QUAL CONTROLADOR PARA PAINÉIS SOLARES?

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Re: QUAL CONTROLADOR PARA PAINÉIS SOLARES?

Mensagempor Kimzé » sábado mai 01, 2021 10:27 am

Boa noite Flávio.
As suas contas estão bem feitas, em relação ao consumo, mas a produção dos seus painéis é que não está correta, eu até gostava que fosse assim.

No TÓPICO novo que coloquei explico como é, muita gente faz essas contas e quem sofre são as baterias.

Com esses 2 painéis, na melhor das hipóteses vai conseguir produzir entre 70 a 80A num bom dia de sol, mesmo com um controlador PWM, desde que esteja a funcionar em pleno.
Com o próximo controlador vai ultrapassar bem os 100A dia, mas é você que me vai dizer depois.
O objetivo é gastar mais ou menos à vontade e quando o sol se pôr, as baterias estarem a 100%.
Mas está dentro dos parâmetros aceitáveis baseado nesse consumo, pois lembre-se que quando o painel está a gerar energia, está também a haver consumo, por isso vai haver horas que o consumo é superior à geração de energia.

Um abraço.

Kimzé
Kimzé
 
Mensagens: 160
Registado: terça set 29, 2020 5:40 pm
Localização: Setúbal

òeoe

Mensagempor FLAVIO BRUNNER » sábado mai 01, 2021 4:07 pm

FLAVIO BRUNNER Escreveu:Muito obrigado!
Vou adquirir o Solar Regulator SRNE MC2440n10 MPPT 12/24V 40A.


Caro companheiro:
Esse regulador SRNE necessitaria adicionalmente do painel LCD RM-6.
Vi que esse outro, no site e da outra marca que me recomendaste, custa praticamente o mesmo que o SRNE e já vem com um painel incorporado:
https://merkasol.com/epages/62387086.sf ... gulador106

De acordo com o descrito no manual, tu achas que as informações fornecidas por esse painel incorporado são suficientes?
https://merkasol.com/WebRoot/StoreLES/S ... ML2440.pdf

Obrigado
FLAVIO BRUNNER
 
Mensagens: 45
Registado: quarta fev 07, 2018 8:17 pm

Re: QUAL CONTROLADOR PARA PAINÉIS SOLARES?

Mensagempor Kimzé » sábado mai 01, 2021 4:55 pm

Boa tarde Flávio.
Esse que já trás o indicador incorporado, que você menciona, é só de 20A, se for de 40A já custa 157€, a informação, penso que é a mesma, a necessária.
Em termos de tamanho, é quase o dobro.
Depois há os outros parecidos mas de 199€ de 30A e 266€ de 60A, que penso que trás informação mais técnica e deve ter Bluetooth para o telemóvel(não sei ao certo).

Abraço

Kimzé.
Kimzé
 
Mensagens: 160
Registado: terça set 29, 2020 5:40 pm
Localização: Setúbal

Re: QUAL CONTROLADOR PARA PAINÉIS SOLARES?

Mensagempor Kimzé » domingo mai 02, 2021 12:15 pm

Bom dia Flávio.

Se ainda não comprou o regulador, encontrei no AliExpress, os mesmos controladores, bem como os acessórios de ligação o LCD RM-6 mais em conta e o BT-2, um dispositivo bluetooth, para passar a informação para o telemóvel.

Estive a ver alguns desempenhos desse aparelho e alguns dão uma informação um pouco desfasada, nas tensões e corrente.

Você pode arriscar. Mas lembre-se que esse material dependendo do preço e do local que se manda vir, já vai tudo parar à Alfândega e pode para desalfandegar, pagar quase o dobro ( eu mandei vir um equipamento de 80€, para desalfandegar paguei em impostos + 69€, ficou por 149€). Vindo dessa empresa em Espanha só paga os portes e já agora pode perguntar se têm e o preço do BT-2 bluetooth.

https://pt.aliexpress.com/i/40003057763 ... 1638R8Lkvq

Abraço.
Kimzé.
Kimzé
 
Mensagens: 160
Registado: terça set 29, 2020 5:40 pm
Localização: Setúbal

Re: QUAL CONTROLADOR PARA PAINÉIS SOLARES?

Mensagempor FLAVIO BRUNNER » domingo mai 02, 2021 5:09 pm

Boa tarde.
Ainda não comprei.
Se eu comprar desse primeiro site que me indicaste também virá do exterior e será preciso desalfandegar?
https://www.wattuneed.com/en/solar-char ... 16741.html
FLAVIO BRUNNER
 
Mensagens: 45
Registado: quarta fev 07, 2018 8:17 pm

Re: QUAL CONTROLADOR PARA PAINÉIS SOLARES?

Mensagempor Kimzé » domingo mai 02, 2021 5:59 pm

Boa tarde Flávio.

Esse da Watt-u-need, é da Bélgica, não vai à Alfândega.
O outro da Merkasol que o controlador estava esgotado o de 30A, esses não têm o de 40A, é Espanhol, também não vai à Alfândega. Só vai se for fora da Comunidade Europeia.
Mas o da Aliexpress, se ao começar a fazer a encomenda, conseguir ver que vem da Bélgica ou C. Europeia, está safo.
Abraço
Kimzé.
Kimzé
 
Mensagens: 160
Registado: terça set 29, 2020 5:40 pm
Localização: Setúbal

Re: QUAL CONTROLADOR PARA PAINÉIS SOLARES?

Mensagempor FLAVIO BRUNNER » segunda mai 03, 2021 9:48 pm

Boa noite!

