bateria, conversor, portátil e maq. fotográfica - ajuda

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bateria, conversor, portátil e maq. fotográfica - ajuda

Mensagempor cookie » quarta Oct 07, 2009 9:13 am

olá a todos. eu e o meu marido andamos um bocado às aranhas com a questão da duração da bateria, a compra de um conversor para carregar o portátil e a bateria da máq. fotográfica.

a nossa ac terá uma bateria de célula de 105Ah. não sabemos se valerá a pena instalar uma 2ª bateria pois a utilização que vamos dar à bateria é:

- luzes
- tv
- carregar o portátil
- carregar máq. fotográfica

as nossas dúvidas são as seguintes:
- como é que a bateria da célula se (auto)carrega?

- uma bateria será suficiente para o que pretendemos?

- caso optemos por instalar a 2ª bateria, há um sistema automático que gere as duas baterias certo?

Depois...

-para carregar o portátil e a máq. fotográfica será preciso comprar um conversor 12-220. que potência constante bastará - 500w? durante qto tempo esses aparelhos poderão estar ligados?

- o conversor é ligado directamente à bateria? será aconselhável ser montado por um especialista?

parece que regressamos à idade dos porquês...

se alguém nos souber ajudar agradecemos mto!

:)
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Mensagempor fluis » quarta Oct 07, 2009 11:21 am

Boa tarde,

Vou tentar dar uma ajuda em relação a esta questão, e poderá ainda obter mais algumas informações na página principal do portal (www.campingcarportugal.com), na secção ABC do Autocaravanismo, onde encontra um capítulo dedicado a electricidade:

Uma bateria de 105 Ah, desde que esteja em bom estado, já permite uma boa autonomia. Poderá eventualmente montar uma 2ª bateria em paralelo, ligando entre si os positivos e os negativos da bateria, mas nunca em série (o negativo de uma, ligado ao circuito negativo da AC, depois, o positivo dessa, ligado ao negativo da outra, e só esta última estaria ligado ao circuito positivo) porque com isso iria aumentar a voltagem para os 24 Volts. Contudo se optar pela 2ª bateria, deverá comprar as 2 ao mesmo tempo e serem exactamente iguais para não correr o risco de uma deteriorar a outra, e acabar por não ganhar nada em termos de autonomia.

Uma das regras que devem ser usados a bordo de uma autocaravana é o sermos ecológicos, ou seja, neste caso, poupar energia, só estar ligado aquilo que estritamente necessitamos.

As contas do consumo não são muito complexas, basta ir às características dos aparelhos e ver qual a sua potência em Watts:

Exemplo televisão de 35 W:
35W/12V = 2.916 Ah. Se estiver ligada 3 horas por dia serão então 2.916 * 3 = 8.75 Ah de consumo da bateria.

Outro, a luz do Wc de 21 W:
21W/12V = 1.75 Ah. Se estiver ligada durante meia hora por dia serão então 1.75 * 0.5 = 0.875 Ah de consumo da bateria.

Somando aos 8.75 = 9.625 Ah

Depois, é só ir somando o consumo dos vários aparelhos que se utilizam, alguns são mais difíceis de contabilizar, como, por exemplo, a ventoinha de extracção da combustão das gazes do boiler da água quente.

As formas básicas de carregar a(s) bateria(s) é pelo motor veículo quando este está em funcionamento ou quando a AC está ligada aos 220v.

Os modos alternativos são o colocar de um painel solar, um gerador (nós desaconselhamos, pelo ruído e poluição), ou, ainda, as pilhas de combustível que funcionam a etanol.

Passando agora à potência do conversor, depende da soma do consumo dos aparelhos que estiverem ligados ao mesmo, e respectivo rendimento.
Para além disso, é aconselhável que a utilização em continuo de aparelhos não exceda cerca de 80/90% da sua capacidade.

As contas do consumo provocado na bateria são simples, basta consultar as características dos aparelhos em termos de potência.
Por exemplo :
Para um conversor de 500 W é conveniente que, em simultâneo, não se ligue aparelhos cuja soma exceda 400/450 W.

