marca das baterias: haverá mesmo diferenças?!

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

marca das baterias: haverá mesmo diferenças?!

Mensagempor vitor » terça mar 16, 2021 11:08 am

Bom dia,
Aos 4 anos de vida a minha Varta Silver Dynamic, 12V, 100Ah, 830A, já não faz o motor arrancar.
Encontro a Fiamm equivalente (870A) por €104 e a Varta por 145, ambas com algum desconto incluído. Também a Bosch por 153.
Qual me aconselhariam?
Obrigado.
vitor
 
Mensagens: 499
Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am
Localização: viseu

Re: marca das baterias: haverá mesmo diferenças?!

Mensagempor Kimzé » terça mar 16, 2021 11:40 am

Bom dia companheiro Vitor.
Há sempre diferenças nas marcas, mas hoje em dia nos gerimos pela sorte e nos anos de garantia, essas que comentou, são boas, mas eu sem querer fazer publicidade uso Tudor, porque eu tenho algum desconto e boa acistência aqui em setúbal, não posso comparar preços com outros lados mas uma Tudor 100ah de 900A,(a tudor em 100ah não tem 830A) fica-me por 110,58€ com a entrega da velha e 3 anos de garantia.

Grande abraço.

Kimzé
Kimzé
 
Mensagens: 160
Registado: terça set 29, 2020 5:40 pm
Localização: Setúbal

Re: marca das baterias: haverá mesmo diferenças?!

Mensagempor vitor » quinta mar 18, 2021 10:06 am

Obrigado pela sua opinião.
Por esse preço não encontro a Tudor em Viseu... :(
vitor
 
Mensagens: 499
Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am
Localização: viseu

Re: marca das baterias: haverá mesmo diferenças?!

Mensagempor vitor » quinta mar 18, 2021 10:06 am

Obrigado pela sua opinião.
Por esse preço não encontro a Tudor em Viseu... :(
vitor
 
Mensagens: 499
Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am
Localização: viseu

Re: marca das baterias: haverá mesmo diferenças?!

Mensagempor Salazar » domingo mar 21, 2021 7:56 am

Desde que seja uma marca com alguma reputação, qualquer uma serve. Eu coloquei, há 2 anos, uma Norauto de 100A como bateria de arranque. Até agora, impecável. Mesmo com as temperaturas negativas (até -12⁰C) que apanhámos este inverno aqui em França, ligou sem qualquer problema.
Dessas que apresentou, eu ia para a mais barata.

Para mim, baterias são como os pneus. Têm de ter qualidade mas não precisam de ser topo de gama. No fundo, são para trocar a cada 4/5 anos...
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: marca das baterias: haverá mesmo diferenças?!

Mensagempor vitor » domingo mar 21, 2021 9:42 am

Concordo, companheiro. Comprei a Fiamm por €106.
Acho que, a partir de agora, vou desligar a bateria quando se trata de meses parado (já não saíamos desde Setembro). Haverá alguma contra-indicação? É uma Fiat Ducato (furgão Challenger) de 2007, já com bastante electrónica. Mas fico impossibilitado de fechar as portas do lado direito, pois não têm chave. :(
vitor
 
Mensagens: 499
Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am
Localização: viseu

Re: marca das baterias: haverá mesmo diferenças?!

Mensagempor Salazar » domingo mar 21, 2021 4:20 pm

A minha sugestão é substituir o relé que ela tem para carregar a bateria da célula pelo alternador por um relé sensível à voltagem, ou melhor, um voltage sensitive split charge relay.

Tem este da Victron a preço acessível.
https://www.12voltplanet.co.uk/victron-cyrix-ct-voltage-sensitive-relay-battery-combiner-1224v-120a.html

Liga a bateria da célula à do motor em paralelo sempre que qualquer uma delas apresente mais de 13.8v, isto é, sempre que uma bateria esteja a receber carga, ele liga as 2 para ambas serem carregadas. Ou seja, em paragens prolongadas, a bateria do motor é mantida pelo painel solar ou pelo carregador de 220v.
Este em particular, permite instalar um botão que, uma vez pressionado, também as liga em paralelo para, por exemplo a bateria da célula possa dar um encosto à bateria de arranque.
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: marca das baterias: haverá mesmo diferenças?!

Mensagempor vitor » domingo mar 21, 2021 8:05 pm

Tenho um aparelho semelhante a este que exactamente permite que, carregada a bateria da célula, a do motor inicie a carga proveniente do painel ou de 220V. Não sei é se funciona e também não vejo lá cabos grossos como serão os que estes ligadores indiciam...
vitor
 
Mensagens: 499
Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am
Localização: viseu

Re: marca das baterias: haverá mesmo diferenças?!

Mensagempor Kimzé » segunda mar 22, 2021 10:07 am

Bom dia companheiro Vitor.
O aparelho da Victron, que o companheiro Salazar recomendou, é o ideal para o seu problema.

