Interior cada vez mais desertificado

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Interior cada vez mais desertificado

Mensagempor Paulo » sexta nov 27, 2009 9:18 am

Tal como refere esta notícia, a qual não constitui propriamente uma novidade, o interior do nosso país está cada vez mais deserto.

As estratégias para atrair os turistas ao interior não são suficientes nem eficazes. Aqui, o autocaravanismo poderia dar o seu contributo, sem esperarmos que resolvesse a situação, pois o problema é complexo.

Por outro lado, quem visita como nós, divulga e leva o nome dos bons recantos muito para além dos grupos restritos de amigos - aqui a Internet aparece também como uma ferramenta altamente potente.

Quantos de nós não visitámos já, cá dentro e no estrangeiro, povos pequeninos que são bastante atractivos e onde os autocaravanistas são clientes habituais?

População portuguesa estagnada, interior cada vez mais desertificado

No ano passado a população portuguesa praticamente estagnou, com um crescimento de 0,09%. Os dados do Instituto Nacional de Estatística divulgados nos Anuários Estatísticos Regionais mostram que essa evolução foi muito desigual e foi raro o concelho do interior que não perdeu população.

Fonte:
http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Vida/I ... id=1431963

Abraço,
Paulo
Moderador

Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm

Mensagempor Henrique Fernandes » sexta nov 27, 2009 1:10 pm

Caro Paulo:

Não poderia estar mais de acordo com a sua análise.
Por acaso a Guarda foi, contra a corrente, a cidade (concelho) do interior que mais aumentou a sua população (cerca de 10 000 habitantes numa década). Mas foi quase uma excepção, e sobretudo à custa de uma desertificação galopante dos concelhos rurais do distrito.
Em muitos desses concelhos a situação é dramática, com médias etárias superiores a 80 anos em muitas aldeias!
O autocaravanismo não é remédio para tais doenças, mas pode servir para ajudar a sensibilizar os políticos para o problema.
Estou a tentar "convencer" a Câmara Municipal da Guarda a instalar uma AS para autocaravanas na cidade. Se o conseguir vou depois "atirar-me" a cada uma das outras Câmaras do distrito, à vez, usando o exemplo do que já existir.
Pode ser utopia, mas também pode ser que resulte.
Desejem-me sorte...

Henrique Fernandes
Henrique Fernandes

Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Mensagempor Paulo » sexta nov 27, 2009 4:01 pm

Caro Henrique,

Conte com o nosso apoio!

Abraço,
Paulo
Moderador

Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm

Mensagempor Luis Nascimento » sexta nov 27, 2009 5:44 pm

É notório que a larga maioria dos autocaravanistas prefere o litoral ao interior.
Acredito que a proximidade com o mar exerça uma grande influência nas suas preferências, mas o interior tem também os seus atractivos, pois tem igualmente zonas em que podemos desfrutar da proximidade com a água, com a vantagem de serem muito mais sossegadas e sem termos que lidar com a hostilidade de algumas autarquias do litoral, tem uma boa rede de estradas e com pouco transito, amplos espaços verdes com óptimos locais para se fazerem boas caminhadas, ou simplesmente contactar com a natureza, tem pequenas e bonitas aldeias com pessoas de fácil relacionamento e onde nos sentimos seguros para pernoitar ou simplesmente estacionar, e ainda tem bons restaurantes onde se come muito bem e a muito bom preço.
Em fim! O interior é tudo isto e muito mais e eu já o descobri há uns tempo.

Abraço
Luis Nascimento
Imagem

Mobilvetta
Luis Nascimento

Registado: sábado nov 15, 2008 12:38 am

Mensagempor fluis » sexta nov 27, 2009 6:15 pm

Boa tarde,

Perfeitamente de acordo, o interior é um bom destino de fim-de-semana, que nos permitirá descontraidamente descobrir um Portugal desconhecido para muitos, isto sem o Stress que muitas das vezes encontramos junto ao Litoral. São fins-de-semana sem dúvida retemperadores e que nos ajudam a recuperar das canseiras de uma semana de trabalho.

Para além disso, ao fazer as nossas despesas, comprando o pão, o queijo o artesanato que tanto apreciamos, sem falar na refeição que muitas vezes fazemos no restaurante, vamos ajudando na economia destas pequenas povoações do interior que bem precisam, que algumas delas até já vão tendo condições para nos acolherem é só verificar alguns exemplos ao acaso, Aldeia da Luz, Entradas, Izeda, Torre de Moncorvo, Miranda do Corvo, só para citar alguns.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
fluis
Moderador

Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm

Mensagempor zejorge » sexta nov 27, 2009 7:24 pm

Boa noite

Permitam-me que meta uma colherada na conversa, e sugira o projecto Portugal Tradicional, que no fundo tem como principal objectivo proporcionar um contacto directo com o Portugal interior, que efectivamente cada vez mais as entidades responsáveis deste País se vão esquecendo.

