QUAL CONTROLADOR PARA PAINÉIS SOLARES?

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

QUAL CONTROLADOR PARA PAINÉIS SOLARES?

Mensagempor FLAVIO BRUNNER » sábado abr 24, 2021 1:41 pm

Boa tarde!
Tenho na minha autocaravana 2 painéis solares de 140W cada um, que alimentam 2 baterias de 100A cada, ligadas em paralelo, através de um regulador de carga marca CBE, modelo PRS300.
Mas estou com um problema. O regulador de carga dos painéis solares PRS 300 aparentemente não está funcionando corretamente.
Conforme seu manual de operação, ele deveria carregar plenamente as baterias até 14,1 V (led amarelo aceso) e depois mudar para carregamento de manutenção (led verde aceso) até que a tensão caísse para 13,5V, quando então deveria voltar a carregar plenamente as baterias (led amarelo aceso).
Porém:
1)durante o carregamento pleno (led amarelo aceso), a tensão nunca nem chega a 13,5V. Antes disso, já muda para carregamento de manutenção (led verde aceso).
2)ele continua no modo carregamento de manutenção (led verde aceso) até a tensão cair abaixo de 12,7V. Só então volta para carregamento pleno (led amarelo aceso). Mas devia fazer isso quando a tensão caísse para 13,5V.

Não sei se é defeito ou má qualidade do regulador. Se for má qualidade, eu pretendo substituí-lo por outro melhor.

Alguém poderia me dar alguma indicação?
Muito obrigado.
FLAVIO BRUNNER
 
Mensagens: 45
Registado: quarta fev 07, 2018 8:17 pm

Re: QUAL CONTROLADOR PARA PAINÉIS SOLARES?

Mensagempor Kimzé » sábado abr 24, 2021 3:01 pm

Boa tarde companheiro Flávio.
Vou tentar responder às suas dúvidas.
Eu deduzo que os paineis estão ligados em paralelo, esse controlador é um PWM de 17a e no máximo 300w de paineis, mas isso já você sabe e tenho as minhas dúvidas que seja realmente automático, para gerir as 3 etapas de carga nas baterias.

Não recomendo ligar dois ou mais paineis em paralelo com um controlador PWM, igual a esse ou diferente, para vários paineis, com controlador PWM, um para cada painel ( se houver uma sombra por mais pequena que seja, num dos paineis, cai-lhe o rendimento em 80% e até 90%, porque o controlador vai gerir sempre a menor carga).

Para ter rendimento com paineis em paralelo é melhor colocar um controlador MPPT, como tem 2 paineis de 140W, controlador MPPT de 30a.
Certifique-se que os fios que saem do controlador para as baterias são de pelo menos 4mm2, porque vai haver alturas de passarem por eles quase 20a (se for inferior, troque antes de fazer a ligação).

Esse controlador CBE / PRS 300 é aceitável para um só painel.

Vou deixar uns links de duas empresas que vendem um controlador MPPT, é do melhor e mais acessível monetáriamente se estiver interessado.
Não compre controlador MPPT pela internete sem ser certificado, há muitas burlas a dizer que são MPPT, mas não o são e pelo preço a pessoa acaba por ficar tentado.

Mas pode sempre ter um bom rendimento com dois controladores PWM, desde que sejam automáticos, mas fica quase ao preço do que lhe recomendo.

Não gosto referir marcas de equipamentos, mas veja o comentário do companheiro Tignoo, que ficou muito bem servido, com esse controlador.

Um grande abraço e se for preciso mais alguma coisa diga.


https://www.wattuneed.com/en/solar-char ... 16741.html


https://merkasol.com/epages/62387086.sf ... or165-0002

Kimzé
Kimzé
 
Mensagens: 160
Registado: terça set 29, 2020 5:40 pm
Localização: Setúbal

Re: QUAL CONTROLADOR PARA PAINÉIS SOLARES?

Mensagempor FLAVIO BRUNNER » domingo abr 25, 2021 2:49 pm

Muitíssimo obrigado!
Aproveitando seus conhecimentos: o que significam as siglas PWM e MPPT?
FLAVIO BRUNNER
 
Mensagens: 45
Registado: quarta fev 07, 2018 8:17 pm

Re: QUAL CONTROLADOR PARA PAINÉIS SOLARES?

Mensagempor FLAVIO BRUNNER » domingo abr 25, 2021 2:52 pm

Desculpe-me. Perguntei antes de ler as informações nos links que me enviaste.
FLAVIO BRUNNER
 
Mensagens: 45
Registado: quarta fev 07, 2018 8:17 pm

Re: QUAL CONTROLADOR PARA PAINÉIS SOLARES?

