António Ferreira Escreveu:Boas a todos venho pedir ajuda a alguém mais entendido do que eu
Neste fim de semana ia em viagem e acendeu a luz do óleo mas não é constante apenas treme e quando faço uma curva para a direita ela apaga.
Já mandei substituir a válvula de pressão , ao princípio deixou de acender ,mas passado de um bocado voltou ao mesmo,o filtro do óleo também foi substituído.
A bomba de óleo não deve ser porque se fosse ao fim de 20/30km já era e vim desde da área de serviço de castelo branco até Lisboa sem problemas apenas com a luz acessa e a tremer já alguém teve sintomas nas vossas meninas.
Há já me esquecia o óleo está no nível.
Abraço e boas voltas com muita saúde
Bom dia
Normalmente a luz do óleo é para indicar que a pressão do mesmo está baixa (ou falta de óleo que provoca entrada de ar no sistema de lubrificação).
Como indica que o nível está correcto não poderá ser por falta de óleo no circuito. Como indica que o filtro de óleo foi substituído (será o correcto para o motor? também não deverá ser obstrução no mesmo provocando baixa pressão no circuito.
Como indica que a válvula de pressão foi substituída também se poderá eliminar que seja esta a causa.
Resta que a luz acenda exactamente porque a pressão não está correcta, ou seja há demasiadas "fugas" dentro do motor para manter a pressão correcta (capas de biela desgastadas, bronzes de cambota com folga, etc...). Se a luz começa a acender à medida que o motor sobe em temperatura então e se todos os outros "problemas" mencionados estão correctamente solucionados inclino-me para que o problema seja efectivamente desgaste interno do motor.
Uma maneira de comprovar é fazer um teste à pressão do óleo recorrendo a um manómetro de pressão que lhe indicará com exactidão quais os valores a frio e a quente.