Zejorge
zejorge

Registado: segunda jun 11, 2007 9:06 pm

Mensagempor LPP » sexta nov 27, 2009 8:01 pm

Este tópico que o companheiro Paulo abriu é na realidade um ponto bastante importante e com largas hipóteses de contribuir para quebrar algum isolamento a que uma grande parte do pais sobretudo do interior está votado.
O autocaravanismo pode dar um grande contributo a essa questão.
No meu caso pessoal é-me grato dizer isto porque já o pratico. Uma grande parte das minhas viagens têm que incluir passagens pelo interior onde tantas vezes nos surgem belas surpresas, desde a paisagem ao conhecimento do rústico, as gentes, etc.
Depois não é só isso. A tranquilidade, longe dos apertos, com que fazemos essas viagens também contam muito.
Luis Patriarca
LPP

Registado: quinta Oct 29, 2009 3:31 pm

Portugal Profundo

Mensagempor josegon_calves » sexta nov 27, 2009 8:22 pm

Boa noite Companheiros,

Sobre este tema em concreto apenas quero salientar as seguintes questões:

- Segurança - Não há hábitos de roubos, assaltos, actos de vandalismo; :D

- Economia - Tudo é muito mais acessivel que nos grandes centros urbanos, incluindo os Parques de Campismo (quando existem); :D

- Acolhimento - A pessoas aí residentes acolhem-nos com uma amabilidade que não nos deixa indiferentes; :lol:

- Tranquilidade - Com imensos campos e pradarias para explorar, de bic ou a pé, não há melhor; :lol:

Unico senão: :wink:

- Não há grandes superfícies comerciais nem centros culturais que muitas vezes não abdicamos. :?

É tudo uma questão de opções. 8) Apenas uma questão de opções. 8)

Acho eu, que por acaso não perdi nada! :lol:

Até sempre,

José Gonçalves
(Guimarães)
josegon_calves

Registado: quarta Oct 01, 2008 4:22 pm

Mensagempor zejorge » sábado nov 28, 2009 4:03 pm

Boa tarde companheiro Gonçalves

Perdoe-me discordar do seu único "senão", pois para "substituir" as grandes superficies comerciais, o meu amigo encontra o pequeno comércio que o serve tão bem ou mesmo melhor que esses grandes monstros.Tem um atendimento personalizado, encontra em muitos casos produtos de melhor qualidade, foge ao stress, etc, etc, etc........

Cumprimentos

Zejorge
zejorge

Registado: segunda jun 11, 2007 9:06 pm

Senão

Mensagempor josegon_calves » sábado nov 28, 2009 8:04 pm

Pois é Companheiro ZéJorge,

O senão a que me referi não me diz respeito, não. Passo bem sem as ditas superficies, muito mais em finais de semana que tenho que aproveitar ao máximo o pouco tempo disponivel que disponho.

Mas para alguém que não despense esse "luxo" é de facto algo complicado!!!

Eu prefiro as caminhadas e as aventuras associadas, uma boa onda de bodybord, por ai fora...

Mas gostei de saber que afinal não sou o único, como diz a canção!!!

Um abraço e até sempre,

José Gonçalves
(Guimarães)
josegon_calves

Registado: quarta Oct 01, 2008 4:22 pm

Mensagempor vitorandrade » quinta dez 03, 2009 11:17 am

O problema da desertificação do interior é complexo. Mas tem na sua essência uma cultura, a cultura dos mídia que faz com que tudo o que por ali não passe não existe. Como o que chega todos os dias aos próprios habitantes do interior é a cultura dos grandes espaços estes perdem auto-estima e desvalorizam o próprio espaço onde vivem. E qualquer lugar sem pessoas que o pensem e projectem entra em decadência e morre.
Este é o ciclo em que temos estado.

Como alterá-lo?!
Deixo algumas pistas para reflexão.

http://www.cafeportugal.net/pages/dossier_artigo.aspx?id=1423

http://benfeita.googlepages.com

http://quintanemus.blogspot.com

algumas coisas estão/podem mudar. Como podemos colaborar?
vitorandrade

Registado: segunda nov 14, 2005 12:08 am

Mensagempor Portugal Tradicional » sexta dez 04, 2009 7:42 pm

O projecto Portugal Tradicional surgiu como diz o companheiro Zejorge com o intuito não só de divulgar pequenos espaços, mas acima de tudo organizar um movimento que de forma sistemática frequente esses mesmos espaços. Só de forma organizada e sistemática é possível que as pessoas, que ao longo de muito tempo foram sendo desvalorizadas e abandonadas, comecem a criar "imaginários de futuro" para si e para o lugar onde vivem.
Estes processos são muito longos e não é suficiente aparecer alguém, de vez em quando, a dizer que existem ali muitas coisas bonitas. Quem lá está precisa de se sustentar diariamente, económica e socialmente. E o primeiro passo é criar nas pessoas do local a percepção de que podem ter acesso a muitas pessoas, coisa que não têm tido há já muito tempo.

