeguerra Escreveu:Boa noite.
Desde já obrigado pelas respostas.
Fiquei esclarecido em alguns pontos mas ainda fiquei com algumas duvidas.
No meu caso sou emigrante na holanda e vou voltar a Portugal definitivamente.
A unica coisa que tenho da autocaravana sao os documentos da mesma,sendo impossivel arranjar uma declaraçao de compra e venda pois foi comprada a um particular a cerca de 2 anos,e ja nao tenho os contactos nem moradas.Mesmo assim só com os documentos dela é possivel legalizar??
Desde já agradecia este esclarecimento
obrigado

Boas, se o amigo é imigrante, e vem para portugal, não paga isv em portugal, traga comprovativo de residencia e informe-se junto do IMT.

Abraço
Luismbmp

Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm

Mensagempor jorgeguerra » terça mar 04, 2014 12:21 am

ola.
Obrigado pela resposta.
acabei de ler acerca disso agora mesmo e penso ter todos os requesitos necessarios para isso mas ainda me vou informar melhor.
jorgeguerra

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 23 visitantes