por Kimzé » sábado abr 22, 2023 8:38 pm
Boa noite companheiro Blatzvid.
O seu esquema está muito bom, parabéns.
Na parte da entrada com os 220v exteriores, está um pouco confuso, mas você já sabe, que usando uma rede externa ou o inversor, ambos, passam pelo diferencial e disjuntor.
Outra parte que não consigo ler, é entre os painéis e o controlador, mas aí é colocado o tal fusível/disjuntor de 40A.
Nas baterias, também fica confuso, mas também sabe que depois de juntar em paralelo, vai usar os bornes cruzados, ou seja, para todas as ligações, vai usar o borne positivo de uma e o negativo da outra (para qualquer ligação às baterias, são sempre usados esses bornes).
Onde vai ligar o carregador de baterias a 220v? Lembre-se do que falei, não pode estar no mesmo circuito do inversor.
Para não me esquecer, que já aconteceu uma vez, porque isto de dar informações por escrito, não é fácil, há sempre alguma coisa que me escapa. Quando montar pela primeira vez o controlador solar, ligue-o primeiro à bateria, para ele reconhecer a tensão de 12v, só depois são conectados os fios dos painéis.
Outra coisa, quando chegar o painel de 200W, diga-me quais as tensões de "Voc" e "Vmp", bem como dos de 100W que já tem montados. Essa informação encontra-se nas traseiras do painel num autocolante, junto à caixa estanque das ligações.
Companheiro Blatzvid, espero ter ajudado.
Abraço.
Kimzé.