Boa tarde
Para o companheiro R Martins
Dou-lhe a minha experiencia de orientar a paranoica, que uso em Portugal ou fora. E costumo ver o Hispasat e o Astra. às vezes os dois na mesma noite.
Actualmente tenho um iPhone que tem uma aplicação que me dá tudo o que é necessario.
O que é necessário saber para a orientar: 3 coisas a saber: orientação, altura e posição do LNB. (isto sabe-se a partir da localização)
Tudo isto sabe com este site
http://www.satlex.net/pt (ou tem net no local ou prepara e tira notas antes de sair de casa)
Tenho um programa para funcionar no computador, não é necessario net, que lhe posso enviar.
Depois de ter estes dados sabe que em Lisboa para o Hispasat a orientação é 211º, a elevação é 40º e o LNB tera de estar a 24º (este ultimo nota-se a variação em grandes distancias).
O que eu faço: levanto a parabolica para perto dos 40º e faço um pequeno varrimento na zona dos 211º (sabe com uma bussola), vou elevando a parabolica e varendo até ver o sinal na box.
Para a elevação a minha parabolica tem a marcação em graus: 25º,30º,35º.... Se a sua parabolica não tiver marcação é necessario marca-la. Só é dificil a 1ª vez.
Alguma duvida diga