Pelo prazo de entrega da Aliexpress, não vem da CE não. Então não vou arriscar. Vou comprar na WATTUNEED mesmo.
Mas vi que eles têm o BT1. Sai um pouco mais barato do que o painel LCD e é um pouco menor.

https://www.wattuneed.com/en/solar-char ... 36779.html

Não consegui me decidir entre o bluetooth e o painel. Sugestão?
Mais uma vez muito obrigado por sua atenção e paciência.
FLAVIO BRUNNER
 
Mensagens: 45
Registado: quarta fev 07, 2018 8:17 pm

Re: QUAL CONTROLADOR PARA PAINÉIS SOLARES?

Mensagempor joao rafael santos » terça mai 04, 2021 9:13 am

Bom dia companheiro. O prazo de entrega que a alliexpress indica muita das vezes vem muito antes do tempo e uma grande parte das encomendas são enviadas de avião da China para um deposito na Holanda ou Bélgica . É por isso que o companheiro Kimzé disse que não tinha portes de alfandega.

Cumps. João Rafael Santos
joao rafael
Avatar do Utilizador
joao rafael santos
 
Mensagens: 157
Registado: segunda mar 08, 2010 10:05 pm
Localização: faro

Re: QUAL CONTROLADOR PARA PAINÉIS SOLARES?

Mensagempor Kimzé » terça mai 04, 2021 10:30 am

Bom dia Flávio.

Vou dizer a minha opinião muito pessoal, mas não o quero influenciar.
Eu prefiro o LCD RM-6, porque estou sempre a visualizar os parâmetros, para ver se está tudo OK, há companheiros, principalmente estrangeiros, que dizem, é o equipamento que vêem mais vezes durante o dia.
Não sou muito ligado ao telemóvel, mas a vantagem é estar fora da AC e conseguir saber a informação.
Fica a gosto.
Já agora há um extra, que é um termómetro que é colocado nesse controlador, para saber a temperatura da bateria. Só tem um problema, para quem tem duas baterias em paralelo só fornece a temperatura de uma.
Isto é muito importante saber as temperaturas das baterias, quando uma estiver a falhar, há uma que aumenta a temperatura, conseguimos nos aperceber antes de pifarem as duas.
Vou deixar um link, onde mandei vir da China um termómetro duplo, vai um sensor, para cada bateria, e coloquei um interruptor para desligar e ligar quando quiser, é alimentado pela própria em 12v.

O ideal é as baterias estarem no máximo de 25º, no verão nem sempre é possível, no meu caso as duas mantêm por enquanto as mesmas teperaturas, desligadas 17,2º em flutuação 19,6º, vamos ver no pico do verão.

https://www.banggood.com/pt/DC-4-28V-5V ... mds=search

Este vem da China, mas não paga impostos por ser menos de 30€.

Em relação ao Aliexpress, realmente nunca mandei vir nada por eles, mas obrigado ao amigo João pela informação.

Abraço.
Kimzé.
Kimzé
 
Mensagens: 160
Registado: terça set 29, 2020 5:40 pm
Localização: Setúbal

Re: QUAL CONTROLADOR PARA PAINÉIS SOLARES?

Mensagempor FLAVIO BRUNNER » segunda mai 24, 2021 5:50 pm

Acabei por adquirir o controlador SRNE MC2440n10 MPPT 12/24V 40A + display LCD RM-6 pela internet, na WATT-U-NEED. Tudo correu bem na compra e na entrega.
Fiz a instalação eu mesmo, seguindo as detalhadas e precisas orientações do companheiro KimZe, a quem muito agradeço pelas orientações e paciência.
Ainda estou coletando dados, mas já percebi uma grande diferença em relação ao controlador que estava utilizando até agora. Com ele, como descrevi no post de abertura desta tópico, mesmo com sol a pino, as baterias não eram carregadas acima de 13,5V. Agora estão sendo carregadas a 14,4V.
Antes, permaneciam em floating até a tensão das baterias cairem a 12,7V. Agora, a carga já é retomada quando a tensão cai a 13,8V.
FLAVIO BRUNNER
 
Mensagens: 45
Registado: quarta fev 07, 2018 8:17 pm

Re: QUAL CONTROLADOR PARA PAINÉIS SOLARES?

Mensagempor Kimzé » segunda mai 24, 2021 8:36 pm

Boa noite companheiro Flávio.

Afinal viu que conseguiu trocar, sem ter que ir a um profissional.
Ainda bem que está tudo a correr como esperado.

Agora veja o estado das baterias como eu tinha referido e também o que consegue gerar de carga com o sistema novo.

O ideal é as baterias entrarem em flutuação à hora de almoço, para quando houver mais consumo, elas entrarem em flutuação logo a seguir à descarga.

Ou seja quando atingem o estado de flutuação, ao haver descarga, essa descarga vai ser puxada dos painéis e não das baterias, claro que sempre através das baterias, mas o próprio controlador vai suprimir essa descarga à corrente extra dos painéis.

De qualquer maneira, vou deixar um Link de uma empresa Espanhola, que tem um painel de 160W em promoção por 74,87€.

Caso esteja interessado, ou para qualquer companheiro que precise.
Para quem quiser adquirir material desse tipo, tem que procurar em várias empresas, porque há sempre alterações de preços.

https://autosolar.es/panel-solar-12-vol ... talino-era

https://autosolar.es/panel-solar-12-voltios

Amigo Flávio e para os demais, sempre que eu puder ajudar, sabem onde me encontrar.

Um grande abraço.

Kimzé.
Kimzé
 
Mensagens: 160
Registado: terça set 29, 2020 5:40 pm
Localização: Setúbal

Anterior

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 31 visitantes