gás na Europa

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Re: gás na Europa

Mensagempor vitor » domingo Oct 25, 2020 9:16 pm

Curioso, na inspeção, nunca ter sido inquirido sobre a validade do depósito GPL do meu citroen 2cv.
Tem 22 anos (o depósito, o carro muitos mais :) ), aparenta não ter danos, talvez por estar dentro da mala no sítio do pneu suplente.
Mas hei-de perguntar ao instalador GPL sobre isto e também sobre a garrafa que aqui me sugere.
Obg e boa semana.
vitor
 
Mensagens: 499
Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am
Localização: viseu

Re: gás na Europa

Mensagempor vitor » sábado Oct 31, 2020 6:47 pm

Acabam de me dizer que, aparentemente, a Cepsa será a melhor escolha para quem precisa de encontrar gás (propano 11kg) no estrangeiro e também em Portugal.
Com a vantagem de o "redutor" ser igual ao da Prio (garrafas de 9kg de propano). Isto permitir-me-ia usar Prio em Portugal e Cepsa lá fora.
Mas, será assim?
Do estrangeiro só tenho experiência do clássico campingaz, que sempre encontrei por todo o lado, desde o Nordkap até ao extremo sul de Itália.
Andava inclinado para a BP mas, a confirmar-se esta informação, mudaria imediatamente para a Cepsa ...
vitor
 
Mensagens: 499
Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am
Localização: viseu

Re: gás na Europa

Mensagempor Salazar » segunda nov 02, 2020 6:49 pm

vitor Escreveu:Acabam de me dizer que, aparentemente, a Cepsa será a melhor escolha para quem precisa de encontrar gás (propano 11kg) no estrangeiro e também em Portugal.
Com a vantagem de o "redutor" ser igual ao da Prio (garrafas de 9kg de propano). Isto permitir-me-ia usar Prio em Portugal e Cepsa lá fora.
Mas, será assim?
Do estrangeiro só tenho experiência do clássico campingaz, que sempre encontrei por todo o lado, desde o Nordkap até ao extremo sul de Itália.
Andava inclinado para a BP mas, a confirmar-se esta informação, mudaria imediatamente para a Cepsa ...


Sim, eu disse-lhe no dia 20 de outubro.

Do que tenho lido, as garrafas de gás da Cepsa, sejam de butano ou propano, são as únicas que consegue facilmente trocar de cá e da lá da fronteira. São também as mais leves que encontra, sendo que cada garrafa tem uma tara a rondar os 7kg.


Outra vez, fora da península Ibérica, isto é, Portugal e Espanha, esqueça!
Ou tem gpl ou tem Campingaz.

Eu estou em França neste momento e até chegar o depósito que pedi à GasIt, ando com garrafas de propano de 13kg da Butagaz a quase €35 cada uma, mais €9 que deixei do depósito. Mais quase €20 que dei pela lira para ligar a garrafa, porque as ligações das garrafas francesas são diferentes.
Aliás, na fábrica de autocaravanas onde trabalho, cada autocaravana vai equipada com liras da Truma para as garrafas do país para onde vai.
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: gás na Europa

Mensagempor vitor » terça nov 03, 2020 6:44 pm

Garantiram-me que a CEPSA seria a melhor escolha, mas a ser absolutamente certo o que afirma, terei que voltar à hipótese BP. O que é que sabe sobre a facilidade de a encontrar em países da Europa central, nomeadamente FR, IT, D?
No passado esta questão nunca se me pôs, porque sempre fizemos autocaravanismo com pernoitas em camping, dia sim, dia não. Dessa forma o gasto de gás era pouco, e quando (raramente) faltava, recorríamos à campingás que se encontra até "no cu de Judas". :)
Nos tempos que atravessamos, mesmo quando em camping, evitamos os balneários, pelo que o consumo de gás para banhos dispara...
vitor
 
Mensagens: 499
Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am
Localização: viseu

Re: gás na Europa

Mensagempor Salazar » quarta nov 04, 2020 6:14 pm

Resumindo:
Exceptuando as garrafas da Cepsa, tudo o que é gás disponível em Portugal, incluindo BP/Rubis, não vai poder trocar em mais país nenhum.
Cepsa consegue trocar em Espanha.
Em França, tem Butagaz, Primagaz, Antargaz, Carrefour, Elecrerc e mais umas quantas. Nenhuma delas comercializada em Portugal. De qualquer das formas, as ligações da garrafa à lira aqui em França são diferentes das espanholas e das alemãs. São roscas, como as alemãs, mas o encaixe é diferente.

Em Espanha, todas as garrafas comercializadas usam este sistema:
Imagem

Em França, todas as ligações são assim:
Imagem

De forma clara, não consegue viajar na Europa só com uma garrafa de gás. Ou aluga uma em cada país que visita, ou mantém o Campingaz ou instala um reservatório de GPL. Simples.
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: gás na Europa

Mensagempor vitor » quinta nov 05, 2020 9:57 pm

Não há volta a dar, então :( Não percebo o porquê desta não uniformização.
Há já mais de um ano isso aconteceu com os engates GPL mas as garrafas parece que nunca mais avançam no mesmo sentido.
Obrigado Salazar por todas as infos prestadas.
vitor
 
Mensagens: 499
Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am
Localização: viseu

Re: gás na Europa

Mensagempor FLAVIO BRUNNER » segunda dez 11, 2023 9:53 pm

Boa noite!
Na minha autocaravana utilizo botijas CEPSA de 11 kg com o redutor mostrado na foto. A mangueira de gás é rosqueada nele.
Pretendo viajar pela França e Alemanha.
Na França, já me conformei com a ideia de que terei que comprar uma botija francesa. Mas tenho a seguinte dúvida: encontrarei lá um redutor no qual eu consiga rosquear a minha atual mangueira de gás? Disseram-me que a rosca lá é esquerda (contrária de Portugal).

NÃO CONSEGUI ANEXAR A FOTO. NÃO SEI COMO FAZÊ-LO. ALGUÉM PODERIA ME ENSINAR, CASO SEJA POSSÍVEL?
FLAVIO BRUNNER
 
Mensagens: 45
Registado: quarta fev 07, 2018 8:17 pm

Anterior

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 31 visitantes