Bateria AMG

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Bateria AMG

Mensagempor Sabi_85 » segunda Oct 30, 2023 8:17 am

caros companheiros.
quero adquirir uma bateria AGM para a minha autocaravana.
gostaria de saber qual é a potencia que se carrega a mesma. 13 ou 14 V

Boas viagens :D :D :D :D
Sabi_85
 
Mensagens: 3
Registado: domingo abr 17, 2022 10:51 pm

Re: Bateria AMG

Mensagempor Kimzé » terça Oct 31, 2023 1:00 pm

Boa tarde companheiro Sabi-85.

Vou dar a minha opinião, mas como digo sempre, espere outros comentários.

Para você fazer essa pergunta, não deve ter um controlador solar automático ou o alternador da sua carrinha seja mais antigo. Isto porquê?

Porque as baterias AGM, foram feitas e calibradas , para serem carregadas com uma diferença de tensão (voltagem) das de chumbo convencionais, enquanto as de chumbo são carregadas entre 14V e máximo 14,4v (carga de absorção), as AGM podem ser carregadas entre 14,8v e 15v, mas para isso tem que estar equipadas em viaturas mais recentes ou com o sistema Start Stop.

Porque os alternadores gerem essa carga consoante a necessidade da bateria no momento.
Por isso atenção também para quem tem carrinhas mais recentes e coloca baterias na célula de chumbo convencionais, porque o alternador vai mandar um voltagem logo de início de 15,1 e 15,2v e desce para os 14,8v e, só a partir de algum momento reduz essa tensão, as baterias convencionais, não estão preparadas para essas tensões.

Vamos a factos.
O companheiro compra uma bateria AGM, se for carregar  através de painel solar e controlador, se for automático, tem obrigatoriamente a opção de escolha de tipo de bateria, escolhe a de AGM e não se preocupa mais, se não for, vai ter que regular a tensão (v) do controlador para 14,4v carga de absorção e 13,8v para carga de flutuação.

Atenção que as baterias AGM, necessitam obrigatoriamente de carga de flutuação e há muitos companheiros que usam os controladores sem essa opção, ou nem sabem que não tem, que vai originar um mau
carregamento e danos na bateria.

Quando trabalham (carregadas) apenas com o alternador da carrinha, só se deve usar em carrinhas recentes, porque esses alternadores vêm preparados para esse efeito e reduzem a tensão de acordo com a carga da bateria no momento, ou seja, por outras palavras, vão dando sempre que possível a carga de flutuação.

Desculpe ser longo no texto.

Espero ter ajudado.
Cumprimentos.

Kimzé
Kimzé
 
Mensagens: 162
Registado: terça set 29, 2020 5:40 pm
Localização: Setúbal


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot] e 67 visitantes