NIVEL DE AGUA SEMPRE NO MINIMO, SERÁ SONDAS???

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

NIVEL DE AGUA SEMPRE NO MINIMO, SERÁ SONDAS???

Mensagempor Luismbmp » domingo Oct 18, 2020 11:47 am

Bom dia companheiros, estou com um pequenino problema na minha AC. Esta deixou de acusar o nivel correto de agua limpa. Ao encher o deposito no maximo, vou no painel e carrego no botão ''test'' e o nivel de agua está no maximo, ou seja, acende os leds todos. Como mostra a foto, o painel tem a indicação de R, 1/3, 2/3 e 3/3. Quando o deposito está cheio, as luzes acendem todas até ao 3/3, mas quando começo a gastar agua, supostamente as luzes deveriam acender até ao 2/3 e consuante fosse baixado o nivel de agua as luzes tambem iam baixando, de 2/3 para 1/3 e por fim o R. O que está a acontecer é o seguinte, quando o deposito está cheio, acende as luzes todas até ao 3/3, assim que baixa um pouco o nivel de agua, acende logo o R e a luz do deposito de agua limpoa começa a piscar, mesmo tendo o deposito de agua quase cheio. Já esvaziei o deposito de agua todo, andei a ver as sondas se estavam com sujidade,mas estão limpinhas, os contactos das sondas tambem estão bons. Abri o quadro DS300 da CBE, desliguei o pino 16 que é o pino que recebe toda a informação do painel de niveis e pareceu-me estar tudo ok, nenhum fio partido ou deconectado, depois desconectei o pino 16, que é o pino que vai ás sondas do deposito, e tambem pareceu-me estar tudo ok. Desmontei o painel de niveis e o conector que vem da centralina Ds300 do pino 17, tambem pareceu estar tudo ok.
Será algum problema de massa?, Se a massa no deposito da agua tiver um mau contacto, acendia as luzes todas do painel quando o deposito está cheio? O problema é que acende o maximo e o minimo, os leds 1/3 e 2/3 não estão a acender. Será fios partidos? Precisava de faze rum teste continuo aos cicuitos, mas o tempo é tão pouco.

Imagem

Primeiramente pedia aqui no forum se já aconteceu o mesmo a alguem, poderia ser algo simples que me está a escapar. O conjunto que tenho é o CBE PC150-4L e o Quadro CBE DS300.

Obrigado pela ajuda.
Abraço sem covid a todos :D .
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: NIVEL DE AGUA SEMPRE NO MINIMO, SERÁ SONDAS???

Mensagempor Salazar » segunda Oct 19, 2020 11:17 am

A minha sugestão é verificar a continuidade de todo o circuito com um multímetro.
Pode esvaziar o depósito de água e usar um fio elétrico para ligar as várias sondas à massa, simulando assim os vários níveis de água no depósito.
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: NIVEL DE AGUA SEMPRE NO MINIMO, SERÁ SONDAS???

Mensagempor Luismbmp » segunda Oct 19, 2020 6:03 pm

Boas, companheiro Salazar, o deposito tem 4 sondas a debaixo fio castanho(R), a sonda 1/3 o fio é amarelo, o 2/3 a sonda tem o fio de cor azul, e o maximo 3/3 tem fio preto. Fiz teste de continuidade entre as sondas e o quadro DS300, e tudo está bem conectado, não á fios partidos no caminho. O estranho é quando desligo a ficha 16, que é o contacto entre as sondas e o quadro. O display continua a informar nivel minimo de agua e o deposito sempre a piscar, é estranho.
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: NIVEL DE AGUA SEMPRE NO MINIMO, SERÁ SONDAS???

Mensagempor Luismbmp » terça Oct 20, 2020 8:51 pm

Boa noite, ja descobri o problema, afinal os fios das sondas estavam trocados. Alguem inteligente antes de mim andou a mexer onde não sabia.
Obrigado pela ajuda.
Cumprimentos
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 29 visitantes