Será que só nos resta ficar indignados?!

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Será que só nos resta ficar indignados?!

Mensagempor vitorandrade » segunda set 08, 2008 11:20 pm

Não sei se aqui é o local, mas quando nos sentimos indignados todos os locais servem para manifestar essa indignação. Até porque serve para vermos como a nossa comunicação se comporta e não só connosco ACs

Como sabem encontro-me desde há alguns anos ligado aos problemas do desenvolvimento local. Tendo conhecimento do programa da SIC "A Nossa Terra Quer" resolvemos auxiliar na realização da candidatura "Covas do Monte - Aldeia Viva" a pequena associação "Amigos de Covas do Monte".

Tudo decorria dentro da normalidade até que:

E não pensem que isto foi inventado, aconteceu mesmo.

No dia 05/09/08, pelas 21h, após o encerramento das linhas telefónicas destinadas à votação nos projectos do distrito de Viseu do Programa a "Nossa Terra Quer" foi colocado no site
http://sic.aeiou.pt/online/sites+sic/sicporportugal/novidades/ntqviseu.htm
a informação de que o projecto da Associação Amigos de Covas do Monte, "Covas do Monte - Aldeia Viva" tinha ganho.

Durante todo o fim de semana essa informação manteve-se.
No dia 08/09/08 pelas 11h é dada, na SIC, a informação que quem ganhou foi a Associação Cultural e Recreativa de Cambra e de seguida alterada a informação na página Web.

Tudo isto foi feito sem a menor responsabilidade e de respeito por todos os participantes, os que estiveram envolvidos nas candidaturas assim como os que realizaram telefonemas.

Na altura da publicação dos resultados estava com uma pessoa amiga e foi do seu computador que observámos os resultados, que copiou e colocou na sua página pessoal
http://zetovar1.blogspot.com/
assim como um link para a pág. da Sic que agora já está alterada.

Assim NÃO. Estou indignado e revoltado com tudo isto e por isso tomei a iniciativa de reclamar para a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (art. 2.º da Lei n.º 53/2005, de 8 de Novembro) http://www.erc.pt.

Reclamação feita por:
Dados Pessoais
Nome Próprio: Vítor
Apelido: Andrade
Género: Masculino
Residente em: -------S. Martinho do Bispo
Codigo Postal: 3045-017 Coimbra
Telefone:
Telemóvel: -------
Email: vitorandrade@mail.telepac.pt
Profissão / Actividade Profissional: Prof

Identificação do Orgão de Comunicação Social
Rádio:
Televisão/Canal: SIC
Imprensa:
Internet:
Outro:

Descrição da Queixa
Data da Publicação ou emissão: 05-09-08 e 08-09-08
Título do Programa: A Nossa Terra Quer
Valor em causa: Rigor_Informativo, Outros,
Queixa: Estive envolvido na elaboração da candidatura “ Covas do Monte – Aldeia Viva”da Associação “Amigos de Covas do” Monte ao programa “A Nossa Terra Quer” pelo distrito de Viseu. Esta candidatura foi uma das três seleccionadas para apresentação pública na televisão para posterior votação telefónica pelo público. Todo o processo decorreu dentro das normas estabelecidas. Assim as linhas telefónicas foram encerradas às 13h do dia 5 do mês de Setembro e pelas 21h verificámos a publicação dos resultados na página da Internet http://sic.aeiou.pt/online/sites+sic/si ... qviseu.htm com a vitória da candidatura “Covas do Monte – Aldeia Viva” com a votação de 85,8% dos votos. Esta informação manteve-se na página da SIC até cerca das 11h do dia 8 do mesmo mês. Por esta hora dão a notícia no Programa Fátima que quem ganhou o concurso “A Nossa Terra Quer” no distrito de Viseu foi a Associação Cultural e Recreativa de Cambra e alteram a informação na página da Internet. Esta situação deixa-me sérias dúvidas sobre o rigor do concurso e para além disso as pessoas que militam na Associação “Amigos de Covas do Monte” sem qualquer benefício pessoal sentem-se indignadas e desconfiadas. Solicito a atenção devida
vitorandrade