Mensagempor Kimzé » domingo abr 25, 2021 3:28 pm

Boa tarde Companheiro Flávio.
Não é preciso agradecer, mas obrigado.
Uma vez que já sabe o que quer dizer as siglas, o que às vezes é confuso, é saber a diferênça em prática.

Vou tentar resumir aquilo que cada um faz.

PWM - O painel está a receber 18v e 5amperes, o controlador manda para a bateria 14v e os 5a, o painel recebe 20v e 5a, o controlador envia 14v e 5a ( estes 14v, são variáveis, conforme o estado de carga da mesma, se já estiver em flutuação pode variar de 13.7v a 13.9v). Ou seja, vai haver sempre uma perda entre o que o painel recebe em voltagem(tensão) e o que o controlador manda para a bateria.

MPPT - O painel recebe 18v e 5a, o controlador envia para a bateria 14v e 6,5a, o painel recebe 20v e 5a e o controlador envia para a bateria 7,5a. Ou seja, transforma a perda de voltagem (tensão) que é de 4v em amperes a mais.

O PWM serve, mas nunca façam a ligação de um só controlador para vários paineis em paralelo, tem perdas enormes. Sempre um painel para um controlador.

O MPPT já dá para tudo, pode ligar paineis de várias potências em paralelo e até pode usar em paineis maiores de 24v para as baterias das ACs a 12v, que ele faz a conversão.

Lembre-se do que eu disse, o MPPT, só trabalha assim os que são reais(certificados), cuidado com as imitações.

Espero ter tirado as dúvidas, mas se for preciso mais alguma coisa, pode perguntar. Já ando nisto desde 1988, ainda os paineis eram com células fotovoltáicas redondas.

Abraço.

Kimzé
Editado pela última vez por Kimzé em domingo abr 25, 2021 4:25 pm, num total de 1 vez.
Kimzé
 
Mensagens: 160
Registado: terça set 29, 2020 5:40 pm
Localização: Setúbal

Re: QUAL CONTROLADOR PARA PAINÉIS SOLARES?

Mensagempor FLAVIO BRUNNER » domingo abr 25, 2021 3:34 pm

Estou pensando em adquirir o SRNE MPPT 12/24V 30A.
Algumas dúvidas adicionais:
1)o controlador de que disponho atualmente tem duas entradas (1 para cada painel). No caso do SRNE MPPT 12/24V 30A, os painéis seriam ligados diretamente em paralelo, visto que só há uma entrada?
2)seria indispensável adquirir também o LCD RM-6 display?
3)entendo que a advertência que fizeste ("Não compre controlador MPPT pela internete sem ser certificado") não se aplica ao link wattuneed que me passaste, certo?
4)onde vejo o comentário do companheiro Tignoo?
5)alguma recomendação de quem faça a instalação do controlador na região de Figueira da Foz ?
Mais uma vez muito obrigado.
FLAVIO BRUNNER
 
Mensagens: 45
Registado: quarta fev 07, 2018 8:17 pm

Re: QUAL CONTROLADOR PARA PAINÉIS SOLARES?

Mensagempor Kimzé » domingo abr 25, 2021 4:16 pm

Boa tarde Flávio.
Não precisa mandar ninguém montar o seu controlador novo, mal de mim se eu mesmo por este forum não conseguisse lhe dar essa informação.
Esqueça esse seu controlador antigo.
Penso que me disse que junto ao controlador chegam 4 fios, 2+ e 2- dos dois paineis.
Se fôr isso, não precisa fazer nada no exterior do teto da AC, em alternativa de juntar em paralelo lá em cima, vamos juntar em paralelo cá em baixo junto ao controlador.


1 - Arranje uns terminais de ponta única que caiba a junção dos dois positivos e outro para os dois negativos, depois é só ligar no novo controlador o + e o - nos dois orifícios próprios.
Pode colocar um interruptor/dijuntor de 40A antes do controlador.

https://mauser.pt/catalog/product_info. ... d=009-6016

Não sei se o seu sistema está ligado diretamente às baterias ou passa pela central eléctrica da AC, o disjuntor sempre pode desligar quando quiser.

2 - Pode anular os fios lá em cima, colocar só um a entrar para AC e fazer a ligação com as fichas duplas MC4 aos dois paineis. A 1ª é mais fácil.

Lembre-se do que eu disse em relação aos fios que saem do controlador tem que ter no mínimo 4mm2 ( 2,5mm de cobre).

Em relação ao LCD RM - 6, não é obrigatório, mas é uma mais valia, porque tem visível toda a informação em tempo real de estado de carga da bateria, a tensão (v) do painel e corrente (ah) que entra dos paineis e sai para as baterias.

O link que mandei não se aplica, pois são empresas próprias de energia solar.
O comentário do companheiro tignoo está no Tópico - PAINEL SOLAR e SUA POTÊNCIA GERADORA.

