Olá a todos,
Vou aqui deixar a minha experiência com a minha bateria de Lítio (LiFePo4) 100Ah.
O que me levou a mudar de uma bateria AGM (100Ah) para uma bateria de LiFePo4 da mesma capacidade?
Depois de algum tempo a “estudar” as baterias LiFePo4, a certeza de adquirir uma era uma conjunção de dois factores:
1 - A bateria AGM não conseguir armazenar um valor próximo dos 70% da capacidade (mesmo depois de uma dessulfatação);
2 - O preço das baterias de Lítio fossem para um valor menos “proibitivo”.
Embora a AGM 100Ah e a Lítio tenham a mesma capacidade, na AGM não deve ser usada mais do que 70% da capacidade (com 11.75v) enquanto a de Lítio pode ser usada até aos 90% (com 12.4v), podendo ser usada até aos 5% valor no qual a BMS (Sistema de Gestão da Bateria) a desliga para que as células não fiquem irrecuperáveis.
Assim numa bateria de 100Ah, da AGM consegue-se 70Ah, da de Lítio 90Ah.
Atingido o facto da bateria AGM estar “quase nas lonas”, faltava o do valor da bateria de Lítio. Quase um ano depois de ver as baterias descer de 1.400€ (Portugal) para 1.050€ (Portugal) e depois para 650€ (Portugal), eis que aparece uma Ultimatron 100Ah a 510€ (Espanha entregue em loja), não fosse a necessidade de mudar de bateria e a espera tinha como resultado a mesma bateria a 454€ (Espanha, +4% taxa Paypal, não sei valores de portes).
Fiquei impressionado com as características desta bateria de Lítio:
Corrente de carga máxima recomendada: 50A
Corrente de carga máxima: 100A
Corrente de descarga: 150A (tranquilo para a máquina de café que consome no máximo 125A ☺ )
Corrente de descarga máxima (≤20 seg.): 500A (também acho exagerado, mas se é o que dá ☺ )
O primeiro teste de carga/descarga foi de 5 dias com sol (só foi usado painel solar), com o seguinte uso:
3 dias = 5Ah x 8 horas (teletrabalho) + 12 cafés (125A ± 3 minutos) + noite (TV + 4 luzes Led) + Residual Frigorífico e Boiller
2 dias = 12 cafés (125A ± 3 minutos) + noite (TV + 4 luzes Led) + Residual Frigorífico e Boiller
Valor de carga da bateria inicial: 60%
Valor de carga da bateria final: 65%
Como coloquei a bateria?
A bateria é um pouco mais alta que a AGM, mas estas baterias podem se colocadas em qualquer posição pois as células são cilíndricas. Assim ficou deitada ☺
Atenção que as baterias LifePo4 com células prismáticas só permitem a colocação na posição normal.
O que tive que adaptar para usar a bateria de Lítio?
- Painel solar (regulador CBE PRS300 – PWM) – inicialmente coloquei um limitador de tensão, mas com medições sucessivas (sol pleno não chegou aos 14,7v) e informação do fabricante 14,7v (posição B) optei por retirá-lo.
- Carregador 230v CB-516 – Coloquei um limitador de tensão para o máximo de 14.6v para o caso do carregador entrar em modo de dessulfatação (15.2v) não danificar a bateria.
Experimentei a carregar e funcionou sem problemas com tensão de 14.4v e 14A de corrente em dois períodos de 30 minutos distintos.
Aqui verifiquei que o carregador aquece um pouco pois o valor de carga está muito próximo do máximo do carregador.
- Alternador (só para caso de emergência) – Irei colocar um Step-Down (regulador) de 20A pois a bateria não deve ser ligada directamente ao alternador, pois a resistência interna das baterias LifePo4 é muito baixa e vai absorver toda a carga que o alternador fornece acabando por danificar a ponte rectificadora.
Há duas situações que escreverei mais tarde, uma acerca de um carregador LifePo4 que avariou, outra com a BMS (Sistema de Gestão da Bateria) que já está resolvida.
Saudações Autocaravanistas.