Se a soma dos aparelhos ligados der 410 W:
410W / 12 v = 34 Ah
Seriam 34 Ah se o rendimento do conversor fosse de 100 % o que não acontece.
O rendimento dos melhores conversores anda à volta dos 90% - 34Ah / 0,9 = 37,77 Ah

Contudo, o rendimento do conversor melhora à medida que nos aproximamos da sua potência máxima. Ou seja, os 90% são atingidos perto dos 500W, se for frequente a utilização de, por exemplo, 100 w podemos esperar um rendimento apenas 50 ou 60%, para o referido conversor de 500W; com a utilização de um aparelho de 100 (Watt) temos:

100/ 12 (Volt) / 0,5 (rendimento) = 16,66 Ah.

Logo, se só prevê utilizar aparelhos de baixa potência será preferível optar por um conversor de, por exemplo, 150 W ou 200 W, obtendo assim um mehor rendimento.
Existe ainda a questão de conversores de onda sinusoidal versus onda quadrada. Os especialistas dizem que os melhores são os primeiros, mas são igualmente mais caros.

Atenção, que o consumo de toda a capacidade da bateria é meio caminho andado para a deteriorar. Boa politica será sempre tentarmos que o consumo não exceda no máximo os 50/60% da sua capacidade, após o qual deve haver uma recarga.

À medida que se vai consumindo a energia da bateria, entra em linha de conta outro factor que é a queda de tensão. Ou seja, quando a bateria está bem carregada, a sua tensão varia entre 12,8 V e 13,5 V, após alguns minutos de utilização a tensão rapidamente desce para os 12V e é normal que após fornecer cerca de metade da sua capacidade em Ah, a tensão desça até aos 11 V.
Nesta altura, há muitas centrais de autocaravanas que se desligam como medida de precaução.
Fernando Luís
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Mensagempor caminheiro » quarta Oct 07, 2009 11:44 am

Olá cookie,
Eu tenho uma bateria de 80Ah mas devemos considerar somente 80% ou seja 54Ah. Para uma longa vida da bateria não devemos descarregar mais que 50% da capacidade pelo que teremos disponíveis 27Ah

Eis os meus consumos médios numa noite:

Iluminação (todos os spots são a led's) 0,5Ax3horas=1,5A
Exaustor de cozinha............................ ......3AX0,2h=0,6A
Bomba de água................................. .......5Ax0,5h=2,5A
Boiler.........................................................1Ax0,5=0,5A
Tv+Powerbox.................................................4Ax4h=16A
Portátil............................................................1Ax2h=2A
TOTAL......................................................................23A (aproxim.)
Para mim os 27A disponíveis chegam. Daqui pode extrapolar valores para o seu caso.

No dia seguinte há que partir e rodar durante pelo menos 5 horas para repor a carga da bateria (no caso de bateria GEL). Quando a minha viagem dura menos de 5 horas a carga que falta à bateria é fornecida pelo painel solar, se houver sol. Porque as contas ou os planos podem sair furados tenho então outra bateria de reserva de 80Ah, que foi previamente carregada antes de sair de casa e que ligo quando não consegui carregar a bateria de uso corrente. A colocação em serviço é feita manualmente por selectores que me permitem ter em serviço uma ou outra ou ambas. O paralelo de baterias é tecnicamente incorrecto, principalmente na descarga.
Se descarregar ambas as baterias, não fôr circular e não houver sol ou não tiver painéis solares ou gerador, resta-lhe então entrar num parque de campismo e ligar-se aos 220V.

Aproveite quando está em andamento para carregar portátil, telemóveis e máquinas fotográficas, para o que um conversor de 300W é suficiente.

A carga da(s) bateria(s) da célula é gerida por uma unidade electrónica de gestão de carga (EBL) independentemente da energia provir do alternador, painel solar (nalguns casos) e 220V da rede.

