Andei a pesquisar neste forum e embora ha muita informacao sobre paineis e conversores nao encontrei o que queria, resolvi abrir um novo topico.
Passa-se o seguinte: tenho dois paineis de 100W cada monocristalinas e uma bateria deep cycle maritimo de 265A (12V), um conversor onda pura 3500W (cafezinho e outros mas tenho muita margem para consumir). As ligacoes painel-MPPT-bateria-conversor e as seccoes de cabo sei fazer e calcular o problema nao e certamento isso.
O que queria era ligar o conversor directamente a entrada 220V da autocaravana, usufruindo assim de frigo a 220V e tomadas com luz et. etc. Um relay de 220V/16A (ou mais) sera instalado para que nao haja faiscas indesejadas. Isso tudo consigo instalar e por a funcionar.
A minha duvida e que quando ligo a 220V o electro block ira accionar o carregamento das baterias, tornando assim se calhar numa perda de energia que poderia ser melhor aproveitado, posso estar errado (espero bem que sim
Sei, pela leitura, que ha um topico do Alexandrechora ja antigo que menciona que ha quem ligou assim mas nao menciona nem explica o que acontece/ ser aconselhavel fazer como estou a pensar.
Espero que algum de voces aqui me consegue tirar este duvida para que posso iniciar a instalacao.
Beco