Carregador de 220V

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Carregador de 220V

Mensagempor TOUPEIRAS » domingo dez 29, 2019 11:01 pm

Boas companheiros
Tenho uma Rollerteam Fiat Granduca 64 de 2006 a qual possui por baixo assento do condutor, um carregador onde entra 220V e sai a 13,4V, segundo a minha medição com multimetro. Ora pergunto, porque é que não me carrega a bateria do motor. Na célula interna possuo duas, alimentadas com uma placa solar de 100W e estão sempre OK. Para que servirá então este carregador, será que alimenta também as internas? Sei que comprei novamente uma bateria nova embora a outra já tivesse 4 anos, mesmo assim não entendo. Pedia a quem saiba ou que tenha uma idêntica, que me diga qq coisa.
Cumprimentos

BOM 2020 para todos
Fiat ducato -ROLLER TEAM Granduca 64 - 2.8 JTD power
Avatar do Utilizador
TOUPEIRAS
 
Mensagens: 154
Registado: sexta fev 18, 2011 5:06 pm
Localização: SETUBAL

Re: Carregador de 220V

Mensagempor José Duarte » sábado jan 04, 2020 10:39 am

Bom dia
Primeiro que tudo tenho a dizer que não sou entendido na matéria. Sou um simples observador do que me rodeia na minha AC.
Esse carregador (transformador) que fala recebe energia diretamente da ficha de 220V externa? Certo?
Na minha AC o transformador encontra-se no interior logo atrás da ficha exterior de 220V. Fornece 220V a duas fichas existentes no interior e 12V a um separador de baterias que recarrega, se necessário, a bateria auxiliar e a do motor (este separador desliga automaticamente quando as baterias estão completas). O mesmo se passa, com o motor em funcionamento ou através do painel solar.
Este funcionamento está interligado pelo separador de baterias.
Como fala em duas baterias na célula e tendo substituído uma, tenho a dizer que tem sido falado aqui no fórum de que não se deve fazer, porque se uma bateria já não estiver nas melhores condições a outra vai pelo mesmo caminho.
Veja se junto das baterias do habitáculo tem dois automáticos. Um é o controlador do painel solar e o outro pode ser o separador de baterias.
Uma forma de verificar se tem o separador de baterias (pelo menos na minha é assim), num dia de sol e com um voltímetro ver se a bateria auxiliar e a do motor têm a voltagem igual ou muito próxima (+13V). Foi assim que descobri uma avaria no meu separador.
Não sei se de alguma forma lhe fui útil, vontade não me faltou. Pode ser que esta minha informação leve alguém a dar-lhe melhor informação.
Saudações,
José Duarte
José Duarte
 
Mensagens: 149
Registado: domingo mai 04, 2014 2:05 pm
Localização: Linda-a-Velha

Re: Carregador de 220V

Mensagempor Luismbmp » quarta jan 08, 2020 3:36 pm

Boas, é bem simples de explicar.

Todas as autocaravanas que saiem de fabrica, vem com o carregador de baterias 220v. Mas não vem com os paineis solares, a malta é que os instala depois.
O carregador de baterias 220v por norma só carrega a bateria da celula, este carregador serve apenas quando esta estancionado num parque campismo ou numa area de serviço e tem 220v diponives para ligar á sua autocaravana, fazendo com que o carregador de baterias, carregue a bateria ou as baterias da celula. Ora para quem tem painel solar, este carregador é inutilizado.

Cumprimentos
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Carregador de 220V

Mensagempor TOUPEIRAS » quarta jan 08, 2020 6:28 pm

Muito obrigado companheiros
Certo técnico que conheci na Amieira/Portel, disse-me o mesmo, ou seja o carregador não carrega a do motor mas só as da célula. Terá que ser para isso, instalado uma relé com fusível de 70amperes com o dito separador. No esquema que está no livrinho de instruções, mostra um circuito que vem desse carregador para a bateria do motor. Agora só um especializado é que me poderá ver essa treta toda.
Um grande Abraço a vocês

Depois digo qq coisa
Fiat ducato -ROLLER TEAM Granduca 64 - 2.8 JTD power
Avatar do Utilizador
TOUPEIRAS
 
Mensagens: 154
Registado: sexta fev 18, 2011 5:06 pm
Localização: SETUBAL


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 25 visitantes