bateria do habitáculo não carrega com o alternador

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

bateria do habitáculo não carrega com o alternador

Mensagempor Jose Freitas » sexta dez 04, 2020 10:50 pm

Cheguei à conclusão que a bateria do habitaculo não carrega com o alternador, ou seja, em andamento. Carrega apenas com o painel solar e quando ligo a 220V.
A 220V carrega, ou mantem em carga, também a bateria principal.
É uma Burstner Aviano 2007 (intergral - Fiat).
Possui uma central Schaudt_Electroblock_EBL99
Alguém pode dar uma ajuda...OBGD
Avatar do Utilizador
Jose Freitas
 
Mensagens: 18
Registado: segunda jul 19, 2010 12:59 pm
Localização: ERMESINDE

Re: bateria do habitáculo não carrega com o alternador

Mensagempor José Duarte » sexta dez 11, 2020 9:51 am

Bom dia
Não serei a pessoa mais indicada para lhe dar alguma pista. Dou uma dica tomando por base a minha AC.
Deverá ter um automático a que se chama separador de baterias. No meu caso encontra-se junto ou próximo da bateria do habitáculo, local onde também estão os elementos do painel fotovoltaico. Este separador deve ter fusíveis inseridos.
Verificar: Fusíveis; pode algum estar fundido. Com um multímetro e com o motor a trabalhar ver, naqueles fios, se chega energia do motor. Se tiver energia, avaria no separador. Se não tiver, verificar o fio que sai do alternador para o interior do habitáculo.
Estes seriam os procedimentos que tomaria, tomando por base que o alternador estará a funcionar como deve. Aqui também se pode verificar com o multímetro. Com o motor a funcionar a tensão na bateria aumenta.
Após estas buscas e se o problema persistir deverá procurar um Técnico na matéria. É a minha opinião.
Saudações,
José Duarte
José Duarte
 
Mensagens: 149
Registado: domingo mai 04, 2014 2:05 pm
Localização: Linda-a-Velha

Re: bateria do habitáculo não carrega com o alternador

Mensagempor Jose Freitas » terça dez 29, 2020 11:48 pm

José Duarte Escreveu:Bom dia
Não serei a pessoa mais indicada para lhe dar alguma pista. Dou uma dica tomando por base a minha AC.
Deverá ter um automático a que se chama separador de baterias. No meu caso encontra-se junto ou próximo da bateria do habitáculo, local onde também estão os elementos do painel fotovoltaico. Este separador deve ter fusíveis inseridos.
Verificar: Fusíveis; pode algum estar fundido. Com um multímetro e com o motor a trabalhar ver, naqueles fios, se chega energia do motor. Se tiver energia, avaria no separador. Se não tiver, verificar o fio que sai do alternador para o interior do habitáculo.
Estes seriam os procedimentos que tomaria, tomando por base que o alternador estará a funcionar como deve. Aqui também se pode verificar com o multímetro. Com o motor a funcionar a tensão na bateria aumenta.
Após estas buscas e se o problema persistir deverá procurar um Técnico na matéria. É a minha opinião.
Saudações,
José Duarte

José Duarte...boa noite
tb já éncarei essa hipótese e o esse metodo para investigar...só o não fiz prq estou ha meses parado num parque e com electridade...aguardo por bom tempo para verificar...o alternador está directo a bateria do carro que esta debaixo do meu banco e penso ser a partir dái a distribuição para a da celula...coincidencia ou não isso aconteceu após substituir essa bateria (carro) ...ou analisar...OBGD
Avatar do Utilizador
Jose Freitas
 
Mensagens: 18
Registado: segunda jul 19, 2010 12:59 pm
Localização: ERMESINDE

Re: bateria do habitáculo não carrega com o alternador

Mensagempor fluis » quarta dez 30, 2020 10:09 am

Bom dia,

Verifique na bateria do motor não está a sair mais um cabo, que possa estar mal ligado. Siga esse cabo, deve passar por um fusivel grande e depois estar então ligado a um separador de baterias, o qual liga as duas baterias assim que a voltagem no cabo atingir salvo erro 13,5 V sinal de que o alternador está em funcionamento.
Portanto é seguir o cabo adicional que sai do borne da bateria do motor e verificar.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 27 visitantes