MONITORIZAÇÃO DA PRESSÃO E TEMPERATURA DOS PNEUS.

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

MONITORIZAÇÃO DA PRESSÃO E TEMPERATURA DOS PNEUS.

Mensagempor Kimzé » domingo mar 07, 2021 4:47 pm

Boa tarde a todos os companheiros.
Venho comentar um dispositivo, que penso de elevada importância, que é saber a pressão e a temperatura dos pneus em tempo real.
É um pequeno aparelho com um visor onde indica a pressão e a temperatura de cada roda, que se coloca em qualquer parte do tablier e as quatro tampas dos pipos, uma para cada roda como é indicado "frente direita e esquerda, traseira direita e esquerda". o aparelho onde tem o visor é alimentado por energia solar ou pode ser carregado por cabo usb, onde se carrega o telemóvel nas ACs, (não aconselho carregar diretamente no isqueiro, porque é 12 ou 14v se o carro estiver a trabalhar, e o aparelho é de até 5v como os telemóveis) os quatro sensores das rodas são alimentados por uma bateria de relógio (tipo botão), não é preciso wifi.

Já coloquei na minha AC, fiz vários testes e fiquei surpreendido pela positiva, é mesmo preciso e alerta por alarme sonoro se algum pneu baixa a pressão ou tem excesso de temperatura. Como o investimento era bastante baixo, mandei vir para experimentar, caso não resultasse também não perdia muito, custou-me 23€ já com o transporte, pode se pedir essa marca da China ou Reino Unido, mas do UK as encomendas em princípio já tem que se pagar a alfândega.

Fica o link abaixo, há vários modelos e marcas, mas eu preferi arriscar a marca "IMARS modelo t240" por ter 300 comentários positivos, e só um comentário reclamava uma fuga de ar num dos sensores, as outras marcas não tinham mais que 1 a 60 comentários.
Mandei vir da China e chegou com 22 dias e tudo OK.

https://www.banggood.com/pt/IMars-T240- ... rehouse=UK

Espero que tenham gostado de saber que por 23€ já se compra um aparelho que à 3 anos só se conseguia por 270€.

Já a minha câmara de filmar para ter sempre ligada a monitorar as viagens e se houver algum acidente registar, também me custou 15€ e está a trabalhar à dois anos, foi a mesma coisa, verifique as marcas mais em conta com os melhores comentários e arrisquei.

Qualquer dúvida é só comentar.

Grande abraço.
Infelizmente temos que ficar em casa.

Kimzé
Kimzé
 
Mensagens: 160
Registado: terça set 29, 2020 5:40 pm
Localização: Setúbal

Re: MONITORIZAÇÃO DA PRESSÃO E TEMPERATURA DOS PNEUS.

Mensagempor joao rafael santos » quarta mar 10, 2021 3:39 pm

Boa tarde companheiro Kimzé, tudo bem? Eu também já mandei buscar através do site do banggood o kit de sensores para a pressão dos pneus que também acho que é um acessório muito útil para as nossas a/c. Diga-me o seguinte , temos que depois acertar se queremos a pressão e a temperatura em bares e a temp. em F ou Celsios, não é? esses acertos são feitos com o cabo ligado ao telemóvel ou ao pc ? Cumprimentos

João Rafael
joao rafael
Avatar do Utilizador
joao rafael santos
 
Mensagens: 157
Registado: segunda mar 08, 2010 10:05 pm
Localização: faro

Re: MONITORIZAÇÃO DA PRESSÃO E TEMPERATURA DOS PNEUS.

Mensagempor Kimzé » quarta mar 10, 2021 5:13 pm

Boa tarde João.
É afirmativo, se for dessa marca que referi, é muito simples, não é preciso estar ligado a nada, basta ter bateria ainda, caso não, pôr a carregar com o carregador do telemóvel ou com um cabo usb ligado ao computador,o meu não trazia cabo usb, mas isso é o mais usual hoje em dia. Depois liga-se no botão da direita durante 5 segundos, aparece a imagem,( começa a piscar os 00 das 4 rodas, fica a zeros porque ainda não foram colocados os sensores nos pipos) carrega no botão do meio durante 5 segundos e começa a piscar os parâmetros em que ao mexer nos botões altera de graus Cº para Fº e bares para psi, e coloca também a pressão máxima e minima dos pneus bem como a temperatura. Se depois disso quando colocar os sensores nas rodas continuarem os 00 a piscar e não der a pressão, abra os sensores como indicado e troque as pilhas (pilha CR1632H 3v, qualquer chinês tem) os meus não davam, pensei loque que tinha sido enganado, com um multímetro medi a tensão das pilhas uma a uma e estava tudo abaixo de 1,8v, ao colocar pilhas novas ficou logo a pressão visível.
Qualquer duvida disponha.

Grande abraço.

Kimzé.
Kimzé
 
Mensagens: 160
Registado: terça set 29, 2020 5:40 pm
Localização: Setúbal

Re: MONITORIZAÇÃO DA PRESSÃO E TEMPERATURA DOS PNEUS.