O objectivo é as baterias, tanto do motor como as da célula, quanto mais tempo tiverem no máximo da carga mais duram. Por isso deve-se colocar sempre que tiver parada a AC o máximo de vezes à carga, de preferência com o painel solar, porque se tiver um bom controlador automático, mesmo sendo PWM, ele vai dar carga de flutuação na bateria.

Por incrível que pareça, depois de estarem carregadas é o que elas mais gostam para se manterem vivas.

A maioria dos carregadores de 220v e os alternadores dos motores não o fazem, carregam com força e às vezes até força a mais.
Mas sei, que estando a AC em garagem é difícil colocar ao sol para carregar.

Na minha AC, como não tenho nenhum aparelho desses e gosto de dar carga de flutuação, ao fazer a ligação de um voltímetro digital com percentagem de carga na bateria do motor, coloquei um cabo de de 50cm, com uma ficha de ligação na bateria, ficha essa, que fica a aparecer no banco do motorista e de vez em quando ligo um cabo que vem do controlador de carga do painel solar, porque também tenho uma ficha de ligação igual. Assim todos as semanas apanha um bocadinho de sol e ponho as duas a flutuar, para ver se voam mais longe.
Não gosto dos controladores solares dual (para duas baterias).

Um grande abraço.


Kimzé
Kimzé
 
Mensagens: 160
Registado: terça set 29, 2020 5:40 pm
Localização: Setúbal

Re: marca das baterias: haverá mesmo diferenças?!

Mensagempor vitor » quarta mar 24, 2021 9:37 am

Bom dia,
Poderá então acontecer que o aparelho que lá tenho não seja o indicado ou se tenha avariado. O que ele é suposto fazer é o seguinte:
Com o motor a trabalhar, cheia a bateria do motor, permite a passagem de corrente para a da célula, carregando-a.
Com a AC parada, vindo a carga do painel ou dos 220V, carrega primeiro a bateria da célula e a seguir permite a carga da do motor.
E isto pareceu-me que foi acontecendo durante anos, excepto, como já disse, este Inverno...
vitor
 
Mensagens: 499
Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am
Localização: viseu

Re: marca das baterias: haverá mesmo diferenças?!

Mensagempor Kimzé » quarta mar 24, 2021 8:07 pm

Boa noite Vitor.
O ideal é realmente o aparelho saber distribuir a carga por percentagem, carregar a 1ª a 100% e só depois passar para a 2ª, se ele sempre fez isso, é muito bom, mas se calhar não está a funcionar.

Na minha tenho esse problema, mas já vinha de fábrica, como não quis fazer alterações, fiz à minha maneira.
Quando ligado o motor, carrega as duas em direto, não espera que a do motor fique a 100% e depois passe para a da célula. Quando está a 220v, só carrega a da célula. O painel solar só carrega também a da célula, mas já vinha assim. Por isso é que fiz da maneira que disse.

Mas veja o seu aparelho e faça alguns testes, para ver se está operacional ou não.

Não vejo problema de desligar a bateria do motor, o que vai perder é o que tiver em memória, mas lembre-se que a bateria perde carga sempre, claro que menos, mas perde.

Fiquei confuso de dizer que não fecha a porta lateral, mas com o comando ou fecho centralizado consegue fechar, não tem é fecho exterior, certo?

Abraço
KImzé
Kimzé
 
Mensagens: 160
Registado: terça set 29, 2020 5:40 pm
Localização: Setúbal

Re: marca das baterias: haverá mesmo diferenças?!

Mensagempor vitor » quarta mar 24, 2021 9:10 pm

Exacto!
vitor
 
Mensagens: 499
Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am
Localização: viseu

Re: marca das baterias: haverá mesmo diferenças?!

Mensagempor vitor » quinta mar 25, 2021 1:34 pm

Mudada a bateria, arranque perfeito, ando 100 metros e o ralenti dispara para as 1200rpm. Paro, repito o arranque, tudo normal, passados alguns metros, carro parado, ralenti elevado, sinal de bateria no painel. Nenhum problema no andamento, excepto o ralenti elevado. O que poderá ser?
vitor
 
Mensagens: 499
Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am
Localização: viseu

Re: marca das baterias: haverá mesmo diferenças?!

Mensagempor vitor » sexta mar 26, 2021 11:37 am

Já fui ao electricista. Aparentemente o alternador não está a carregar.
Duas questões:
Porque avariou após a mudança de bateria?
Porque passou a ter o ralenti alto (1200rpm)?
(repito, na AC tudo funciona bem, excepto o ralenti e o alternador...)
vitor
 
Mensagens: 499
Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am
Localização: viseu

Re: marca das baterias: haverá mesmo diferenças?!

Mensagempor vitor » domingo abr 04, 2021 8:33 pm

E pronto, avaria reparada! Tratava-se do regulador de tensão e não do alternador.
Substituída a peça, tudo voltou ao normal - carregamento perfeito, ralenti também.
Pronto, portanto, para arrancar. Para lado nenhum, que a Europa está de novo a reconfinar... :(
vitor
 
Mensagens: 499
Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am
Localização: viseu


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 22 visitantes