por mfortunato » quarta jul 01, 2009 9:43 pm
Boas
Conforme já abordado, o local por onde passa o cabo de antena, não deve passar junto dos fios da instalação original do carro.
Nesse caso, se a antena não estiver bem calibrada pode provocar a reflexão da energia que devia ser dissipada pela antena (estacionárias) e isso também pode “baralhar” e provocar interferências no sistema do carro.
Também pode ser um sintoma de falta de massa na antena, ou pelo manos no suporte
Este tipo de problemas é frequente em carros modernos com muita electrónica.
Pode tentar solucionar verificando se a instalação está bem-feita:
1. Verificar a passagem do cabo coaxial.
2. Alimentar o emissor directamente da bateria.
3. No suporte da antena, verificar se está a fazer boa condutibilidade, se for necessário, coloque um fio de nunca inferior a 1,5m2 de secção do suporte a um parafuso no carro (assim não tem que raspar a tinta)
4. Medir a reflexão da antena com esta já no local definitivo, a alteração do local pode alterar a reflexão da antena)
Mas, como tudo na vida, e com as antenas emissoras ainda mais, a sorte também é um factor importante.
Nestas coisas por vezes temos que ser presidentes e nunca desistir.
Boa sorte
Miguel Fortunato
Góis
Chausson Flash 09