Espero ter sido útil
Caminheiro
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Mensagempor cookie » quarta Oct 07, 2009 7:11 pm

muito obrigada pelas respostas!
ajudam e muito :)
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Mensagempor O Françiou » quinta Oct 08, 2009 9:16 am

Bom dia

Podem encontrar aqui um systema para calcular o consumo de todos os aparelhos que se podem encontrar na uma AC

http://www.efoy.com/fr/vehicules-de-loi ... ergie.html
Cordialmente

O Françiou, era o meu tio chamava-me assim
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Bye
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Mensagempor cookie » quarta dez 02, 2009 2:30 pm

retomo este tema pois gostaria de saber qual a duração média de uma bateria. no meu caso a bateria (105Ah) tem já 2,5 anos e como não tem parado de chover, o painel solar não tem conseguido compensar o gasto de energia.

claro que acendemos pelo menos uma luz (são de led´s), a televisão, a bomba de água, o aquecimento e qdo preciso a luz do wc. julgo que o nosso gasto energético roça o limite da bateria.

na última noite tivemos que desligar o aquecimento a meio da noite pois mesmo após uma viagem de 3 horas e, supostamente com a bateria com a carga máxima, ficamos quase sem bateria a meio da noite.

já pensamos que talvez não seja mau de todo ligarmos a AC enquanto jantamos para que o alternador compense algum do gasto energético feito até então. o que acham? e a bateria estará já a precisar da reforma?

obrigada pelas respostas
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Mensagempor bushman » quinta dez 10, 2009 12:02 am

cookie Escreveu:retomo este tema pois gostaria de saber qual a duração média de uma bateria. no meu caso a bateria (105Ah) tem já 2,5 anos e como não tem parado de chover, o painel solar não tem conseguido compensar o gasto de energia.

claro que acendemos pelo menos uma luz (são de led´s), a televisão, a bomba de água, o aquecimento e qdo preciso a luz do wc. julgo que o nosso gasto energético roça o limite da bateria.

na última noite tivemos que desligar o aquecimento a meio da noite pois mesmo após uma viagem de 3 horas e, supostamente com a bateria com a carga máxima, ficamos quase sem bateria a meio da noite.

já pensamos que talvez não seja mau de todo ligarmos a AC enquanto jantamos para que o alternador compense algum do gasto energético feito até então. o que acham? e a bateria estará já a precisar da reforma?

obrigada pelas respostas


Boa noite,
Penso que a bateria com 2 anos ainda deve estar em boas condições, excepto se foi mal tratada (esgotada a 100% varias vezes).
Antes de sair a Ac estava ligada a 220v de modo a que a bateria estivesse a 100%? Durante a viagem o alternador carrega a bateria da celula, excepto se este não o está a fazer, pode confirmar.

Pessoalmente estou a pensar comprar um aerogerador.
Já li que costuma sair para as estançias e no inverno o painel não adianta muito, no entanto á altitude que estacionamos o aerogerador funciona com ou sem sol :lol: ou seja 24h. Isto ajuda a manter a bateria carregada.
Vou sair no Natal para os Pirinéus, mas ainda não adquiri o aerogerador, como tal vai ser um teste á capacidade da bateria, embora seja nova e de 120Ah, no entanto o consumo é elevado, lcd, zon box, psp, dvd, etc.
Acho que o seu consumo não seja elevado, mas também não entendo como ela descarrega.
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Mensagempor cookie » segunda dez 14, 2009 8:57 am

pois de facto no inverno e a nevar o painel solar não nos adianta de nada.

a bateria não esteve ligada à corrente antes da viagem, normalmente não temos tempo para tal e embora a viagem tivesse sido de 3h, não deve ter sido o suficiente para carregar a bateria ao máximo. talvez precise de umas 5h.

a AC era de aluguer por isso não sabemos exactamente o tratamento que a bateria teve mas depois da viagem aos picos chegamos à conclusão que o problema talvez tivesse sido o pouco tempo que a bateria teve para carregar pois nos dias que estivemos fora não tivemos qualquer problema com a bateria e gastos energéticos. inclusive a temperatura era demasiado alta (buffff que calor!!) mas o maridão estava consoladíssimo nos trópicos!!


o aerogerador é uma solução interessante mas para já, pelo preço, fica em stand-by... quando o colocar conte como foi!!!!

:wink:
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