Se fizer isso, atenção tape primeiro os paineis com um pano ou outra coisa, mesmo estando em garagem absorvem e injetam energia.

Dúvidas disponha.
Abraço

Kimzé
Kimzé
 
Mensagens: 160
Registado: terça set 29, 2020 5:40 pm
Localização: Setúbal

Re: QUAL CONTROLADOR PARA PAINÉIS SOLARES?

Mensagempor José Duarte » segunda abr 26, 2021 11:17 am

Boa tarde
Peço desculpa pela intromissão sobre a instalação do controlador. Sempre me foi dito que ao fazer a instalação se deve ter o cuidado de ligar primeiro a bateria do habitáculo e depois o painel fotovoltaico. Nunca me disseram da necessidade de se tapar o painel.
Isto vem a propósito no sentido de substituir o meu controlador.
Como se deve fazer?
Saudações,
José Duarte
José Duarte
 
Mensagens: 149
Registado: domingo mai 04, 2014 2:05 pm
Localização: Linda-a-Velha

Re: QUAL CONTROLADOR PARA PAINÉIS SOLARES?

Mensagempor FLAVIO BRUNNER » segunda abr 26, 2021 2:41 pm

Kimzé Escreveu:Boa tarde Flávio.
Não precisa mandar ninguém montar o seu controlador novo, mal de mim se eu mesmo por este forum não conseguisse lhe dar essa informação.
Esqueça esse seu controlador antigo.
Penso que me disse que junto ao controlador chegam 4 fios, 2+ e 2- dos dois paineis.
Se fôr isso, não precisa fazer nada no exterior do teto da AC, em alternativa de juntar em paralelo lá em cima, vamos juntar em paralelo cá em baixo junto ao controlador.


1 - Arranje uns terminais de ponta única que caiba a junção dos dois positivos e outro para os dois negativos, depois é só ligar no novo controlador o + e o - nos dois orifícios próprios.
Pode colocar um interruptor/dijuntor de 40A antes do controlador.

https://mauser.pt/catalog/product_info. ... d=009-6016

Não sei se o seu sistema está ligado diretamente às baterias ou passa pela central eléctrica da AC, o disjuntor sempre pode desligar quando quiser.

2 - Pode anular os fios lá em cima, colocar só um a entrar para AC e fazer a ligação com as fichas duplas MC4 aos dois paineis. A 1ª é mais fácil.

Lembre-se do que eu disse em relação aos fios que saem do controlador tem que ter no mínimo 4mm2 ( 2,5mm de cobre).

Em relação ao LCD RM - 6, não é obrigatório, mas é uma mais valia, porque tem visível toda a informação em tempo real de estado de carga da bateria, a tensão (v) do painel e corrente (ah) que entra dos paineis e sai para as baterias.

O link que mandei não se aplica, pois são empresas próprias de energia solar.
O comentário do companheiro tignoo está no Tópico - PAINEL SOLAR e SUA POTÊNCIA GERADORA.

Se fizer isso, atenção tape primeiro os paineis com um pano ou outra coisa, mesmo estando em garagem absorvem e injetam energia.

Dúvidas disponha.
Abraço

Kimzé


Mais uma vez muitíssimo obrigado! Vou adquirir o SRNE MPPT 12/24V 30A + painel no link que me mandaste.

Há alguma maneira prática para eu saber se os fios atualmente existentes são de 4mm2?
FLAVIO BRUNNER
 
Mensagens: 45
Registado: quarta fev 07, 2018 8:17 pm

Re: QUAL CONTROLADOR PARA PAINÉIS SOLARES?

Mensagempor Kimzé » segunda abr 26, 2021 3:07 pm

Boa tarde companheiro Flávio.
O fio de 4mm2 tem que ter 2,56mm de cobre, sem contar com o isolamento (até 25amperes).
O de 6mm2 tem 3,14mm de cobre (até 32a).

Se for pedir também um painel solar, eu dei-lhe dois links, porque num o controlador está neste momento esgotado, mas os painéis são mais baratos e no outro tem o controlador mas os painéis são mais caros, e os portes de envio também variam, veja como gerir isso da melhor forma.
Abraço.

Kimzé.
Kimzé
 
Mensagens: 160
Registado: terça set 29, 2020 5:40 pm
Localização: Setúbal

Re: QUAL CONTROLADOR PARA PAINÉIS SOLARES?

Mensagempor FLAVIO BRUNNER » segunda abr 26, 2021 3:31 pm

Não sei se o meu sistema está ligado diretamente às baterias ou passa pela central eléctrica da autocaravana. Vou ter que pesquisar.
Mas se estiver, fiquei com uma dúvida: a central que tenho é Schaudt, modelo Electrobloc EBL 101 C.
E no manual de instruções consta:
Battery charging with solar charging regulator - Maximum permitted charge current 14 A, protected with 15 A.