Registado: segunda nov 14, 2005 12:08 am

Mensagempor Dematos » domingo set 14, 2008 7:57 pm

Boa noite companheiro Vitor Andrade!
Tive conhecimento deste assunto por intermédio do jornal da minha terra
http://www.noticiasdevouzela.com/jornal ... &Itemid=29 e só hoje tive oportunidade de vêr este tópico.
Nada me move contra a decisão da SIC, pois qualquer que fosse a localidade vencedora me deixava safisfeito :
Cambra por ser uma aldeia do concelho da minha naturalidade, o qual aproveito para felicitar o meu amigo e colega da antiga Escola Industrial e Comercial de Viseu, JoãoTaborda, vereador da CM de Vouzela .
Covas do Monte, no concelho vizinho de S. Pedro do Sul, local que frequentemente visito nas minhas visitas à região de Lafões.
O Companheiro, tem todo o direito à indignação, pois não se compreende que um lapso informático, persista durante tanto tempo (três dias).
Saudações
Dematos
Dematos

Registado: segunda Oct 02, 2006 10:34 am

Mensagempor AnaF » segunda set 15, 2008 11:33 am

Boas e santas tardes a todos!

Há muito que não escrevia aqui, mas tenho vindo visitá-los de vez em quando...

Os impedimentos de tempo mantêm-se mas, de qualquer forma, não quero deixar passar esta oportunidade sem escrever algo sobre o que o Vitor aqui deixou e o único comentário que mereceu.

Muitas foram certamente as pessoas que trabalharam as Candidaturas e muitas as que telefonaram e se é certo que se costuma dizer que todos mereciam ganhar (para animar as hostes), não é menos verdade que mais uma vez se calhar a culpa vai morrer solteira ...
No entanto uma casa com as responsabilidades da SIC não deveria deixar que as dúvidas se instalassem. Como não sou parte interessada, não sou nem de um sítio, nem de outro, posso tão somente comentar que a partir do momento em que se escreve uma coisa e se comunica outra ainda por cima dias depois, o público está no seu pleno direito de questionar até que ponto o "lapso informático"!!! é que foi o "culpado"!!!

Há computadores com as costas muito largas!

Saudações!

AnaF
AnaF

Registado: quarta nov 09, 2005 10:03 am

Mensagempor Paulo » segunda set 15, 2008 1:26 pm

Boa tarde,

O Vitor sabe como lamento o sucedido, pois acompanhei esta situação desde o primeiro momento. Apesar de não ser hoje um assunto que envolva o autocaravanismo, poderá assim não ser no futuro.

É bom que este meio de comunicação, que é o NOSSO fórum, também se pronuncie, através dos seus foreiros e das suas opiniões, sobre estas temáticas. Cada vez mais estou convicto que a ligação entre autocaravanismo e as regiões do interior tenderá para o fortalecimento de laços. Assim sendo, este problema que não parece ser nosso, talvez também seja...
Paulo
Moderador

Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm

Mensagempor vitorandrade » segunda set 15, 2008 6:57 pm

Caros companheiros

Depois de tudo o que sucedeu a SIC enviou-me este mail

Exmo. Senhor,

Tendo tido conhecimento do envolvimento de V. Exa. no apoio ao projecto Aldeia Viva, e no seguimento da situação ocorrida na divulgação do resultado da votação do projecto “A Nossa Terra Quer” para o Distrito de Viseu, vimos apresentar o nosso pedido de desculpas pelo sucedido.

Compreendemos e lamentamos que as expectativas tenham sido defraudadas, no entanto o lapso deveu-se exclusivamente a um erro de digitação. Por parte da SIC, logo que foi detectado o erro, encetámos de imediato as diligências necessárias para que este fosse rectificado, tentando minimizar a inconveniência de tal lapso.

Estamos certos que compreenderão que no decorrer de todo este processo a SIC tem agido de boa fé e com toda a transparência, razão pela qual achámos conveniente partilhar, com a Associação Amigos de Covas do Monte, elementos da base de dados do sistema de votação.

Encontrando-me à sua inteira disposição para mais esclarecimentos, se assim o desejar, apresento os meus melhores cumprimentos.

Vanessa Romeu

Directora

Direcção Marketing e Publicidade

Toda a história em
http://agricultura-covas-do-monte.blogspot.com
[/quote]
vitorandrade

Registado: segunda nov 14, 2005 12:08 am

Mensagempor João » segunda set 15, 2008 9:34 pm

Pelo menos deram a cara!
João
AV Citroen Jumper