AUTOMATISMO DO FRIGORÍFICO

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

AUTOMATISMO DO FRIGORÍFICO

Mensagempor hnunes2 » terça mar 09, 2010 11:28 pm

Boa noite companheiras e companheiros.

Ao fazer paragem para reabastecimento numa gasolineira, os frigoríficos que estejam providos dum sistema de ignição automático (AES), ao detectar a perda de corrente de 12V activam o isqueiro para a alternância de outra fonte de energia, normalmente a utilização de gás. Este automatismo, muito cómodo em circunstâncias normais, pode tornar-se perigoso numa zona de libertação de fluidos combustíveis ou comburentes.

Tenho tido uma atitude de relaxamento (leia-se desleixo) por não encontrar uma "boa solução" i.é, impedir a activação do isqueiro ou mesmo do gás sem ter de recorrer à desactivação do frigorífico pois, das vezes que procedi desta forma, acabei por me esquecer de voltar a activar o frigorífico.

Como não me ocorre uma ideia útil, ficaria grato pela opinião de alguém que já tenha reflectido sobre este assunto e a possa partilhar neste fórum.

Cumprimentos AC's

Hnunes
..............................
Burstner Aviano I684
hnunes2

Registado: sábado mai 03, 2008 2:33 pm

Mensagempor Luis Agostinho » terça mar 09, 2010 11:49 pm

Boa noite hnunes2,

Por principio esses frigos vêm equipados com um sistema para retardar essa ignição até 15 minutos(exactamente por motivos de segurança de abastecimento de combustivel), depois de detectar a falta de 12v, aliás eles detectam a de 12v e 220v, assim como, quando ligamos aos 220v, o frigo vai escolher a "fonte energética" mais favorável e por isso mesmo ao fim desses 15 minutos nem sequer provoca ignição para gaz, porque os 220v são mais favoráveis. Na óptica do poupar a bateria e o gaz.

Penso que me expliquei bem.

NB: Presume-se que 15 minutos sêja o suficiente para fazer um abastecimento completo, daí essa "medida" de tempo.
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm

Mensagempor hnunes2 » quinta mar 11, 2010 9:32 pm

Boa noite.

Obrigado companheiro A748-2. Foi muito explícito.

Não me tinha apercebido de que havia um retardamento programado na ignição do gás.
A minha lógica era de que a ignição do gás seria em função da perda de frio mas, com um retardamento de 15 minutos, a minha apreensão não tem razão de ser.

Cumprimentos AC's

Hnunes
..............................
Burstner Aviano I684
hnunes2

Registado: sábado mai 03, 2008 2:33 pm

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot] e 52 visitantes