Se for isso mesmo, então não suportaria a corrente do controlador.
FLAVIO BRUNNER
 
Mensagens: 45
Registado: quarta fev 07, 2018 8:17 pm

Re: QUAL CONTROLADOR PARA PAINÉIS SOLARES?

Mensagempor Kimzé » segunda abr 26, 2021 4:14 pm

Boa tarde, companheiro Duarte.
Não precisa pedir desculpa, este fórum é mesmo assim, ao comentar um assunto aparecerem dúvidas de outros companheiros.

Bem colocada essa questão.
Eu não tinha dito realmente, porque achei que como vem nas instruções e geralmente a pessoa tem curiosidade em ler, mesmo não sabendo acaba por saber como fazer.

Tem que se ligar primeiro a bateria para o controlador gerir a tensão de 12v ou 24v conforme a instalação das baterias. Faz isso automaticamente e só depois liga-se os painéis.

Em relação ao tapar o ou os painéis, é porque em concreto o nosso amigo Flávio em princípio, vai fazer a ligação em paralelo no interior da AC e vão lá estar muito juntos, 2 fios + e 2 fios -, e os painéis nesse  momento estão em circuito aberto e mesmo com pouca claridade chegam aos 22v, embora estejam preparados para polaridades invertidas, nunca é bom estar a fazer ligações elétricas e ver fazer faísca.

Já agora pergunto, porquê trocar o seu controlador?

Já agora faço um reparo aos companheiros que queiram aumentar a sua capacidade de gerar energia solar (que tenham pouco conhecimento na área),  não é só porque trocam um controlador PWM por um MPPT (ajuda sempre mas não é só isso), tem muito a ver com o que têm montado e como o têm montado.

Eu mesmo sou autossuficiente em energia e não tenho nenhum controlador MPPT.

Ainda à pouco fiz e orientei um esquema para um companheiro que precisava de ter independência energética, porque quando está na AC está a trabalhar e tem um consumo de 10ah durante 5 a 6 horas dia (60a), vai resolver o problema e ainda chega à noite com as baterias a 100%.

Também não se justifica,  ter muita energia se depois não tem como armazená-la ou não vai precisar de consumir.

Mas vejo muitos comentários em todo o lado, de companheiros que têm um painel  de 100w, de 120w ou 140w e depois estarem durante o dia a carregar telemóveis, portáteis ligados, Tvs e mais outras coisas, e pensam que por ter 2 baterias está tudo Ok. 

Não levem a mal o desabafo, pois o sol está cá para todos e só fico triste de não aproveitarem mais.

Amigo Duarte espero ter tirado as dúvidas e disponha.

Abraço
Kimzé.
Kimzé
 
Mensagens: 160
Registado: terça set 29, 2020 5:40 pm
Localização: Setúbal

Re: QUAL CONTROLADOR PARA PAINÉIS SOLARES?

Mensagempor FLAVIO BRUNNER » segunda abr 26, 2021 4:34 pm

Caro Kimzé.
É possível eu inserir fotos aqui? Como?
Gostaria de lhe mostrar detalhes da instalação atual.
FLAVIO BRUNNER
 
Mensagens: 45
Registado: quarta fev 07, 2018 8:17 pm

Re: QUAL CONTROLADOR PARA PAINÉIS SOLARES?

Mensagempor Kimzé » segunda abr 26, 2021 4:50 pm

Companheiro Flávio, também não sei como enviar as fotos, mas mande-me por e-mail.

crispim.kimze@gmail.com
Kimzé
 
Mensagens: 160
Registado: terça set 29, 2020 5:40 pm
Localização: Setúbal

Re: QUAL CONTROLADOR PARA PAINÉIS SOLARES?

Mensagempor Kimzé » segunda abr 26, 2021 6:03 pm

Flávio, a sua central elétrica, não suporta mais que 15a.
Alguém me corrija se eu estiver errado.

Se nunca fundiu o fusível antes é porque com esse controlador, como eu tinha dito antes é bom, mas para só um painel, ou seja não tem o rendimento que deveria ter por estarem os dois em paralelo, mesmo tendo entradas separadas no controlador.

Para usar esse novo controlador com os dois painéis de 140W total 280W, vai ter que ligar diretamente às baterias, porque vai rondar muito próximo dos 18ah e 20ah.

Se assim for, não é difícil de fazer essa ligação.

Abraço

Kimzé
Kimzé
 
Mensagens: 160
Registado: terça set 29, 2020 5:40 pm
Localização: Setúbal

Próximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 28 visitantes