Para nós, ACs, como grupo, o que é que temos feito?

É que nós também sofremos do mesmo mal de que sofrem, de uma maneira geral, as sociedades actuais. Somos consumidores e não produtores de seja o que for.
http://www.portugaltradicional.com.pt/
Portugal Tradicional

Registado: terça dez 02, 2008 10:55 pm

Mensagempor Portugal Tradicional » quinta jun 03, 2010 3:57 pm

Volto a um tópico que poderia e deveria ser muito mais trabalhado pelas organizações de AC.
Reconheço que o AC tem todo o direito de usufruir da sua AC no gozo dos seus tempos livres e descansar do dia a dia cada vez mais exigente que lhes é solicitado. Só que nesta sociedade ninguém dá nada a ninguém. Tudo é movido por interesses e se nós AC não estabelecermos, estrategicamente, parcerias com quem pode vislumbrar em nós uma possibilidade, não é simplesmente pelos nossos interesses que iremos conseguir as condições condignas para a prática do nosso hobby.
Para que isso possa vir a acontecer terá de começar a haver um maior poder organizativo da nossa parte, desenvolvendo instituições (clubes) com capacidade de intervenção na sociedade, tal como ela é e não como nós queríamos que ela fosse. Essas instituições terão que se virar para entrar em processos negociais com outras instituições representativas de outros interesses e não, como até aqui, concentradas em gerir conflitualidades internas que não interessam a mais ninguém que não sejam os seus intervenientes.
Deixo aqui uma reportagem, que só há pouco tive conhecimento, duma acção em que participei.

http://portugaltradicional.blogspot.com/2010/06/porque-o-lazer-de-uns-pode-ser.html

Dá trabalho, demora tempo, mas é possível.
http://www.portugaltradicional.com.pt/
Portugal Tradicional

Registado: terça dez 02, 2008 10:55 pm

Mensagempor vitorandrade » domingo jun 06, 2010 12:21 pm

Volto a um tópico que deveria ser muito mais tarbalhado pelas organizações de AC.

Reconheço que os ACs têm todo o direito de usufruir da sua Ac para gozo dos seus tempos livres e assim descansar do seu dia a dia cada vez mais exigente. Só que nesta sociedade ninguém dá nada a ninguém. Tudo é movido por interesses e se os ACs não conseguirem estabelecer parcerias com quem vislumbre aí uma possibilidade não será apenos pelos nossos interesses que iremos conseguir as condições condignas para a prática plena do nosso hobby.

Para que isso possa vir a acontecer terá de haver uma maior capacidade organizativa da nossa parte, desenvolvendo instituições com real capacidade de intervenção na sociedade. Essas instituições terão de se virar para entrar em processos de negociação com outras instituições representativas de outros interesses e não, como até aqui, concentradas em gerir conflitualidades internas que não interessam a mais ninguém a não ser aos seus intervinientes.

Deixo aqui uma reportagem, da qual, recentemente tive conhecimento, duma acção em que fui convidado a participar.

http://portugaltradicional.blogspot.com/2010/06/porque-o-lazer-de-uns-pode-ser.html

Se centrarmos a nossa actividade na realização dos interesses dos outros conseguiremos obter melhores resultados para nós próprios.
vitorandrade

Registado: segunda nov 14, 2005 12:08 am

Mensagempor ASantos » domingo jun 06, 2010 10:54 pm

Caro Vitor Andrade,

Mais uma iniciativa de grande contributo quer para as populações quer para o Autocaravanismo. Parabéns.

A retórica é importante e os fóruns são riquíssimos neste aspecto. Mas fundamental mesmo é o trabalho efectivo junto de todos e esse você faz!

No artigo li que fez a seguinte observação: “Compramos os produtos a outros países e deixamos o que é nosso morrer”. Como concordo com esta afirmação! Se analisarmos esta questão de forma mais abrangente, encontramos a primeira causa da crise, não dessa que chegou a apenas 2/3 semanas mas daquela que vem crescendo à já alguns anos.

Parabéns mais uma vez pelo seu trabalho, reafirmo que voltarei à região de Valadares e a outros lugares que visitamos quando da realização do V Gesto Eco-solidário.

Cumprimentos
António Santos
ASantos

Registado: quarta jun 24, 2009 7:18 pm

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 75 visitantes