Boa tarde a todos
Na minha A/C,aconteceu-me recentemente e em andamento a luz do travão de mão acender.Já vi as pastilhas de travão e estas estão boas,assim como o respetivo oleo de travões.
Qual poderá ser o problema.podem ajudar?
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Calita Escreveu:Reparei hoje que o fio que indica o desgaste das pastilhas,num dos lados se encontra partido.
Poderá dár origem a esta situação?
Luis Agostinho Escreveu:Boa tarde Calita,
O funcionamento desse sensor consiste no seguinte.
O fio que refere está "embebido" na pastilha...á medida que se vai desgastando a pastilha, vai chegar a um ponto em que esse fio toca no disco e é nessa altura que acende o avisador para se fazer a mudança da pastilha...ora estando esse fio cortado o avisador luminoso ou funciona por defeito (aviso) ou eventualmente nunca vai assinalar o desgaste da pastilha até chegar ao ferro do disco...e aí o prejuizo é maior porque terá de substitutir a pastilha e disco...
Por outro lado se esse circuito não fôr retomado (tentando ligar o fio á pastilha) e aí penso que resolve o problema apesar de que partindo do principio que as pastilhas têm um gasto uniforme e estando o sensor do outro lado ligado será avisado por esse lado que chegou a altura de mudar de pastilhas...
Simplificando...
Será melhor que mude as pastilhas de ambos os lados (dirº e esqº) porque não é seguro que mude só do lado onde o fio está partido porque isso vai alterar o equilibrio da travagem, por razões óbvias.
Um abraço,
Calita Escreveu:Reparei hoje que o fio que indica o desgaste das pastilhas,num dos lados se encontra partido.
Poderá dár origem a esta situação?
time_out Escreveu:Calita Escreveu:Reparei hoje que o fio que indica o desgaste das pastilhas,num dos lados se encontra partido.
Poderá dár origem a esta situação?
Boa tarde
Sempre que a ponta do fio solto tocar numa parte matálica fecha o circuito e a luz acende.
A solução é retirar a parte do fio partido (há certamente uma ficha onde se coloca a ponta quando se muda de pastilha) e deste modo não haverá nada solto. Como alternativa isole a ponta solta.
Não é essencial ter o avisador activo. Há muitos veículos que não possuem este sistema de aviso e nem por isso deixam de poder circular. Terá apenas de se manter atento ao desgaste e seguramente que irá substituir as pastilhas bem antes que o avisador informe que estão no fim.
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