Mensagempor fluis » quinta mar 11, 2021 11:11 am

Bom dia,

Informação muito útil, obrigado pela partilha.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: MONITORIZAÇÃO DA PRESSÃO E TEMPERATURA DOS PNEUS.

Mensagempor joao rafael santos » quinta mar 11, 2021 3:38 pm

Boa tarde companheiro Kimzé. Obrigado pelas dicas que me deu . Assim que o kit chegar vou seguir á risca as informações que me deu.
Cumprimentos e um abraço João Rafael
joao rafael
Avatar do Utilizador
joao rafael santos
 
Mensagens: 157
Registado: segunda mar 08, 2010 10:05 pm
Localização: faro

Re: MONITORIZAÇÃO DA PRESSÃO E TEMPERATURA DOS PNEUS.

Mensagempor Kimzé » quinta mar 11, 2021 6:29 pm

Boa tarde Luís e João.
Não é preciso agradecer, mas obrigado.

Segue o link da demonstração do modelo T240 e T260, são iguais, mas um é colado no para brisas(T260) e o outro num qualquer lugar(T240), eu preferi o T240, mas fica a gosto.

https://www.youtube.com/watch?v=UiVEOcy ... enatoBrant

https://www.youtube.com/watch?v=_EWRPqU ... stallation

O meu está operacional e bastante preciso, está ligado à uma semana e nada de vazamentos de pressão. Marcavam 3,2 e 3,3 bar os pneus da frente e ao encher com o compressor a 3,5 bar com diz o fabricante da AC, começou a marcar os 3,5bar até hoje.
Estou mesmo satisfeito, espero que quem vier a adquirir também funcione em pleno, para depois não me culparem de induzir em erro.
Mas como tudo é material chinês. Mas eles até já fizeram foguetes e foram à lua, temos que confiar de vez em quando.

Um abraço.

Kimzé.
Kimzé
 
Mensagens: 160
Registado: terça set 29, 2020 5:40 pm
Localização: Setúbal

Re: MONITORIZAÇÃO DA PRESSÃO E TEMPERATURA DOS PNEUS.

Mensagempor Kimzé » domingo jul 11, 2021 4:08 pm

Boa tarde a todos.

Venho dizer como se tem comportado o meu aparelho de monitorização dos pneus "T 240".

Durante 4 meses e pouco mais de 1000kms, a andar de dia e às vezes de noite, estou muito satisfeito, sem nada a reclamar, talvez também um pouco de sorte, para um aparelho tão barato.

Depois de o carregar através de ficha USB num portátil na montagem, neste tempo todo ainda não precisei de carregar novamente, porque quando vou em andamento fica numa posição que apanha sol.

Venho comentar uma situação que me aconteceu, quando fui dar carga nos pneus antes de me fazer à estrada.

Num dos sensores, depois de encher o pneu e colocá-lo no pipo, começou a piscar a pressão que identificava a roda traseira direita, circulei alguns kms, para saber se parava de piscar. Continuou e tive a ideia de fazer um "reset", mas como os sensores não têm botão de reset,
abri o sensor como se fosse trocar de pilha, retirei a pilha, esperei 15segundos e voltei a montar. Ficou novamente operacional.

Para quem adquiriu um aparelho destes, fica a dica, se for preciso.

Notei que ao encher os pneus com a pressão que o fabricante diz, 3,5Br à frente e 4,5Br a trás,(por ser jante 16") quando os pneus estão em descanso e não tão quentes, temperatura entre 20ºC e 22ºC, baixa para 3,3Br e 4,1Br, com o andamento e o aumento da temperatura, sobe depois de alguns Kms, para 3,6Br e 4,6Br com uma temperatura entre 29ºC e 32ºC. Tem uma sensibilidade espetacular.

Tenham atenção, quando forem retirar os sensores para encher os pneus, no meu caso os pipos, têm pouco espaço de rosca, e é preciso retirar também a porca de segurança, se não, não tem espaço suficiente para entrar a boca do compressor para empurrar o bico da válvula.

Outra dica, para quem tem tampões de rodas como eu, cuidado, porque fica pouco espaço para os dedos desenroscarem os sensores e a porca de segurança, porque pode escorregar e cair entre a jante e o tampão da roda e é uma chatice para retirar( experiencia própria), bem como deixar cair no chão e estar uma grade de esgoto.

Lembrem-se também que agora já paga alfândega, que acaba por encarecer uns 60%.

Um abraço a todos.

Kimzé.
Kimzé
 
Mensagens: 160
Registado: terça set 29, 2020 5:40 pm
Localização: Setúbal

Re: MONITORIZAÇÃO DA PRESSÃO E TEMPERATURA DOS PNEUS.

Mensagempor fluis » terça ago 17, 2021 1:40 pm

Boa tarde,

Obrigado pelo feedbak.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 20 visitantes